Sistemas de RPG de Mesa – Conheça 6 os melhores

Alguns são mais fáceis de pegar e jogar, outros requerem muito mais estudo dos livros básicos. Vamos ajudar você a escolher um

Você viu vários dos nossos guias de RPG no site e está disposto a começar a jogar, mas antes de mais nada, precisa decidir qual quer gostar, qual a sua aventura, qual dos sistemas de RPG você irá jogar e, com isso, quais dados serão necessários ter e usar. Nem todos os sistemas usam dados de 8, 10 ou 12 lados, alguns são jogados apenas com o bom e velho D6 (o dado comum de seis lados) que você pode pegar de um velho jogo de War, alguns usam apenas o dado de 10 lados, outros nem dados usam e sim cartas. Outros podem dispensar completamente os dados e os testes serem resolvidos na base do pedra-papel-tesoura.

Fichas de personagem também podem ser dispensadas durante um jogo de RPG, dependendo do seu sistema. Você pode ter um sistema de RPG com ficas complexas, que exigem vários cálculos e tabelas para que o seu personagem fique pronto, outras são só anotar alguns poucos atributos e pintar algumas bolinhas. Além disso, tudo pode ser adaptado e os sistemas mais simples serem modificados para situações mais complexas e outros você pode ignorar vários testes e verificações de tabela, tudo para agilizar o game. Depende do que você ou sua mesa quer.

Leia Também:
Como mestrar RPG de Mesa
Como criar mundos de RPG
Melhores RPG offline para Celular
Melhores MMORPG para PC
Melhores jogos de RPG para PC e Consoles

Sistemas de rpg de mesa
Sistemas de RPG de Mesa usam vários dados, um só ou nenhum

FAQ Rápido

O que é um RPG de mesa?

O RPG de mesa, ou RPG tradicional, é um jogo de tabuleiro onde um jogador, denominado Mestre, narra a história e os jogadores devem reagir com base no que é contato e jogar dados para determinar o sucesso ou falha de suas ações. Do inglês, a sigla RPG significa “Role Playing Game”, um jogo de interpretar papéis.

Como se joga um RPG de mesa?

Em uma sessão de RPG, cada jogador usa sua ficha e dados representando o seu personagem, enquanto o Mestre conta a história, interpreta os NPCs e desenvolve o mundo. Em um live-action, um estilo de RPG que mais se aproximaria de um teatro de verdade, os jogadores podem interagir, usar acessórios e as ações são, em geral, decididas via um jogo de Pedra-Papel-Tesoura.

Qual o RPG de mesa mais jogado do mundo?

O RPG mais jogado e conhecido do mundo é o Dungeons and Dragons, abreviado para D&D.

Quanto tempo dura uma campanha de D&D?

O tempo que você quiser. Uma campanha pode durar dias, uma sessão, meses ou anos. Depende da história que você está contando e se, após ela terminar, você irá querer começar outra em seguida e continuar a história daqueles personagens.

Quanto tempo dura uma sessão de RPG de mesa?

Uma sessão de RPG pode durar um dia todo ou apenas algumas horas, dependendo apenas de como o jogo avança e dos jogadores (e do mestre) querer continuar o jogo.

RPG de Mesa In a NutShell

RPG de Mesa, ou Role Playng Game, é um jogo de interpretação de papéis com foco em uma historia que é conduzida pelo narrador e desenvolvida por seus jogadores. É um jogo focado em colocar sua imaginação para funcionar e assim viver aventuras inimagináveis com seus amigos. Como RPG é algo que eu amo do fundo do meu coração e um jogo que ajudou em muito na minha formação como pessoa; mas sempre que chego a um novo grupo e comento o assunto existem alguns que não conhecem o jogo ou que dizem ter desistido de jogar por não entender direito como funciona o sistema em si.

Então hoje eu estou aqui para mostrar alguns sistemas de RPG que você pode jogar com seus amigos que são simples e divertidos. E para ajudar categorizarei os sistemas de 1 a 3 em escala de dificuldade de aprendizado, mas mesmo que um jogo seja dificuldade 3 não significa que ele é impossível de difícil, mas que entre os mais simples ele é mais complexo em suas mecânicas

Defensores de Tóquio 3° Edição (dificuldade 1)

Sistemas de rpg de mesa - conheça 6 os melhores | 9b7bb9e3 imagem 2021 11 08 173658 | d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, raças de rpg, rpg, rpg de mesa, sistema storyteller, tormenta, tormenta d20 | sistemas de rpg dicas/guias
Defenda Tóquio ou a cidade que você quiser

O sistema criado por Marcelo Cassaro, J.M. Trevisan e Rogério Saladino (o famoso Trio Tormenta) é um RPG Simples e acessível a qualquer um que queira jogar e tenha um dado de 6 lados a mão. O jogo é voltado para aventuras baseadas em cenários de anime e fantásticos, com personagens super exagerados e poderes capazes de destruir planetas. Não é para ser levado a sério, na maioria das vezes, e permite que você comece aventuras rápidas e ensine aos seus jogadores novatos a como começar o jogo em menos de 5 minutos.

Você pode jogar em qualquer cenário, principalmente naqueles baseados em animes como Dragon Ball, Saint Seiya e outros shonens, sem contar que ele possui regras para Danos gigantes, o que permite que você construa aventuras com robôs gigantes ou poderes fantásticos. Além dos livros, a Revista Dragão Brasil tinha várias aventuras, ideias, suplementos e histórias que podiam ser usadas em conjunto com os manuais mais básicos do jogo. Era uma época extremamente rica em materiais de RPG e muita coisa pode ser encontrada pela internet. Os módulos mais básicas, como o do jogador, podem ser baixados gratuitamente no site da Editora Jambô.

Daemon (Dificuldade 1)

Sistemas de rpg de mesa - conheça 6 os melhores | b8e8a453 imagem 2021 11 08 175009 | d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, raças de rpg, rpg, rpg de mesa, sistema storyteller, tormenta, tormenta d20 | sistemas de rpg dicas/guias
Animes, idade das trevas, aliens, super-heróis e mais

Diferente dos outros na lista, o sistema nacional Daemon, criado por Marcelo Del Debbio, se baseia muito mais em realismo e histórias sombrias ambientadas na época medieval no período conhecido como “Idade das Trevas”. Em “Arkhanum”, ao invés de assumir o papel de aventureiros poderosos e cheios de magias, o sistema te incentiva a jogar com pessoas comuns que investigam mistérios do oculto, pactos ou a atuação de demônios (os chamados daemons) no mundo. Ele tem magias e poderes especiais, mas o realismo e a luta desigual contra o oculto é o principal nesse RPG.

E não só de época medieval vive o Daemon. Você também pode estar na idade moderna, lutando também contra cultistas, demonólogos ou investigando misteriosas aparições de alienígenas, ao melhor estilo Arquivo X no “Invasão”. O sistema é baseado no D100, com checagens de porcentagens para determinar o sucesso e a falha das jogadas. Ele é bem simples e flexível, podendo deixar de lado várias rolagens de dados e cálculos e apenas fazer um comparativo entre a sua rolagem e a do adversário e agilizar muito o jogo. Porcentagem vs porcentagem e segue o jogo.

Mais vendido # 1 Anime rpg
Mais vendido # 2 Tormenta daemon
Mais vendido # 3 Daemon hunter

Dungeons & Dragons (Dificuldade 2)

Rpg de mesa
Tiamat é uma velha conhecida de todos

Vamos primeiro com clássicos do RPG de Mesa, né? O Dungeons & Dragons, ou D&D, é o jogo mais popular, pois foi referenciado até em series de televisão como The Big Bang Theory ou Stranger Things. Desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos Estados Unidos pela TSR, Inc., empresa de Gary Gygax. Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast. Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail)

Focado em aventuras medievais cheias de “masmorras e dragões” e diversos monstros e aventuras, o jogo permite a criação de quase todo tipo de historia do segmento; desde a tomada de um castelo de um rei tirano até a viagem entre planos para impedir o levante de um novo Deus. Focado no ganho de experiência e aumento de níveis de classe o jogo pode ter diversos personagens e isso torna tudo ainda mais divertido.

Em D&D somos os heróis e heroínas das historias protagonizando momentos épicos que serão cantados em tavernas por bardos nostálgicos (“Toss a coin for your witcher”). D&D é um jogo do sistema D20, ou seja, é necessário um jogo de dados para joga-lo constituído de D20, D12, D10, D8, D6 e D4 (o D representa a quantidade de faces do dado)

D&D está hoje em sua 5ª Edição e os jogadores podem jogar utilizando apenas o Livro do Jogador, mas o recomendado é ter pelo menos os livros do Livro do Jogador, dos Livro dos Monstros e do Livro do Mestre. Aproveite que você já está aqui e pegue o seu na Amazon.

Mundo das Trevas (Dificuldade 3)

Mundo das trevas jogo
Vampiros, lobisomens e mais no mundo das trevas

Mundo das Trevas (no original World of Darkness) é o nome dado aos universos ficcionais relacionados, mas distintos, de horror. O primeiro foi concebido por Mark Rein-Hagen, enquanto o segundo foi projetado por várias pessoas do White Wolf Gaming Studio, que Rein-Hagen ajudou a criar

O Mundo das Trevas, ou WoD, é especial, pois para aqueles fãs de series como Supernatural ou filmes de terror estarão em casa. O mundo é o mesmo que o nosso, porém com pequenos detalhes diferentes. Dividimos este mundo com criaturas obscuras. Fantasmas, Vampiros, Lobisomens, Magos, entre outras estão por aí e temos que sobreviver. Vampiro – A Máscara, Lobisomem – O Apocalipse e Mago – A Ascensão, são os mais famosos, mas há outros como Wraith (ou Aparição), Caçadores e Changeling (um jogo baseado em Fadas), além das versões alternativas, como os Vampiros do Oriente ou a Idade das Trevas.

O Mundo das Trevas se assemelha ao mundo contemporâneo, mas é mais sombrio, mais desonesto e mais conspiratório. A dicotomia entre ricos e pobres, influentes e fracos, poderosos e impotentes é muito mais pronunciada do que no mundo real. Decadência, cinismo e corrupção são comuns.

Os seres humanos são vítimas involuntárias, simples gado para alimentação, ou peões, de vastas organizações secretas de criaturas sobrenaturais. Vampiros , lobisomens e magos – entre outros – lutam contra o facciosismo interno e contra outras espécies em guerras secretas de intrigas pelo controle da realidade.

As batalhas nessas guerras podem durar séculos, além da realização ou compreensão de seres humanos comuns.

Esse status quo foi recentemente ameaçado pelo surgimento de uma cabala tecnocrática global com a intenção de monopolizar o poder da crença e destruir todas as sociedades sobrenaturais tradicionais. As habilidades místicas dessas entidades não humanas e sua capacidade de alterar a realidade à vontade são restringidas pelo aumento da razão e da descrença no sobrenatural e são forçadas a confiar em métodos mais mundanos em suas lutas pela supremacia.

Em WoD diferente de em D&D não somos heróis, somos vitimas e nosso único e mais importante objetivo é poder dormir por mais um dia. WoD usa o Sistema D10, então só precisamos de jogos de dado D10 para joga-lo. Mundo das Trevas é um sistema que tem vários complementos dependendo do universo que você quer jogar.

Tormenta RPG (Dificuldade 1)

Jogo
Mestre Arsenal contra o Paladino

O Tormenta é um jogo muito divertido e simples de aprender, ja contamos a historia breve do jogo quando falamos de Tormenta: um Mundo de aventuras e tambem sobre Tormenta 20 – O maior financiamento do Brasil. Daremos aqui só um resumo rápido, mas para informações mais completas acesse nossos outros artigos sobre o jogo citados acima. Tormenta é um universo de fantasia que abrange romances, histórias em quadrinhos, jogos de RPG em outros produtos. Foi criado em 1999 por Marcelo Cassaro, Rogério Saladino e JM Trevisan, como um encarte especial comemorativo de 50 edições da revista Dragão Brasil. Em 2005, os títulos de Tormenta passaram a ser publicado pela Jambô Editora.

Os autores originais eram conhecidos como Trio Tormenta. Depois de alguns anos do cenário sendo publicado pela Jambô, novos autores passaram a integrar o time principal de desenvolvedores. Atualmente, eles são conhecidos como Quinteto Tormenta, em um grupo que é composto pelos três autores originais, além de Guilherme Dei Svaldi e Leonel Caldela.

Em 2019, Tormenta comemorou seus 20 anos com uma campanha de financiamento coletivo para a realização de uma nova edição de seu RPG com participação do público. A campanha foi a maior do Brasil em todas as categorias, quebrando todos os recordes de arrecadação. Tormenta, assim como D&D é um jogo medieval, porem com seu proprio lore e mundo incrivelmente feito para priorizar a diversão do jogador. Com mecânicas simplificadas e personagens marcantes é uma boa escolha para começar

TRPG é um RPG sistema D20, ou seja, é necessário um jogo de dados para joga-lo constituído de D20, D12, D10, D8, D6 e D4 (o D representa a quantidade de faces do dado). Em TRPG os jogadores podem jogar utilizando apenas o Livro do Jogador, mas o recomendado é ter o livro do Jogador e o Bestiário de Arton.

PreçoMais vendido # 1 Tormenta20 — livro básico
PreçoMais vendido # 2 Tormenta rpg - mapas de batalha
PreçoMais vendido # 3 Tormenta20 — jornada heroica

Mutantes e Malfeitores (Dificuldade 2)

Sistemas de rpg de mesa - conheça 6 os melhores | ca39929e mm | d&d, daemon, dungeons & dragons 5° edição, dungeons and dragons, editora daemon, multiplayer, raças de rpg, rpg, rpg de mesa, sistema storyteller, tormenta, tormenta d20 | sistemas de rpg dicas/guias
Mutantes e Malfeitores

Em uma época que os filmes de super-heróis estão explodindo no cinemas por aí, é claro que eu iria recomendar um jogo de RPG de Mesa no gênero. o Mutantes e Malfeitores te coloca na pele de um super ser (herói ou vilão depende de você) em um mundo onde ser herói é necessário. No final dos anos 90, Steve Kenson teve uma ideia para um cenário de super-herói que ele havia sido contratado para produzir. Após uma série de infortúnios, o projeto fracassou e ele ficou com um manuscrito parcialmente completo.

Ao comprá-lo para vários editores; nenhum estava interessado (a popularidade dos jogos de heróis havia diminuído) até que ele conversou com Chris Pramas sobre o cenário. O Jogo já está em sua terceira edição e para jogar M&M você só precisará de um D20 para acertos. Em M&M os jogadores podem jogar utilizando apenas o Livro básico.

PreçoMais vendido # 1 Mutantes e malfeitores
PreçoMais vendido # 2 Agentes da liberdade
PreçoMais vendido # 3 Mecha & mangá

RPG de Mesa por amor

Eu sei que existem diversos RPGs por aí e que existem jogos muito simples, principalmente aqueles usam o sistema D6, mas sou muito mais familiarizado com os citados acima; porem existem chances de eu voltar com mais conteúdo sobre RPG, então acompanhe a Married Games para não perder nada aqui no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.