Pesquisar
Close this search box.

5 Melhores smartphones para League of Legends Wild Rift

Saiba quais são os melhores smartphones para League of Legends Wild Rift

Que LOL é um fenômeno de popularidade, você já sabe. Mas, sabe que dá para jogar o seu LOLzinho no celular? League of Legends Wift Rift é um sucesso e transportar a ação do jogo de PC para o celular pode não ter sido fácil para a Riot, mas se jogar o game no mobile já é legal, jogar nos melhores smartphones para League of Legends é ainda melhor. Dominar as habilidades dos campeões, comunicar-se com o seu time para chegar juntos a vitória.

Então o uso do celular para isso, com o tempo, pode causar lentidão e engasgos no jogo. Para ajudá-lo, vamos fazer uma lista com os 5 melhores smartphones para você jogar o seu LOLzinho, seu Free Fire, seu PUBG e muito mais.

Atualmente, o LoL pode ser jogado no Android, iOS. O cross-play entre a versão Mobile e a versão para PC não será permitido, pois isso seria injusto devido a várias vantagens que os jogadores de PC teriam. Então, a esse respeito, Wild Rift é um jogo separado com seus próprios recursos exclusivos. Embora a mecânica do jogo possa ser diferente, a história e os eventos do jogo estarão todos alinhados.

Se você curtir as opções ou tiver algumas sugestões de aparelhos, deixe ai nos comentários.

Smartphones para league of legends
Um celular bom já te dá uma vantagem na hora de jogar LoLzinho

O que Preciso para jogar League Of Legends Wild Rift?

Normalmente, os celulares para jogos com melhor o desempenho são alguns dos mais recentes modelos de última geração. Mas também sabemos que nem todos podem comprar um smartphone carro-chefe de última geração e, dependendo do que você vai jogar, você nem precisa. Portanto, incluímos algumas opções acessíveis que oferecem um equilíbrio incrível entre preço e desempenho e rodarão League of Legends Wild Rift sem problemas.

Alguns iPhones menos poderosos ainda poderão executar o jogo, mas a experiência de jogo pode não ser tão suave quanto com dispositivos oficialmente suportados. Observe que seu dispositivo exigirá o iOS 10 ou posterior. Uma outra diferença notável em relação à versão para PC é que o ritmo do jogo é muito mais rápido. Por exemplo, alguns monstros aparecem muito mais rápido do que você pode estar acostumado.

Outra coisa que vale a pena mencionar é que o campo de visão do LoL no celular difere dependendo do tamanho da tela do seu telefone. Isso significa que, se você tiver um telefone com uma tela maior, poderá ter uma vantagem sobre seu oponente com uma tela menor).

Android

  • CPU: Quad-core de 1,5 GHz (32 bits ou 64 bits)
  • Memória: 2GB RAM
  • Sistema Operacional: Android 5 e superior
  • Armazenamento: 4 GB de espaço

iPhone ou iPad

  • CPU: 1,4 GHz dual-core (Apple A8)
  • Memória: 2GB RAM
  • Sistema Operacional: iOS 10 e superior
  • Armazenamento: 4 GB de espaço

Processador (CPU)

O processador é a unidade central de processamento em um sistema eletrônico como um smartphone. A designação alternativa e comum em inglês é CPU (Central Processing Unit). Um processador é usado para controlar vários processos no sistema. Ele lida com o gerenciamento de tarefas e a distribuição de dados entre unidades individuais. O valor gigahertz de um processador indica seu desempenho. Denota a frequência de clock com a qual a unidade de processamento executa os processos.

Um processador de telefone celular funciona de forma análoga à CPU de um computador ou controlador em um dispositivo elétrico. Ele processa instruções individuais e seções de programa sequencialmente ou simultaneamente. Ao mesmo tempo, gerencia o processamento de dados no celular, por exemplo, durante as operações de cópia da memória interna para um cartão de memória ou outro dispositivo. O processador pode consistir em um ou mais núcleos de computação que formam o coração de um sistema eletrônico. Em um smartphone, a CPU é responsável pelas seguintes tarefas, entre outras:

  • Execução de aplicativos instalados
  • Controlando exibições gráficas através da placa gráfica
  • Estabelecendo conexões como WLAN ou UMTS
  • Processando dados do usuário
  • Em palavras simples, quanto mais poderosa sua CPU for, melhor o jogo será executado.
Smartphones para league of legends
Sem placa de vídeo, o jogo vai parecer um LoL para Atari 2600

Placa de Vídeo (GPU)

A GPU (Graphics Processing Unit) é um processador gráfico dedicado em dispositivos móveis. Sua principal tarefa é apoiar o processador do smartphone (CPU) na exibição de dados 3D. Incluindo processamento de imagem, jogos, animações, aplicativos de RV e realidade aumentada. Uma GPU forte afeta o desempenho de todo o dispositivo e também pode melhorar significativamente a eficiência energética. Portanto, a capacidade da bateria se esgota mais lentamente.

Com as especificações cada vez maiores dos dispositivos móveis, especialmente devido às resoluções cada vez mais altas de tela e câmera, o papel da GPU está se tornando cada vez mais importante. Assim, modelos aprimorados estão constantemente entrando no mercado.

Memória RAM

Assim que você executa um programa, os dados associados são armazenados na RAM. Isso significa que os programas carregam mais rápido e ainda estão disponíveis, mesmo que você já os tenha fechado. Quando você abre um aplicativo, ele carrega todos os dados na RAM na primeira vez que você o inicia. Se agora você fechar o aplicativo e iniciá-lo novamente, o processo de carregamento levará menos tempo.

Os dados permanecem na RAM enquanto o dispositivo for alimentado com energia. Se você desligar seu smartphone ou computador, todos os dados armazenados na RAM serão perdidos e deverão ser recarregados quando você reiniciar seus aplicativos e programas. Não se preocupe, a drenagem da memória não afeta nenhum dado que esteja na memória principal. Então fotos, vídeos e etc ainda estão seguros mesmo depois que a energia é desligada.

Quanto tempo os dados do aplicativo permanecem na RAM do seu telefone depende de quanto está disponível e quanto outros aplicativos estão usando. Mas quanto mais você tiver, melhor. E isso também é verdade se você deseja obter a melhor experiência de jogo.

Smartphones para league of legends
Uma boa tela ajuda a ver as belas imagens do LoL

Tela

A tela é o componente mais óbvio de um smartphone. É a vitrine de todo o conteúdo e a superfície pela qual você interage com o dispositivo. A tela vira do avesso os componentes integrados: mostra se um smartphone funciona com um chipset forte ou fraco por meio de animações suaves ou irregulares. Ele permite que você julgue a qualidade da câmera. E claro, mostra todos os dados e apps que estão na memória do aparelho.

Atualmente, dois tipos de painéis são encontrados principalmente em smartphones: IPS LCD e OLED. Na tecnologia LCD (Liquid Crystal Display), os pixels individuais consistem em cristais líquidos que, em combinação com um filtro de polarização, exibem uma determinada cor dependendo de sua orientação. Em um painel IPS (In-Plain-Switching), os cristais são construídos de tal forma que a tela é particularmente estável em ângulos de visão. A luz de fundo plana é crucial para o display LC.

A principal vantagem dos OLEDs sobre o IPS é o menor consumo de energia. Especialmente com conteúdo escuro, iluminação uniforme e alto-contraste. Uma desvantagem é que os LEDs perdem sua luminosidade em alguns graus devido ao uso irregular. Isso pode resultar em um efeito de queima. Como o substrato de exibição da matriz OLED geralmente é feito de plástico flexível, os telefones também podem ter telas curvas. Os displays OLED estão sendo usados cada vez mais, especialmente em telefones de última geração.

Bateria

A capacidade da bateria do seu telefone, em princípio, informa quanto tempo durará antes que você precise recarregá-lo. Quanto maior a bateria, mais tempo deve durar. Mas depende também do consumo de energia que está em correlação direta com o hardware incluído no telefone e dos algoritmos de gerenciamento de bateria que tentam reduzir o consumo e preservar a bateria o máximo possível. Exceto para a capacidade da bateria, esses valores nunca são escritos na especificação do telefone, pois são irrelevantes para um usuário médio.

O motivo é que o maior fator de quanto tempo seu telefone durará com uma carga é quanto você o usa e como. Por exemplo, a tela é um dos maiores consumidores de energia. Portanto, se você estiver usando muito o telefone, a bateria será descarregada mais rapidamente, obviamente. Multitarefa pesada e jogos também exigem energia.

Mas hoje em dia muitos telefones suportam carregamento rápido, carregamento sem fio, etc. Assim, você pode carregar seu telefone muito rapidamente e está pronto para voltar ao LoL.

As diferenças entre o LOL Mobile e PC

O game é a versão móvel lançada pela Riot do MOBA League of Legends, geralmente abreviado como LoL, mas com algumas mudanças básicas para que a mecânica do jogo ficasse mais adequada para a tela de toque. Uma das mudanças mais notáveis introduzidas é uma adaptação das habilidades de alguns personagens para melhor acomodar a mudança na plataforma.

As sentinelas em Wild Rift não têm torres ao seu redor, mas, na verdade, se defendem. Isso foi introduzido principalmente para reduzir o tempo do jogo para menos de 20 minutos, pois jogar em um dispositivo móvel por muito tempo pode não ser tão confortável quanto jogar LoL no PC.

Os smartphones para League of Legends Wild Rift

Avaliamos os telefones com base em vários fatores-chave que são importantes para obter uma experiência de jogo tranquila no LoL. O mais importante é o desempenho da CPU e GPU e a capacidade de RAM. Obviamente, temos que considerar também a bateria, pois ela determina por quanto tempo você poderá jogar seu jogo favorito sem recarregar. E não devemos esquecer a tela, pois você não quer que o jogo funcione sem problemas, mas também tenha uma boa aparência na tela.

Claro, como dito acima, os telefones que oferecerão um desempenho melhor nesses fatores são aqueles mais caros e de última geração. Portanto, obviamente, os telefones econômicos não terão um desempenho tão bom quanto o mais novo aparelho do mercado, mas garantimos que todos os nossos telefones recomendados proporcionarão uma ótima experiência de jogo.

MOTOROLA MOTO G100

[amazon box=”B099HFZCHB” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • CPU: Snapdragon 870
  • RAM: 8 ou 12 GB
  • Tela: 6,7 polegadas, 1080 x 2520 pixels, LCD IPS de 90 Hz

O Motorola Moto G100 é um ótimo telefone para jogos mais acessível. Ele é equipado com Snapdragon 870 e Adreno 650, uma versão aprimorada do Snapdragon 865 do ano passado. Pode-se dizer que é a próxima melhor coisa depois do Snapdragon 888. Ele vem com 8 ou 12 GB de RAM. Ele possui uma grande tela LCD IPS de 6,7 polegadas com taxa de atualização de 90 Hz. Isso ainda é bom, embora você já possa obter uma tela AMOLED de 120 Hz a esse preço.

Além disso, vale a pena notar que a tela possui dois furos na tela que podem distrair um pouco ao jogar o seu LoLzinho ou assistir a vídeos. A bateria é bastante grande com capacidade de 5000 mAh e dura muito tempo. Infelizmente, o telefone suporta apenas carregamento rápido de 20 W. Mesmo apesar de algumas desvantagens, ainda é um telefone muito capaz que não exigirá que você quebre o banco. Portanto, recomendamos como um dos melhores telefones para League of Legends Wild Rift.

Prós

  • Ótima relação preço/desempenho;
  • O poderoso chipset Snapdragon 870 lida facilmente com jogos ainda mais exigentes;
  • Excelente duração da bateria;

Contras

  • Apenas 20 W de carregamento rápido;
  • Dois furos na tela que podem te distrair;

XIAOMI POCO X3 PRO E F3

[amazon box=”B0919PLV7S” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • CPU: Snapdragon 860
  • RAM: 6 ou 8GB
  • Tela: 6,67 polegadas, 1080 x 2400 pixels, LCD IPS de 120 Hz

Poco X3 PRO e F3 são provavelmente os melhores telefones econômicos para League of Legends Wild Rift atualmente disponíveis no mercado. O Poco X3 PRO vem com uma tela LCD IPS de 6,67 polegadas que também possui uma alta taxa de atualização. Normalmente, você encontrará uma taxa de atualização de 120 Hz em telefones mais premium, mas este também tem. Isso basicamente torna a rolagem, a exibição de vídeos e os jogos supersuaves e traz outros benefícios em relação à exibição. Há também suporte para HDR10 e o telefone possui resolução Full HD.

O telefone tem em um Snapdragon 860 com Adreno 640 e, na verdade, é o único a apresentar esse chipset. Ele oferece alguns dos melhores desempenhos em sua classe. Comparado com o Galaxy A52 com Snapdragon 720G, o Poco X3 PRO é excelente. Em termos de desempenho em jogos, é duas vezes mais poderoso que o intermediário da Samsung. E é muito mais barato também. Na verdade, o telefone pode superar quase todos os outros intermediários.

Provavelmente encontrará uma versão com 6 GB de RAM, embora exista a possibilidade de encontrar uma com 8 GB. A versão de 6 GB é suficiente para tarefas do dia a dia e também para jogar os jogos mais exigentes. Você ainda pode optar pela versão de 8 GB, o que torna seu telefone um pouco mais durável. A versão de 6 GB vem com 128 GB de armazenamento e a versão de 8 GB pode vir com 128 ou 256 GB de armazenamento. Ele também oferece uma expansão para cartão microSD para que você não precise se preocupar com a falta de espaço.

O Poco X3 PRO possui uma grande bateria de 5160 mAh e suporta carregamento de até 33 W. Levará cerca de 30 minutos para reabastecer 60% da capacidade da bateria, o que é muito bom.

Outra opção, Xiaomi Poco F3, custa um pouco mais, mas melhora em todas as áreas. Ele ainda possui tela de 6,67 polegadas e 120 Hz, mas é AMOLED, suporta HDR10+ e pode obter maior brilho. O telefone é equipado com Snapdragon 870 e Adreno 650, que é uma versão aprimorada do Snapdragon 865. Pode-se dizer que é a próxima melhor coisa depois do Snapdragon 888. Ele vem com 6 ou 8 GB de RAM.

[amazon box=”B091BSTQM8″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Prós

  • Excelente custo-benefício;
  • Tela de 6,67 polegadas A tela de 120 Hz é incrível. Principalmente considerando o preço;
  • O chipset Snapdragon 860 é capaz de rodar até mesmo os jogos modernos mais exigentes sem problemas;
  • Longa autonomia fornecida por uma grande bateria de 5160 mAh;

Contras

  • Vai ficar quente ao jogar jogos exigentes. Se possível, recomendamos jogar sem as capinhas para melhor dissipação de calor;
  • O carregamento rápido com 33 W também aquece o telefone. Isso é normal, mas não recomendamos jogar nenhum jogo durante o carregamento para evitar o aquecimento duplo;

SAMSUNG GALAXY S21 E S21 ULTRA

[amazon box=”B08XB2CHTW” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • CPU: Snapdragon 888 5G
  • RAM: 8 GB
  • Tela: 6,2 polegadas, 1080 x 2400 pixels, AMOLED dinâmico de 120 Hz

Samsung Galaxy S21 e S21 Ultra são outros ótimos telefones para League of Legends Wild Rift. O Samsung Galaxy S21 tem resolução full HD e apresenta uma tela dinâmica com taxa de atualização de até 120 Hz. No entanto, pode cair para até 48 Hz, dependendo do que você está fazendo. A tela S21 mede 6,2 polegadas, enquanto a versão Ultra possui uma enorme tela de 6,8 polegadas.

O Samsung Galaxy S21 funciona no processador Snapdragon 888 e está emparelhado com a GPU Adreno 660. Alternativamente, pode ser alimentado pelo processador Exynos 2100. Nesse caso, está equipado com GPU Mali-G78 MP14. Que tipo de processador e GPU você encontra realmente depende da região de onde você mora.

Embora no passado os chipsets Snapdragon superassem significativamente o Exynos em termos de duração da bateria, calor e desempenho, esse não é mais o caso. Nos últimos dois anos, os chipsets Exynos da Samsung quase alcançaram a Qualcomm e agora estão atrás apenas por muito pouco. E possível dizer que ambos os chipsets aguentam até mesmo os jogos mais exigentes sem qualquer atraso ou travamento.

A versão regular vem com 8 GB de RAM e, novamente, isso é mais que suficiente para qualquer jogo moderno, como o LoL. Se você é um hard user e precisa de mais, a versão Ultra vem na versão de 12 ou 16 GB. A bateria do S21 é de modestos 4000 mAh. Jogar por longos períodos sugará ela rapidamente. Mais uma vez, a versão Ultra melhora nesta área com uma capacidade de bateria de 5000 mAh.

Resumindo. O S21 é um telefone para jogos e que deve ser suficiente para a maioria dos usuários. Especialmente se você não é fã de telas supergrandes. Por outro lado, você ainda tem a versão Ultra que é uma fera do telefone para jogos e também se destaca nas tarefas cotidianas.

[amazon box=”B08QNG1KN5″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Prós

  • Snapdragon 888 é, além do A14 Bionic, o chipset mais poderoso atualmente no mercado;
  • Design atraente e moderno;
  • Excelente tela AMOLED com taxa de atualização de 120 Hz – experiência de jogo fluente;
  • Boa experiência de uso diário graças à One UI;

Contras

  • Bateria pequena de 4000 mAh na versão regular. Para maior duração da bateria, recomendamos a versão Ultra com 5000 mAh;
  • Snapdragon 888 é conhecido por, às vezes, ter problemas de limitação térmica;

ASUS ROG PHONE 5

[amazon box=”B09G8LY3TC” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • CPU: Snapdragon 888 5G
  • RAM: 8, 12, 16 GB
  • Tela: 6,78 polegadas, 1080 x 2448 pixels, 144 Hz Amoled

A ROG é uma conhecida série de dispositivos da ASUS com foco principal em jogos. Depois de pular o nome “4”, o ASUS ROG Phone 5 se tornou a 4ª geração de telefones para jogos de alto desempenho. No coração do telefone está o chipset mais poderoso da Qualcomm. O Snapdragon 888 é construído com a mais recente tecnologia de 5 nm. A renderização gráfica é feita pela GPU Adreno 660, que oferece um desempenho 35% aprimorado em relação ao seu antecessor. Dá para dizer que o chipset pode lidar com qualquer jogo nas configurações gráficas máximas sem nenhum atraso. Você pode comprar a versão com 8, 12 ou 16 GB de RAM.

O telefone é alimentado por uma enorme bateria de 6000 mAh e vem com um carregador de 65 W capaz de carregar 70% da sua bateria em apenas 30 minutos. Isso fornecerá uma longa autonomia para você jogar o seu LoL ou mesmo com jogos pesados. E você poderá recarregar muito rápido sempre que precisar.

A tela do ROG 5 é um AMOLED de 6,78 com resolução de 1080 x 2448 e taxa de atualização super-rápida de 144 Hz. Além disso, a câmera selfie está escondida no painel superior para que toda a superfície da tela não seja interrompida por um furo ou outro incomodo. Devido a todos os recursos acima, o ASUS ROG Phone 5 é o nosso telefone mais recomendado para League of Legends Wild Rift. Claro, tudo isso reflete no preço que não é o mais amigável.

Prós

  • Snapdragon 888 é, além do A14 Bionic, o chipset mais poderoso atualmente no mercado;
  • Uma enorme bateria de 6000 mAh com carregamento de 65 W;
  • Uma tela grande com atualização máxima de 144 Hz – ótima para jogos;
  • Ótimos alto-falantes estéreo frontais;

Contras

  • O calor é melhor gerenciado apenas na versão Pro e Ultimate;
  • Snapdragon 888 é conhecido por, às vezes, ter problemas de limitação térmica;

IPHONE12

[amazon box=”B08L5P7DYY” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • CPU: Apple A14 Bionic
  • RAM: 4GB
  • Tela: 6,1 polegadas, 1170 x 2532 pixels, 60 Hz Super Retina OLED

Ao falar sobre o melhor telefone para League of Legends Wild Rift, não podemos passar dos últimos iPhones da Apple. O motivo é principalmente o A14 Bionic SoC que está em todos os novos dispositivos. Do iPhone 12 Mini até a versão Pro Max. O A14 Bionic é construído com tecnologia de 5 nm. Esta é uma melhoria definitiva em relação ao chipset anterior. O A14 Bionic tem melhor velocidade de renderização gráfica e melhor desempenho geral da CPU.

Além disso, é tem uma GPU da Apple com gráficos de 4 núcleos. Os jogos rodam perfeitamente neste telefone. Tudo funciona bem como você esperaria. Para ser honesto, este é um dos telefones mais rápidos disponíveis no momento. Portanto, se você gosta de jogos, este telefone é o caminho a percorrer.

Este telefone possui uma tela Super Retina XDR OLED com suporte total a HDR10. Com uma resolução de 1170p, o iPhone 12 tem uma densidade de pixels muito alta. A taxa de atualização é bastante padrão, apenas 60 Hz, ainda passando o dedo parece muito suave e o conteúdo parece ótimo. As cores são simplesmente incríveis e você também obtém um recurso True-tone.

Em termos de RAM, o Apple iPhone 12 vem apenas com 4 GB de RAM . Isso não será um problema para a maioria das pessoas. É uma quantidade suficiente de RAM para basicamente qualquer uso. Isso inclui todos os jogos modernos.

No entanto, se você deseja um dispositivo mais à prova de futuro, ainda pode optar pela versão Pro ou Pro Max , que vem com 6 GB de RAM.

Prós:

  • A14 Bionic é atualmente o SoC mais poderoso disponível em qualquer telefone;
  • Tela OLED Super Retina Afiado com cores bonitas;
  • Além dos jogos, você também obtém uma ótima experiência de uso diário. ;

Contra:

  • Taxa de atualização de tela de apenas 60 Hz;
  • Um tamanho de tela de 6,1 polegadas pode ser pequeno para jogos. Nesse caso, você deve; considerar a versão Pro Max com tela de 6,7 polegadas;

FAQ Rápido

O League of Legends Wild Rift é amigável para iniciantes?

Em primeiro lugar, League of Legends Wild Rift, para mim, não é exatamente amigável para iniciantes. Embora segure sua mão por um tempo para guiá-lo pelos controles um pouco, ele não mostra o caminho o suficiente para você realmente jogar bem sozinho.

Posso jogar League of Legends Wild Rift sozinho?

Lembre-se que não importa o quão bom você seja, Wild Rift ainda é um jogo de equipe, e é somente com a cooperação e coordenação de toda a sua equipe que você pode facilmente encerrar um jogo. Se você é um jogador de uma posição, faça chamadas no mapa, não importa o quão redundante pareça.

Quem devo escolher primeiro no Wild Rift?

Garen é provavelmente a melhor escolha para jogadores iniciantes. Ele não usa mana; suas habilidades são simples e diretas e ele é versátil. Os jogadores podem experimentar diferentes builds de itens nele para obter resultados diferentes, como uma construção de tanque ou uma construção de dano.

League of Legends Wild Rift veio para ficar

Apesar de ser um jogo relativamente novo no universo MOBA para dispositivos móveis, os fãs brasileiros já estão empolgados em acompanhar o cenário profissional de Wild Rift. Algumas organizações já manifestaram interesse e até anunciaram a criação de uma equipe para torneios futuros.

Vários países já desfrutam do jogo, sendo o Brasil um dos últimos que recebeu a versão aberta. O jogo já está disponível para Google Play e Galaxy Store no site oficial do jogo da Riot Games. No dia 29/03, o download ficou disponível, tanto para iOS quanto Android. O lançamento oficial ocorreu junho de 2021.

Então, essas são as principais dicas para quem quer começar a jogar League of Legends Wild Rift e quer um telefone novo para o seu League of Legends. Deixe nos comentários qual é o seu telefone e se ele roda o Wild Rift sem problemas. Fale para nós e aproveite para ler mais sobre League of Legends no nosso site.

Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado
quer saber os salários de Desenvolvedores de Jogos no Brasil ao Exterior? Veja aí quanto Ganha um Desenvolvedor de Jogos
Já pensou em fazer um jogo de um personagem que você ama? Então, saiba Como Fazer Um Fan Game
Já pensou em como fazer o seu Marketing para Jogos VR/AR? Descubra como
Saiba mais sobre a memória T-Force Vulcan DDR5 e descubra se ela é a ideal para o seu setup