Pesquisar
Close this search box.

SSD ou HD? Qual devo comprar? E qual o melhor em 2022

SSD ou HD? Qual é o melhor para se investir? Qual a diferença? Entenda

Beleza, montou o computador todo, né? Escolheu a sua placa mãe, uma boa placa de vídeo, a memória RAM, enfim, tudo o que você precisa para ter o seu PC, mas agora ficou travado na hora de escolher a memória de armazenamento. Escolher entre um SSD ou HD? O que significa cada um deles? O que quer dizer essas siglas? Certo, se você não sabe se compra um HD ou SSD e de quantos GB ou TB, vamos dar uma ajuda aqui. Fica calmo que nesse guia a gente vai te dar um passo a passo de como escolher o seu pra comprar, desde o mais básico até o mais avançado.

Se depois desse guia e das sugestões que vamos dar, você ainda pode deixar um comentário e vamos tentar ajudá-lo mais um pouco a tirar essas dúvidas.

Leia Também:
Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Para Saber Se O Jogo Roda No PC
Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio
Melhores volantes para Simuladores de Corrida
15 Melhores e mais Vendidos Headsets Gamer
Os melhores e mais vendidos Teclados Gamer

Ssd ou hd
Usar um HD ou um SSD? Qual é melhor?

O que é uma unidade de disco rígido tradicional (HD)?

Se você tiver um PC de mesa, provavelmente terá uma unidade de disco rígido tradicional, na qual o sistema operacional, com todos os aplicativos instalados e seus arquivos e pastas, são armazenados. Um disco rígido tradicional contém um disco circular que armazena seus dados. O disco gira, permitindo que o braço de leitura/gravação leia dados no disco (ou grave dados nele) conforme ele passa.

Quanto mais rápido o prato gira, mais rápido o disco rígido funciona, o que pode afetar a rapidez com que seu sistema operacional responde e quanto tempo leva para os aplicativos instalados no disco carregarem e abrirem.

Os discos rígidos mais antigos usam uma porta IDE para se conectar à placa-mãe de um PC, mas os discos rígidos mais modernos usam uma conexão SATA. A versão mais recente do SATA, SATA III, é encontrada em placas-mãe modernas e permite a transferência de dados mais rápida possível para um HD. Porém, as unidades de estado sólido (SSDs) oferecem maneiras mais rápidas de armazenar dados

O que é uma unidade de estado sólido (SSD)?

Ssd ou hd | hardware, hd, pc, ssd, tecnologia | ssd ou hd? Qual devo comprar? E qual o melhor em 2022 | 92b30d34 ssd | dicas/guias, hardware
Um SSD

Uma unidade de estado sólido (SSD) é uma tecnologia de armazenamento mais recente, mas que já existe há algum tempo e, se você tiver um laptop moderno, é provável que use um SSD.

Como o nome sugere, um SSD – ao contrário de um disco rígido tradicional – não possui partes móveis. Em vez disso, ele usa memória flash NAND. Quanto mais chips de memória NAND (negativo-AND) um SSD tiver, mais capacidade de armazenamento ele terá. A tecnologia moderna permite que os SSDs tenham mais chips NAND do que nunca, o que significa que os SSDs podem ter capacidades semelhantes aos HDDs.

Muitos SSDs vêm com portas SATA III, o que significa que podem ser facilmente instalados no lugar de um HDD, e muitos também vêm no formato de 2,5 polegadas em que os discos rígidos menores. No entanto, a taxa de transferência máxima de dados do SATA III é de 600 MB /s, e embora isso seja bom para HDDs, os SDDs são capazes de velocidades muito mais rápidas, o que significa que se você tiver um SSD com uma conexão SATA III, o desempenho da unidade está sendo retido por sua conexão SATA.

Para evitar esse gargalo, você pode ter SSDs que tenham uma conexão PCIe. Essas unidades se encaixam na entrada PCIe de uma placa-mãe, permitindo velocidades muito mais rápidas. No entanto, se você tiver uma placa-mãe menor ou usar suas entradas PCIe para outros dispositivos, como placas gráficas ou placas de som, talvez não queira que um SSD use uma.

Outra conexão cada vez mais comum para SSDs é a M.2. Se o seu laptop usa um SSD, provavelmente está usando uma conexão M.2, e a maioria dos desktops modernos tem placas-mãe com uma porta M.2. Os SSDs M.2 são geralmente menores que outros SSDs, o que significa que podem ser facilmente instalados sem afetar seus outros componentes. NVMe (Non-Volatile Memory Express) é a mais nova tecnologia SSD e oferece velocidades de transferência de dados incrivelmente rápidas.

Ssd ou hd | hardware, hd, pc, ssd, tecnologia | ssd ou hd? Qual devo comprar? E qual o melhor em 2022 | 3a0862ff hd2 | dicas/guias, hardware
Um HD

SSD ou HD? Qual devo escolher?

Perguntas que você deve se fazer na hora de comprar um SSD ou HD:

  • Quanto de armazenamento preciso?
  • Preciso de velocidade ou espaço?
  • Tem que ser algo duradouro?
  • Até onde meu orçamento permite?

Quanto de armazenamento eu preciso?

Essa é uma pergunta muito importante, já que a disparidade de preços entre os modelos ainda é muito grande no Brasil. Portanto, com o preço de um HD de 1TB de armazenamento você conseguiria um SSD com mais ou menos metade da capacidade; então, pense muito bem no seu orçamento e no quanto você precisa de armazenamento.

Além disso, muitos HDs chegam em espaço de armazenamento que os SSD’s ainda não tem capacidade. por exemplo: caso você precise de realmente MUITO armazenamento, existem HD’s com espaço de armazenamento de 10TB, por exemplo. Os SSD’s chegam até 2TB e são muito, muito mais caros que um HD.

Preciso de velocidade ou espaço?

O SSD muitas vezes é utilizado paralelamente a um HD apenas para iniciar o sistema operacional ou abrir alguns softwares mais pesados para diminuir o tempo de carregamento. Portanto, ao invés de pagar caro em um SSD grande, pense na possibilidade de comprar um SSD pequeno juntamente a um HD com maior capacidade. Os SSD’s de 120GB costumam ser aliados de HD’s de 500GB ou 1TB para uma utilização normal de pessoas que lidem com arquivos, vídeos ou imagens.

Ssd ou hd? Ssd 120 wd green
SSD WD Green 120GB

Tem que ser algo duradouro?

Por ser uma tecnologia mais antiga, HD’s utilizam um disco físico com um leitor que é extremamente frágil. Portanto, pode acabar quebrando muito mais facilmente do que um SSD em algum possível transporte de máquina ou periféricos. Esse disco físico também desgasta com o tempo, o que acaba dando uma menor vida útil ao produto. No SSD, esse problema não existe, já que o armazenamento não depende deste disco físico. Portanto, isso faz com que o SSD também gaste menos energia e seja mais silencioso dentro do seu computador.

Até onde meu orçamento permite?

Infelizmente o preço dos SSD’s no Brasil ainda está muito fora da realidade da maioria da população. Os modelos de SATA começam em cerca de 150 reais por 120gb e o modelo NVMe começa em 200 reais pelo mesmo armazenamento. Porém, no mesmo valor, você consegue um HD SATA com média de 500GB de armazenamento. Então, considere todas as perguntas anteriores, para depois ver até onde o seu orçamento permite.

De qualquer forma, é injusto comparar os HD’s com SSD’s, já que a tecnologia utilizada é de fato, muito melhor. Caso você queira um SSD apenas para colocar o sistema operacional e alguns arquivos ou programas mais pesados, recomendo fortemente que compre um SSD de 120gb ou 256gb para isso. SSD ou HD? De verdade, a diferença de velocidade é muito grande e mas, dependendo do seu orçamento e uso, um bom HD ainda pode ser bem confiável e não há porque desprezá-los ainda.

SSD ou HD? Veja os melhores e escolha o seu!

Nesta briga entre os melhores SSD ou HD, vamos apresentar opções de ambos, com varias opções de armazenamento e preços para que você possa escolher dentro das suas condições. Todos esses estão na Amazon e comprando através de um desses links, você ajuda a Married Games. Aproveite essas ofertas que separamos para você e atualize a sua máquina hoje mesmo.

Barracuda da Seagate

[amazon box=”B01IEKG402″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Interface: SATA 6 Gbps
  • Capacidade: 1 – 3TB
  • Cache: 64 MB
  • RPM: 7.200

Prós:

  • Baixo custo
  • Discos de giro rápido

Contras:

  • Cache limitado

É quase impossível falar sobre discos rígidos sem mencionar a linha Barracuda da Seagate – é uma força a ser reconhecida. E não é difícil entender por que, os discos Seagate Barracuda oferecem uma ótima relação gigabyte por real e benefícios de velocidade para completar. O modelo de 2 TB atinge um ponto ideal equilibrando alto desempenho e acessibilidade. Como essa unidade combina discos de 7.200 rpm e dados de alta densidade, os computadores equipados com essa unidade poderão ler dados com uma rapidez extraordinária.

Se 2 TB forem muito para as suas necessidades, tem modelos de 1 TB também que são um pouco mais em conta.

[amazon box=”B01LNJBA2I” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Toshiba X300

[amazon bestseller=”toshiba x300″ tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

  • Interface: SATA 6 Gbps
  • Capacidade: 4 – 8 TB
  • Cache: 128 MB
  • RPM: 7.200

Prós:

  • Armazenamento maciço
  • Altas velocidades

Contras:

  • Garantia curta

Mesmo que seus laptops não sejam tão populares quanto costumavam ser, a Toshiba ainda é um grande nome em computação e tem muito a oferecer. Quando se trata dos melhores discos rígidos, o Toshiba X300 é um campeão de alta capacidade e alto desempenho que vale a pena dar uma olhada. As unidades X300 possuem grande valor gigabyte sem sacrificar o desempenho. Todas essas unidades giram a 7.200 rpm e incluem 128 MB de cache para velocidades mais altas. A única desvantagem é que a garantia dura apenas dois anos, o que parece pouco para uma unidade destinada a armazenar tantos dados importantes.

WD VelociRaptor

[amazon box=”B007VPGK42″ template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Interface: SATA 6 Gbps
  • Capacidade: 250 GB – 1 TB
  • Cache: 64 MB
  • RPM: 10.000

Prós:

  • Velocidade insana do HD
  • Refrigerador embutido

Contras:

  • Preço como um SSD

Quando se trata de jogos para PC, é melhor ser rápido do que espaçoso. Portanto, se você está resistindo ao fascínio de um SSD e procurando algo que seja tão bom quanto, então um dos melhores discos rígidos que você pode ter é o WD VelociRaptor. Não só esta unidade tem uma velocidade de rotação de 10.000 rpm, mas você vai querer prestar atenção a ela. Com capacidades de até 1 TB, as unidades VelociRaptor estão prontas para armazenar grandes bibliotecas de jogos, e os pratos super rápidos ajudarão seus jogos a iniciar e carregar rapidamente.

WD Blue Desktop

[amazon box=”B08VH8R94B” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Interface: SATA 6 Gbps
  • Capacidade: 500GB – 6TB
  • Cache: 64 MB
  • RPM: 5.400 – 7.200

Prós:

  • Uma opção para cada orçamento
  • Opção mais rápida disponível

Contras:

  • Menor valor real em unidades com menos espaço

A Western Digital oferece um bom negócio com sua linha de discos rígidos WD Blue. Com uma ampla variedade de opções de armazenamento, desde pequenos 500 GB até amplos 6 TB, o WD Blue é uma escolha viável para quase qualquer tipo de construção de PC que esteja dentro do orçamento. O melhor valor vem das unidades maiores – elas oferecem muito mais armazenamento por real gasto. E, se você está procurando um pouco mais de velocidade, também existem modelos de 7.200 rpm disponíveis que não tem um preço muito maior.

Samsung 980 Pro

[amazon box=”B08GLX7TNT” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Capacidades: 250 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB
  • Fator de forma: M.2 2280 single-sided
  • Interface/Protocolo de Transferência: PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.3c
  • Leituras/gravações sequenciais: 7.000 MBps / 5.000 Mbps

Prós:

  • Desempenho PCIe 4.0 rápido
  • Criptografia AES de 256 bits
  • 5 anos de garantia

Contras:

  • Preço

Para aqueles que procuram o melhor, não procure mais, o Samsung 980 PRO. A Samsung combina seu controlador interno Elpis 8nm PCIe 4.0 x4 NVMe SSD com o V-NAND mais rápido da empresa para criar um desempenho incrível.

O Samsung 980 Pro oferece até 7/5 GBps de taxa de transferência e sustenta mais de 1 milhão de IOPS de leitura/gravação aleatória, tornando-o o SSD mais responsivo que encontramos. A unidade vem com todos os recursos que você pode desejar de um SSD NVMe de última geração, tornando-a a unidade perfeita para quem deseja o melhor.

Kingston KC3000

[amazon box=”B09K7DRMSC” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Capacidades: 512 GB, 1 TB, 2 TB, 4 TB
  • Fator de forma: M.2 2280 Frente e verso
  • Interface/Protocolo de Transferência: PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4
  • Leituras/gravações sequenciais: 7.000 MBps / 7.000 MBps

Prós:

  • Desempenho PCIe 4.0 rápido
  • Design atraente
  • Garantia de 5 anos e classificações de alta resistência

Contras:

  • Preço alto
  • Uso de alta potência
  • Falta criptografia de hardware AES

Se você está procurando o SSD mais rápido do mercado, o KC3000 da Kingston preenche esse papel, especialmente agora que a Intel parou de produzir seus produtos Optane. O KC3000 é um SSD PCIe 4.0 x4 NVMe de alto desempenho que oferece velocidades de ponta de até 7 GBps de taxa de transferência de leitura e gravação, com até um milhão de IOPS.

Semelhante ao Seagate FireCuda 530 e Corsair MP600 Pro XT, o Kingston KC3000 é alimentado pelo Phison PS5018-E18 e vem junto com o flash TLC de 176 camadas da Micron. No entanto, o flash do KC3000 é mais rápido a 1.600 MTps do que os 1.200 MTps do MP600, dando-lhe uma vantagem tática.

A resistência e o desempenho do Kingston KC3000 de 2 TB superam o Samsung 980 Pro, mas isso custa a eficiência. Isso se traduz em menor duração da bateria para aplicativos de laptop. O KC3000 também não vem com criptografia de hardware AES compatível com OPAL e vem em um formato de dupla face em capacidades mais altas.

Isso significa que o KC3000 pode não ser a melhor escolha para o seu dispositivo móvel, mas é um SSD fantástico para quem constrói um desktop de última geração para jogos ou estação de trabalho para produtividade.

WDs Black SN850

[amazon box=”B08KFS6THF” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

  • Capacidades: 250 GB, 500 GB, 1 TB, 2 TB
  • Fator de forma: M.2 2280 single-sided
  • Interface/Protocolo de Transferência: PCIe 4.0 x4 / NVMe 1.4
  • Leituras/gravações sequenciais: 7.000 MBps / 5.300 Mbps

Prós:

  • Desempenho competitivo
  • Grande cache SLC dinâmico

Contras:

  • Esquenta carga pesada
  • Alto consumo de energia
  • Criptografia AES de 256 bits não suportada

Com desempenho aleatório cada vez mais rápido, um perfil de gravação mais consistente e maior eficiência, o 980 PRO da Samsung ganhou o título como nossa principal escolha para um PCIe 4.0 x4 NVMe de última geração, mas o SN850 Black da WD é um de primeira linha vice-campeão. Dependendo do preço, você não vai errar com nenhum dos dois para o seu PC gamers ou estação de trabalho de ponta.

O SN850 Black da WD combinado com o novo controlador SSD 16nm WD Black G2 PCIe 4.0 x4 NVMe 1.4 SSD da empresa marca uma melhoria substancial na arquitetura SSD da empresa. O WDs Black SN850 pode sustentar velocidades de até 7/5,3 GBps e oferecer um desempenho aleatório muito responsivo, permitindo que o SSD fique de igual para igual com o Samsung. Embora, isso tenha o custo de alto consumo de energia. Além disso, ao contrário do Samsung 980 Pro, o WD Black SN850 não possui criptografia AES de 256 bits.

FAQ Rápido

O que é melhor? Um SSD ou HD?

Os HDDs são uma tecnologia de armazenamento herdada que usa discos giratórios para ler/gravar dados. Os SSDs são mais rápidos e mais eficientes em termos de energia do que os HDDs. Os HDDs têm preços mais baixos, mas os preços dos SSDs estão caindo.

Qual dura mais? Os SSD ou HD?

Geralmente, os SSDs são mais duráveis do que os HDDs porque não possuem partes móveis, como braços atuadores. Os SSDs podem suportar quedas acidentais e outros choques, vibrações, temperaturas extremas e campos magnéticos melhor do que os HDDs.

O SSD melhora o desempenho do PC?

Um SSD pode acelerar suas tarefas diárias em até seis vezes. 1 SSDs usam memória flash para eliminar as partes móveis presentes nos HDDs, permitindo que o computador encontre arquivos mais rapidamente.

O SSD pode perder dados sem energia?

Se deixados sem energia, os SSDs desgastados normalmente começam a perder dados após cerca de um a dois anos de armazenamento, dependendo da temperatura. Novas unidades devem reter dados por cerca de dez anos.

Agora, deixe nos comentários qual é a sua escolha: SSD ou HD? Qual você usa? Tem alguma recomendação? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre tecnologia no nosso site.

TEAMGROUP na Computex 2024 apresenta novos produtos com o lema: "Elevate Gaming . Empower AI"
Saiba se vale a pena jogar Fabledom
Quer dar vida aos seus modelos 3D com texturas impressionantes? Continue lendo para aprender tudo sobre o processo de mapeamento UV do Blender!
Saiba mais sobre a espetacular memória RAM DELTA TUF RGB DDR5
Quer saber se vale a pena jogar a última obra de Akira Toryama? Então veja nossa analise de Sand Land
Conheça o robusto HD portátil SSD T-FORCE M200