Os Melhores volantes para jogos de corrida para PC e Consoles em 2022

Ter um volante lhe dá muito mais imersão em suas corridas

Você é do tipo de jogador que adora jogar games de corrida? Sejam eles do tipo arcade ou simuladores? Fórmula 1, Forza Horizon, Need for Speed, Gran Turismo e outros? Então, jogar com um controle torna jogar esses simuladores realistas uma experiência não tão imersiva assim. O ideal é sempre ter um volante em mãos para desfrutar da melhor jogabilidade e tornar a sua corrida virtual em uma verdadeira corrida ou rally.

Os melhores volantes para jogos de corrida para PC sempre foi mais do que apenas um volante. É um conjunto de pedais, também. Pedais precisos e uma base capaz de fornecer feedback de força conciso em suas mãos. No mínimo, você deseja que alguns pedais de câmbio rápido e responsivos na hora de passar as marchas e, principalmente, um freio que vai te ajudar a não ir de cara no muro.

Os melhores volantes para jogos de corrida para PC vêm em uma ampla gama de preços, dependendo do conjunto de recursos e selecionamos várias opções acessíveis e até mesmo um equipamento completo, que oferece feedback de força espetacular e uma ótima experiência de direção geral. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de um equipamento melhor, deixe aí nos comentários.

Leia Também:
Saiba Qual Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Infalíveis Para Saber Se O Jogo Roda No PC
19 Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio Em 2021

Melhores volantes para jogos de corrida
Jogar com um volante dá mais emoção ao jogo

Correr com um Volante é melhor do que com um controle?

A primeira experiência de muitos jogadores com um jogo de corrida virá nas mãos de um controle. Essa primeira experiência geralmente é geralmente com um jogo fácil de pegar, como Forza ou Need For Speed, ou algo um pouco mais voltado para arcade, como Mario Kart.

Estes games do tipo arcade são simples e não exigem muito mais do que apenas acelerar e frear, mas, no caso de um simulador, as coisas mudam de figura. Pegar um jogo desse, com um bom volante vai mostrar para você o verdadeiro prazer e a imersão que a jogar com um volante de corrida pode te dar.

E é verdade. Correr com um volante é uma experiência muito mais imersiva. Você pode começar a sentir realmente o carro interagindo com a pista e pode começar a empurrar com mais força em direção a zebra da aderência do seu carro. E tudo isso por causa do feedback de força do próprio volante. Ao usar um controle, você ainda pode sentir um feedback mais limitado, que o controle fornece por meio de toques e vibrações. No entanto, nunca é verdadeiramente ao mesmo nível de um volante.

Um dos principais motivos para você querer comprar um volante é pelo fator imersão e para evitar cãibras nas mãos durante a corrida com um controle. Mas principalmente a imersão. Ao introduzir um periférico que replica um volante real dá a sensação de que você está realmente a um passo mais perto de dirigir o carro de verdade. Você faz as mesmas manobras que os pilotos de corrida reais fazem. E você ainda sente o carro na estrada e como ela está se comportando.

Todos esses elementos de direção realistas não são retratados ao correr com um controle. Em poucas palavras: Você pode se divertir muito mais com um volante de corrida do que com um controle!

Corridas cada vez mais reais exigem controles cada vez mais reais

O que é o “Feedback de Força”?

Force Feedback, ou Feedback de Força, é uma técnica de simulação usada em volantes de corrida para fornecer uma representação realista de como é correr de verdade. Em outras palavras, ele tenta replicar o que o piloto sentiria se ele corresse exatamente nas mesmas condições no mesmo local na vida real e, finalmente, fornece uma tonelada de informações extras sobre o desempenho do seu carro para que você pode fazer pequenos ajustes para melhorá-lo.

Existem alguns tipos diferentes de feedback de força comumente encontrados em volantes de corrida: acionado por engrenagem, acionado por correia e acionamento direto. De longe, o mais preciso e poderoso é o acionamento direto, mas também vem com um alto custo associado.

A unidade direta é a melhor porque é relativamente simples. Todo volante de corrida com realimentação de força usa um motor para gerar resistência e realimentação através do volante e, em um sistema de acionamento direto, o volante é montado diretamente neste motor para extrair a resposta máxima.

Porém, não menospreze os feedbacks acionados por engrenagem ou por correia. O feeedback acionado por correia é um sistema de feedback de força excepcional que usa uma correia para conectar o motor à roda. Essa configuração oferece excelente resposta com pouco comprometimento.

Os sistemas acionados por engrenagem são os mais populares para volantes de corrida mais baratos, e há muita variação em como eles podem funcionar, dependendo do design. Dito isto, alguns volantes de PC acionados por engrenagens não tão bem projetados podem deixar você querendo mais potência e resposta de seu volante.

Melhor volante de corrida para PC em 2022

Embora, muitos não ofereçam um excelente feedback de força (e isso é algo que um volante realmente precisa), eles fornecem sensações físicas, transformando sinais elétricos do jogo em uma sensação palpável da superfície da estrada. Eles irão ajudá-lo a discernir quando suas rodas traseiras estão escorregando, para que você possa corrigir seu posicionamento e não terminar em uma parede.

Tal configuração mudará completamente a sensação de uma complicada manobra de estacionamento do Euro Truck Simulator 2, ou acelerando pelas ruas e selvas do Forza Horizon 5. Mas decidir qual dos muitos volantes de corrida disponíveis no mercado combinam movimentos suaves com pedais realistas e trocas de marchas com cliques para levar para casa pode não ser uma tarefa fácil. Veja as melhores opções de volantes para você curtir o seu jogo de corrida.

1. Thrustmaster T300 RS

Os melhores volantes para jogos de corrida para pc e consoles em 2022 | 23682cbe volante1 | corrida, hardware, multiplayer, pc, playstation, singleplayer, xbox | volantes para jogos de corrida dicas/guias
Thrustmaster T300 RS

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo de conexão: USB
  • Peso: 3kg
  • Feedback da Força: Sim
  • Vibração: Sim
  • Ângulo máximo de rotação: 1080 graus
  • Pedais incluídos: Sim
  • Pedal de embreagem: Não
  • Expansível: Sim

Prós

+Maravilhosamente responsivo;
+Retorno de força poderoso;

Contras

– Freio de mão com botão de polegar;

O melhor volante para PC. Esta está no topo da lista dos melhores volantes para jogos de corrida para PC por um motivo: seu desempenho e recursos se combinam para criar um kit digno de um jogo de corrida realista mas sem o preço excessivo. Em pistas de jogos como F1 ou Project CARS, você pode realmente sentir a aderência de um carro por causa do excelente feedback motorizado, e a velocidade de resposta às suas entradas é rápida e perfeitamente executada.

O feedback de força de alta qualidade é tão bom que bater em uma parede no jogo parece que vai machucar suas mãos em alguns pontos. É preciso, pesado e realmente treme quando o jogo exige, fazendo com que os jogos de rally pareçam nitidamente mais envolventes.

A única limitação que a configuração tem é que o freio de mão é mapeado para um botão que você acessa com o polegar, tornando os jogos de rally complicados. Como o volante fica muitas vezes de cabeça para baixo ou em ângulos inusitados durante as corridas, você terá que ser criativo em como executar a função de freio de mão.

Você pode comprar uma alavanca de câmbio separada e usá-la como freio de mão com os pedais para trocar de marcha, mas isso é mais caro. Independentemente disso, é gerenciável, e ainda é uma ótima opção para quem quer levar a sério os jogos de corrida. As versões PS4 e Xbox One deste volante funcionam com PC.

Preço
Thrustmaster 4160644 Volante T300 Rs Gt Edition Ps3/ps4/ps5/pc - Playstation
  • Base thrustmaster t300rs sistema force feedback sobre 1.080° + motor de classe industrial! (superssuave e responsivo)
  • 3 pedais de metal de metais ajustáveis (em altura e espaçamento), incluídos: pedal de freio, pedal de acelerador e da embreagem
  • Compatível com o ecossistema: volantes, t3pa-pro, caixas de velocidades th8a e th8rs

2. Fanatec CSL Elite

Os melhores volantes para jogos de corrida para pc e consoles em 2022 | 8f2ef041 volante2 | corrida, hardware, multiplayer, pc, playstation, singleplayer, xbox | volantes para jogos de corrida dicas/guias
Fanatec CSL Elite

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo de conexão: USB
  • Peso: 6,6kg
  • Retorno de força: Sim
  • Vibração: Não
  • Ângulo máximo de rotação: 1080 graus
  • Pedais incluídos: Sim (com pacote)
  • Pedal de embreagem: Sim
  • Expansível: Sim

Prós

+Rotação muito suave;
+Feedback de força poderoso;
+Volante de grande diâmetro;

Contras

-O sistema de menus pode ser confuso;
-Construção de base de plástico;
-Pode ser difícil encontrar em estoque hoje em dia;

O Fanatec CSL Elite não é o volante de corrida mais barato, nem é o mais simples de usar, mas ainda é um kit poderoso e impressionante. O CSL Elite de nível básico é uma das peças mais versáteis e imersivas do kit de corrida que uma quantia relativamente moderada de dinheiro pode comprar.

O kit Fanatec é altamente modular, o que significa que você precisará comprar uma base, volante e pedais para uma configuração completa. Um trocador de marcha é outro extra, adicionado se você não suportar a sensação de botões flappy para mudanças de marcha. No site da Fanatec há uma grande variedade de opções, que podem ser facilmente configuradas pelo sistema online.

O poderoso feedback de força de acionamento único do CSL Elite garante que você sinta toda a estrada, e os freios da célula de carga realmente impulsionam esse realismo. Eles vão precisar de muita força para extrair totalmente a velocidade. Se você pode querer um kit de corrida completo, então, pense nesse modelo.

3. Volante Logitech G923 Trueforce

Veja o unboxing do Logitech G20

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo de conexão: USB
  • Peso: 3,1kg
  • Feedback da Força: Sim
  • Vibração: Sim
  • Ângulo máximo de rotação: 900 graus
  • Pedais incluídos: Sim
  • Pedal de embreagem: Sim
  • Expansível: Sim

Prós

+Feedback de força detalhado e direcionado;
+Conjunto de pedais de qualidade;

Contras

-G29 e G920 muito semelhantes e muitas vezes mais baratos;

Um ótimo pacote de volante tudo-em-um é o volante Logitech G923 Trueforce, que oferece uma mistura invejável de controle, feedback e resposta. É adequado para a maioria dos jogos de corrida por aí e é o volante de corrida recomendado para pilotos novatos e veteranos mais experientes que se encontram frequentemente pulando entre simuladores diferentes e variados.

Um recurso exclusivo do G923 é o Trueforce. Este é um sistema que adiciona mais feedback à resposta do volante. A melhor maneira de descrevê-lo é uma espécie de “zumbido baixo, que se ajusta à medida que você alterna entre as seções da faixa”. Não é um recurso obrigatório de forma alguma, mas é uma boa adição que vale a pena ativar nos poucos jogos que o suportam.

Preço
Volante Logitech G923 para PS5, PS4 e PC com Force Feedback TRUEFORCE, Pedais Responsivos, Launch Control e Acabamento em Couro
  • TRUEFORCE Force Feedback completamente reprojetado
  • Controle de largada de embreagem dupla
  • Indicador integrado de aceleração
  • Pedal do freio progressivo
  • Compatível com Playstation 5, Playstation 4 e PC

4. Volante Thrustmaster TX: Edição em couro

Os melhores volantes para jogos de corrida para pc e consoles em 2022 | f77f07f1 volante4 | corrida, hardware, multiplayer, pc, playstation, singleplayer, xbox | volantes para jogos de corrida dicas/guias
Thrustmaster TX

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo de conexão: USB
  • Peso: 9kg
  • Feedback da Força: Sim
  • Vibração: Sim
  • Ângulo máximo de rotação: 900 graus
  • Pedais incluídos: Sim
  • Pedal de embreagem: Sim
  • Expansível: Sim

Prós

+Pedais de qualidade superior à versão base;
+Excelente controle e qualidade geral;

Contras

-Não são os melhores pedais;

Embora seja semelhante a outro modelo na lista, o T300 RS, o volante TX Racing ainda é uma opção a ser levada em conta porque a qualidade e o controle são excelentes e você ganha um pouco mais pelo preço um pouco mais alto. Ele é basicamente o mesmo que a versão padrão, mas vem com dois elementos extras: um conjunto de pedais de 3 pedais e um volante de couro destacável.

O volante de couro é excelente e parece um pouco mais legal e autêntico por ser de couro e o conjunto de pedais é excelente, com pedais pesados e de tamanho normal, responsivos e confortáveis aos seus pés; sua calibragem também é excelente, e cada pequeno ajuste parece influencia uma mudança significativa na aceleração ou frenagem. Como bônus, o suporte do volante ainda é robusto o suficiente para mantê-lo firmemente na mesa, embora uma cadeira de corrida provavelmente tire o melhor proveito disso.

Thrustmaster TX Servo Base
  • Base simuladora de corrida de 900 graus para Xbox One e PC (sem roda ou pedal incluídos); ângulo de rotação ajustável de até 900 graus
  • Compatível com o ecossistema de produtos Thrustmaster (rodas, conjuntos de pedais e câmbio vendidos separadamente).
  • Super suave e sem costura Force Feedback; efeitos de força ultrarresponsivos e realistas, sem latência; novo cinto duplo, mecanismo otimizado sem fricção
  • Memória interna e firmware atualizável (compatível com PC), botão Xbox Guide
  • Sistema de fixação central de metal incluído, compatível com todas as mesas e mesas; roscas de parafuso integradas para fixação a todas as cabines

5. Volante de corrida Thrustmaster TMX Force Feedback

Os melhores volantes para jogos de corrida para pc e consoles em 2022 | b34bb155 volante5 | corrida, hardware, multiplayer, pc, playstation, singleplayer, xbox | volantes para jogos de corrida dicas/guias
Thrustmaster TMX Force Feedback

ESPECIFICAÇÕES

  • Tipo de conexão: USB
  • Peso: 5,5kg
  • Feedback da Força: Sim
  • Vibração: Sim
  • Ângulo máximo de rotação: 900 graus
  • Pedais incluídos: Sim
  • Pedal de embreagem: Não
  • Expansível: Sim

Prós

+Valor decente;
+Feedback de força genuíno;

Contras

-Não são os melhores pedais;

Este é o volante para PC de nível básico da Thrustmaster com feedback de força. O feedback de força ainda é uma das principais coisas que realmente aumentam e completam uma experiência de direção com um volante. O feedback de força não é tão forte quanto outros modelos, mas funciona, e se você estiver com um orçamento apertado, ele oferece um volante com rotação de 900 graus e um conjunto de pedais duplos, por um valor muito bom.

A diferença na qualidade são notáveis e aparecem tanto no volante quanto nos pedais. O volante não tem a sensação “de luxo” como nas versões mais sofisticadas, e os pedais parecem ser feitos de plástico que oferece pouca resistência e não têm pedal de embreagem. Algo a se ter em mente se você quiser atualizar seu volante em um momento posterior.

Agora, fale conosco e diga: Qual o modelo do volante que você usa? Conhecia o “feedback de força”? Tem alguma recomendação de um volante legal? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre hardware no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.