8 Opções de MOBA Para Jogadores de LOL e Dota 2

Com a fama de jogos como League of Legends e Dota 2, foram surgindo inúmeros novos jogos do mesmo estilo, principalmente para celular, onde esses dois não conseguiam alcançar. Hoje, com o lançamento de Wild Rift, será que os diversos MOBA perderão o espaço no universo dos games?

Bom, isso é algo que ainda não é possível responder, mas fato é que vários MOBA menores foram surgindo e ganhando terreno. Aqui, você vai ver alguns desses jogos.

Mas Afinal, o Que é um MOBA?

Antes de tudo, se você caiu de para-quedas neste texto e não sabe o que é um MOBA, vem aí a explicação:

A sigla MOBA significa Multiplayer Online Battle Arena, ou seja, arena de batalha online multiplayer. Simplificando, seria simplesmente que dois times com vários jogadores (5v5) disputam entre si em um mapa espelhado (ou seja, igual dos dois lados).

A principal diferença desse estilo de jogo para os MMORPG comuns é que o mapa é como uma arena, e a partida é limitada a apenas aquele espaço. Os jogos massivos de multiplayer online (MMO) costumam acontecer em mundos maiores, sem número máximo de competidores.

Outra característica dos MOBAs é que os personagens começam ‘crus’, todos saem do nível 0 e vão subindo de nível conforme joga-se a partida, ou seja, não é possível treinar o seu personagem antes de iniciar um jogo, e quando ele terminar, você volta para a estaca zero.

Isso faz com que o jogo seja muito mais equilibrado e disputado. O que é possível fazer é equipar skins em seu personagem, alterando sua aparência, porém a skin não altera as habilidades do boneco.

Explicado, vamos direto à lista de MOBAs que valem a pena ser checados (excluindo, é claro, os gigantes LOL e Dota, e até o Wild Rift que já são conhecidos de todos).

MOBA Mobile

Arena of Valor

Moba arena of valor
Arena of valor, um dos mobas mais populares para celular

Talvez o mais Famoso desta lista, o jogo da Tencent Games possui mais de 100 opções de personagens para jogar, e inclui em sua lista nomes conhecidos como Batman, Mulher Maravilha, Coringa, Super Homem e Flash.

Os personagens são divididos em tanque, guerreiro, assassino, mago, atirador e suporte.

É um MOBA nos mesmos moldes de LOL, então se você já está acostumado com o game vai tirar de letra.

Alguns dos monstros encontrados no mapa de Arena of Valor:

  • Might Golem: é recomendado que guerreiros, assassinos ou atiradores matem esse monstro. Ao ser morto, garante um buff que faz com que seus ataques normais diminuam a velocidade dos inimigos;
  • Garnak: não é simples derrotar o Garnak logo no começo, mas é preciso que você o faça antes de seus oponentes, pois a vitória é quase certa à equipe que derrota o Garnak. É preciso trabalho em equipe para garantir a vitória sobre ele. Derrotar o Garnak garante experiência para todo o time;
  • Dark Slayer: após derrotar o Garnak, pode-se partir pro Dark Slayer. É preciso todo a equipe para derrotar ele, e a vitória sobre ele garante um buff de 1% de HP por segundo, e aumento de mana e dano em 30% por 1 minuto e 20.

Além do clássico estilo de jogo 5v5, o Arena of Valor também oferece partidas em modo 3v3 e até 1v1. As partidas demoram cerca de 10 a 15 minutos cada.

O Arena of Valor está disponível em português para usuários Android e IOS. Também é possível jogar Arena of Valor no Nintendo Switch.

Existem também campeonatos internacionais do jogo, como o Mundial e o MediaTek Cup.

Mobile Legends: Bang Bang

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | 71f6c398 mobile legends 1 | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Alguns dos heróis de mobile legends: bang bang

O Mobile Legends é bem parecido com o Arena of Valor. Na verdade, quase todos os MOBAs são bem parecidos se for comparar.

Os mais de 100 personagens são divididos nas categorias assassino, tanque, lutador, mago, atirador e suporte. São 4 áreas de selva, 18 torres de defesa, 2 chefões na selva.

Uma particularidade do Mobile Legends é que, se sua conexão cair, não significa game over para você e possivelmente sua equipe. Seu personagem será controlado por um AI até que você possa restabelecer a conexão e voltar ao jogo.

Outra particularidade é que, no início, as partidas são aleatórias. Você enfrentará personagens controlados por outras pessoas, mas também personagens controlados pelo próprio jogo. Só será possível jogar ranqueadas após o nível 10.

Mais um diferencial: a compra de itens. O menu de itens para evoluir seu personagem é bem simplificado, além do jogo apresentar sugestões para o jogador.

Também há competições internacionais oficiais online de Mobile Legends, como a MPL, liga profissional do jogo.

O Mobile Legends: Bang Bang está disponível para usuários de Android e IOS, também em português.

Onmyoji Arena

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | c695f3e3 onmyoji arena | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Poster da season 5 de onmyoji arena

Baseado no jogo Onmyoji, o título da NetEase Games traz os personagens já conhecidos dos que jogam o original, além de nomes de outros animes, com Ichigo, de Bleach e Inuyasha.

Um dos principais diferenciais do jogo são os personagens inspirados em anime e temática oriental. Os campeões são chamados Shikigamis, que, na cultura japonesa, são espíritos invocados com papel para a proteção de um Onmyoji, um sacerdote.

Além disso, o sistema original de runas geralmente pago é substituído pelo gratuito sistema de Onmyodo, não há sistema pago que afete estatísticas de combate, sendo possível jogar de igual para igual até com jogadores pay to win.

Além do clássico sistema de MOBAs 5v5, há a opção Battle Royale 3v3v3, no qual os jogadores são divididos em três equipes de três pessoas e separados em diversas partes do mapa, com uma zona de batalha.

Apesar de ser menos popular que os outros, é considerado um dos melhores MOBAs para celular.

O Onmyoji Arena está disponível para usuários de Android e IOS e está em inglês.

Vainglory

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | 39bbb8b2 vainglory amael | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Um dos últimos personagens a ser lançado no vainglory, amael

O Vainglory é um dos MOBAs mais tradicionais desta lista, e um jogo muito injustiçado. Desenvolvido pela Super Evil Megacorp, o Vainglory segue as regras comuns de MOBAs: três lanes, duas selvas, torres, minions, bases, em relação a isso, não há segredos.

Os grandes diferenciais de Vainglory são: os herois exclusivos, gráficos excelentes e a possibilidade de craftar skins. Isso mesmo, as skins podem ser conseguidas através de craft, com cartas recebidas ao fim de cada partida.

Inicialmente, as partidas eram 3v3, e depois foi disponibilizado o modo 5v5 já conhecido dos fãs de MOBA. São dois modos de jogo: Standard, a partida normal, que poderia ser ranqueada ou casual, e Battle Royale, no qual as partidas acontecem apenas nas lanes, são jogos mais rápidos.

O principal problema do Vainglory é a comunidade extremamente pequena. O jogo já foi bem mais popular, e atualmente é mais difícil encontrar partidas. Uma série de problemas com a distribuição, falta de atualizações, falta de torneios profissionais e problemas internos fez com que a comunidade fosse diminuindo com o tempo.

Como uma tentativa de salvar o game, a Bazooka Tango criou o Vainglory All Stars, que é uma reformulação do Vainglory, com gráficos e interface diferentes, baseado no Brawl Stars. O jogo ainda está em fase beta na Play Store.

O Vainglory está disponível para Android e IOS e está em inglês.

MOBA Para PC

Smite

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | 3f988d8d smite | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Poster de smite

Smite é provavelmente o jogo mais popular para PC desta lista. O game da Hi-Rez Studios tem como principal diferencial seus personagens jogáveis: são deuses.

Mais de 100 deuses e imortais estão disponíveis para jogar, e são no total nove mitologias abrangidas: chinesa, egípcia, grega, hindu, romano, maia, japonês, nórdica e celta.

Outra particularidade do jogo é que a visão é em terceira pessoa, e não de cima como normalmente.

Também além das torres, há fênix que protegem cada uma das rotas e precisam ser derrotadas para que a equipe enfrente o Titã, fase final do jogo.

Os monstros principais que spawnam na jungle e garantes os melhores buffs são o gigante de fogo e a erínia dourada.

Entre os modos de jogo oferecidos por Smite, estão:

  • Conquista: é a partida clássica de MOBA;
  • Assalto: também 5v5, os jogadores enfrentam apenas uma rota, sem jungle. No modo assalto, a escolha de deuses é aleatória, e não é possível voltar para base a não ser que você morra;
  • Cerco: batalha 4v4 em duas rotas com uma selva no meio. Neste modo, é possível invocar os Jaganatas, monstros que seguem pela rota derrotando as defesas do inimigo;
  • Arena: é como um coliseu, batalha 5v5 sem rotas cujo objetivo é derrotar os deuses e lacaios adversários;
  • Justa: batalhas 3v3 em uma rota única, com selvas ao redor, onde é possível pegar bônus de mana e desabilitar estruturas inimigas. Também podem ser feitas batalhas 1v1;
  • Colisão: batalhas 5v5 com duas rotas;
  • Partida do dia: esse modo muda as regras e componentes diariamente.

Além de estar disponível para PC (Windows), Smite pode ser jogado em Nintendo Switch, PS4 e Xbox One.

Para quem está cansado de mais do mesmo, Smite promete ser um ótimo jogo, que não deixa de lado as características gerais do MOBA, mas inova ao mesmo tempo.

Heavy Metal Machines

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | b2cf0e5e heavy metal machines | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Poster de heavy metal machines

O verdadeiro diferentão da lista. Heavy Metal Machines é um game brasileiro desenvolvido pela Hoplon.

As diferenças já começam no número de jogadores: em Heavy Metal Machines, equipes de 4 disputam a partida.

E claro, não dá pra deixar de mencionar que os personagens jogáveis são carros! Não há minions, as batalhas são diretamente player x player, com explosões, tiros e bombas.

O objetivo é simples: levar a bomba até a base adversária.

O jogo é inspirado no clássico Rock’n’Roll Racing.

HMM está disponível na Steam e recentemente foi lançado para consoles (PS4 e Xbox One), com a possibilidade de crossplay.

Heroes of the Storm

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | 62e2bd4f heroes of the storm | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Poster de heroes of the storm

Heroes of the Storm é um game da Blizzard, e como tal possui como maior diferencial a presença de personagens conhecidos de outros jogos da empresa: Warcraft, StarCraft, Diablo e Overwatch. Eles estão divididos nas seguintes categorias: tanque, guerreiro, suporte, curandeiro, assassino corpo-a-corpo e assassino de longo alcance.

Outra particularidade de Heroes of the Storm é que o modo de jogo (formato, objetivo, entre outros) é diferente dependendo do mapa que você escolhe jogar.

Por exemplo, no mapa Condado do Dragão, o objetivo é dominar dois altares e ativar a estátua do Cavaleiro Dragão. No Templo de Hanamura, é preciso contestar a carga que spawna no mapa e levá-la até o destino antes de seus adversários. Na Fundição Volskaya, é preciso ficar de olho nos Pontos de Controle para ganhar controle do Protetor Triglav, um mecanoide gigante.

Na Clareira Maldita, o objetivo é recolher os Tributos criados pelo Senhor do Corvos, e lançar uma maldição no time adversário. Na Baía do Coração Negro, é preciso coletar Dobrões e entregá-los ao Coração Negro para que ele bombardeie seus inimigos. No Campo de Batalha da Eternidade, dois Imortais travam um conflito eterno, cada um representando uma equipe, e o objetivo é auxiliar seu Imortal para que ele ganhe a batalha. Entre outros.

Há vários modos de jogo disponíveis: não ranqueada, partida rápida, ranqueada, ARAM, personalizado, e até contra IA, no qual uma equipe com cinco jogadores enfrentará cinco bots, controlados por computador.

O jogo é free-to-play, apesar de que, para jogar com alguns heróis seja preciso comprá-los, além das tradicionais skins compráveis.

Para baixar Heroes of the Storm, acesse o site oficial do jogo.

MOBA Para PC e Mobile

Heroes Evolved

8 opções de moba para jogadores de lol e dota 2 | b5f94a6f heroes evolved | married games dicas, jogos grátis, league of legends, listas, notícias | android, arena of valor, bazooka tango, blizzard, dota 2, heavy metal machines, heroes evolved, heroes of the storm, hi-rez studios, hmm, hoplon, ios, league of legends, lol, moba, mobile legends bang bang, multiplayer, netdragon, netease games, nintendo switch, onmyoji arena, pc, playstation, ps4, r2 games, reality squared games, smite, super evil megacorp, tencent games, vainglory, vainglory all stars, windows | moba
Poster de heroes evolved

O Heroes Evolved é o MOBA da Netdragon e Reality Squared Games. Lançado inicialmente para PC, atualmente também está disponível para tablets e celulares.

Se você está procurando um MOBA comum, com gráficos fluidos, muitas, mas muitas mesmo, opções de personagens, e mais leve, Heroes Evolved é o jogo perfeito pra você. As críticas apontam o fato de não ter muita originalidade no jogo, mas as vezes é exatamente isso que o jogador procura, sem muita invenção e particularidades, um MOBA em toda a sua essência.

Os personagens disponíveis são Heróis Imortais. Entre os modos de jogo estão o clássico 5v5 com três lanes e selvas, um método 5v5 de jogo rápido, com apenas uma lane, além de modos 3v3, 1v1 e xadrez automático.

Entre as reclamações dos jogadores sobre o jogo, estão a falta de um servidor brasileiro e características pay-to-win para poder jogar com certos campeões. Entre os pontos positivos, destaca-se a leveza do jogo, não precisando de um computador ou celular super tunado para jogar.

O Heroes Evolved está disponível na Steam para PC, App Store para IOS e na Play Store para Android.

Não está interessado (a) em novas opções e quer mesmo jogar o bom e velho LOL? Leia o nosso artigo sobre Wild Rift e tudo que você precisa saber sobre o jogo.

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.