Adblock Chrome: Como Ativar o Bloqueador de Anúncios do Navegador

Você sabia que o Google Chrome possui em seu sistema um bloqueador de anúncios? Pois é, com ele fica ainda mais fácil navegar pela internet em paz sem aqueles anúncios absurdos aparecendo em tudo quanto é canto. Neste artigo, você vai aprender como ativar o adblock do Google Chrome, sem precisar instalar nada.

-- Publicidade --

O que é o Adblock Chrome

Traduzindo ao pé da letra, adblock seria um bloqueador de anúncios (ad= anúncio e block= bloquear). Sabe quando você abre uma página da internet e aparece aquela multidão de janelas em todas as partes possíveis do site com propagandas das mais diversas? É aí que o adblock atua.

O adblock irá “limpar” a sua tela desses anúncios, o que vai tornar sua navegação não só mais agradável como mais rápida, uma vez que os anúncios exigem uma maior transferência de dados, o que ocasiona uma demora maior na hora de carregar a página em questão.

Geralmente, você precisaria instalar um bloqueador de anúncios no seu navegador, ou as vezes até comprá-lo. Mas, para quem usa o navegador Google Chrome as coisas podem ser ainda mais fáceis.

Isso é porque, desde uns três anos atrás, o Chrome adicionou em seu sistema um bloqueador de anúncios próprio, sem a necessidade de instalar nada adicional. Isso mesmo!

Ah, mas vale apontar uma coisa importante: o bloqueador de anúncios do Google Chrome não irá bloquear todo e qualquer anúncio exibido pelos sites, até porque muitas vezes o site sobrevive desses anúncios, não é mesmo? Serão bloqueados apenas todos aqueles anúncios que forem considerados abusivos ou invasivos.

Apesar da maioria das pessoas saberem, ainda vale a pena reforçar: o que é um anúncio? Trata-se de um conteúdo exibido em um site como resultado de uma transação comercial com outra empresa. Ou seja, uma terceira parte paga para o proprietário de um site para exibir seu conteúdo nele.

E o que seria um anúncio invasivo? Simples, todo aquele que viole os “Padrões para bons anúncios” (better ads standards, em inglês), sendo eles:

  • Anúncios que aparecem no meio da tela e bloqueam a maior parte do conteúdo do site;
  • Anúncios em vídeo com som que são reproduzidos sem a interação do usuário;
  • Anúncios que se abrem antes da página carregar e possuem uma contagem regressiva para serem fechados e
  • Anúncios grandes que tomam mais de 30% da página e ficam grudados na parte de baixo da tela, sem sumirem conforme o usuário vai rolando a mesma.

Isso em relação ao navegador no computador. Em celulares, a lista é mais extensa:

  • Anúncios que aparecem tampando a maior parte ou toda a tela após a página carregada, impedindo que o usuário continue a leitura;
  • Anúncios que aparecem tampando parte ou toda a tela antes de carregar a página, impedindo que o usuário acesse o conteúdo;
  • Anúncios que ocupem mais de 30% da altura da página – neste caso é calculada a altura total do artigo, e somados todos os anúncios da página, é a chamada densidade de anúncio;
  • Anúncios animados que piscam rapidamente, mudando texto, fundo ou cores;
  • Anúncios em vídeo com som que são reproduzidos sem a interação do usuário;
  • Anúncios que possuem uma contagem regressiva para serem fechados após o usuário clicar em um link;
  • Anúncios que tomam mais de 30% da página e precisam ser arrastados para fechar e
  • Anúncios grandes que ficam grudados em um dos cantos da tela sem sumirem conforme o usuário vai rolando a mesma.

Esses exemplos são de anúncios que atrapalham a experiência do usuário com o site e devem ser evitados. Por isso, o Chrome bloqueia esse tipo de propaganda.

Veja também: Como excluir o Microsoft Edge do Windows 10

Como Ativar o Bloqueador de Anúncios no PC

Para ativar o bloqueador de anúncios do Google Chrome no computador, basta seguir os seguintes passos:

  • Com o navegador aberto, clique nos três pontos que aparecem na parte superior direita da tela, e vá na opção configurações;
Opção configurações do google chrome | adblock chrome
A opção aparece ao clicar nos três pontos na parte de cima à direita da tela
  • Na página de configurações, desça até “Privacidade e Segurança” e clique em “Configurações do Site”;
Opção configurações do site no google chrome | adblock chrome
Vá até “privacidade e segurança”
  • Na página aberta, desça até o final e clique em “Mais Configurações de Conteúdo” e abaixo irão aparecer mais opções, clique então em “Anúncios”;
Opção anúncios nas configurações do google chrome | adblock chrome
Para encontrar a opção “anúncios”, clique primeiro em “mais configurações de conteúdo”
  • Confira se está com a opção “Bloqueados em sites que mostram anúncios invasivos ou enganosos (recomendado)” marcada, se estiver escrito “Permitido”, clique na chave ao lado da palavra, até a opção “bloqueados…” aparecer. E pronto!
Opção bloqueados marcada nos anúncios do google chrome | adblock chrome
Se a sua tela estiver assim, tudo certo!

Agora o seu bloqueador de anúncios do Google Chrome está ativado! Quando um anúncio for bloqueado, você verá uma mensagem na tela avisando que o bloqueador entrou em ação naquela página, e o anúncio em questão será removido.

Mas…há ainda uma maneira de personalizar o seu bloqueador de anúncios para bloquear ou permitir anúncios em páginas específicas, funciona como uma whitelist e uma blacklist. Agora você vai saber como isso funciona.

Se você estiver em uma página e quiser que os anúncios sejam exibidos, ou o contrário, se quiser que eles sejam bloqueados naquela página em específico, basta seguir os seguintes passos:

Bom, na tela, ao lado do endereço do site, existe um ícone de cadeado, certo? Ao clicar nele, abrirá uma janela com algumas opções. A opção que estamos procurando é “configurações do site”.

Opção configurações do site ao clicar no cadeado ao lado do endereço do site | adblock chrome
Clique no cadeado ao lado do endereço do site e encontre a opção correta

Na página que abrir, desça a tela até a opção “anúncios”, e escolha se deseja bloquear ou permitir.

Opção de bloquear anúncios em uma página no google chrome | adblock chrome
Permita ou bloqueie os anúncios da tela

E pronto! Agora, se você está navegando pelo celular e quiser ativar o seu bloqueador de anúncios, segue o tutorial:

Como Ativar o Bloqueador de Anúncios no Celular

Agora, se você está navegando pelo celular e quiser ativar o seu bloqueador de anúncios, segue o tutorial:

  • Vamos lá, abra o navegador Google Chrome no seu celular. Na parte superior direita da tela você verá três pontos, clique neles e selecione a opção “configurações”;
Opção configurações no chrome do celular | adblock chrome
Selecione a opção configurações
  • Na tela que abrir, encontre a opção “configurações do site” e selecione-a;
Opção configurações do site no chrome do celular | adblock chrome
A opção correta está logo abaixo de acessibilidade e acima de linguagem
  • Você verá várias opções, role a tela até encontrar “Anúncios”, selecione esta;
Opção anúncios nas configurações do chrome no celular  | adblock chrome
Antes de selecionar a opção anúncios, você já poderá ver uma prévia, se estão bloqueados ou permitidos logo abaixo
  • Mesma coisa da versão do computador. Se estiver escrito “permitido”, pressione a chave ao lado até aparecer a palavra “bloquear”.
Opção bloquear anúncios marcada no chrome no celular | adblock chrome
Bloquear anúncios em sites que mostram anúncios invasivos ou enganosos

Assim como no computador, você verá um aviso quando propagandas forem bloqueadas na página que você visitar.

Vale lembrar que o bloqueador de anúncios do Google Chrome irá bloquear apenas alguns tipos de anúncios (os já citados acima), sendo que ele não funciona para a maioria dos anúncios, para estes você terá que usar um adblock por fora. Uma vez que a própria Google utiliza anúncios em diversos sites, eles são fundamentais para a renda de certos endereços.

Mas…e se no caso você for o dono de um site que teve seu anúncio bloqueado pelo Google Chrome, como proceder? É disso que vamos tratar agora.

Relatório da Experiência com Anúncios

Introdução ao Relatório da Experiência com Anúncios (em inglês)

Para os donos de websites que exibem anúncios em seu interior, a Google criou o Relatório da Experiência com Anúncios. Através dele os anúncios exibidos na sua página serão analisados de acordo com os Padrões para Bons Anúncios (já citado acima) e verificar em que pé andam seus anúncios.

Página inicial do relatório da experiência com anúncios do google chrome | adblock chrome
Esta é a página principal do relatório da experiência com anúncios

Como mostrado na imagem e no vídeo, você poderá acessar o relatório de anúncios correspondentes ao computador ou celular, assim como verificar experiências abusivas que os usuários tiveram com seus anúncios, ver notificações, entre outros.

Caso você tenha alguma violação aos Padrões para Bons Anúncios e seu anúncio seja bloqueado, você verá o porquê e poderá corrigir o problema. Após a correção, você vai precisar solicitar uma revisão do seu site. Após a revisão, um novo Relatório será gerado, e você poderá checar novamente os resultados.

Existem três tipos de resultados para o seu Relatório:

  • Passing (aprovado) – Neste caso, os anúncios estão de acordo com os padrões analisados, e nenhuma medida precisará ser tomada. O Relatório, portanto, não apresentará nada em seu corpo;
  • Warning (aviso) – Neste caso, algumas violações foram encontradas, e você precisará revisá-las para entrar de acordo com os padrões de boa conduta. O Relatório, então, conterá quais os problemas verificados;
  • Failing (reprovado) – Neste caso, diversas violações foram encontradas e você precisará urgentemente fazer uma revisão dos anúncios disponibilizados em seu site. Mas não se desespere: você poderá ver exatamente quais são os problemas verificados em seu Relatório.

Será possível também, além de ver o Relatório de maneira online, baixá-lo para olhar e analisar com maior calma os dados disponíveis. Tenha a certeza de estar de acordo com as regras de boa conduta em relação aos anúncios, para que os usuários possam ter uma boa experiência, e, ao mesmo tempo, você possa ganhar o seu dinheiro da forma mais correta possível.

E aí, o que achou das dicas? Está achando útil o bloqueador de anúncios do Google Chrome? Deixe sua opinião nos comentários!

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!