DicasPCPlataformasTecnologia

Como gravar a tela do PC sem instalar programas

Antes do Windows 10, muitos tentavam gravar a tela do computador e acabavam caindo em alguns dilemas, como: programas pesados demais para o PC, marca d’água, limite de gravação e outros. Porém, no Windows 10 a Microsoft acabou com esse problema e você pode gravar a sua tela do pc sem instalar programas.

Confira também: Nova atualização do Windows 10: Bug com Linux

Bom, em primeiro lugar, para funcionar, a Xbox Game Bar deve estar habilitada no seu computador para que isso funcione, portanto aperta a tecla Windows + G e veja se uma janela abre. Caso não, vá nas Configurações do Windows, depois em Aplicativos e procure o Xbox Game Bar, e depois ative.

Segue o passo a passo para gravar a tela do PC sem instalar programas

  • 1 Etapa: Mude para a tela do aplicativo que você quer gravar e aperte a tecla Windows + G
  • 2 Etapa: A Xbox Game Bar aparecerá mostrando a seguinte solicitação:
gravar a tela do pc sem programas
  • 3 Etapa: Assinale a caixa “Sim, isso é um jogo;”
  • 4 Etapa: Aperta no botão vermelho e a gravação irá ser iniciada.

Os vídeos estarão guardados na pasta Vídeos do seu computador, e é sempre bom lembrar que para obter um vídeo bem fluído com ótimas taxas de quadros é bom ter uma placa de vídeo boa. Nele, também existem algumas configurações adicionais, que, caso sejam bem exploradas, podem te dar uma resultado mais profissional, como gerenciamento de áudio, cortes e muito mais. Além da gravação de tela, também é possível ativar a opção “Gravar Microfone”, para que seu áudio seja gravado, em caso de algum tutorial ou alguma coisa assim na qual você precisa do seu áudio.

E se eu precisar de uma qualidade mais profissional, qual o programa mais recomendado?

Caso você queira de fato um programa para gravar com ótima qualidade onde também é possível fazer streams com alta resolução (dependendo do seu hardware), recomendamos o OBS Studio, que tem diversas opções a mais de configurações de fato profissionais para áudio e vídeo, tanto em gravação como em streaming. O OBS Studio é usado pela maioria dos Streamers e youtubers profissionais que precisam de uma grande qualidade em seus vídeos.

Lucas Votto
O autorLucas Votto
Redator
Estudante de Jogos Digitais e aspirante a programador. Viciado por jogos de LEGO e estratégia.

Deixe uma resposta