Como Monetizar Vídeos no Youtube

Você tem um canal e gostaria de monetizar vídeos no Youtube? Aqui neste artigo eu te explico como monetizar o seu canal!

Uma profissão que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos é a de Produtor de Conteúdo. Sim, trata-se de uma profissão pois muitas pessoas ganham a vida e seu sustento com isso. E um dos lugares mais populares para os Produtores de Conteúdo é o Youtube.

“Mas é possível se sustentar apenas gravando vídeos?” Sim, é. Claro que é algo que demanda tempo e estudos, assim como qualquer profissão que se preze. E talvez uma pequena dose de sorte. Mas todo mundo começa de algum lugar, certo? Se você já tem o seu canal e quer saber como fazer para começar a ganhar dinheiro com ele, esse texto é para você.

Mão segurando celular com o ícone do youtube
Monetize seus vídeos e comece a ganhar dinheiro com o youtube

Produção de Conteúdo

Se, há dez anos, você perguntasse para um adolescente o que ele quer ser quando crescer, várias respostas diferentes poderiam ser ouvidas. Médico, advogado, professor, jogador de futebol são apenas algumas das profissões mais populares entre os jovens.

Hoje em dia, a maioria deles tem uma outra resposta na ponta da língua: influencer. Com tantos exemplos bem sucedidos como Felipe Neto, Whindersson Nunes, Castanhari, Luccas Neto, Rezende e muitos outros que caíram no gosto popular a profissão acabou se tornando um exemplo a ser seguido por muitas pessoas. Em 2020, já existiam mais de 37 milhões de canais no Youtube.

Diariamente, vários canais são criados na plataforma em busca de um sonho de se tornar influenciador. “A câmera tá focando?”, “olhem aqui meninas”, todos querem ser as futuras blogueiras de sucesso. A verdade é que a maioria dessas pessoas não sabe tudo que é preciso para alcançar o sucesso com seu canal do Youtube. Mais de 500 horas de vídeos são publicadas a cada minuto no site.

Dia e horário certos para publicar vídeos, brainstorming, roteiros, edição e acima de tudo um bom planejamento são algumas coisas a se atentar ao começar o seu canal. E então, você mergulha nas regras do Youtube para começar a monetização – é aí que você começa a ganhar dinheiro com seu conteúdo.

Monetizar Vídeos no Youtube

Programa de Parcerias do Youtube (YPP)

Como, então, ganhar dinheiro no Youtube? Primeiro de tudo você precisará fazer parte do YPP, Progama de Parcerias do Youtube. A partir do YPP, o Produtor de Conteúdo tem acesso não só à possibilidade de monetização de seus vídeos, como a uma série de outras ferramentas específicas para os profissionais, acesso à equipe de suporte e à Copyright Match Tool.

A equipe de suporte ao Criador de Conteúdo está disponível para não só solucionar problemas específicos em relação ao seu canal e seu conteúdo produzido como para te dar dicas e auxiliar na otimização dos mesmos. É possível acessar a equipe a partir de um chat que aparecerá apenas para contas e canais participantes do YPP.

Já a Copyright Match Tool serve para te auxiliar a encontrar conteúdos parecidos ou iguais ao seu no Youtube. Assim, será possível saber se utilizarem ou re uparem o seu vídeo ou trechos dele sem autorização, ferindo as regras de direitos autorais. A partir de correspondências encontradas, você poderá decidir se alguma medida será tomada em relação aos resultados. A Copyright Match Tool fica disponível para canais parceiros do Youtube (YPP) no Youtube Studio.

A terceira vantagem da parceria com o Youtube (YPP) é exatamente o acesso à monetização de seus vídeos.

Requisitos para participar do YPP:

  • Seguir as Políticas de Monetização do Youtube;
  • Ser residente de um país ou região que o YPP está disponível;
  • Ter mais de quatro mil horas de exibições públicas válidas nos últimos 12 meses;
  • Ter mais de mil inscritos;
  • Ter uma conta do Google AdSense vinculada

Essas são as regras básicas para fazer sua inscrição no YPP, mas existem outras diretrizes a serem seguidas, seguem:

  • Seguir as políticas e diretrizes do Youtube: seu canal será constantemente avaliado neste quesito, mesmo depois da aprovação de participação no Programa de Parcerias;
  • Ativar a verificação em duas etapas na sua conta do Google: contas com um nível maior de segurança podem ser aprovadas mais rapidamente;
  • Aceitar os termos do Programa: aceitar os termos e vincular sua conta ao Google AdSense te coloca automaticamente na fila para aprovação no Programa.

Passo a Passo para participar do YPP:

Na página inicial do Youtube, clique no ícone da sua imagem no canto superior da tela e selecione “Youtube Studio”

Youtube studio
Primeiro passo para iniciar a monetização de seus vídeos

Já no Studio, nas opções à esquerda, selecione “monetização”

Monetizar vídeos no youtube - studio
Comece a ganhar dinheiro com seu canal no youtube!

Na tela seguinte, então, há duas opções: se não tiver atingido o número mínimo de inscritos e visualizações públicas válidas (mil inscritos e quatro mil horas de visualizações), aparecerá uma opção para te notificar quando atingir esses requisitos, como é o meu caso:

Notificação para monetização
“enviar notificação quando eu me qualificar’

Neste caso, basta por a mão na massa e produzir mais conteúdo para atingir os requisitos mínimos, e voltar quando receber a notificação.

Se já estiver de acordo com o número de inscritos e horas assistidas, aparecerá a opção de ver os termos do Programa, então basta clicar e aceitar. Ao aceitar os termos do Programa, um sinal verde aparecerá nesta etapa, indicando que ela está concluída.

Restará então vincular a sua conta ao Google AdSense. Ao fazer isso, um sinal verde aparecerá também nesta etapa e você entrará automaticamente na fila de espera para aprovação no YPP! O processo de ativação dura cerca de um mês para que a equipe analise profundamente seu canal e decida se ele está ou não de acordo com as regras explicadas acima no artigo.

Sua participação foi recusada? Não se preocupe, você receberá um e-mail com a justificativa desta recusa, assim poderá fazer as mudanças necessárias e aplicar novamente em um período de 30 dias.

Uma dica importante: ao conseguir aprovação e integrar no YPP, não pare de produzir! O Youtube avalia constantemente o seu canal, e canais que estiverem inativos, sem postar vídeos ou interagir com seus inscritos na aba “comunidades” por um período de no mínimo seis meses poderão ser excluídos do programa e desmonetizados.

Ganhando Dinheiro no Youtube

Tá, eu já me inscrevi e fui aceito no YPP. Como vou ganhar dinheiro com meus vídeos? Existem cinco formas de gerar renda através do seu conteúdo, são elas:

  • Anúncios: é possível inserir vídeos à direita, abaixo do vídeo ou até em vídeo na sua página. Por isso, usar um adblock, um aplicativo para eliminar os anúncios da sua tela, pode prejudicar criadores de conteúdo que ganham sua renda com eles.
Publicidade em vídeo
Exemplo de anúncio pulável no vídeo
  • Seja Membro: Você já deve ter visto essa opção por aí em algum vídeo. Fica na descrição do vídeo ao lado do botão de inscreva-se. Pois bem, ao se tornar membro, você paga uma quantia por mês para esse criador, e em troca tem acesso à vantagens exclusivas. É como um Patreon, só que dentro do próprio Youtube. Porém, é preciso ter no mínimo 30 mil inscritos para habilitar essa opção.

Para ativar a opção de aceitar membros no canal, basta entrar nesta página e ativar a opção “clube dos canais”, que só ficará disponível quando você atingir o pré-requisito.

Seja membro
Botão com a opção “seja membro”
  • Doações: É possível fazer doações por um lugar de destaque entre os comentários. Esse método é muito utilizado em lives de gamers. O usuário faz uma doação (pode ser desde R$0,50, R$1,00 até valores mais altos) e publica um Super Chat, no qual sua mensagem ficará destacada no chat, sendo beneficiária tanto para o criador quanto para o inscrito.

Para ativar o Super Chat, basta entrar nesta página e ativar a opção “Super Chat”.

Opção de super chat
Com a opção de donate, sua mensagem fica destacada no chat
  • Youtube Premium: Com a utilização do serviço de assinaturas do Youtube, o Youtube Premium, é possível assistir vídeos sem anúncios. MAS, a contribuição para os criadores ainda conta pois ele recebe uma quantia do gasto pelo usuário ao assistir seus vídeos, ou seja, participação na receita.
  • Estante de produtos: Se você tem produtos especiais relacionados ao seu canal, como por exemplo uma coleção de camisetas, é possível colocar uma vitrine virtual para que os incritos possam fazer a compra desses produtos. É necessário, porém, ter 10 mil inscritos para utilizar essa forma de monetização.

Para ativar a estante, basta entrar no Youtube Studio, clicar na aba “produtos” (que estará disponível somente se você estiver de acordo com os requisitos) e vincular a sua loja ao canal.

  • E, claro, as boas e velhas visualizações: Assim como o Youtube Premium, mas válida para usuários comuns do Youtube. Além de receber uma porcentagem por cliques, o Criador de Conteúdo recebe uma porcentagem dos ganhos a cada mil visualizações de anúncios em seus vídeos.

Vale lembrar também que, para ser um Criador de Conteúdo monetizado no Youtube é preciso ter no mínimo 18 anos de idade para a maior parte dos métodos citados acima.

O Youtube possui um espaço enorme e um grande apoio a criadores de conteúdo original, porém as regras são muito rígidas. Desde 2018, o YT alterou suas regras para monetização, prejudicando alguns criadores e desmonetizando alguns canais. Atente-se às diretrizes de conteúdo adequadas para publicidade do Youtube para não perder dinheiro! Para facilitar, seguem alguns dos temas considerados inadequados:

  • Linguagem imprópria
  • Violência
  • Conteúdo adulto
  • Conteúdo chocante
  • Conteúdo de ódio e depreciativo
  • Conteúdo relacionado à armas de fogo
  • Eventos delicados
  • Questões polêmicas
  • Entre outros

Para a maioria dos itens, basta um pouco de bom senso para saber que não são adequados, mas é preciso ter atenção de qualquer maneira, para não ser prejudicado.

Como eu Recebo o meu Dinheiro?

E pra finalizar, como que o dinheiro recebido com a monetização do canal chega até você? É aí que entra o Google AdSense. Todo o dinheiro recebido vai para a sua conta AdSense. De lá, é possível transferir para uma conta bancária.

É importante citar que os pagamentos são feitos em dólar, então há taxas de conversão e de bancos, portanto pesquise com atenção sobre essas coisas.

Google adsense
O google paga mensalmente os criadores de conteúdo parceiros do youtube através do google adsense

Agora você já está pronto para começar a receber dinheiro com seus vídeos no Youtube! Deixa o seu canal aí nos comentários pra gente. Ah, e aproveita e se inscreve no canal da Married Games!

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.