Jogos PS3, Xbox e PC: Finalmente chegamos a uma geração mais recente. Algo um pouco mais atual, mas que já tem tempo suficiente pra se tornar nostálgico, afinal, estamos ainda nos primeiros meses de vida do PS5 e XSX. Mas sem enrolar, nessa época eu tinha um PS3 Slim e poucos jogos, mas como sempre a gente resolvia pegando emprestado dos amiguinhos.
Em compensação a isso eu tinha um Notebook Asus Vermelho que hoje em dia não roda nem campo minado, mas que na época trouxe muita felicidade jogando GTA SA, Team Fortress 2 e vários outros títulos marcantes pra se rodar em um PC merda. Sem demoras, vamos para os jogos que marcaram a nossa infância (que não é mais tão infância assim), nos famigerados Playstation 3, Xbox 360 e PC;
Confira os melhores jogos PS3, Xbox 360 e PC
Call of Duty – Black Ops 2
Bom, como muitos já leram no post passado, Black me iniciou aos jogos de tiro, mas alguns outros títulos também fizeram parte disso como Medal of Honor: Allied Assault, mas quem sabe esses Drops não ficam pra outro post, hehe. Voltando para o famoso COD BO2. Esse eu joguei no PS3, comprei ele com a famosa nuketown 2025 (estamos chegando perto, lá tinha carros voadores já).
O que falar desse jogo que joguei muito e considero mais ainda? Acho que em geral COD é um jogo pra se jogar no console (acaba sendo mais divertido e mais balanceado), mas se tem algo que eu amo nesse jogo em especial é o seu modo Zombies. Mapas cheios de Easter Eggs, mapas customizados, nada é mais divertido do que brigar com os seus coleguinhas pra te salvarem depois de levar um tapa de zumbi ninja.
O jogo em si é muito bem feito, tem gráficos incríveis (a não ser que você jogue em uma TV de tubo de 14 polegadas igual eu), tem uma jogabilidade muito boa, é muito balanceado e sim, da pra jogar de todas as maneiras possíveis, desde algo só pra se divertir sem pensar muito, até algo mais tático, visando ser o melhor em tudo. Eu como sempre sou do time que joga pra se divertir, falo e recomendo muito vocês tirarem proveito do modo zombies, e joguem o multiplayer quando estiverem de saco cheio dos zumbis.
Garry’s MOD
Agora sim entramos no mundo da loucura insanamente bizarra da cabeça do Raul e seus amigos. Um jogo onde tudo pode acontecer e até mesmo você pode se divertir construindo um mapa, não como Minecraft, mas sim como algo que você pega uma arma de movimentar as coisas e o ragdoll effect cuida da física bizonhenta da Source deixar tudo divertido.
Mas o que eu posso recomendar para esse jogo, ele é um game em que você tem “modos de jogo” dentro, desde esconde esconde (hide n seek), algo como polícia e ladrão (TTT), o modo do assassino (murder) e de longe o meu preferido, prop hunt. Se trata de um modo em que um grupo se disfarça de coisas do cenário e o outro grupo tem que procurar, mas não é só isso, quando quem procura atira ou faz qualquer coisa e não em um player disfarçado, ele perde hp.
E pra não ser a coisa mais fácil do mundo, os players que estão disfarçados emitem um som como um assovio a cada período de tempo.
GMOD é o game pra quem tem um PC mais fraco, mas que quer tirar horas de diversão e dias de risada com os memes da vida real criados por vocês e seus amigos depois todo mundo ter uma overdose de Doritos com Coca. O jogo é mais do que recomendado, baixem, joguem e deixe a criatividade fluir!
Don’t Starve Together
Continuando nos jogos de PC, temos um que exige muita sanidade para ser jogado, literalmente falando. Don’t Starve Together, é a versão multiplayer de Don’t Starve, que se trata de um game com o único intuito de sobreviver. O jogo te larga no meio de uma ilha sem muitas explicações e só te da uma regra, não morra de fome, feito isso você está liberado a explorar. Ah e a dica mais importante, não fique louco!
O jogo é extremamente cooperativo e principalmente complexo, exige MUITO de massa cinzenta pra conseguir jogar ele, ciclos de dias, estações do ano, clima, criaturas, fome, doenças, sanidade. Um sistema complexo de criação de items e muitas dificuldades vão fazer você suar a camisa pra conseguir jogar. Até hoje não achei qual a melhor maneira de fazer os dias se tornarem mais calmos, mas sinceramente, sobreviver ao inverno e sobreviver ao verão são coisas absurdas.
Monte um grupo de amigos, jogue com o máximo de pessoas que você puder, separe bem as tarefas, tenha um plano A e um plano B pra tudo, e jogue o jogo, explore e seja um mestre! E compre a pelúcia do Chester que ela é muito fofinha.
Portal 2
Bom, não adianta eu recomendar a continuação de um jogo sem recomendar o seu volume 1. Primeira mente Portal é um jogo levemente obscuro que sem muitas explicações te coloca em um laboratório para você cumprir testes. Com o incentivo de que no final você vai conseguir algo grandioso. Mas sabemos bem o que acontece. Partindo para Portal 2, fica tudo muito mais dark e muito mais pesado o clima, com uma cara de steampunk até. Mas isso só faz o jogo melhor.
O jogo se torna muito mais difícil, com muito mais puzzles, muito mais medo. Jogando isso de fone e numa salinha mais escura você mordisca a cadeira com muita frequência, a história do jogo é fantástica e vale a pena ser jogada, e não contada, tem que se sentir o jogo. Mas sobre o game, a jogabilidade é quase a mesma, novos elementos são adicionados para criar mais facilidade (ou dificuldade) em avançar nos mapas.
O jogo também conta com modo multiplayer e mapas da comunidade, e passar desses mapas é um parto, se jogar Don’t Starve exige muita massa cinzenta. Jogar Portal 2 exige que seu cérebro se materialize e jogue xadrez contra você mesmo. Mas a sensação de passar dos níveis e sentir o conhecimento se multiplicando em você é muito gratificante.
The last of Us
O que dizer de um jogo tão incrível sem falar que ele é incrível a cada 4 palavras? Simples, ele é um dos melhores jogos já feitos, e na minha opinião é o top 2 melhores histórias em games, sendo a primeira dada para God of War 2018. O jogo em si é uma pintura, a cada momento que você avança no jogo você descobre um cenário mais lindo do que o outro.
A jogabilidade é muito boa, e pra quem é amante de jogos stealth, o jogo é perfeito, porquê afinal, zumbis são muito sensíveis a barulhos. Armas variadas, itens para chamar atenção dos zumbis, inimigos humanos super difíceis e muita paciência recheiam esse jogo e trazem na medida certa a dificuldade necessária para aumentar ainda mais a intensidade do jogo.
Mas a grande carta na manga desse jogo é a sua história, ao avançar no cenário e na relação com os personagens a história fica cada vez mais densa, mais impactante e cada vez mais preocupante. O jogo te faz tudo para seguir um rumo e quando tudo parece finalmente ter uma solução, temos um plot twist que causa espanto e ódio logo no começo, mas te faz pensar e ver se realmente faz sentido.
O jogo é perfeito e assim como portal, merece ser sentido na sua história, joguem e sintam o que essa obra de arte tem para melhor oferecer!
Far Cry 3
Far Cry 3 é um jogo do gênero tiro em primeira pessoa e mundo aberto desenvolvido pela Ubisoft Montreal em conjunto com a Ubisoft Massive, a Ubisoft Reflections, e a Ubisoft Shanghai. Foi publicado pela Ubisoft para PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows, sendo a sequência do jogo Far Cry 2, lançado em 2008.
Sua data de lançamento inicial estava programada para o dia 4 de setembro de 2012 na América do Norte e para o dia 6 de setembro do mesmo ano na Europa, no entanto, o game foi adiado para o dia 29 de novembro de 2012 na Europa e 4 de dezembro na América do Norte, com o intuito de que os produtores tivessem mais tempo para melhorar o jogo. Um conteúdo adicional intitulado Far Cry 3: Blood Dragon, o qual não possui nenhuma ligação com a história do jogo, foi lançado em 30 de abril de 2013.
Os eventos de Far Cry 3 se desenvolvem em uma ilha tropical localizada no cruzamento dos oceanos Índico e Pacífico, e conta a história do americano Jason Brody, que após perder-se na ilha durante suas férias, tem de salvar os seus amigos sequestrados e escapar dos fatais piratas que lá habitam.
Far Cry 3 foi muito bem recebido pelos críticos após ser lançado. Os sites de pontuações agregadas GameRankings e Metacritic deram à versão PlayStation 3 89.68% de aprovação e uma nota 91/100, à versão Xbox 360 89.40% e 90/100 e à versão PC 87.75% e 89/100, respectivamente. Em outubro de 2014, a Ubisoft divulgou que o jogo tinha passado da marca de 10 milhões de unidades vendidas pelo mundo.
God of War: Ascension
God of War: Ascension é um jogo de ação-aventura, produzido pela SCE Santa Monica Studio e publicado pela Sony Computer Entertainment em exclusivo para a PlayStation 3. É o sétimo título da série God of War o primeiro da cronologia e o primeiro também a ter multijogador. God of War: Ascension foi lançado em 12 de Março de 2013 na América do Norte e Brasil, a 13 de Março de 2013 na Europa e nas regiões PAL, 14 de Março de 2013 na Austrália e Nova Zelândia e 15 de Março de 2013 no Reino Unido e Irlanda.
A jogabilidade de God of War: Ascension é similar aos seus antecessores mas com gráficos e experiência de jogo melhoradas. Foca-se em combates de combos, conseguido seja com a arma principal do jogador (as Lâminas do Caos) seja com armas secundárias adquiridas ao longo do jogo.
O jogo irá ter eventos quick-time melhorados que requerem que o jogador complete várias ações no controle numa sequência de tempo para assim derrotar inimigos e chefes mais fortes. O jogo também tem elementos de puzzles e plataformas. Em adição à jogabilidade similar, também tem um sistema de combate e de armas melhorado, novas mecânicas de jogabilidade e conteúdo transferível. Uma beta do multijogador decorreu entre 12 de Dezembro de 2012 e 21 de Janeiro de 2013
Baseado na mitologia grega e a decorrer na Grécia Antiga, o jogador controla o personagem Kratos que tenta cortar os laços com o Deus da Guerra, Ares, – que enganou Kratos levando-o a assassinar a sua família – ao derrotar as três Fúrias. Ascension é cronologicamente o primeiro capítulo da série, fazendo parte de uma saga em que a vingança é o tema central.
God of War: Ascension foi no geral bem recebido pela crítica especializada conseguindo uma média de 80/100 no site Metacritic e de 80.11% no GameRankings. Os elogios dirigiram-se mais para os gráficos e para a jogabilidade enquanto que a história, por falta de ideias, foi a principal fonte de críticas. O multijogador, novo na série, teve uma recepção variada nas análises.
Uncharted 2: Among Thieves
Uncharted 2: Among Thieves é um título de ação-aventura desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment. É o segundo título principal da série Uncharted e foi lançado exclusivamente para PlayStation 3 em outubro de 2009. Na história, os jogadores controlam Nathan Drake, um caçador de tesouros que se alia à colega Chloe Frazer com o objetivo de encontrar a mitológica cidade perdida de Sambala. Among Thieves é jogado a partir de uma perspectiva em terceira pessoa e incorpora diversos elementos de plataforma na navegação pelos diferentes ambientes.
Os jogadores usam armas de fogo, combate corpo a corpo e furtividade a fim de combaterem inimigos e solucionarem quebra-cabeças. Há também um modo multijogador online em que os jogadores podem entrar em diferentes modos de partidas cooperativas ou competitivas.
O desenvolvimento de Among Thieves começou em 2008, logo depois da finalização de Uncharted: Drake’s Fortune. A equipe se inspirou no explorador Marco Polo para poder criar sua história, especialmente os escritos de suas expedições pela Ásia. O elenco de personagens foi expandido com o objetivo de aprofundar o mundo e mostrar diferentes lados de Nathan Drake, com a história tendo sido pensada para explorar os temas de confiança e traição.
Os desenvolvedores procuraram melhorar seu motor de jogo proprietário, o que permitiu a criação de animações, ambientes e texturas de maior qualidade em relação ao jogo anterior, além da inclusão de mais sequências cinemáticas e um melhor processo de captura de movimento. O jogo também foi o primeiro da série a implementar multijogador, com a Naughty Dog contratando desenvolvedores especializados para a criação desse modo.
Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots
Trata-se de um jogo de ação-aventura stealth desenvolvido pela Kojima Productions exclusivamente para o PlayStation 3. É o sexto título da série Metal Gear dirigido por Hideo Kojima seu lançamento mundial ocorreu no dia 12 de junho de 2008.
Metal Gear Solid 4 foi muito aclamado pela crítica especializada, recebendo várias notas perfeitas e prêmios de “Melhor do Ano”. O jogo foi um grande sucesso e vendeu mais de seis milhões de cópias.
Em Metal Gear Solid 4, o jogador deve mover-se de maneira furtiva e inteligente. O jogo usa uma visão em terceira pessoa com movimentação livre da câmera, mas também permite jogar livremente no modo em primeira pessoa, além de uma visão sobre o ombro que pode ser mudada tanto para o lado direito como para o esquerdo. O sistema de combate corpo-a-corpo foi totalmente remodelado.
Vários utensílios foram adicionados ao jogo, os mais notáveis são a OctoCamo (camuflagem que clona a textura do ambiente) e o Solid Eye que permite usar o radar sonoro, a visão noturna e a visão tática em primeira pessoa. Alguns outros ítens são notáveis como o robô Metal Gear Mk. II que te permite usá-lo para patrulhas e um barril de metal, semelhante a caixa de papelão presente em outros jogos da franquia.
Ao receber dano, o jogador não deverá apenas se preocupar com a barra de saúde do personagem, há também uma barra chamada de “psyche” que diminui quando Snake fica estressado, sendo este outro fator importante do jogo, o estresse é medido em forma de porcentagem e aumenta quando o protagonista presencia uma situação incomoda, como frio ou sobrecarga, por exemplo. Quanto menor a barra de “psyche”, mais difícil fica correr, atirar e se recuperar.
Em Metal Gear Solid 4 também há “chefes”, que exigem uma tática mais elaborada do que atirar neles, em um deles, por exemplo, o jogador poderá usar a visão noturna para rastrear as pegadas do inimigo e usar a direção do vento em sua vantagem. As batalhas com os “chefões” geralmente são longas e exigem que você enfrente outros inimigos além de seu alvo principal.
Halo 3
Halo 3 é um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido pela Bungie para o Xbox 360. É o terceiro título da franquia Halo, concluindo o arco de história que começou em 2001 com Halo: Combat Evolved seguido por Halo 2, em 2004. O título foi lançado no dia 25 de setembro de 2007 na Nova Zelândia (que, por conta do fuso horário, foi o primeiro local a vender uma cópia do jogo), Áustria, Singapura, Índia, México, Canadá, Brasil, Estados Unidos e Austrália.
No dia 26 de setembro de 2007, foi lançado na Europa e, no dia seguinte, no Japão. A história de Halo 3 centra-se na guerra interestelar, no século XXVI, entre a humanidade e um conjunto de raças alienígenas conhecido como Covenant. O jogador assume o papel de Master Chief, um supersoldado ciberneticamente aprimorado, em sua batalha contra os Covenant.
O game apresenta veículos, armas e novas formas de jogabilidade jamais vistos nos títulos anteriores da série, bem como a adição do salvamento de vídeos de jogabilidade, compartilhamento de arquivos e um editor de mapas conhecido como Fornalha – uma utilidade que permite ao jogador realizar modificações nas fases do modo multijogador.
A Bungie começou a desenvolver Halo 3 logo após o lançamento de Halo 2. O jogo foi oficialmente anunciado na E3 2006, e seu lançamento foi precedido por uma beta do modo multijogador, aberta a jogadores que compraram o título de Xbox 360 Crackdown. A Microsoft gastou US$40 milhões no marketing da obra, em uma tentativa de vender mais consoles e ampliar a atração do jogo além da base de fãs já estabelecida de Halo. O marketing incluiu promoções cruzadas e um alternate reality game.
Um dia antes do lançamento oficial, 4.2 milhões de unidades de Halo 3 estavam em lojas de varejo. Halo 3 faturou US$300 milhões em sua primeira semana. Mais de um milhão de pessoas jogaram Halo 3 na Xbox Live nas primeiras vinte horas. Até março de 2014, já tinham sido vendidas mais de 14.5 milhões de cópias, sendo o quinto título mais vendido de Xbox 360, o segundo mais vendido da franquia Halo, o exclusivo mais vendido de Xbox 360 e o jogo de tiro em primeira pessoa mais vendido, fora os videogames da franquia Call of Duty.
O jogo também foi o mais vendido de 2007 nos Estados Unidos. Em geral, o título foi muito bem recebido pelos críticos, sendo a Fornalha e o modo multijogador apontados como fortes características; entretanto, alguns avaliadores criticaram aspectos da campanha, especialmente o enredo e seu layout. Uma prequela do jogo, intitulada Halo 3: ODST, foi lançada globalmente em 22 de setembro de 2009. Sua sequência, Halo 4, lançada em 6 de novembro de 2012, foi desenvolvida pela 343 Industries e faturou $220 milhões em seu primeiro dia.
Alguns dados retirado de Wikipédia.