Pesquisar
Close this search box.

Fortnite está fora da Play Store do Google

Após processo por quebra de contrato, Fortnite está fora da Play Store do Google

É oficial: Fortnite está fora da Play Store! A Epic Games continua acumulando processos judiciais com proprietários de lojas de aplicativos. Depois da Apple declarar que Fortnite não voltará a sua loja tão cedo, é a vez, o Google estar contra a Epic por quebra de contrato. A situação é exatamente a mesma: A Epic colocou em seu jogo a sua loja de compras próprias e deixou o Google de fora dos pagamentos feitos pelos jogadores.

No lançamento do jogo, a Epic assinou contratos com o Google e a Apple, se comprometendo a usar os sistemas de pagamento padrão para compras dentro dos aplicativos, mas, como parte de seu esforço para sistemas de pagamento mais abertos (e para evitar a taxa de 30% do valor das compras que iam para as plataformas), a Epic incluiu em suas atualizações dos aplicativos de Fortnite para Android e iOS um sistema que mudava o processamento de pagamento das compras dentro do app das plataformas direto para a loja da Epic. O Google e a Apple alegam que essa ação foi uma violação de seus contratos de loja de aplicativos feitas pela Epic.

Fortnite está fora da play store
Fortnite está fora da Play Store

Por que Fortnite está fora da Play Store?

A Apple processou e a sua decisão do processo aconteceu no mês passado e obrigou a Epic a pagar US $ 3,65 milhões em danos, cobrindo a receita supostamente perdida da Apple com os três meses em que os jogos tiveram seus sistemas de pagamentos autônomos. E agora, após essa decisão, o Google quer o dinheiro supostamente perdido também e está processando a Epic, esperando uma decisão parecida.

No processo que está buscando a restituição de seus ganhos perdidos e danos do Google diz:

A Epic violou intencionalmente o DDA [Contrato de distribuição do desenvolvedor] ao enviar uma versão do Fortnite para publicação no Google Play com um método de pagamento diferente do faturamento do Google Play para compras de conteúdo no aplicativo. Ao fazer isso, a Epic negou ao Google sua taxa de serviço sob o DDA para quaisquer compras feitas por meio do aplicativo fora do Google Play Billing.

Os usuários que baixaram a versão incompatível do Fortnite antes de sua remoção do Google Play ainda podem usar o mecanismo de pagamento externo com hotfix da Epic para fazer compras no aplicativo – permitindo que a Epic evite sua taxa de serviço contratualmente acordada para o Google por essas compras. A Epic foi, alternativamente, enriquecida injustamente às custas do Google”

Contudo, no processo do Google, a empresa se esforça para deixar bem clara a diferença entre os casos do sistema Android e iOS, dizendo que:

Ao contrário de concorrentes, como a Apple, o Google não exige que usuários ou desenvolvedores de Android usem o Google Play para baixar, instalar ou distribuir aplicativos no Android e que a maioria dos telefones Android vem com várias lojas de aplicativos pré-instalados.

Consumidores e desenvolvedores não precisam usar o Google Play; eles optam por usá-lo quando podem escolher entre lojas de aplicativos e canais de distribuição Android”.

O que fica um recado bem claro para a Epic que “não gostar das regras da Play Store, está livre para ir para outro lugar”. Agora, não há nenhuma informação por parte da Epic sobre o caso, mas, para os jogadores, uma má notícia: O jogo agora está fora da Google Play e, pesquisando por “Fortnite” você achará uma série de conteúdos como guias de jogo e aplicativos paralelos, mas o game em si, não poderá mais ser baixado lá.

Fortnite está fora da play store
Pesquisa por “Fortinite” na Play Store

A Batalha Real Continua Em Fortnite

Fortnite é um jogo ao estilo Battle Royale, desenvolvido pela Epic Games e você pode baixá-lo no site oficial, e que pode ser jogado gratuitamente no PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e celulares Android. Um sucesso entre os jogos do seu gênero, e ainda figurando nas listas de games online mais jogados atualmente, o título recebe atualizações com novos conteúdos regularmente.

Conte nos comentários o que você acha dessa lista? Faltou alguma skin que você gosta? Aproveite para ler mais sobre Fortnite no nosso site.

Saiba mais sobre como Escrever Press Releases para Jogos
Saiba quais as Melhores Práticas para Lojas In-Game e monetize seu jogo com sucesso
Veja o processo de Criação de Sprites para Jogos passo-a-passo
Conheça os principais serviços e Modelos de Assinatura em Jogos e se você deve colocar seu indie lá
Aprenda a Como Promover Jogos Indie e as principais estratégias de divulgação
Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente