Pesquisar
Close this search box.

IA da Sony irá ajudar jogadores

IA da Sony pode ajudar jogadores, aumentar o desafio ou até, substitui-los em uma partida

Relatório de estratégia empresarial apresentado pelo CEO Kenichiro Yoshida faz menção ao projeto de IA da Sony para ajudar jogadores em jogos difíceis

Ia da sony | inteligência artificial, playstation, software, sony, tecnologia | ia da sony irá ajudar jogadores | 5d6d3c9a imagem 2021 05 26 133746 | notícias, hardware

Imagine se, durante uma importante partida de jogos online, você precisa sair para ir ao banheiro, acaba a bateria do seu controle ou acontece uma queda de energia ou de internet na sua casa e, mesmo sem você lá, o seu personagem continua a agir e jogar como se fosse você, para que o seu time não fique com um jogador a menos e você não seja punido por “abandonar a partida”.

Ou imagine se a partida está tão difícil e você não consegue passar por um certo boss e o jogo não tem um sistema de escolha de dificuldade. Ou ainda o inverso, se o jogo está tão fácil que você simplesmente não tem mais nem vontade de jogar. Imagine se houvesse um tipo de Inteligência Artificial que ajudasse você a resolver isso?

Ia da sony
Patente da IA da Sony sobre a Dificuldade Adaptativa

Aparentemente, a Sony já pensou nisso e, para resolver os problemas do gamers nesse ponto, a empresa patenteia uma IA que poderá ser usada nestes casos. De acordo com o relatório apresentado durante a última reunião de estratégia empresarial da Sony, na terça-feira passada, o CEO Kenichiro Yoshida se referiu que o departamento de Inteligência Artificial criado no final de 2019 e que agora está trabalhando em uma solução para ajudar os jogadores em games online.

O que a IA da Sony Fará por você?

A primeira patente da Sony para o caso era para uma função opcional nos jogos, chamada de Dificuldade Adaptativa, que aumentaria ou diminuiria a dificuldade dos jogos conforme o desempenho do jogador, evitando que ele abandone o game por ser muito fácil ou frustrante. Essa função, reforça a patente, seria opcional.

Além da “Dificuldade Adaptativa” a empresa planejaria um segundo sistema batizado de “Agente IA”, que aprenderia com os movimentos do jogador, aprendendo-os a ponto de poder copiá-los e simular as habilidades do player para superar desafios que estejam particularmente complicados.

Ia da sony | inteligência artificial, playstation, software, sony, tecnologia | ia da sony irá ajudar jogadores | 004bb79c imagem 2021 05 26 134140 | notícias, hardware

“E a Sony AI, que estabelecemos no ano passado, começou uma colaboração com a PlayStation que fará experiências de jogo ainda mais rico e agradável. Aproveitando o reforço aprendendo, estamos desenvolvendo agentes de IA de jogos que podem ser de um jogador oponente no jogo ou parceiro de colaboração.”

O que significa que os Agentes IA poderiam aprender com o jogador e jogar no mesmo nível que eles, permitindo que o jogador se ausente durante algum tempo de uma partida online e a IA substituía o player, não deixando o time do jogador com um personagem a menos. Isso também poderia ser usado para deixar o “controle na mão” da IA e ela superaria um desafio particularmente difícil para o jogador.

Então, em um futuro próximo, os jogadores do sistema da Sony poderão ter a ajuda de um “segundo jogador” na forma de um Agente IA que poderia ser um auxiliar ou um adversário. Não há informações sobre quando ou como isso será implementado ou mesmo se chegará a ser uma função real para os gamers no futuro.

Então, seria o Agente IA a evolução do Robô R.O.B lançado pela Nintendo na década de 80 e que jogava (dois jogos) com você? O que você acha da novidade? Gostaria de uma inteligência artificial jogando por você ou contra você? Deixe nos comentários e aproveite para ler mais sobre a Sony no nosso site.

Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores
Aprenda Como Criar Cenários Envolventes em Jogos 2D
Saiba mais sobre a Implementação de Som 3D em Jogos
Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado