Pesquisar
Close this search box.

Placas de vídeo e processadores podem ficar ainda mais caros em 2022

Placas de vídeo e processadores ficarão mais caros por causa da pandemia

Para surpresa de zero pessoas, as placas de vídeo e processadores podem ficar ainda mais caros nesse ano! Como se o preço já não estivesse alto o bastante (ainda mais para nós que estamos com valor do dólar em mais de 5 reais) a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Limited, uma empresa multinacional taiwanesa de contratos de fabricação de semicondutores) informou a seus clientes que planeja aumentar seus preços. Novamente!

Você sabe o que isso significa: Toda essa tecnologia cara que amamos está prestes a ficar ainda mais cara. De acordo com o DigiTimes, a TSMC informou seus maiores clientes, incluindo a Nvidia e AMD, que planeja aumentar os preços de seus chips em até 20%. Claro, isso será passado para o consumidor, o que significa CPUs e GPUs mais caras.

Leia Também:
Saiba Qual Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Infalíveis Para Saber Se O Jogo Roda No PC
19 Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio Em 2021

Placas de vídeo e processadores
Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, Limited

Pandemia pode ser o motivo do aumento dos preços de placas de vídeo e processadores

Apesar desse movimento ser esperado, não é como se o TSMC estivesse lutando contra uma possível falência e aumentar esses preços fosse a sua única saída para se manter no mercado. Longe disso! Seu lucro trimestral subiu 16,4% em relação ao ano anterior, para US$ 6 bilhões, de acordo com a fonte.

Mas, a TSMC cita os fatores como a escassez de materiais relacionada à pandemia, custos de material e até frete e logística como motivos para aumentar os preços. O custo do equipamento pode realmente aumentar, pois a TSMC depende de empresas como a ASML (empresa holandesa e o maior fornecedor de sistemas de litografia para a indústria de semicondutores) para muitas de suas atividades e essa empresa sofreu recentemente um incêndio em sua fábrica de Berlim.

Esse incêndio interrompeu temporariamente o envio de equipamentos avançados de litografia. Em suma, esse é o tipo de coisa que atrasaria os planos de expansão, não afetaria os preços no curto prazo.

A AMD depende fortemente da TSMC para sua fabricação. Suas CPUs e GPUs atuais e futuras são todas construídas com o agora mais caro node de 7 nm, e seus próximos processadores Zen 4 usarão o node de 5 nm com capacidade ainda maior. A última coisa que a AMD precisa é de aumentos de preços, pois agora está em luta contra uma Intel que fábrica seus produtos em grande parte internamente.

Aproveite enquanto os preços não aumentam e atualize o seu PC

[amazon bestseller=”gpu” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

De acordo com o artigo do DigiTimes, a Nvidia já pagou adiantado para garantir sua capacidade de 5nm, que será usada para construir suas placas da série RTX 40 que devem ser lançadas ainda este ano. Quando vemos GPUs como uma 3090 Ti que pode custar mais de 4 mil euros lá, estremecemos ao pensar no que o carro-chefe da próxima geração custará aqui no mercado nacional. Com o período eleitoral então, podemos imaginar o valor que o dólar atingirá nos próximos meses e apenas chorar!

Só podemos esperar que todos os bilhões gastos no aumento da produção comecem a trazer boas notícias para consumidores e jogadores. 2021 foi o pior ano para jogos de PC. Do jeito que as coisas estão indo, 2022 está se tornando ainda pior.

Agora, deixe aí nos comentários, o que está esperando para esse ano de 2022. Está planejando comprar uma nova placa de vídeo? Está procurando por alguma oferta que o ajude a melhor o seu PC? Fale conosco nos comentários e diga o que achou dessa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: DigiTimes

Procurando um Cursos para Jogos 2D? Então veja qual escolher
Saiba mais sobre o Desenvolvendo Jogos em Unity com nossas dicas e truques
Veja quais o melhor Curso de Nuxt que você pode fazer para dominar o framework
Aprenda sobre o desenvolvimento de jogos em HTML 5
Saiba como escolher os melhores e comece seu curso de Vue Js hoje mesmo
Saiba quais os melhores Curso de Desenvolvedor Web para você aprender