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TV para jogos em 2022: tudo o que você precisa saber

Tudo o que você precisa saber para comprar uma TV para jogos e consoles de nova geração

Ao procurar as melhores TV para jogos, estamos buscando outras prioridades, de maneira um pouco diferente das que procuramos quando queremos algo para filmes ou streaming. Você ainda precisa equilibrar qualidade de imagem, preço e tamanho, é claro, mas existem alguns recursos específicos que você deseja que tornam uma TV mais adequada para jogos. 

A tecnologia de display já percorreu um longo caminho em uma década. Se você quer uma TV para jogos, incluindo um console de última geração e títulos para PC, suas necessidades são bem diferentes de um comprador e consumidor médio. Vamos falar qual é a melhor tela para você aproveitar o melhor dos seus games. Se ficar com alguma dúvida, deixe então um comentário.

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Tv para jogos
Qual é a TV ideal para jogar videogame?

A importância do HDMI 2.1

Chegou a próxima geração de consoles e placas de vídeo para PC de última geração. A Sony e a Microsoft estão lutando contra o PlayStation 5 e o Xbox Series X, ambos com portas HDMI 2.1. A NVIDIA também lançou suas placas da série 30 com suporte total para HDMI 2.1.

Então, qual é o grande problema desse novo padrão em relação a tv para jogos?

Interface de multimídia de alta definição (HDMI) é como sua TV se conecta a consoles, reprodutores de Blu-ray e muitas placas de vídeo de PC. O HDMI 2.0b atinge uma largura de banda de 18 Gbits por segundo, o que é suficiente para conteúdo 4K a 60 quadros por segundo.

Tv para jogos
HDMI

O HDMI 2.1 permite velocidades de até 48 Gbits por segundo. Isso inclui suporte para 4K a 120 quadros por segundo (com HDR) ou 8K a 60 quadros por segundo, o que é ótimo em uma TV para jogos. Também há suporte para áudio não compactado e uma série de outros recursos, como taxas de atualização variáveis ​​(VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM) para minimizar o atraso de entrada.

Lembre-se, porém, de que o HDMI 2.1 só vale a pena se a TV tiver um painel de 120 Hz. Algumas TVs, como a Samsung Q60T, anunciam suporte para HDMI 2.1, mas têm apenas um painel de 60 Hz. Isso significa que eles não podem tirar vantagem de 120 quadros por segundo porque a tela só é capaz de 60 quadros por segundo.

Você precisa de toda essa largura de banda extra? Se você quiser tirar o máximo proveito dos novos consoles, você o faz. No entanto, não está claro quantos jogos de última geração suportarão resolução de 4K a 120 quadros. A Microsoft anunciou que um punhado de títulos do Xbox Series X oferecerá suporte a 4K / 120. A lista inclui  o título multijogador Halo Infinite (adiado até o fim 2021), o jogo atraente de plataformas Ori and the Will of the Wisps, Dirt 5 e Gears of War 5.

A maioria dos jogos da geração anterior rodava a 30 quadros por segundo, incluindo lançamentos de grande orçamento, como The Last of Us Parte II, e pilares de terceiros, como Assassin’s Creed. A Microsoft melhorou isso com o Xbox One X, otimizando alguns jogos para rodar em 60 frames.

Tanto o PS5 quanto o Xbox Series X terão como referência 4K 60 frames. Se você quiser estar preparado para o futuro, compre uma tela de 120 Hz com compatibilidade HDMI 2.1, mesmo se as portas se limitarem a 40 Gbits por segundo (como algumas TVs e receptores de 2020 da LG e da Sony). Os 40 Gbits por segundo são suficientes para um sinal de 4K a 120 quadros com suporte total a HDR de 10 bits.

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Até a NVIDIA desbloqueou o suporte a 10 bits em suas placas da série 30. Isso permite que monitores com 40 Gbits por segundo lidem com 120 quadros em 4K com 10 bits sem subamostragem de croma (ou seja, fazendo com que alguns canais omitam certas informações de cor).

Se você ficar com seu PlayStation 4 ou Xbox One por um tempo, ou se não precisar de um jogo de 120 quadros por segundo, o HDMI 2.0b está de bom tamanho por enquanto. Também não há problema se você estiver adquirindo o Xbox Series S mais barato, que visa 1440p, em vez de 4K completo.

Nos próximos anos, mais e mais modelos terão suporte para HDMI 2.1 e você terá mais opções, o que significa mais oportunidades de economizar dinheiro. Porém, atualmente, um dos melhores modelos com essa entrada e tecnologia é a Smart TV 55″ 4K, da Samsung, que, além de ser enorme, conta com a tecnologia de imagem de última geração da empresa, a Crystal UHD, que tornará sua experiência em uma TV para jogos excepcional.

Taxa de atualização variável, modo automático de baixa latência e quick frame

Alguns dos novos recursos HDMI 2.1 também estão disponíveis por meio do antigo padrão HDMI 2.0b e foram implementados em TVs que não suportam explicitamente HDMI 2.1.

A taxa de atualização variável (VRR ou HDMI VRR) é uma tecnologia que rivaliza com o NVIDIA G-Sync e o AMD FreeSync. Enquanto os últimos são principalmente para jogadores de PC, HDMI VRR é para consoles. Atualmente, apenas a Microsoft se comprometeu com esse recurso no Xbox Series X e S, mas o PlayStation 5 também deve suportá-lo.

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Definição de Low e High Frame

A VRR é projetada para evitar tela rasgada, que é um efeito colateral desagradável de um console que não consegue acompanhar a taxa de atualização da tela. Se o console não estiver pronto para enviar um quadro completo, ele envia um parcial, o que causa um efeito de “tearing”. Quando a taxa de atualização está em uníssono com a taxa de quadros, o tearing é praticamente eliminado.

O Modo Automático de Baixa Latência (ALLM) é um método inteligente de desabilitar o processamento para reduzir a latência ao jogar. Quando a TV detecta o ALLM, ela desativa automaticamente recursos que podem introduzir latência. Com o ALLM, você não precisa se lembrar de alternar para o modo Jogo para obter o melhor desempenho.

O Quick Frame Transport (QFT) funciona com a VRR e o ALLM para reduzir ainda mais a latência e o tearing da tela. O QFT transporta quadros da fonte em uma taxa mais alta do que a tecnologia HDMI existente. Isso faz com que os jogos pareçam mais responsivos.

Todos os dispositivos da cadeia HDMI precisam de suporte para que esses recursos funcionem, incluindo os receptores AV.

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Vamos falar de latência

Ao comprar uma nova TV para jogos, você provavelmente verá dois termos de som semelhante que se referem a coisas diferentes: latência (ou atraso) e tempo de resposta.

A Latência é o tempo que leva para o display reagir à sua entrada. Por exemplo, se você pressionar um botão no controle para pular, a latência é quanto tempo leva para seu personagem pular na tela. A latência mais baixa pode dar a você a vantagem em jogos multijogador competitivos ou tornar os jogos para um jogador mais rápidos e mais responsivos.

Esse atraso é medido em milissegundos. Geralmente, uma latência de 15 ms ou menos é imperceptível. Algumas TVs de última geração reduzem isso para cerca de 10 ms, mas qualquer coisa abaixo de 25 ms geralmente é suficiente. A importância disso depende inteiramente do tipo de jogo que você joga.

O tempo de resposta refere-se à resposta do pixel. Este é o tempo que leva para um pixel mudar de uma cor para outra, normalmente citado no desempenho “cinza a cinza”. Isso também é medido em milissegundos, e não é incomum que monitores de última geração tenham uma resposta de pixel de 1 ms ou melhor. Os visores OLED, em particular, têm um tempo de resposta quase instantâneo.

Muitas TV para jogos premium e carros-chefes têm bons tempos de latência e resposta. As TVs econômicas podem ser um sucesso ou um fracasso, portanto, pesquise antes de comprar. Na RTINGS, eles testam a latência e listam todos os modelos de revisão por lag de entrada se você quiser ver como aquela TV para jogos que você está considerando se compara.

A Smart TV 4K QLED 50 da Samsung, tem um dos melhores tempos de resposta do mercado, além de garantir os 60Hz em 4k. Garanta logo a sua, ela está com um ótimo custo-benefício.

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FreeSync e G-Sync

As taxas de atualização variáveis ​​eliminam o rasgo da tela, combinando a taxa de atualização do monitor com a taxa de quadros da fonte. Em um PC, é uma placa de vídeo ou GPU. Tanto a Nvidia quanto a AMD possuem tecnologias proprietárias que lidam com esse problema.

O G-Sync é a tecnologia de taxa de atualização variável da Nvidia e requer um chip de hardware na tela. Porém, ele só funciona com placas de vídeo Nvidia. Se você tiver uma placa Nvidia GTX ou RTX que deseja usar com sua nova TV para jogos, certifique-se de que ela tenha suporte para G-Sync.

Atualmente, existem as seguintes três tiers de G-Sync:

  • G-Sync: Oferece jogos sem rasgar em definição padrão.
  • G-Sync Ultimate: Projetado para uso com HDR de até 1.000 nits de brilho.
  • Compatível com G-Sync: Esses são monitores que não têm o chip de pré-requisito, mas ainda funcionam com o G-Sync normal.
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AMD Free Sync e o Nvidia G-Sync

O FreeSync é a tecnologia equivalente da AMD e funciona com a linha de GPUs Radeon da empresa. Existem três tiers de FreeSync:

  • FreeSync: remove o rasgo da tela.
  • FreeSync Premium: incorpora compensação de baixa taxa de quadros para aumentar as taxas de quadros baixas. Requer uma tela de 120 Hz a 1080p ou melhor.
  • FreeSync Premium Pro: Adiciona suporte para conteúdo HDR de até 400 nits.

Muitas TVs que suportam G-Sync também funcionam com FreeSync (e vice-versa). Atualmente, existem muito poucas TVs que suportam explicitamente G-Sync, notavelmente, a linha OLED carro-chefe da LG. O FreeSync é mais barato de implementar porque não requer nenhum hardware adicional, por isso é amplamente encontrado em monitores mais acessíveis.

Como a AMD está fazendo as GPUs dentro do Xbox Series X/S e do PlayStation 5, o suporte ao FreeSync pode ser mais importante para os jogadores de console desta geração. A Microsoft confirmou o suporte do FreeSync Premium Pro para a próxima Série X (além do HDMI VRR), mas não está claro o que a Sony está usando.

Um ótimo modelo compatível com FreeSync é a TV 55″ NanoCell 4K 55NANO85SPA, da LG, com frequência de 120Hz e HDMI 2.1. Ou seja, a opção perfeita para você que quer uma TV para jogos.

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Considere onde você estará jogando

Existem atualmente dois tipos de painéis principais no mercado: LCDs com iluminação LED (incluindo QLEDs) e OLEDs com iluminação automática. Os painéis LCD podem ficar muito mais brilhantes do que os OLEDs porque o OLED é uma tecnologia orgânica auto-emissiva que é mais suscetível à retenção permanente de imagem em alto brilho.

Se você estiver jogando em uma sala muito iluminada, poderá descobrir que um OLED simplesmente não é brilhante o suficiente. A maioria dos painéis OLED está sujeita à limitação automática de brilho (ABL), que reduz o brilho geral da tela em cenas bem iluminadas. Os painéis LCD não são suscetíveis a isso e podem ficar muito mais brilhantes.

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Tela OLED

Se você joga principalmente durante o dia em uma sala cheia de janelas com muita iluminação ambiente, um LCD pode ser a melhor escolha. No entanto, em uma sala com luz controlada à noite com iluminação sutil, um OLED fornecerá a melhor qualidade de imagem.

Geralmente, os OLEDs fornecem excelente qualidade de imagem devido à sua (teoricamente) taxa de contraste infinita. Os modelos QLED (LCDs iluminados por LED com filme de pontos quânticos) têm maior volume de cores, o que significa que podem exibir mais cores e ficar mais brilhantes. Cabe a você decidir o que melhor se adapta ao seu orçamento e ambiente de jogo.

Painel OLED

Os painéis OLED são suscetíveis à retenção de imagem permanente ou “queima”. Isso é causado por conteúdo estático, como placares ou logotipos de canais de TV, que permanecem na tela por um longo período. Para jogadores, isso também se aplica a elementos do HUD, como barras de saúde e minimapas.

Para a maioria das pessoas, isso não será um problema. Se você variar o consumo de conteúdo e desgastar o painel, provavelmente não encontrará o ‘‘burn-in’’. Além disso, se você jogar uma variedade de jogos, isso não será um grande problema.

Isso pode ser um problema para pessoas que jogam o mesmo jogo por meses, especialmente se ele tiver muitos elementos de HUD. Uma forma de reduzir o risco de burn-in é habilitar a transparência do HUD ou desabilitar o HUD completamente. Claro, isso nem sempre é possível ou desejável.

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Muitas TVs OLED agora incluem medidas de redução de burn-in, como o recurso Logo Luminance da LG, que escurece a tela quando o conteúdo estático é exibido por dois minutos ou mais. Isso deve ajudar a evitar o burn-in. Uma TV para jogos com essa tecnologia é a Smart TV 55″ 4K OLED AI ThinQ, da LG, que atenderá todos os requisitos de sua jogatina, além de conseguir controlar sua Casa inteligente sem sair do sofá ou da cama.

Para jogadores de PC que usam uma TV como monitor (com barras de tarefas e ícones da área de trabalho na tela), um OLED provavelmente não é a melhor escolha. Qualquer quantidade de imagem estática representa um risco de burn-in. A menos que você esteja usando um monitor apenas para jogar ou assistir filmes, você pode considerar um painel LCD de última geração.

Nem todo o burn-in é perceptível durante o uso no mundo real. Muitas pessoas só descobrem quando executam padrões de teste, incluindo slides coloridos. Infelizmente, a maioria das garantias, principalmente dos fabricantes, não cobre o burn-in. Se você estiver preocupado e ainda quiser um OLED, considere obter uma garantia estendida em lojas que cobrem explicitamente esse problema.

HDR e Dolby Vision

Os jogos HDR se tornaram populares com o lançamento do PlayStation 5 e do Xbox Series X/S. Com ambas as plataformas suportando HDR de alguma forma, você vai querer ter certeza de que sua próxima TV para jogos é pelo menos compatível com HDR10, para que você obtenha imagens mais ricas, brilhantes e detalhadas.

O HDR Gaming Interest Group (HGIG) foi formado em uma tentativa de padronizar os jogos HDR por meio do formato HGIG. Os jogos devem ser certificados para suporte HGIG. O formato deve decolar com a chegada dos jogos de próxima geração, então provavelmente vale a pena procurar uma TV HDR com suporte para HGIG.

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Dolby Vision

Tanto o Xbox Series X quanto o S também terão suporte para Dolby Vision HDR, que é mais um formato. Ao contrário do HDR10, que usa metadados estáticos, o Dolby Vision usa metadados dinâmicos cena a cena. Atualmente, o conteúdo masterizado em Dolby Vision pode atingir o brilho máximo de 4.000 nits, embora nenhum monitor de consumidor possa ainda atingir esses níveis.

Para usar o Dolby Vision em seu novo Xbox, você precisará ter uma TV compatível. Fabricantes como LG, Vizio, HiSense e TCL produzem TVs com suporte para Dolby Vision. A Samsung, no entanto, evitou o formato em favor do HDR10 +. No entanto, se você estiver adquirindo um Xbox de última geração, lembre-se de que os jogos precisam oferecer suporte explícito ao recurso.

A próxima geração de jogos

Este tem sido um ano turbulento para a maioria das pessoas, então a chegada dos consoles e placas de vídeo da próxima geração é ainda mais emocionante do que o normal. Também não é uma má hora para atualizar sua TV para jogos, especialmente se você adiou a compra de um conjunto de 4K até agora.

O preço da TV para jogos OLEDs da LG cairam significativamente nos últimos anos. Os filmes Quantum Dot agora são encontrados em aparelhos LCD, o que significa que você pode ter uma imagem brilhante e colorida sem estourar suas economias.

FAQ Rápido

Qual é o melhor tamanho de TV para jogos de console?

Você pode usar um tamanho de TV de 32 a 55 polegadas com consoles de jogos e até 32 polegadas para jogos. Tenha certeza de que a distância da tela seja adequada e que o ângulo de visão ofereça todos os benefícios em jogos competitivos.

Como escolher uma TV boa para jogos de console?

A resolução de uma TV é importante e afetará significativamente a qualidade da imagem de qualquer jogo que você esteja jogando. Para tirar o máximo proveito do seu PS5 ou Xbox Series X, por exemplo, uma TV 4K extrairá a melhor imagem possível dos jogos nesses consoles.

O LED ou OLED é melhor para jogos?

A maioria das novas TVs é capaz de taxas de atualização de 120Hz, o que significa que toda a imagem é atualizada 120 vezes a cada segundo. Alguns chegam a 240Hz. Se a taxa de atualização fosse simplesmente uma questão de Hz, chamaríamos a “TV OLED vencedora”, simplesmente porque ela pode atingir taxas de até 1.000 vezes maiores que as TVs LED.

É melhor comprar um monitor ou TV para jogos?

Os monitores têm menor atraso de entrada, tempos de resposta mais rápidos e taxas de atualização mais altas do que as TVs. Eles são mais responsivos e permitem que você desfrute de jogos de console competitivos. Além disso, os monitores são um excelente custo-benefício se você quiser jogar jogos de PC e console.

Agora, deixe nos comentários: Qual é a TV que você usa? Tem alguma sugestão de telas para jogos? Prefere as TVs de LED ou OLED? Deixe aí nos comentários e aproveite para ler mais sobre tecnologia no nosso site.

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