Todos lançamentos do Marvel MCU nos cinemas e TV até 2023!

Nesta segunda-feira, a Marvel MCU divulgou um vídeo em celebração ao cinema e aos filmes de seu universo cinematográfico (MCU), com a divulgação de cenas exclusivas, novos títulos, e datas de estreias. Tem muita coisa nova vindo por aí, então segue o texto!

“O mundo pode mudar e evoluir, mas a única coisa que nunca vai mudar: nós somos todos parte de uma grande família”. Começando com esta frase na voz de Stan Lee, o vídeo tem um forte apelo emocional aos fãs do universo Marvel, contendo cenas icônicas e emocionantes como: “We are Groot” (nós somos Groot), de Guardiões da Galáxia (2014) e “Wakanda Forever” (Wakanda para sempre) de Pantera Negra (2018). Quem assistiu e principalmente quem é fã, não pode deixar de sentir algo forte com as cenas.

Leia Mais:
Todas as aparições de Venon nos Games
Os melhores jogos da Marvel
Conheça mais sobre Shang Chi
Os Melhores Jogos da DC Comics
Quem são os personagens de O Esquadrão Suicida

FAQ Rápido

Qual a ordem cronológica dos filmes da Marvel?

Filmes da Marvel em ordem cronológica Capitão América: o Primeiro Vingador. Capitã Marvel. Homem de Ferro. Homem de Ferro 2. O incrível Hulk. Thor. Os Vingadores. Thor: O Mundo Sombrio.

É melhor assistir a filmes da Marvel em ordem cronológica ou não?

A ordem cronológica segue a linha do tempo MCU. Por exemplo, Capitã Marvel foi lançado em 2019, mas se passa na década de 1990 e é um dos primeiros filmes da linha do tempo. Eu recomendo assistir os filmes da Marvel em ordem cronológica (linha do tempo) para maximizar sua compreensão da saga dos Vingadores.

-- Publicidade --
Quanto tempo demoraria para assistir todos os filmes da Marvel em ordem?

Se você fosse assistir a todos os filmes MCU que foram lançados até agora como uma espécie de “maratona de filmes”, você desfrutaria de 3.015 minutos de filme. Levaria cerca de 60 horas ou 2 dias e 4 horas para assistir todos os filmes sem parar. Talvez um pouco mais.

O Incrível Hulk faz parte do MCU?

Sim. O filme é um dos primeiros longas da ordem cronológica do MCU e é referenciado algumas vezes em Os Vingadores.

Tony Stark está em o Incrível Hulk?

Tony Stark, de Robert Downey Jr., teve uma participação especial em O Incrível Hulk – e histórias em quadrinhos explicam sua relação com Thunderbolt Ross.

Venom faz parte do MCU?

A cena pós-crédito de “Venom: Tempo de Carnificina”, de alguma forma, introduz o personagem ao MCU.

Devo assistir WandaVision antes de Loki?

Kevin Feige disse para entender a fase 4, você tem que assistir a todas as séries. Basta assistir WandaVision, junto de Loki. Pode ser assim, já que você precisa desses conhecimentos para entender o filme Dr. Strange: Multiverse of Madness.

-- Publicidade --
Deadpool está no MCU?

Até o momento, nem o Mercenário Tagarela ou nenhum dos mutantes dos X-Men foram oficialmente introduzidos ao MCU, mas, com a aquisição da Fox por parte da Disney, estes personagens serão parte do MCU no futuro.

O Cronograma do Marvel MCU até 2023

Com a pandemia do coronavírus, houve não só o fechamento dos cinemas, como atraso nas gravações dos filmes. O vídeo novo da Marvel, relembra que esta é uma situação passageira, que vamos não só superar este momento, como poderemos retornar à rotina de antes. E que os nossos herois favoritos estarão lá, nos esperando para esse reencontro, como uma família.

‘Nós vamos para escapar, para nos perdermos em uma história, para nos sentirmos conectados, para compartilhar momentos dos quais nos lembraremos para sempre”, com essas frases na tela, a Marvel resume o que é a essência do cinema para todos nós.

Após fazer uma bela homenagem aos cinemas com todos estes elementos, o vídeo segue revelando novidades para este ano e para os próximos, com os filmes da fase 4 do MCU (Marvel Cinematic Universe – Universo Cinemático da Marvel).

Viúva Negra

Trailer em português de Viúva Negra

E ela começa com cenas de Viúva Negra, que será lançado em 9 de julho deste ano. Este filme foi um dos que mais sofreu com a pandemia do coronavírus, com uma série de adiamentos, mas finalmente será lançado. Viúva Negra contará a história de Natasha Romanoff e os acontecimentos com ela entre os filmes Guerra Civil e Guerra Infinita.

-- Publicidade --

Viúva Negra é estrelado por Scarlett Johansson (História de um Casamento e Jojo Rabbit) no papel da principal Natasha Romanoff. Outros nomes a figurarem no filme são Florence Pugh (Adoráveis Mulheres), Rachel Weisz (O Jardineiro Fiel) e David Harbour (Stranger Things). O filme será lançado simultaneamente nos cinemas e na plataforma de Streaming Disney+, mas assim como os lançamentos de Raya e Mulan, será preciso pagar um valor adicional à assinatura para ter acesso.

Shang Chi: A Lenda dos Dez Anéis

Trailer em português de Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis

O vídeo segue então com cenas de Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, próximo lançamento após Viúva Negra, em 3 de setembro deste ano. O filme irá apresentar um novo herói ao Universo, Shang Chi, filho do vilão já conhecido Mandarim.

Shang Chi foi treinado desde jovem nas artes marciais com seu pai, para assumir a Organização dos Dez Anéis quando chegasse a hora. Ele porém, vê que seu pai não é exatamente um “homem de bem” e se recusa a assumir seu lugar. O herói também é conhecido como “Mestre do Kung Fu”.

Ainda não se sabe onde Shang Chi entra na cronologia dos filmes Marvel, sendo um mistério até para os maiores fãs, traduzindo essa dúvida em expectativas para o lançamento da obra.

O filme conta em seu elenco com Simu Liu (Kim’s Convenience) no papel principal de Shang Chi, e também com Awkwafina (A Despedida) e Tony Leung (Amor à Flor da Pele).

-- Publicidade --

Após Shang Chi, algumas novidades aparecem no vídeo: a primeira prévia de Os Eternos, filme dirigido pela vencedora do Oscar Chloe Zhao (Nomadland). O lançamento de Os Eternos será em 5 de novembro deste ano.

Os Eternos

As cenas inéditas contém uma mostra da participação de Angelina Jolie no papel de Thena.

Os Eternos conta sobre uma raça de super-humanos imortais, modificada geneticamente por deuses conhecidos como Celestiais e sua luta contra seus principais inimigos: os Deviantes, uma espécie de experimento falho dos próprios Celestiais.

O elenco de Os Eternos conta com nomes de peso, como a já citada Angelina Jolie, Richard Madden (Game of Thrones), Gemma Chan (Humans), Salma Hayek (Frida), Kumail Nanjiani (Doentes de Amor), Kit Harington (Game of Thrones), entre outros. Uma curiosidade sobre Os Eternos, é que o filme contará com o primeiro herói LGBT do Universo, além da primeira heroína com deficiência auditiva, o filme promete portanto quebrar paradigmas.

Quer mais curiosidade? Tem! A atriz Gemma Chan, que vai interpretar Sersi, uma das personagens principais de Os Eternos, já fez uma aparição em filmes da Marvel, exatamente em Capitã Marvel, o que poderia confundir os espectadores. A confusão, porém, não deve acontecer, porque as caracterizações são completamente diferentes, sendo possível diferenciar bem as duas personagens.

-- Publicidade --

Gavião Arqueiro

A série estreia no próximo mês e terá Jeremy Renner novamente no papel de Clint Barton e Hailee Steinfeld como Kate Bishop, uma fã e aprendiz de “Gavião Arqueiro” que deverá fugir de terroristas e criminosos que estão em busca de vingança contra o “Ronin”, o alter-ego de Clint nos cinco anos em que todos que foram “blipados” por Thanos estavam desaparecidos. A série estreia no Disney + e terá de 6 a 8 episódios. Além de Renner e Steinfeld, a série terá a participação de Florence Pugh, reprisando o papel de Yelena, que apareceu no filme da Viúva Negra.

Spider Man: No Way Home

Logo oficial de spider-man: no way home | marvel mcu universo marvel
Spider Man: No Way Home será o quarto filme do Universo Marvel a ser lançado ainda este ano

“O que o futuro traz, valerá a pena a espera”. Com essas frases, são introduzidos novos títulos com estreias previstas e também sem previsão, sem cenas, começando por Spider Man: No Way Home (ainda sem nome no Brasil), a ser lançado ainda esse ano em 17 de dezembro.

No Way Home trará de volta o ator Tom Holland no papel de Peter Parker, assim como Zendaya (Euphoria), Jamie Foxx (Annie), Benedict Cumberbatch (Sherlock), Jon Favreau (Homem de Ferro), Alfred Molina (Frida), entre outros. Esse filme causou algumas polêmicas, uma vez que a Marvel chegou a abandonar o projeto, mas voltou atrás após a reação dos fãs.

O que se sabe sobre esses filmes e séries?

Logo do quarteto fantástico | mcu universo marvel
Imagem que indica uma possível produção de mais um filme sobre o Quarteto Fantástico

Seguimos com uma enxurrada de nomes e datas, títulos ainda sem nome oficial em português: Doctor Strange in the Multiverse of Madness (algo como “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura), a ser lançado em 25 de março de 2022, Thor: Love and Thunder (Amor e Trovão), com lançamento previsto para 6 de maio de 2022, Black Panther (Pantera Negra): Wakanda Forever, em 8 de julho de 2022, The Marvels, 11 de novembro de 2022, Ant-man and the Wasp (Homem-Formiga e a Vespa): Quantumania, 17 de fevereiro de 2023, Guardians of the Galaxy (Guardiões da Galáxia) vol.3, 5 de maio de 2023, além de uma aparição da logo do Quarteto Fantástico, indicando um novo possível filme.

O vídeo termina com a frase “vejo você nos cinemas”. Não deixe de assistir o vídeo, que está cheio de emoções e cenas marcantes não só do Universo Marvel como do cinema como um todo!

-- Publicidade --

Leve muito mais do MCU para sua casa com essas ofertas da Amazon

Dr. Estranho no Multiverso da Loucura

Logo de doutor estranho no multiverso da loucura | mcu universo marvel
A sequência de Doutor Estranho será lançada em 2022

A sequência de Doutor Estranho se passará após os acontecimentos de Ultimato. Pouco se sabe sobre o filme, mas algumas curiosidades é que ele se relacionará com a série do Disney+ WandaVision, com a aparição de Wanda Maximoff, e outros personagens da série, além de se relacionar também com a série Loki, com lançamento previsto para junho deste ano. Também será possivelmente o primeiro filme do Universo Marvel com traços de horror.

Thor: Love and Thunder

Logo de thor: love and thunder | mcu universo marvel
Em 2022 teremos também mais um filme de Thor, um dos queridinhos do MCU

Thor: Love and Thunder também se passa após os acontecimentos de Ultimato, de onde Thor é um dos poucos sobreviventes. Tendo perdido praticamente tudo na batalha contra Thanos, o filme promete se bem interessante. A curiosidade fica por conta da volta de Natalie Portman no papel de Jane Foster, se tornando a sucessora de Thor, com seus poderes. O filme também contará com a participação de Christian Bale (trilogia Batman de Christopher Nolan) no papel de vilão principal. ele interpretará Gorr, o Carniceiro dos Deuses, uma criatura alien que caça Thor em várias dimensões diferentes.

Wakanda Forever

Logo de pantera negra: wakanda forever | mcu universo marvel
Wakanda Forever será uma homenagem ao ator falecido Chadwick Boseman

O título do novo filme do Pantera Negra, Wakanda Forever, foi divulgado com esse vídeo. A obra será uma homenagem ao ator Chadwick Boseman, que interpretou o herói no filme de 2018 e acabou morrendo em 2020, vítima de câncer. Já foi revelado que o ator não será substituído no novo filme. 

Angela Bassett, Letitia Wright, Lupita Nyong’o, Winston Duke e Martin Freeman retornarão ao elenco para o novo filme. Além disso, a atriz Michaela Coel, da série da HBO “I May Destroy You”, também foi confirmada como parte do elenco de Wakanda Forever.

-- Publicidade --

The Marvels

Logo de the marvels | mcu universo marvel
The Marvels é a continuação de Capitã Marvel

The Marvels é também um título inédito no vídeo, sendo a sequência de Capitã Marvel. O título foi bem recebido pelo público, e indica a participação de Ms Marvel, Kamala Khan. A Ms Marvel será apresentada em uma série com seu nome do Disney+, que ainda está em processo de gravação. Também foi confirmada neste filme a aparição de Monica Rambeau, que utilizou o codinome Capitã Marvel antes de Carol Danvers. Monica teve participação na série WandaVision, sugerindo uma amarração entre as duas obras.

Um destaque fica para a diretora, Nia da Costa, que será a primeira mulher negra a dirigir um filme do Marvel Studios. Anteriormente, Nia dirigiu e escreveu o roteiro do drama “Little Woods”, de 2018, e do terror “A Lenda de Candyman”, lançado em 2021.

No elenco, até o momento, estão confirmados Iman Vellani, Brie Larson. Teyonah Parris e também está confirmada a participação do sul-coreano Park SeoJoon (Parasita), que deve viver o personagem Amadeus Cho. Um jovem cientista que recebe os poderes do Incrível Hulk. Amadeus Cho é filho da cientista Helen Cho (Claudia Kim), que apareceu “Vingadores: A Era de Ultron”.

Miss Marvel

Além de participar do filme da Capitã Marvel, a Miss Marvel também terá sua própria série, que foi adiada para 2022. Não há detalhes ainda da trama, mas imaginasse que seguirá a ideia da personagem criada em 2014. Khamala Khan é uma adolescente de Nova Jersey e, após sofrer um acidente e ser exposta a “nuvem de terrígeno”, ganha poderes e pode modificar, esticar ou inflar seu corpo como quiser.

Só fica difícil saber como ela se ela será chamada de “inumana” (uma raça de seres superpoderosos que vive no lado escuro da lua) depois do fracasso que foi a série dos Inumanos do canal ABC. No elenco estão Iman Vellani como a heroína, Aramis Knight, Saagar Shaikh, Rish Shah e Matt Lintz.

-- Publicidade --

She-Hulk

She-hulk
She-Hulk

Não há ainda informações sobre a série que estreia em 2022, mas, nos quadrinhos a Mulher-Hulk é Jennifer Walters, uma bem-sucedida e tímida advogada que, em algum momento, se envolve em problemas com o seu primo, Bruce Banner e, após sofrer um acidente, ela recebe uma transfusão de sangue de Bruce e se transforma em uma versão grande, forte e verde de si mesma. Graças a sua enorme força, ela ganha muito mais autoconfiança e se torna uma super-heroína.

Até o momento, no elenco temos Tatiana Maslany (Orphan Black) como Jennifer Waters/She-Hulk, Mark Ruffalo retorna ao papel de Bruce Banner/Hulk. Tim Roth reprisará o personagem Emil Blonsky/The Abomination e Ginger Gonzaga viverá uma vilã ainda não divulgada.

Moon Knight/Cavaleiro da Lua

Moon knight
Moon Knight

O mercenário e ex-fuzileiro naval, Marc Spector, vai em uma missão no Egito e é traído por seus companheiros e abandonado para morrer. Ele é salvo por um deus antigo, Quespisquis, o deus da lua, e se torna seu cavaleiro, para levar justiça em seu nome em tocar de salvar a vida de Marc. Até o momento, Oscar Isaac (Duna) e Ethan Hawke (O Culpado) serão o protagonista da série e o vilão, respectivamente.

Quantumania

Logo de ant-man and the wasp: quantumania | mcu universo marvel
Em 2023, teremos a estreia de mais um filme do Homem-Formiga

O terceiro filme do Homem-Formiga, Ant-man and the Wasp: Quantumania já havia sido anunciado há um tempo, e nenhuma novidade foi divulgada. O que se sabe sobre o filme é que ele trará (novamente) questões relacionadas à viagem no tempo, o vilão será Kang, o Conquistador, que tem o poder de viajar pelas eras e será interpretado por Jonathan Majors (Lovecraft Contry). Kathryn Newton (Big Little Lies) também integra o elenco do filme, substituindo Emma Fuhrmann como Cassie Lang.

Guardiões da Galáxia 3

Logo de guardiões da galáxia vol. 3 | mcu universo marvel
Sim, Guardiões da Galáxia 3 vai acontecer!

Também há poucas informações em torno do terceiro filme de Guardiões da Galáxia, que até agora não tinha nem uma data de estreia aproximada. Mas os fãs podem ficar tranquilos que Guardiões da Galáxia vai acontecer sim!

-- Publicidade --

Esse será possivelmente o último filme da série, pois não há planos para um quarto título, e o diretor James Gunn já anunciou que essa será sua última obra da franquia e, se eventualmente um novo Guardiões da Galáxia for lançado no futuro, a formação da equipe deverá ser outra.

Envolto em algumas polêmicas, Gunn havia sido demitido do cargo de diretor em junho de 2018. Mas foi recontratado em março de 2019, voltando à posição. Uma outra curiosidade é que o próprio Gunn já afirmou também que matará um personagem importante no novo filme. Fãs fazem suas apostas em quem será a possível vítima e o que isso pode significar para a franquia.

O Universo Cinematográfico Marvel MCU

Que a Marvel possui seu próprio Universo no mundo da ficção você já deve saber. Mas você sabe como ele é chamado? É o MCU, ou em português, UCM, o Universo Cinematográfico Marvel. Onde tudo é planejado cuidadosamente e cirurgicamente conectado.

O MCU é totalmente baseado nos quadrinhos da Marvel Entertainment, e os filmes são produzidos pelo Marvel Studios, o primeiro grande estúdio de filmes independente de Hollywood desde a DreamWorks. Hoje em dia, o Marvel Studios é parte da Disney, lançando seus filmes e séries a partir da gigante.

Contando com os novos títulos anunciados no vídeo desta segunda, já são 33 filmes produzidos no total, divididos em quatro fases. As três primeiras fases são conhecidas como A Saga do Infinito e a fase quatro está para ser iniciada nos cinemas com a estreia de Viúva Negra (na teoria, a quarta fase começou a ser apresentada com a série do Disney+, WandaVision).

-- Publicidade --

A primeira fase se iniciou em maio de 2008, com o lançamento do primeiro filme do Universo, Homem de Ferro e é composta por outros cinco filmes: O Incrível Hulk, Homem de Ferro 2, Thor, Capitão América: O Primeiro Vingador e Os Vingadores.

A segunda fase foi iniciada em abril de 2013 com o lançamento de Homem de Ferro 3. Outros títulos desta fase são: Thor: O Mundo Sombrio, Capitão América 2 – O Soldado Invernal, Guardiões da Galáxia, Vingadores: Era de Ultron e Homem-Formiga.

A terceira fase começou em abril de 2016 com Capitão América: Guerra Civil. Os outros filmes representantes desta fase são Capitão América: Guerra Civil, Doutor Estranho, Guardiões da Galáxia 2, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Thor: Ragnarok, Pantera Negra, Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Formiga e a Vespa, Capitã Marvel, Vingadores: Ultimato e Homem-aranha: Longe de Casa.

Diversas séries também estão em processo de produção (pré ou pós) ou prestes a serem lançadas, que irão explicar melhor todo o Universo, detalhando ainda mais as histórias já conhecidas. Começando com WandaVision, que já foi lançada, e passando por Loki, Falcão e o Soldado Invernal, Ms Marvel, Hawkeye, Armor Wars, What If…? e muitas outras.

O que pode se esperar do Universo Marvel daqui pra frente, é a continuidade da excelência e qualidade em suas produções, e ainda há muito por vir!

-- Publicidade --

O que você achou do vídeo divulgado pela Marvel? Qual o título que te deixa mais ansioso/a por sua estreia? Conta pra gente! É um fã do MCU? Qual seu filme preferido? E o que menos gosta? Queremos saber!

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.