Genshin Impact: Guia completo para iniciantes

Lançado em setembro de 2020, o RPG de ação Genshin Impact, da miHoYo, conquistou grande popularidade em pouco tempo (leia: Jogo teve 17 milhões de downloads em 4 dias), mas o que faz esse jogo ser tão cativante e como começar a aventura? Saiba tudo neste guia de Genshin Impact!

Trailer de Genshin Impact

História

Começamos este guia de Genshin Impact com a história do game. O jogo se passa no mundo fictício de Teyvat, quando dois irmãos viajantes estrangeiros se deparam com uma deusa que os separa. O jogador pode escolher entre os gêneros feminino e masculino com qual personagem (entre os dois irmãos) deseja começar sua batalha. Esse personagem, chamado de Viajante, seguirá em uma busca pelas sete nações, para encontrar seu companheiro perdido.

Cada uma das sete nações de Teyvat é representada por um elemento, sendo eles: Anemo (vento), Electro (eletricidade), Hydro (água), Pyro (fogo), Cryo (gelo), Dendro (natureza) e Geo (pedra), e regida por um deus. As nações são chamadas Mondstadt, Liyue, Inazuma, Sumeru, Fontaine, Natlan e Snezhnaya, que poderão ser acessadas no game com tempo, conforme a história for avançando.

Apesar de haverem várias personagens jogáveis no jogo, a história será sempre em torno do Viajante, mas isso não significa que você terá que mantê-lo no seu time, apenas que a história principal gira em torno dessa personagem.

Também destaca-se a presença de Paimon, a “guia de viagem”, que acompanha o Viajante por toda sua aventura e o ajuda. Ainda há muitos mistérios em relação à origem e identidade de Paimon, que serão revelados conforme as atualizações do jogo.

Genshin impact: guia completo para iniciantes | 749d3f40 genshin 2 | married games guia, jogos grátis, mobile, pc, plataformas, playstation, rpg | aventura, elementos, gacha, genshin impact, genshin impact artefatos, genshin impact elementos, genshin impact ressonância, guia genshin impact, mihoyo, mobile, multiplayer, mundo aberto, pc, playstation, rpg, singleplayer | guia de genshin impact
Os dois irmãos lutando contra uma deusa misteriosa

Reações elementais

Continuando o guia de Genshin Impact, falaremos das reações elementais. A principal característica do Genshin Impact é a atenção aos elementos.

Cada personagem ou inimigo será dominador de um desses elementos, e o objetivo é a interação desses elementos para causar reações elementais. Por exemplo, a interação de Hydro com Pyro causa “vaporização”, a de Electro com Pyro causa “sobrecarga”, Cryo com Electro causa “supercondutor”, Hydro e Cryo causa “congelar”, entre outros. A ideia principal é testar todos os elementos e observar o que cada interação causa.

Além disso, existem campos de elementos que causam debuffs específicos. Por exemplo, o campo de fogo, do elemento Pyro, causa DoT (dano através do tempo), o campo de água, do elemento Hydro, causa aumento no cooldown (tempo de recarga) das habilidades, o campo de gelo, do elemento Cryo, causa aumento no consumo de stamina e o campo de tempestade, do elemento Electro, causa dreno constante na recarga de energia.

Uma outra informação importante sobre os elementos é a Ressonância. Trata-se de buffs recebidos por colocar dois personagens do mesmo elemento em sua equipe principal.

Algumas ressonâncias são: 2 Hydro – reduz os efeitos de Pyro em 40% e aumenta a cura recebida em 30%, 2 Anemo – reduz o consumo de stamina em 15%, aumenta a velocidade de movimento em 10%, e diminui o cooldown de habilidades em 5%, 2 Pyro – reduz os efeitos de Cryo em 40% e aumenta o ataque em 25%. Também há Ressonância para quem possui 4 elementos diferentes em seu time, no caso o aumento da resistência elemental e física em 15%.

É importante ressaltar também que a melhor personagem para enfrentar cada inimigo depende do elemento a que ele pertence. Por exemplo, a melhor estratégia para enfrentar um inimigo Pyro seria utilizar uma personagem Hydro. Uma personagem Pyro teria uma efetividade menor na batalha, uma vez que ambos teriam o mesmo elemento. Para Hydro, o melhor seria utilizar Electro, e assim por diante.  

Como eu começo a jogar?

A próxima parte desse guia de Genshin Impact é como colocar a mão na massa.

Para controlar o seu personagem, utiliza-se as teclas W, A, S e D, e a câmera é controlada através do movimento do mouse. Clicar com o botão esquerdo do mouse faz com que ele ataque. A tecla E solta uma habilidade normal e a Q para a habilidade suprema, que demora mais para carregar.

As equipes são formadas por 4 personagens, sendo os quatro controlados pelo mesmo jogador. É possível trocar de personagem apertando o número que ele ocupa na equipe (1, 2, 3 ou 4), mas há um cooldown curto de troca de personagem. É com essas trocas que são formadas as reações elementais.

Por ser um RPG de mundo aberto, você não ficará preso à história principal, podendo explorar livremente pelo mapa. Apenas certas partes do mapa são liberadas conforme o andamento da história, mas há muita coisa para ver e procurar. Há desafios escondidos, dgs especiais, baús com armas, materiais para cozinhar alimentos que recuperam HP ou dão status especiais, é possível não só andar e correr por aí, como também nadar e escalar.

Os baús e inimigos pelo mapa respawnam depois de um tempo, então sempre vai haver algo para fazer. Existe um guia de onde encontrar os principais materiais e inimigos neste site.

O jogo é single player na maior parte do tempo, mas é possível “entrar nos mundos” de outros jogadores e explorar juntos a partir de um certo nível. A história, porém, só pode ser feita de maneira individual.

Guia de genshin impact
Viajante no mapa de genshin impact

Como conseguir novas personagens

Genshin Impact possui atualmente mais de 20 personagens jogáveis, com planos de mais lançamentos com o tempo, mas como eu consigo esses personagens? Este guia traz a resposta!

Bom, aí entra uma parte mais polêmica do jogo: o gacha. Algumas personagens ficam disponíveis para o jogador conforme o jogo avança na história, mas a maioria fica disponível apenas nos banners, nos quais você poderá comprar materiais para fazer invocações. Os banners também te darão armas para utilizar com seus personagens. É possível fazer invocações gratuitas, mas o número é bem limitado. Nesse momento, você dependerá da sorte de conseguir as personagens que mais gosta.

Teaser da personagem Hu Tao, um dos principais DPS do game

Como montar a melhor equipe

Continuando nosso guia de Genshin Impact, existem vários tutoriais por aí de qual seria a melhor equipe para se jogar no Genshin Impact, mas a realidade é que não há regra fixa de quais personagens devem ser utilizados, tudo vai depender da situação que está sendo enfrentada, e, claro, das preferências do jogador. Mas aqui vão algumas dicas:

  • Escolha um bom DPS: o DPS é o principal elemento de seu time, aquele que vai ser responsável pelo maior dano e quem você usará durante mais tempo. Diluc e Hu Tao são duas boas escolhas quando o assunto é DPS;
  • Escolha um segundo personagem do mesmo elemento que o DPS para a Ressonância: ele será seu sub DPS, o principal aliado da personagem primária e auxiliará no dano. No caso de Diluc ou Hu Tao como DPS, uma boa escolha seria Bennet, que também funciona como suporte;
  • Escolha o seu suporte: com exceção de algumas dgs específicas, healers não são muito necessários durante o jogo, então seria melhor apostar em uma personagem com buffs para a equipe, como é o caso de Bennet. Venti também é considerado um dos melhores suportes do game;
  • Pense nas reações elementais: elas servem para potencializar seu dano, e chegam a ser cruciais em certas situações. Nesse caso, vai do gosto do jogador ou das necessidades do momento;
  • E claro, “siga o seu coração”: escolha as personagens que mais gosta, pois elas vão lhe proporcionar uma gameplay mais divertida.

Como deixar minha personagem mais forte

O último tópico deste guia de Genshin Impact vai tratar de constelações, artefatos e armas. Tanto as personagens, quanto artefatos e armas possuem uma classificação de uma a cinco estrelas, sendo cinco a mais forte e recomendada.

Os artefatos formam combos de duas ou quatro peças, que dão status especiais para a personagem em questão. São cinco slots de artefatos no total, e cada um possui dois tipos de atributos que podem variar entre vida, ataque, defesa, recarga de energia, dano crítico, bônus de cura, entre outros. Além disso, os artefatos podem ser aprimorados utilizando peças mais fracas como material.

O melhor combo de artefatos a ser usado irá depender de cada personagem. É possível conseguir artefatos em baús, missões e derrotando chefes. É recomendado, porém, só dar maior atenção aos artefatos após um nível avançado, pois demanda muito tempo e mora (moeda do jogo).

Assim como os artefatos, as armas são divididas em cinco níveis de raridade, sendo as cinco estrelas as melhores. São cinco tipos de armas de acordo com a personagem que se está jogando: espada, espadões, lanças, catalizadores e arcos. As armas de cinco estrelas são obtidas apenas através do gacha, mas em raridades menores podem ser forjadas ou encontradas em baús.

Cada arma também possui atributos primários e secundários (apenas a partir de três estrelas) e pode ser aprimorada em seis níveis, dependendo do seu nível de aventura.

E, para finalizar, as constelações são aprimoramentos das personagens, feitos através da conquista de outras “cópias” de cada. Elas concedem melhorias para cada personagem, deixando-as mais fortes. Não é algo extremamente necessário, porém, e demanda mais material para invocações no gacha, além de sorte.

Gostou? Entre no site oficial, baixe e comece a jogar! O Genshin Impact está disponível para as plataformas: PC, mobile e PS4. É gratuito, e ainda está em português!

Avatar of ane caroline medeiros

Jornalista, 26 anos. Ama ler e escrever e sonha um dia poder mudar as pessoas com suas palavras. Isso, claro, com uma música bem legal de BG!

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.