Pesquisar
Close this search box.

Super League pode tirar clubes do FIFA 22 e integrá-los ao PES 2022

Nos últimos dias o que mais se fala no mundo futebol europeu é a polêmica envolvendo a criação de uma nova liga de futebol para os clubes europeus, a European Super League, que através de um planejamento super ambicioso de reunir os 20 maiores clubes do velho continente. A ação faz frente a atual entidade máxima do futebol, a FIFA, e também a responsável pelo futebol da Europa, a UEFA, organizadora oficial da Champions League.

Acontece que toda essa polêmica, além de influenciar diretamente no dia-a-dia do futebol europeu , pode afetar o futuro dos jogos de video games com a temática do esporte, como as próximas edições de FIFA, Pro Evolution Soccer (PES) e Football Manage. Isso por conta dos direitos de exclusividades entre as produtoras e os clubes, além das licenças de ligas e copas.

Super league | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | 698a4faf fifa | notícias
Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league

Os clubes que já aceitaram a proposta da ESL são: Inter de Milão, Juventus, Milan, Atlético Madrid, Barcelona, Real Madrid, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham Hotspur. Estes são considerados fundadores da liga, ainda está pendente o convite para 3 times, além de mais 5 que deverão passar por um processo de classificação. Todos os times receberam uma quantia absurdamente alta para a integração. A decisão deixou a FIFA e UEFA furiosas e tomarão medidas duras como punição severa para clubes e jogadores participantes.

Como a Super League afetaria os games de futebol?

Com essa mudanças no mundo futebolístico, o FIFA, título da EA Sports, com sua licença vinculada diretamente ao órgão do futebol, a série está completamente ligada às competições organizadas pela FIFA – a Superliga proposta pode não ser reconhecida pela mesma e, como previsto, quase certamente não aparecerá no jogo.

Isso afetaria drasticamente, principalmente, o modo Ultimate Team, modo online de sucesso absoluto da franquia desde 2009. O investimento feito pela Eletronic Arts para o modo é grande, tendo em vista o resultado animador das microtransações feitas a partir do modo, que possibilita a chance de um player conseguir tal jogador famoso para seu clube.

Super league | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | 093b463c 1681 | notícias
Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league

No caso do Pro Evolution Soccer (PES), jogo publicado anualmente pela KONAMI, não é tão vinculado as entidades do futebol, porém ainda sim possui licenças de clubes, direitos de imagem de clube e jogador e competições, como era com as competições da CONMEBOL, tais como Copa Libertadores e Copa Sulamericana e UEFA com a Champions League e Europa League, antes das mesmas migrarem para o concorrente.

O atual momento do cenário de futebol pode fazer com que a Konami veja tudo com bons olhos, tendo em vista que seu jogo possivelmente teria uma facilidade maior para negociar a licença com esse novo campeonato, enquanto que o produto rival, a série FIFA, seria muito prejudicado por conta da sua fidelidade com a entidade FIFA e perderia os jogadores e exclusividade dos clubes presentes na ESL.

Vale lembrar que a rivalidade entre PES e FIFA vai muito além de qual jogo é melhor, mas a briga é boa em questão de licenciamentos, e o PES corre atrás do prejuízo de ter perdido os direitos da Champions League e Libertadores, como dito anteriormente. Já o Football Manage seria o menos afetado, porém ainda sim teria mudanças significativas para o futuro do game.

Super league | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | a305c156 pes | notícias
Super league pode tirar clubes do fifa 22 e integrá-los ao pes 2022 | ea sports, eletronic arts, fifa, konami, pes, pro evolution soccer | super league

O assunto ainda é muito recente e, por isso, não temos muitas informações de como será o futuro dos games atuais de futebol ou se teremos um novo concorrente para FIFA e PES, que saia na frente para o direitos de imagem dos clubes da European Super League. Por enquanto, os jogos seguem na produção normalmente, e estão esperando uma definição. A guerra da FIFA e UEFA contra os organizadores do novo campeonato segue de pé e provavelmente teremos mais notícias em breve.

Quer saber mais notícias envolvendo games e tecnologia? Fique ligado no nosso site, aqui você encontra tudo!

Via: IGN

Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D
Saiba se ainda dá para ser um desenvolvedor de jogs e ter Sucesso Lançando Jogos 2D
Saiba mais sobre Modelagem 3D para Desenvolvedores de Jogos
Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores