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SEO para WordPress: Dicas e Melhores Práticas [GUIA DEFINITIVO]

Fazer corretamente o SEO para WordPress no seu site é obrigatório se você quiser ter muitas visitas

Melhorar o SEO (sigla para Search Engine Optimization) do seu site ou blog WordPress é crucial para conseguir mais tráfego para o seu site. Infelizmente, a maioria dos guias de SEO que você encontra por ai relacionado ao WordPress são muito técnicos para novos usuários começarem. Prometemos aqui tentar não ser assim! Se você leva a sério o aumento do tráfego do seu site, precisa prestar atenção às melhores práticas de SEO do WordPress seguindo as principais dicas de SEO do WordPress para ajudá-lo a melhorar seu ranqueamento nas pesquisas do Google, Bing ou outro buscador e conseguir mais tráfego orgânico.

Você pode ter ouvido os especialistas dizendo que o WordPress é amigável para SEO. Na verdade, é por isso (além do fato dele ser muito fácil de usar) que muitas pessoas escolhem o WordPress para iniciar um blog ou um site.

Embora o WordPress garanta que o código gerado siga as melhores práticas de SEO, há muito mais que você precisa fazer se quiser maximizar seus acessos sem precisar pagar por anúncios. Então, vamos indicar uma série de etapas que você pode seguir para otimizar adequadamente o SEO do seu WordPress. Caso fique com alguma dúvida, ou tiver alguma sugestão, é só deixar aí nos comentários.

O que é SEO?

Sabemos que a ideia de otimizar o SEO do WordPress pode ser complicada para iniciantes, especialmente se você não for um grande especialista em tecnologia. Mas não se preocupe – não precisa ser complicado. Aqui vamos te ajudar a aprender sobre o básico e, em seguida, você pode aprender mais sobre o WordPress e outras começar a aplicá-los ao seu próprio site.

Para começar, SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization. É uma estratégia usada pelos donos de sites para gerar mais tráfego, classificando o site em pontos mais altos nos mecanismos de pesquisa. A otimização do mecanismo de pesquisa não é enganar o Google ou enganar o sistema, trata-se simplesmente de criar um site com código e formatação otimizados, o que torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa encontrarem seu site e exibirem ele primeiro para os visitantes.

Quando as pessoas pesquisam na Web os tópicos sobre os quais você escreve, seu conteúdo otimizado para mecanismos de pesquisa fará com que o site apareça mais alto nos resultados da pesquisa e aumentando as chances de que mais pessoas cliquem no seu site, garantindo mais acessos e até gerando muito mais vendas. Mas, se apesar disso, você ainda se pergunta: “Por que SEO é importante?” Vamos responder!

Os mecanismos de pesquisa geralmente são a maior fonte de tráfego para a maioria dos sites. O Google e outros mecanismos de pesquisa usam algoritmos avançados para entender e classificar as páginas adequadamente nos resultados de pesquisa. No entanto, esses algoritmos não são perfeitos – eles ainda precisam de sua ajuda para entender sobre o que é seu conteúdo. Se o seu conteúdo não for otimizado, os mecanismos de pesquisa não saberão como classificá-lo.

Quando as pessoas pesquisam os tópicos sobre os quais você escreve, seu site não aparecerá nos resultados de pesquisa e você perderá todo esse tráfego. Por isso, é muito importante que todos os proprietários de sites e blogs aprendam sobre o WordPress e SEO, para tornarem o seu site amigável aos mecanismos de pesquisa, para que possam maximizar o seu número de acessos.

Noções básicas de SEO para WordPress

O conceito e a criação de um bom SEO pode ser um processo bastante técnico, mas não necessariamente precisa. Apenas aprender algumas dicas básicas de SEO para otimizar seu site pode dar a você um aumento notável no tráfego do seu site, você não precisa ser um gênio da tecnologia para usar as técnicas abaixo. Se você já está usando o WordPress, então você tem o que é preciso!

Vamos começar a otimizar seu site. Para começar, verifique as configurações de visibilidade do seu site. O WordPress vem com uma opção integrada para ocultar seu site dos mecanismos de pesquisa. O objetivo dessa opção é dar a você tempo para trabalhar em seu site antes que ele esteja pronto para ser publicado, mas, mesmo assim, dar a ele a visibilidade de como ele ficará ao vivo na web, para que você possa ver se o que você está fazendo corresponde ao que será exibido para seus visitantes.

No entanto, às vezes essa opção pode ser acionada acidentalmente e torna seu site indisponível para os mecanismos de pesquisa. Se o seu site não estiver aparecendo nos resultados de pesquisa, a primeira coisa que você precisa fazer é garantir que essa opção esteja desmarcada.

Basta fazer login na área de administração do seu site WordPress e visitar a página Configurações > Leitura > Configurações de visibilidade do mecanismo de pesquisa no WordPress. Você precisa rolar para baixo até a seção ‘Visibilidade do mecanismo de pesquisa’ e certificar-se de que a caixa ao lado de ‘Desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar este site’ está desmarcada. Não se esqueça de clicar no botão ‘Salvar alterações’ para confirmar suas alterações.

Seo para wordpress
Esta opção esconde seu site dos mecanismos de busca

Uma das coisas mais importantes na hora de criar seu site em WordPress e melhorar o SEO dele é uma outra dica bem básica: usar uma estrutura de URL amigável para SEO no WordPress. URLs amigáveis para SEO contêm palavras que explicam claramente o conteúdo da página e são fáceis de ler por humanos e mecanismos de pesquisa. Alguns exemplos de URLs amigáveis para SEO são:

  • https://www.marriedgames.com.br/como-instalar-wordpress/
  • https://www.marriedgames.com.br/erros-comuns-wordpress-como-resolver/

Observe que essas URLs são legíveis e um usuário pode saber exatamente do que trata a página apenas pelo texto do URL. Então, neste caso, o que é e como é uma URL não amigável para SEO? Veja os exemplos:

  • https://www.exemplo.com/?p=10467
  • http://exemplo.com/arquivos/123

Essas URLs usam números não relacionados e símbolos não que não dizem sobre o conteúdo e um usuário não vai saber o que encontrará na página olhando para o URL. O uso de uma estrutura de links permanentes amigável para SEO melhora suas chances de conseguir melhores posições nos resultados de pesquisa.

Veja como você pode criar e utilizar a estrutura de links permanentes do seu site WordPress a seu favor e conseguir melhorar o SEO dele. Para isso, vá até a página Configurações >Permalinks. Selecione a opção de nome da postagem e clique no botão ‘Salvar alterações’ para confirmar suas modificações.

Agora, se seu site estiver no ar por mais de 6 meses, não altere sua estrutura de links permanentes. Ao mudar sua estrutura de permalink em um site já bem estabelecido, você perderá toda a sua contagem de compartilhamento de mídia social e corre o risco de perder sua classificação de SEO que você já tenha conseguido nesse tempo. Se você precisar alterar sua estrutura de permalink, é bom que você aprenda o máximo sobre o WordPress, para que você possa configurar os redirecionamentos adequados do seu site. Você ainda perderá suas contagens de compartilhamento social das páginas em redes sociais, mas se você precisa fazer, é melhor fazer logo.

Se você está apenas começando com seu site, você precisa escolher se deseja usar www (http://www.example.com) ou não www (http://example.com) no URL do seu site. Os mecanismos de pesquisa consideram que são dois sites diferentes, então isso significa que você precisa escolher um e mantê-lo. Você pode definir sua preferência visitando a página Configurações > Geral e adicionar o seu URL preferido nos campos ‘Endereço do WordPress’ e ‘Endereço do site’.

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Escolha o seu link permanente e tenha certeza de escolher bem!

Apesar do que você possa ler por aí, do ponto de vista de SEO não há diferenças em usar um ou outro. Além disso, a maioria dos navegadores atuais completa essa opção automaticamente, caso o site tenha o www, então usá-lo ou não é uma questão de escolha pessoal. Se quiser saber mais sobre domínios, então, temos um artigo falando sobre eles no nosso site.

Outras práticas recomendadas de SEO para WordPress

Se você seguir o básico do WordPress SEO, você já estará à frente da maioria dos sites. No entanto, se você quer resultados ainda melhores, pode seguir algumas práticas recomendadas de SEO do WordPress que vamos listar abaixo. Estas não são muito técnicas e a maioria nem exige que você saiba algum código, mas eles farão uma grande diferença se você os seguir.

Para começar é só usar corretamente categorias e tags no WordPress. O WordPress permite que você classifique os posts do seu blog em categorias e tags. Isso torna mais fácil para você gerenciar seu conteúdo por tópicos e para seus usuários encontrarem o conteúdo que estão procurando.

Categorias e tags também ajudam os mecanismos de pesquisa a entender a estrutura e o conteúdo do seu site. Muitas vezes, os iniciantes ficam confusos sobre a melhor forma de usar categorias e tags, mas é fácil dividi-las e organizá-las para facilitar para você e seu leitor:

As categorias são destinadas a um amplo agrupamento de suas postagens. Se o seu blog for comida, as categorias serão o índice. Por exemplo, em um blog pessoal sobre culinária, você pode ter categorias como massas, carnes, aves, etc. As categorias são hierárquicas, então você pode adicionar categorias filhas a elas.

Por outro lado, as tags são palavras-chave mais específicas que descrevem o conteúdo de uma postagem individual. Por exemplo, um post de blog arquivado na categoria de culinária pode ter tags como salada, café da manhã, panquecas, etc. Pense nisso como uma seção de índices em um livro didático.

Ao usar categorias e tags corretamente, você facilita a navegação dos usuários em seu site. Como é fácil para os usuários, também torna mais fácil para os mecanismos de pesquisa navegarem em seu site e mostrar ele aos visitantes como um site amigável e fácil de usar.

Boas Práticas de SEO no WordPress

Fazer um bom SEO no seu site WordPress pode definir o sucesso ou fracasso dele. Conseguir acessos pode ser fácil, basta pagar ao Google, através do sistema de AdWords, onde você “compra” as suas palavras chaves principais do seu assunto e pagar para que você apareça numa boa posição nas pesquisas. Se você tem dinheiro para investir, então seus acessos estão garantidos. Mas, se esse não é o seu caso, então talvez você precise fazer um bom SEO.

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Existem alguns truques que ajudam você a ranquear melhor

Ter um número considerável de acessos não só te ajudará a fazer seu site ser mais conhecido do grande público, mas vai te dar até mesmo capital para mantê-lo no ar, se através dos anúncios ou através de vendas. Seja qual for a sua forma de monetizar o seu site, você vai precisar de muitos acessos. Para conseguir isso, vamos indicar algumas práticas de SEO que não vão exigir muitos conhecimentos técnicos de programação ou codificação e podem ajudar você na melhoria do seu site.

Escolha um bom plugin de SEO para WordPress

Uma das melhores partes do WordPress é que existe um plugin para tudo, e SEO não é exceção. Existem milhares de plugins de SEO para WordPress, o que torna mais fácil para os iniciantes adotarem boas prátias de SEO, mas mais difícil para esses mesmos iniciantes escolher o melhor plugin de SEO para WordPress.

Em vez de instalar plugins separados para tarefas individuais de SEO, vamos ajudar você a escolher o melhor plug-in de SEO para WordPress que faz tudo isso e é 100% gratuito. Em relação aos plugins de SEO para WordPress, você provavelmente acabará conhecendo os dois mais populares disponíveis e sua escolha acabará sendo um dos dois. Entre as duas soluções mais populares, o All in One SEO (AIOSEO) e o Yoast SEO.

AIOSEO é o plugin SEO original do WordPress que é usado em mais de 3 milhões de sites. Já o Yoast SEO oferece as ferramentas para levar seu conteúdo aos mais altos padrões de SEO e legibilidade geral. Faremos postagens completas sobre ambos os plugins, mas podemos afirmar que, no primeiro momento, ambos irão ajudá-lo a começar bem o seu site.

Em algum momento futuro, quando você dominar o WordPress e tiver um conhecimento maior sobre esse software você poderá até mesmo optar por uma versão paga deles, mas para começar tanto o Yoast quanto o AIOSEO serão o bastante para você.

Adicione seu site ao Google Search Console

Na hora de criar o seu site em WordPress, um dos passos mais importantes é o de otimizá-lo para o SEO. Ter um site que atenda os requisitos de SEO é a forma mais fácil e econômica de conseguir muitos acessos e, exceto que você queira pagar por anúncios nos mecanismos de pesquisa.

O Google Search Console, também conhecido como Webmaster Tools, é um conjunto de ferramentas oferecidas pelo Google para dar aos proprietários de sites uma visão de como seu conteúdo é visto pelo mecanismo de pesquisa. Ele é um excelente complemento ao Google Analytics para você gerenciar o seu site.

Boas práticas de seo no wordpress
Google Search Console

Ele fornece relatórios e dados para ajudar você a entender como suas páginas aparecem nos resultados de pesquisa. Você também pode ver os termos de pesquisa reais que as pessoas estão usando para encontrar seu site, como cada página aparece nos resultados da pesquisa e com que frequências suas páginas são clicadas. Todas essas informações ajudam você a entender o que está funcionando em seu site e o que não está.

Você pode então planejar sua estratégia de conteúdo de acordo. O Google Search Console também alerta quando há algo errado com seu site, como quando os rastreadores de pesquisa não conseguem acessá-lo, encontrar conteúdo duplicado ou recursos restritos. Temos um guia passo a passo sobre como adicionar seu site WordPress ao Google Analytics e faremos um sobre como integrá-lo ao Search Console.

Depois de adicionar seu site ao Google Search Console, clique no Sitemap no menu à esquerda e cole a última parte do URL do sitemap. O Google Search Console agora verificará seu mapa do site e o usará para melhorar o rastreamento do seu site.

Depois de adicionar seu sitemap com sucesso, ele aparecerá como pendente. O Google leva algum tempo para rastrear seu site. Depois de algumas horas, você poderá ver algumas estatísticas sobre seu mapa do site. Ele mostrará o número de links encontrados em seu mapa do site, quantos deles foram indexados, uma proporção de imagens e páginas da web, etc. Recomendamos que você verifique seu Search Console pelo menos mensalmente para coletar informações e ver o progresso de SEO do seu site.

Google search console wordpress
Google Search Console

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para ajudar os donos de sites a monitorar a presença de seus sites nos resultados de pesquisa do Google. Ele ajuda você a rastrear as classificações de pesquisa, além de mantê-lo atualizado sobre erros do site, problemas de segurança e problemas de indexação que podem afetar o desempenho de pesquisa do seu site. Tudo o que você precisa saber para garantir que o seu site está funcionando corretamente.

Se você leva a sério o SEO do WordPress e não pretende pagar por anúncios, então você precisa adicioná-lo às ferramentas do Google para desenvolvedores desde o primeiro dia. Em conjunto com o Google Analytics, essas ferramentas ajudam você a ter uma real ideia de como o seu site está se saindo nas pesquisas e pode ajudá-lo a decidir se a sua estratégia de SEO ou de Adwords está funcionando corretamente ou se está na hora de mudá-la.

As ferramentas são projetadas para ajudar os usuários a analisar e gerenciar a aparência de seu site nos resultados de pesquisa do Google. Eles podem ajudá-lo a tomar as decisões certas para melhorar a posição e a aparência geral do seu site nas páginas de resultados de pesquisa.

Com o Search Console, você também pode:

  • Enviar novo conteúdo para indexação;
  • Adicionar um sitemaps;
  • Encontrar e corrigir problemas comuns de malware e spam;
  • Ver quais consultas de pesquisa (palavras-chave) fazem com que seu site apareça nos resultados de pesquisa;
  • Descobrir quais consultas direcionam mais tráfego para seu site;
  • Ver quais outros sites estão vinculando ao seu site;
  • Ver se seu site passa nos testes Core Web Vitals;
  • Verifique se seus dados estruturados estão configurados corretamente;

Em outras palavras, o Google Search Console é uma ferramenta incrivelmente útil para fornecer informações sobre seu site e como seus visitantes o estão encontrando. Então, vamos dar uma olhada em como incluir facilmente seu site ao Google Search Console.

Adicionando o Google Search Console ao site WordPress

Veja como fazer o processo em vídeo

Primeiro, você precisa ir até o site do Google Search Console e clicar no botão ‘Iniciar agora’ e em seguida, você precisará fazer login com sua conta do Google / Gmail. Se você não tem uma conta no Google, é a hora de criá-la. Basta adicionar uns dados ao site, como nome, data de nascimento e um endereço de e-mail da sua preferência (se ele estiver disponível) para criar a sua conta.

Uma vez logado, você será solicitado a inserir o URL do seu site. Existem dois métodos para verificação do site: nome de domínio ou prefixo de URL. Recomendamos o método de prefixo de URL porque é mais flexível. Tenha em mente que o Google considera HTTP e HTTPS como dois protocolos diferentes. Também considera https://www.exemplo.com.br e https://exemplo.com.br como dois sites diferentes. Então, tenha a certeza de colocar o seu url corretamente.

Se você não tiver certeza, existe uma maneira fácil de descobrir o URL exato que você precisa inserir. Basta fazer login na sua área de administração do WordPress e ir para a página Configurações > Geral ou ir direto ao seu site, caso ele já esteja no ar e copiar o endereço da barra de endereço e colar no campo de verificação.

Depois de inserir o endereço correto do site no assistente de configuração das ferramentas do Google para webmasters, clique no botão ‘continuar’ para ir para a próxima etapa. Agora, você será solicitado a verificar a propriedade do seu site. Existem várias maneiras de fazer isso, mas mostraremos o método da tag HTML porque é o mais fácil.

Copie a tag HTML

Na tela de verificação de propriedade, clique na tag HTML para expandi-la e copie o código dentro dela. Agora, você precisa adicionar essa metatag de verificação de site do Google no WordPress, para que o Google possa verificar se você é o proprietário do site. Aqui você precisará saber um pouco de codificação, mas não será nada tão avançado. Aprender sobre o WordPress pode ser fácil e até mesmo te ajudar você a começar a desenvolver sites, blogs e se tornar um webdesigner.

A maioria dos tutoriais do WordPress irá guiá-lo apenas para editar o arquivo header.php no seu tema WordPress e adicionar o código logo acima da tag <body>, mas esse metodo não é recomendado pois, se você atualizar ou alterar seu tema, a tag HTML desaparecerá e você perderá o link com o Search Console, já que o Google verifica periodicamente a tag HTML e desativará seu acesso aos dados do site no console de pesquisa se não encontrar a tag de verificação.

Para garantir que o Google sempre possa verificar sua propriedade do site, um dos métodos mais recomendados é primeiro, você precisa instalar e ativar o plugin All in One SEO. Para mais detalhes, veja nosso guia passo a passo sobre como instalar um plugin do WordPress.

Google search console wordpress
Clique em Verificar para confirmar o processo

Após a ativação do plugin, vá para a página All in One SEO > Configurações Gerais > Ferramentas para Webmasters e clique em “Google Search Console”. Em seguida, cole o código HTML que você copiou do Google Search Console na caixa “Código de verificação do Google”.

Não se esqueça de clicar no botão ‘Salvar alterações’ para confirmar suas alterações. Agora você pode voltar para as configurações do Google Search Console e clicar no botão ‘Verificar’. Se tudo estiver correto, o Google Search Console agora procurará a tag HTML no código do seu site e mostrará uma mensagem de sucesso.

Observação: se você não vir uma mensagem de sucesso, talvez você precisará limpar o cache do WordPress. Isso garantirá que o Google possa buscar a versão mais recente do seu site.

Isso é tudo. Você adicionou seu site com sucesso ao Google Search Console (ferramentas para webmasters). Agora você pode clicar no link “Ir para a propriedade” para visitar o painel do Google Search Console. A partir daqui, você pode ver os relatórios de desempenho do seu site e informações a respeito do comportamento dele nas pesquisas. Mas, antes de fazer isso, vamos contar ao Google um pouco mais sobre seu site. Isso ajudará o Google a rastrear seu site com um pouco mais de eficiência.

Adicionar Sitemap XML ao Google Search Console

Um sitemap XML é um arquivo que lista todo o conteúdo do seu site no formato XML, para que mecanismos de pesquisa como o Google possam descobrir e indexar facilmente seu conteúdo. A boa notícia é que, se você instalou o plugin All in One SEO nas etapas acima, já adicionou um sitemap XML ao seu site automaticamente.

Para ver o sitemap, vá para menu do plugin AIOSEO > Sitemap. A partir daqui, você pode ver que o sitemap está ativado automaticamente para você. Em seguida, você precisa ter o link do sitemap XML. Basta clicar no botão ‘Open Sitemap’ e você verá um link para seu sitemap XML. A partir disso, você pode simplesmente copiar o URL da barra de endereços do seu navegador. Como alternativa, você pode acessar diretamente o sitemap XML adicionando sitemap.xml no final do endereço do site. Por exemplo:

https://www.meusite.com/sitemap.xml

Agora que você tem o sitemap XML pronto, vamos ajudar o Google a encontrá-lo rapidamente. Basta ir para o painel do Google Search Console e clicar no menu Sitemaps na coluna da esquerda. Depois disso, você precisa adicionar a última parte do URL do sitemap na seção “Adicionar novo sitemap” e clicar no botão Enviar.

O Google agora adicionará o URL do seu sitemap ao seu Google Search Console e feito isso, você adicionou com sucesso seu site ao Google Search Console. A próxima etapa é aprender a como a usar essas informações no console de pesquisa do Google para expandir seus negócios, além de aprender a usar o WordPress para criar seus sites, blogs e muito mais e tornar o seu site em uma excelente fonte de renda.

Agora, deixe nos comentários se você conseguiu instalar o Search Console no seu site? Tem alguma dúvida sobre o procedimento? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre WordPress no nosso site.

Otimizando suas postagens de blog para SEO

Muitas vezes, os iniciantes cometem o erro de pensar que instalar e ativar um plugin WordPress SEO é tudo o que é necessário. Mas não é! O SEO é um processo contínuo que você deve acompanhar se quiser ver o máximo de resultados. Muitas vezes, alguma dica de plugin ou de tutoriais por aí podem não se aplicar ao seu caso, então, escolha bem o que você seguirá ou não, pois elas podem mais atrapalhar o seu site do que ajudar.

Todos os principais plugins de SEO permitem que você adicione um título, uma descrição e uma palavra-chave de foco a cada postagem e página do blog. Ele também mostra uma prévia do que os usuários verão quando pesquisarem seu site no Google. Recomendamos que você otimize seu título e descrição para obter o máximo de cliques. Ao escrever sua postagem no blog, o seu plugin de SEO poderá lhe dar dicas de como otimizar a publicação para obter o máximo do SEO possível.

As imagens são mais envolventes do que o texto, mas também levam mais tempo para carregar. Se você não tomar cuidado com o tamanho e a qualidade das imagens, elas podem tornar seu site mais lento, então você precisa ter certeza de usar imagens otimizadas para carregar mais rapidamente.

Outro truque que você pode usar para otimizar suas imagens para os mecanismos de pesquisa é usar um título descritivo e tags alt. Essas tags ajudam os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é sua imagem. Eles também ajudam os usuários com deficiência visual, pois seus leitores de tela podem ler o texto alternativo para eles. O WordPress permite adicionar facilmente tags de título e alt ao fazer upload de uma imagem.

Se você está se perguntando como escolher uma palavra-chave de foco, o que é um bom título ou o que é uma boa meta descrição, então você está no caminho certo. Muitos iniciantes usam seus melhores palpites para descobrir quais tópicos as pessoas estão procurando e o que devem adicionar aos seus blogs e sites. Mas, fazer isso é como dar um tiro no escuro, já que você não precisa fazer isso quando pode usar dados reais para descobrir o que as pessoas estão procurando.

A pesquisa de palavras-chave é uma técnica de pesquisa usada por criadores de conteúdo e especialistas em SEO. Ele ajuda você a descobrir as palavras que os usuários inserem nos mecanismos de pesquisa para encontrar conteúdo, produtos e serviços em seu setor. Você pode usar essas palavras e frases em seu site para obter mais tráfego de pesquisa.

Há diversas ferramentas de pesquisa de palavras-chave (gratuitas e pagas) que você pode usar. Recomendamos o uso do SemRush, ele te ajuda a descobrir palavras-chave e até mesmo descobrir as palavras-chave onde seus concorrentes estão ranqueando. Se quiser algo gratuito, o Google Keyword Planner é uma boa alternativa.

Os mecanismos de pesquisa atribuem a cada página do seu site uma pontuação (autoridade da página). A receita desta pontuação é mantida em segredo para que as pessoas não possam manipular os resultados os resultados. No entanto, os sinais de autoridade mais comuns são os links. É por isso que é importante que você crie um link para seu próprio conteúdo de outras postagens e páginas do seu blog.

Você deve criar o hábito de interligar suas próprias postagens sempre que possível. Se você tiver vários autores, crie uma lista de verificação de postagem de blog pré-publicação e oriente que eles interliguem a postagem atual com, pelo menos, 3 outras postagens de blog. Isso ajudará você a aumentar suas visualizações de página, aumentará o tempo que os usuários passam em seu site e, finalmente, melhorará a pontuação de SEO de suas postagens e páginas de blog individuais.

O WordPress exibe e vincula suas postagens a partir de várias páginas, como página inicial, arquivo de categorias, arquivo de tags, arquivo de datas, páginas de autor, etc. Por padrão, ele mostra o conteúdo completo do artigo em todas essas páginas. Isso também afeta o SEO do seu site, pois os mecanismos de pesquisa podem achar que é conteúdo duplicado. Artigos completos também fazem com que suas páginas de arquivo sejam carregadas mais lentamente.

Mostrar artigos completos em todos os lugares também afeta suas visualizações de página. Por exemplo, os usuários que assinam seu feed RSS poderão ler o artigo completo em seu leitor de feeds sem nunca visitar seu site. A maneira mais fácil de resolver isso é mostrando resumos ou trechos em vez de artigos completos. Você pode fazer isso acessando Configurações > Leitura e selecione resumo.

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Configurações de Leitura

Velocidade e segurança para SEO WordPress

Mesmo se você seguir todas as dicas e práticas recomendadas de SEO do WordPress acima, se o seu site for lento ou for derrubado por um hacker, seus rankings nos mecanismos de pesquisa sofrerão um grande impacto. Você deve ao máximo evitar que seu site perca o tráfego do mecanismo de pesquisa devido ao desempenho lento ou à segurança fraca. Pesquisas mostram que, na era da internet ultrarrápida, a atenção humana média é menor do que a de um peixinho dourado.

Especialistas em usabilidade da Web acreditam que os usuários decidem se querem ficar ou sair alguns segundos depois de visitar um site. Isso significa que, como proprietário de um site, você tem apenas alguns segundos para apresentar seu conteúdo e envolver os usuários. Você não quer perder esse precioso tempo fazendo seu visitante esperar o carregamento do seu site.

Como a experiência do usuário é tão importante, mecanismos de pesquisa como o Google priorizam sites mais rápidos em seus resultados. Em outras palavras, sites mais rápidos têm uma classificação mais alta no Google.

Da mesma forma que a velocidade do site é essencial, a segurança também é. A cada semana, o Google coloca na lista negra cerca de 20.000 sites de malware e cerca de 50.000 de phishing. Quando um site está na lista negra, ele não aparece em nenhum resultado de pesquisa.

Isso significa que a segurança do seu site WordPress é crucial para uma boa classificação. Você não quer que todo o seu trabalho duro em SEO seja desperdiçado se o seu site for comprometido por um hacker. A boa notícia é que não é tão difícil manter seu site WordPress seguro, temos um artigo completo falando sobre como melhorar a segurança do seu site WordPress. Veja ele depois de terminar aqui.

Existem mais formas de melhorar o seu SEO?

Depois de pegar o jeito das melhores práticas de SEO do WordPress, você vai querer levar suas habilidades ainda mais longe para ficar à frente da concorrência. Se você estiver pronto para experimentar algumas técnicas mais avançadas, também pode conferir nosso arquivo de artigos de SEO do WordPress. Vá em frente e implemente algumas dessas dicas de SEO do WordPress e você verá um aumento no seu tráfego dentro de alguns meses, à medida que os mecanismos de pesquisa processam suas alterações. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a aprender como otimizar corretamente seu site WordPress para SEO. Ainda traremos mais dicas de SEO em outros artigos para que você refinar ainda mais o seu trafego.

FAQ Rápido

É possível fazer SEO no WordPress?

O WordPress é muito amigável ao para SEO e essa é uma das razões pelas quais é tão popular. É fácil implementar uma série de táticas de SEO usando apenas boas práticas e alguns plugins.

Posso aprender SEO sozinho?

É possível aprender a fazer SEO por conta própria. Você pode procurar alguns tutoriais e guias, colocando em prática no seu site e vendo o que funciona para você e o que não.

Você precisa usar plugins de SEO no WordPress?

Não. Você já tem acesso a muitas ferramentas e funcionalidades integradas que o ajudarão a otimizar suas páginas e seu conteúdo para os mecanismos de pesquisa.

Fazer SEO no WordPress requer codificação?

Não. Você pode fazer um bom trabalho de SEO sem usar códigos. Mas, uma boa noção de como a programação funciona, ou mesmo a saber um pouco de codificação por conta própria, é sempre uma habilidade útil para se ajudar a aprimorar o SEO do seu site.

Como posso fazer upload do arquivo de verificação para meu blog WordPress?

Para fazer upload do arquivo de verificação HTML do console de pesquisa do Google para o WordPress, você precisará fazer login no Painel de hospedagem do WordPress ou conectar-se à sua conta de hospedagem usando FTP. Em seguida, você precisa carregar o arquivo de verificação HTML dentro da pasta /public_html/ do seu site. Este é o diretório raiz onde você verá outras pastas do WordPress como /wp-admin/, /wp-content/, etc.

Devo usar um plugin de verificação do Google Site para WordPress?

É muito melhor usar o plugin All in One SEO porque permite adicionar verificação de site para todas as plataformas (em um único plugin). Sem mencionar, ele também possui vários outros recursos de SEO do WordPress para ajudá-lo a classificar melhor e obter mais tráfego.

Qual a função do Google Search Console?

O console de pesquisa do Google tem muitas informações úteis que você pode usar para expandir seus negócios. Você pode monitorar o seu desempenho nas pesquisas, descobrir se sua estratégia de SEO está funcionando e alterá-la caso você perceba que não está tendo um bom desempenho.

Deixe nos comentários se nossas dicas ajudaram você e aproveite para ler mais sobre WordPress no nosso site.

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