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Programador de Gameplay: Como ganhar até R$9 mil por mês com esta profissão

Está indeciso sobre qual profissão escolher? Ou ainda, se você é apenas mais um apaixonado por games, sabia que é possível ganhar muito bem trabalhando com isso? Leia este post até o final para descobrir como iniciar sua carreira nesta divertida e lucrativa área de desenvolvimento de jogos.

Um programador de gameplay está entre os principais responsáveis por trás de toda a mágica que torna seus jogos favoritos tão viciantes. Neste post você irá entender em mais detalhes o que faz este profissional,  quanto ganha e o que é necessário para se tornar um.

As responsabilidades de um programador de gameplay

Primeiramente,  o termo gameplay, definido  pelo autor Josh Bycer em seu artigo “The Importance of a Well Defined Core Gameplay Loop”  como  “um conjunto de mecânicas”, trata-se do principal elemento de um jogo,  ou seja, os objetivos, os inimigos, as fases, enfim, a experiência do jogador.

São regras ou sistemas em um jogo. É o que diferencia um game dos demais. Além da história, é uma das coisas que as pessoas mais se lembram depois de jogar.

Para o autor Ben Sim, em seu artigo “10 Interesting Game Mechanics Every Game Developer Should Know”  sobre as Mecânicas

E por quê é importante saber disso? esses dois termos são a base da carreira de programador de gameplay, porque essa profissão trata justamente de desenvolver toda essa parte interativa, para que o jogo possa de fato, existir.

Existem os designers, que têm as ideias legais, e os programadores, que fazem as coisas funcionarem. Eu faço coisas explodirem, câmeras se mexerem e menus funcionarem corretamente

Conta Charles,  um programador de gameplay da Ubisoft Londres, em  entrevista ao canal DigitalSchoolHouse.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

Agora que você tem em mente estes conceitos básicos, confira abaixo as principais tarefas realizadas por um programador de gameplay.

Programar mecânicas

Esses são os profissionais que  são capazes de transformar em realidade  as ideias malucas do game designer,  porque conhecem as limitações  tecnológicas com as quais o estudio planeja trabalhar.

Com o profundo conhecimento tanto de mecânicas quanto de programação,  sabem  exatamente o que essas tecnologias fazem e o que não fazem, sendo capazes de dizer o que possivel de ser desenvolvido.

Colaboração

Uma das principais responsabilidades deste profissional é colaborar com outros membros do time  como level designers para implementar obstáculos, com os testers para assegurar que o jogo funciona corretamente,  game designers  para traduzir tudo  o que é planejado para uma linguagem que os computadores possam entender, ou seja, a tarefa aqui é programar.

Otimização

Outro papel extremamente fundamental  que um programador de gameplay exerce é a otimização, utilizando dos conhecimentos de hardware, sistemas operacionais e programação para tornar a performance do jogo o mais  estável possível, garantindo que o computador irá utilizar somente o mínimo de recursos para rodar o seu joguinho e evitando também travamentos e excessivas telas de loading. 

Correção de falhas

A correção de bugs é uma responsabilidade importante do programador de gameplay, porque essas falhas atrapalham e muito a experiência do jogador que pode até mesmo perder a vontade de jogar e devolver o produto,  causando assim muitos prejuízos financeiros  para o estúdio.

Balanceamento

O balanceamento de dificuldade de jogo, garante que as variáveis pensadas pelo game designer estejam condizentes com o que é realmente processado pelo computador, para que não haja nenhum bug. 

Além disso, este balanceamento é importante para a experiência do jogador, porque caso o jogo seja fácil ou difícil demais, ele pode simplesmente desistir de jogar.

Podemos dizer então, inicialmente que um programador de gameplay é responsável por todas as funcionalidades básicas de um jogo.

O que é necessário para começar a carreira 

Se você está interessado em iniciar nesta carreira em uma modalidade mais formal,  saiba que as empresas de jogos pedem graduações como jogos digitais, ciências da computação ou análise e desenvolvimento de sistemas por se tratarem de cursos onde o foco é a lógica de programação. 

Além disso,  as habilidades mais requisitadas pelos recrutadores são:

  • Bom conhecimento em engines como unreal e unity 
  • Programação em linguagem C++, C# e python
  • Excelentes noções de mecânicas de jogos
  • Boa comunicação 
  • Documentação 

O raciocínio matemático e as noções de física podem ser um grande diferencial na hora de se trabalhar com precisão nas mecânicas. 

Vale lembrar que muitas vagas exigem experiência, por isso mesmo que você nunca tenha trabalhado em uma empresa de jogos é muito importante montar um bom portfólio, com trabalhos realizados em cursos, freelancers, game jams ou até mesmo experimentos feitos por conta própria. 

Uma competência indispensável para caso queira trabalhar em uma empresa do exterior é o idioma Inglês para se comunicar com uma equipe composta por profissionais das mais diversas nacionalidades.

Você precisa também estar bem familiarizado com várias plataformas diferentes, mas principalmente console, pois apesar de não se restringirem apenas a essa, as principais vagas atualmente são voltadas para jogos de vídeo game.

Perfil Profissional

Existem muitas definições sobre o que um programador de gameplay realmente faz em seu cotidiano. Algumas empresas irão pedir para programar literalmente de tudo, como áudio, IA, além dos elementos básicos de gameplay, outras irão pedir apenas tarefas relacionadas as mecânicas básicas.

Por isso, é muito importante ter um perfil mais generalista, sendo capaz de aprender coisas diferentes de forma mais ágil. Além disso, por se tratar de uma carreira que exige bastante foco, dedicação e experiência é necessário obviamente que você seja apaixonado por jogos.

Vale lembrar também que por se tratar de uma carreira de programador a capacidade analítica e de resolução de problemas é indispensável. além é claro de muita curiosidade e paixão por desafios.

Quanto ganha um programador de gameplay

Segundo o glassdoor, os salários em estúdios brasileiros variam entre R$ 3 mil  a R$ 9 mil, de acordo com o nível de experiência profissional e habilidades.

NívelSalário
JúniorR$ 3 mil – R$ 4 mil
PlenoR$ 6 mil – R$ 7 mil
SêniorR$ 8 mil – R$ 9 mil
Salários de um programador de gameplay no Brasil

Já em estúdios estrangeiros, os ganhos são mostrados na tabela abaixo, com dados de estúdios do Reino Unido e os valores convertidos de libras esterlinas para real, provando o quanto essa profissão é bem valorizada em outros países.

NívelSalário (em média)
JúniorR$ 166,313
PlenoR$ 190,9631
SêniorR$ 296,570
Salários de um programador de gameplay no Exterior

Ficou impressionado por esses salários interessantes? então confira neste link um curso super legal de desenvolvimento de jogos oferecido pela danki code com um super desconto também!

Neste curso você irá aprender as habilidades que mencionei anteriormente e muitas outras coisas legais, sem sair de casa, no seu próprio ritmo, ou seja, é um excelente primeiro passo para se tornar um programador de gameplay!

Ambiente de uma empresa de jogos

Essa carreira oferece não só um salario bacana como também um ambiente incrível. Trouxemos então para te inspirar ainda mais, este vídeo do canal oficial da Ubisoft, onde é mostrado um pouco do cotidiano da empresa.

Caminho alternativo

Caso você não tenha se interessado por seguir uma carreira em uma empresa de jogos, uma boa alternativa é o freelance.  Que talvez não tenha a mesma estabilidade, mas certamente tem uma boa flexibilidade, porque você irá decidir o quanto cobrar e em que horário trabalhar.

Para conseguir atrair clientes para o teu trabalho é necessário manter sempre um bom portfólio, com um perfil no github sempre atualizado e você pode até mesmo montar um site para expor seus  trabalhos de uma forma visual.

Para saber mais

Achou interessante? dê uma olhada nesse vídeo incrível que conta um pouco mais sobre como é ser um programador de gameplay na Ubisoft, uma das maiores empresas de games e responsável pela famosa franquia Assassin’s Creed.

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