Quais os melhores jogos de Pokémon?

Veja aqui os melhores jogos dessa franquia tão amada!

Os novos treinadores e mestres sempre querem jogar os melhores jogos de Pokémon, sendo cativados por esses monstrinhos fofos (e às vezes assustadores). E, por mais de 25 anos, a desenvolvedora Game Freak encontrou uma maneira de reinventar a franquia Pokémon para cada nova geração de jogadores.

-- Publicidade --

Talvez seja o desejo de pegá-los que faz os jogadores voltarem. Ou talvez seja o quão adoráveis ​​esses monstrinhos de bolso podem ser. Seja qual for o motivo, os jogadores continuam a voltar ou a explorar a franquia Pokémon.

Cada jogo tem uma sensação bastante consistente. Cada um segue o anterior, mas aumenta um pouco mais o mundo Pokémon. Com cada nova iteração de Pokémon, novos recursos e Pokémons são trazidos para a mesa. Mesmo que os veteranos possam achar cada jogo familiar ao anterior, cada um contém uma forma ligeiramente nova e envolvente de trazer os jogadores para o mundo Pokémon.

E parece que o próximo novo jogo do Pokémon, Pokémon Legends: Arceus, pode quebrar o molde inteiramente com um novo jogo de mundo aberto que se parece um pouco com The Legend of Zelda: Breath of the Wild. O aguardado remake de Pokémon Diamond e Pearl também está programado para ser lançado ainda este ano. Esta franquia definitivamente sabe como fazer com que os jogadores voltem para mais! 

Então, aqui traremos os melhores jogos de Pokémon!

Melhores jogos de pokemon

Como a Game Freak existe há muito tempo e produziu tantas versões diferentes de Pokémon, decidimos compartilhar quais jogos Pokémon achamos que seriam os melhores para os novatos. Também incluímos alguns dos remakes de melhores jogos de Pokémon para que novos jogadores possam explorar esse vasto mundo de diferentes maneiras. É importante lembrar que, no mundo Pokémon, “melhor” e “pior” são relativos. Cada entrada nesta lista é ótima, mas se você está procurando uma boa entrada no universo, é o que sugerimos.

Melhores jogos de Pokémon

1. Pokémon Gold / Silver / Crystal (2ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | e0a91411 gold e silver | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Chikorita, Cyndaquil ou Totodile

Pokémon Gold e Silver adicionaram 100 Pokémons aos 151 originais, incluindo indiscutivelmente o melhor trio de iniciantes que o Pokémon já viu. Além de adicionar a Pokédex, a segunda geração fez grandes avanços em várias áreas em relação ao original. Para começar, agora você tinha que pensar sobre a hora do dia ao tentar capturar novos Pokémon, já que o ciclo dia/noite acrescentou uma camada de profundidade ao seu tempo passado na grama alta.

Gold e Silver adicionaram a região de Kanto ao mapa, conectando Johto com a massa de terra que deu início ao fenômeno. Com 16 líderes de ginásio para vencer, Gold e Silver continuam a ser os jogos de Pokémon mais profundos e longos já criados, estando entre os melhores jogos de Pokémon.

Adicionando aos sistemas vistos em Pokémon Yellow, a geração dois inclinou-se para os dois tipos, permitindo que você fizesse uma equipe mais variada e estrategicamente diversa para trazer para a batalha. A região de Johto também é a nossa preferida para explorar e tem os melhores pássaros lendários (Lugia e Ho-Oh). Esta edição também adicionou os três lendários cachorros Pokémon – Raikou, Suicune e Entei – que podiam ser encontrados vagando por Johto após um encontro inicial.

Seríamos negligentes em não mencionar HeartGold e SoulSilver, os remakes aprimorados de Gold e Silver para DS, mas chegaremos a isso em nossa seção específica sobre remake abaixo.

2. Pokémon Red/Blue/Yellow (1ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | 42ca6c7c red and blue | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial (Blue/Red): Charmander, Squirtle ou Bulbasaur

Pokémon inicial (Yellow): Pikachu

Em parte, devido à nostalgia, em parte devido à como esses jogos ainda parecem ótimos hoje, o trio de excelentes jogos de Pokémon da 1ª geração fica em segundo lugar. Até hoje, a primeira geração tem a melhor coleção de Pokémons. Nunca esqueceremos os 151 originais nem a primeira aventura de Ash. Desde os momentos iniciais em Pallet Town até a escolha de seu primeiro titular, acumulando insígnias de ginásios, lutando contra a Equipe Rocket e derrotando a Elite Four, Pokémon Red e Blue merecem estar entre os melhores jogos de Pokémon.

Claro, algumas das mecânicas mais profundas pelas quais a série é conhecida agora não estão presentes nos jogos originais, mas há algo em sua identidade simplificada que ainda traz um sorriso em nossos rostos. Pokémon Yellow trouxe a série para todas as cores, e ter Pikachu ao nosso lado nos fez realmente sentir como se fôssemos Ash em uma jornada para pegar todos. A primeria geração sempre terá um lugar especial em nossos corações. É mágico.

3. Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (3ª geração)

Melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Treecko, Torchic ou Mudkip

A terceira geração é quando os jogos Pokémon realmente começaram a se inclinar para as naturezas, sistemas EV e sistemas IV, enfatizando não apenas as espécies, mas o membro específico dessa espécie em seu grupo. O poder de um dos melhores jogos do Game Boy Advance tornou cada modelo (dos agora 386 Pokémons) mais vibrante.

Embora pensemos que os 135 novos Pokémons como um grupo não se comparam aos 100 adicionados na segunda geração, Ruby e Sapphire tinham uma das regiões mais organizadas. A região da ilha Hoenn parecia maior do que as regiões anteriores e geralmente era uma área mais interessante para explorar. Um par de remakes estelares de três gerações, Omega Ruby e Alpha Sapphire, estão disponíveis no Nintendo 3DS, sendo um dos melhores jogos de Pokémon.

4. Pokémon Sword and Shield (8ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | adaa5eeb sword e shield | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Grookey, Scorbunny ou Sobble

Os melhores jogos de Pokémon mais recentes são os primeiros títulos de linha principal lançados como um jogo do Nintendo Switch, e a Game Freak finalmente realizou nosso sonho de longa data de ter uma aventura Pokémon totalmente em 3D em um console. Na região de Galar com temática britânica, você pode se aventurar na nova área selvagem e capturar monstros ou seguir os caminhos definidos de cidade em cidade que estão na série desde o início. De qualquer forma, os Pokémons agora estão fora de casa, em vez de estarem escondidos em encontros aleatórios, então a frustração é bastante reduzida.

Com 400 Pokémons para capturar e a adição do sistema Dynamax para energizar seus monstros, Pokémon Sword and Shield pode mantê-lo ocupado por horas. No entanto, a remoção de monstros de longa data do jogo, incluindo Psyduck e Squirtle, significa que você não pode pegar pegar todos. Felizmente, com a chegada do jogo Isle of Armor DLC  e Crown Tundra DLC, você terá a chance de ver novos ambientes na região de Galar, capturar novos Pokémons e enfrentar novos inimigos.

5. Pokémon Ultra Sol/Lua (7ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | 36f9cfff sun and moon | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Rowlet, Litten ou Popplio

Sun and Moon e os aprimorados Ultra Sun e Ultra Moon mudaram um pouco a progressão padrão do Pokémon. Passando pelas ilhas de Alola, Sun e Moon apresentaram aos jogadores a Team Skull e a Aether Foundation, um grupo dedicado a proteger Pokémons. Em vez de progredir nos ginásios de várias cidades, você tinha que concluir os testes da ilha, que normalmente incluíam uma pequena dungeon e uma batalha com um Pokémon poderoso. Depois disso, você será capaz de lutar contra os Kahuna da ilha.

Os 80 novos Pokémons foram alguns dos mais interessantes a serem adicionados desde os primeiros jogos, e as versões Alolan do Pokémon original pareciam inspiradas. Z-Moves, Ultra Beasts e uma versão expandida de Mega Evoluções adicionaram mecânicas de boas-vindas ao jogo. Havia até um minijogo estilo Pokémon Snap, tornando este um dos melhores jogos de Pokémon que você pode comprar.

6. Pokémon X/Y (6ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | 7359366f x and y | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Chespin, Fennekin ou Froakie

Pokémon X e Y marcaram a primeira experiência verdadeiramente 3D da série. A perspectiva da câmera mudou de cima para baixo para um ângulo mais próximo, atrás do corpo, o que deu ao mundo dos Pokémons uma sensação de escopo que ele nunca tinha visto antes. A região de Kalos, inspirada na França, tinha talento e estilo, e apresentava uma das maiores megacidades que vimos até agora.

Embora X e Y tenham introduzido apenas 72 novos Pokémons, isso marcou o início das Mega Evoluções. O enredo desaponta um pouco, mas a apresentação de alta fidelidade fornecida pelo hardware do Nintendo 3DS fez os modelos Pokémons realmente se destacarem durante as sequências de batalha, permitindo animações de luta mais nítidas.

7. Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (4ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | c494f92a diamond and pearl | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Turtwig, Chimchar ou Piplup

Pokémon Diamond, Pearl e Platinum desempenharam um papel importante na evolução do Pokémon. Eles pareciam nitidamente melhores do que a terceira geração de Pokémon, graças ao Nintendo DS, mas eles mostraram principalmente para onde a franquia iria eventualmente. A quarta geração trouxe uma característica muito importante: trocas e batalha online. Isso fez com que o preenchimento da Pokédex, que então chegava a 500 com a ajuda dos novos 107 monstros de bolso, fosse mais um esforço global.

Você não precisava conhecer pessoas com cópias do jogo para trocar. Em vez disso, você pode simplesmente entrar na Internet e fazer uma troca pelo que precisa. A batalha online permite que você realmente veja quem foi o melhor treinador pela primeira vez na história da série. A quarta geração é ótima por causa de suas inovações tecnológicas, mas é um dos períodos de tempo mais esquecíveis em geral da franquia Pokémon.

8. Pokémon White/Black and White/Black 2 (5ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | 6a9dde30 black and white | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Snivy, Tepig ou Oshawott

A geração cinco foi uma raridade. Foi o primeiro da série a obter uma sequência direta, com Black 2 e White 2 sendo lançados um ano após os originais. As sequências recauchutaram um território familiar, mas contaram uma nova história e apresentaram algumas novas áreas e novos Pokémons. A geração cinco também detém o recorde de maior número de Pokémons, com 156 novos Pokémon para capturar.

Ainda mais do que Diamond e Pearl, porém, a quinta geração, especialmente as sequências, parecia um paliativo para a próxima evolução da série. Embora consideremos a quinta geração como a “pior”, ainda achamos que é muito boa. Não apresentou nenhuma novidade, mas o verdadeiro conceito de sequência era intrigante, presente entre os melhores jogos de Pokémon.

Confira também:

Melhores remakes de jogos de Pokémon

Quando você tem uma fórmula vencedora, é difícil querer mudá-la. Os melhores jogos de Pokémon encontraram seu nicho de público e conseguiram manter esse público entretido independentemente dos gráficos. No entanto, a franquia Pokémon conseguiu lançar alguns remakes que valem o seu tempo. Embora esses jogos sejam quase idênticos aos jogos listados acima, eles têm algumas melhorias em cada jogo que os fazem valer a pena conferir e geralmente eram compatíveis com o último lançamento da série principal, permitindo algumas trocas e batalhas intergeracionais interessantes.

1. Pokémon HeartGold e SoulSilver (4ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | b7734ff4 heartgold and soulsilver | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Chikorita, Cyndaquil ou Totodile

Se você ainda não adivinhou, Pokémon HeartGold e SoulSilver são versões aprimoradas de seus predecessores, Pokémon Gold e Silver. Estes jogos foram lançados para comemorar o 10º aniversário do Gold e do Silver, que foram originalmente lançados em 1999. Os criadores trabalharam para garantir que o jogo parecesse um novo jogo, ao mesmo tempo em que respeitava os sentimentos de quem amava os originais.

Os jogos possuem alguns novos recursos que originalmente apenas Pokémon Crystal tinha. É também o primeiro jogo que permitiu ao grupo de Pokemons do jogador o seguissem no mundo exterior. Era semelhante à como Pikachu seguia você em Pokémon Yellow. Também houve um punhado de minijogos que foram adicionados. Os jogadores podem usar a tela sensível ao toque do Nintendo DS para competir no Pokéathlon. Além disso, o GB Sounds era um novo item e mudaria a música de fundo para a música original de 8 bits do Pokémon Gold e Silver. Por isso, esse jogo remake merece estar entre os melhores jogos de Pokémon.

2. Pokémon FireRed e LeafGreen (remake de 3ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | fab84566 leafgreen and firered | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Charmander, Squirtle, Bulbasaur

O primeiro remake de Game Freak, FireRed e LeafGreen são os remakes aprimorados de 2004 do Red and Blue original. Embora tenham sido feitos com base em Red e Blue, eles fazem parte da terceira geração de jogos Pokémon. O jogo nos leva de volta à região de Kanto, nos dando memórias de alguns dos Pokémon que vimos antes.

No entanto, no final do jogo, somos bem-vindos às Ilhas Sevii, que é uma área completamente nova que não estava disponível em Red ou Blue. Esta ilha se destaca porque abriga Pokémons que normalmente eram exclusivos da região de Johto e tem algumas missões pós-jogo que podem ser divertidas. Além do mais, assim que as missões nas Ilhas Sevii forem concluídas, os jogadores poderão trocar Pokémons com jogadores que possuem Ruby ou Sapphire, tornando possível ter Pokémons exclusivos de Hoenn também.

3. Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire (6ª geração)

Melhores jogos de pokemon

Pokémon inicial: Treecko, Torchic ou Mudkip

Aqueles de nós que preferiam Pokémon Ruby e Sapphire foram convidados a voltar para o jogo com Omega Ruby e Alpha Sapphire. O jogo faz parte da sexta geração de jogos de Pokémon e foi jogado no Nintendo 3DS. Embora o jogo seja um remake, a Game Freak trabalhou para garantir que tivesse algumas das mudanças das gerações posteriores.

Vimos Pokémons com tipos divididos da quarta geração e com uso ilimitado de TM e batalhas triplas a partir da quinta geração. Eles também adicionaram recursos do Pokémon X e Y, como Super Training e Mega Evolução. Uma das novas mecânicas que se destacou foi a capacidade de usar Latios ou Latias para voar ao redor de Hoenn. Isso ocorre porque, ao usar esses Pokémons para voar, poderíamos encontrar “pontos de miragem”, que tinham Pokémons que de outra forma não estavam disponíveis na região de Hoenn. Isso inclui vários Pokémons lendários de gerações anteriores.

4. Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon (7ª geração)

Quais os melhores jogos de pokémon? | 25ca9d31 ultramoon and ultrasun | married games listas, análises | aventura, console, game freak, nintendo, plataforma, pokémon | melhores jogos de pokemon

Pokémon iniciais: Rowlet, Litten ou Popplio

Como parte da sétima geração de jogos Pokémon, Pokémon Ultra Sun e Ultra Moon aprimoram as versões do Sun e do Moon originais de uma forma que as torna divertidas. Críticos e jogadores ficaram um pouco divididos sobre a sensação do jogo. Por um lado, os recursos adicionais eram incríveis. Por outro lado, não se afastou muito da história original, o que fez com que parecesse o mesmo jogo novamente.

No entanto, vimos alguns novos recursos excelentes adicionados ao jogo. Coisas como Ultra Beasts, novas formas do lendário Pokémon Necrozma e uma nova forma de Lycanroc. Também poderíamos viajar pela região de Alola para coletar Totem Stickers, o que nos daria a chance de obter uma variante do tamanho de um Totem de um Pokémon.

Também tivemos algumas atividades novas: o Mantine Surf nos permitiu navegar pelos mares da região, o Alola Photo Club nos permitiu tirar fotos com nossos Pokémon e o Ultra Warp Ride nos permitiu viajar por Ultra Wormholes e encontrar Ultra Beasts em seu próprio mundo. Claro, havia também os novos Z-Moves para um punhado de Pokémon e a atualização para o Rotom Pokedex, que adicionou Roto-Loto.

E ai, qual é o seu jogo preferido de Pokémon? Nos conte nos comentários!

Relacionado

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.