Pesquisar
Close this search box.

Justmob: Mais da metade dos brasileiros jogam todos os dias de acordo com pesquisa

Justmob: Mais da metade dos brasileiros jogam todos os dias de acordo com pesquisa

A Justmob, unidade de negócios especializada em mobile marketing da Cisneros Interactive, lança um estudo sobre Mobile Games. Em parceria com a On Device Research, a pesquisa foi realizada durante o mês de janeiro de 2022 no Brasil e em mais 5 países da América Latina.

Os dados também mostram que os brasileiros são fanáticos por jogos mobile já que 63% das pessoas jogam diariamente pelo Smartphone e 25% jogam várias vezes na semana. Além disso, 76% dos respondentes jogam pelo menos 3 vezes ao dia e 61% passam, no mínimo, 40 minutos por dia jogando. E como se pode imaginar, o Smartphone se manteve como o meio mais utilizado para jogar, já que 73% jogam no celular.

Em relação ao tempo gasto jogando, o isolamento social provocado pela Covid-19 foi um fator que elevou esse quesito, pois 78% dos brasileiros passaram mais tempo jogando durante a pandemia. Desse número, 3 em cada 5 (65%) pretendem continuar jogando o mesmo tanto no pós-pandemia.

Justmob
Rodrigo Tigre

“O consumo de games, que já vinha crescendo ao longo dos anos, teve uma grande aceleração por causa do isolamento social, que provocou uma certa limitação nas formas de entretenimento dentro de casa, o que fez do celular um grande companheiro para o lazer. No entanto, é interessante ver como os números continuam crescendo e as pessoas pretendem manter seus hábitos, mesmo que estejamos rumo ao fim da pandemia. Em verdade, a pandemia só confirmou que todo mundo joga para se entreter, mas também para conectar com outras pessoas”, comenta Gonzalo Borras, General Director of Audio & Mobile.

Em relação a isso, a pesquisa prova que, atualmente, 3 em cada 4 pessoas têm entre 1 a 6 jogos instalados em seu Smartphone. Os dados revelam que 1 em cada 2 entrevistados faz download de jogos semanalmente. Os jogos de ação, esportes, aventura e estratégia são os favoritos da audiência brasileira. Candy Crush é o jogo mais jogado, junto com o PUBG. Entreter, prazer/diversão e relaxar são as principais razões pelas quais eles jogam.

Por fim, o estudo confirma que 91% dos brasileiros se sentem felizes enquanto jogam e 88% consideram os jogos mobile como uma forma de socializar. Além disso, segundo a Justmob, eles não só jogam: mais da metade também compram dentro do aplicativo enquanto estão jogando, sendo que essa atividade aumenta para os usuários entre 25 e 34 anos (64%). Somado a isso, para ganhar vidas extras ou conteúdos de jogo, 59% gastam dinheiro dentro dos aplicativos, principalmente pessoas de 25 a 34 anos (68%), que são as mais propensas a realizar esse tipo de compra.

De acordo com Rodrigo Tigre, Country Manager da Cisneros Interactive no Brasil: “O Mobile Game é um ambiente propício para se anunciar. Primeiro porque é livre de fake news, segundo porque as pessoas que o consomem, fazem isso por causa do entretenimento, em momentos de descontração e felicidade, e por último, porque os anúncios em games geram um benefício real para os jogadores que ganham itens virtuais em troca da sua atenção.”

Isso se prova quando observamos que, para os jogadores brasileiros, os anúncios se transformaram em uma parte fundamental da experiência do jogo, pois 92% disseram assistir anúncios em vídeos para conseguir vidas extras ou conteúdo no jogo. A atitude em relação aos jogos enquanto joga é positiva, porque a audiência acha que os anúncios realmente dão vida à marca/produtos e que não interrompem o jogo.

Em outras palavras, de modo geral, o universo dos games se mostra extremamente favorável e oferece diversas oportunidades de investimento para os anunciantes, principalmente pela receptividade dos gamers. O consumo de games, que já estava em ascensão e teve uma grande aceleração nos últimos dois anos, continua crescendo e chamando a atenção das pessoas, o que proporciona, para o anunciante, um ganho financeiro por meio da atenção do consumidor. Como um meio de descontração, os jogos são propícios para anunciar porque os jogadores estão atentos e gostam da experiência dentro desse ambiente, tanto que, inclusive, são eles que iniciam o processo de compra integrado aos jogos em troca itens virtuais.

SOBRE A CISNEROS INTERACTIVE

Cisneros Interactive, uma empresa da Entravision e líder em marketing digital na América Latina, oferece soluções de publicidade digital a mais de 4000 anunciantes de 18 mercados da região. A companhia também possui a representação exclusiva do Spotify Advertising em 16 países da América Latina, do LinkendIn Marketing Solutions em 12 mercados da região e, além disso, é o “Parceiro Autcorizado de Vendas” do Facebook em nove mercados latino-americanos. Também conta, em seu portfólio, com soluções tecnológicas proprietárias, entre as quais se encontram a Audio.ad, solução que oferece às marcas uma ampla cobertura publicitária em plataformas de áudio digital da América Latina e do mercado hispânico nos EUA, e a Justmob, rede de publicidade móvel orientada a performance.

SOBRE A JUSTMOB

Justmob é a empresa líder em publicidade móvel da Cisneros Interactive, que ajuda as marcas a crescerem e acelerarem seus negócios através de diferentes ferramentas no ecossistema digital do mobile. Justmob utiliza tecnologia própria que permite aplicar diferentes técnicas para atingir os objetivos desejados e obter os melhores resultados para as suas campanhas através dos diferentes formatos publicitários disponíveis como display, geolocalização, vídeo, push, footfall, brandlift, etc.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba mais sobre como usar o C# para Unity na hora de fazer seus jogos
Veja essas dicas para os Desenvolvedores Iniciantes na Unreal Engine
Saiba mais sobre Microtransações e se você deve colocar nos seus jogos
Saiba se vale a pena jogar We Are Football 24
Aprenda a Como Ganhar Dinheiro com Jogos Indie e as principais estratégias de vendas
Na dúvida em qual é a Melhor Engine para Jogos? Então veja a comparação entre as três melhores disponíveis no mercado