Pesquisar
Close this search box.

Conheça a Linha do Tempo de Legend of Zelda e seus 18 jogos

Conheça a história da Linha do Tempo de Legend of Zelda ao longo de seus jogos

A linha do tempo de Legend of Zelda da Nintendo é uma das mais antigas na história dos jogos, e acumulou uma história bastante complexa em seu universo ao longo dos anos. Apesar da repetição perpétua de eventos semelhantes de cada jogo (Link vence Ganon com a ajuda de (ou para salvar) Zelda), todos os jogos de Legend of Zelda acontecem em uma linha do tempo conectada. Ainda assim, não é tão simples quanto colocar um após o outro, pois a linha do tempo se divide em vários caminhos.

A linha do tempo da série Zelda se afasta muito da ordem de lançamento dos jogos. De fato, os dois primeiros jogos lançados – The Legend of Zelda e The Adventure of Link – são alguns dos últimos da cronologia. Por muito tempo, a série nem sequer tinha uma linha do tempo pública. A Nintendo publicou pela primeira vez uma linha do tempo oficial de Zelda no livro ‘Hyrule Historia’ de 2011, 15 anos após o lançamento de The Legend of Zelda em 1986.

Leia Também:
Como mestrar RPG de Mesa
Como criar mundos de RPG
Melhores RPG offline para Celular
Melhores MMORPG para PC
Melhores jogos de RPG para PC e Consoles

Linha do tempo de legend of zelda
Hyrule tem uma longa história

A Linha do Tempo de Legend of Zelda pós-Breath of The Wild

Porém, o que aconteceu com essa linha do tempo após os acontecimentos de Breath of the Wild? Sendo lançado em 2018, o jogo está fora das explicações sobre a timeline lançadas em 2015. Para resolver isso, a Nintendo teve que dar um jeito de encaixar as coisas para que os fãs entenderem como essa última aventura modificou a vida do Herói do Tempo.

Sendo o primeiro jogo Zelda não-sequência a ser lançado desde Hyrule Historia, muita especulação foi feita sobre onde Breath of the Wild se encaixaria na linha do tempo, e a Nintendo finalmente revelou Breath of the Wild ‘s colocação na linha do tempo em meados de 2018. Veja como ficou essa nova linha do tempo e não esqueça de deixar um comentário se curtir conhecer toda essa história.

Criação do Universo e Divisão do Tempo

No início, três deusas – Din, Nayru e Farore – descem dos céus e criam o mundo. Eles deixam para trás a Triforce, um artefato que pode conceder os desejos de um ser mortal. Outra deusa, Hylia, serve como guardiã da Triforce, até que um demônio chamado Demise tenta tirá-la dela. Hylia envia as pessoas do mundo para viver nas ilhas flutuantes de Skyloft, onde estão a salvo de Demise.

Ela sela Demise (uma defesa comum contra o mal no universo Zelda), mas isso a enfraquece muito. Sabendo que ela não pode parar Demise se ele se libertar, ela transfere sua alma para uma garota mortal chamada Zelda, permitindo que ela use o poder da Triforce para selar Demise novamente. Ela também cria a Goddess Sword imbuída de seu espírito, capaz de se conceder a um herói “que possui um espírito inquebrável”.

Skyward Sword (2011 – Wii)

Em Skyward Sword, a previsão de Hylia se torna realidade. Demise quebra seu selo, retornando para trazer destruição ao mundo. Ele acaba sendo derrotado por Zelda e seu heróico amigo Link, mas Demise amaldiçoa-os antes de sua morte, prometendo que seu espírito maligno assombrará aqueles do “sangue da deusa e do espírito do herói”. Isso põe em movimento o ciclo de batalhas do bem contra o mal visto em quase todos os jogos Zelda.

Os espíritos de Zelda, a história da criação do universo tornam-se os personagens centrais da série, destinados a representar diferentes versões da mesma luta e continuamente se manifestando (seja por reencarnação ou descendência direta) em diferentes versões dos mesmos seres. Demise é reencarnado como Ganon e Ganondorf, Hylia é reencarnado como Zelda, e o herói é reencarnado como Link, empunhando a Master Sword com o espírito adormecido da Goddess Sword dentro.

Após Skyward Sword, alguns eventos importantes acontecem:

  • Primeiro, Zelda sela o Sacred Realm – uma espécie de dimensão sagrada onde a Triforce é mantida – fora do mundo mortal.
  • Segundo, ela bane para o Reino do Crepúsculo um grupo de feiticeiros que pretendia invadir o Reino Sagrado (isso se tornará importante em Twilight Princess).
  • Terceiro, com o desaparecimento de Demise, a superfície está segura para os humanos (aka Hylians) descerem do Skyloft, então eles retornam ao mundo da superfície e estabelecem o reino de Hyrule.
  • Finalmente, os Hylians constroem o “Templo do Tempo” de Ocarina of Time, que serve como ponto de conexão entre Hyrule e o Reino Sagrado, trancado pela Master Sword.

Minish Cap (2004 – GBA)

Nada de muito significativo para a linha do tempo geral acontece em Minish Cap, além da criação da Four Sword – que pode dividir seu portador em quatro cópias – e a introdução do demônio maligno Vaati, que é derrotado, mas retorna em jogos subsequentes.

Four Swords (2002 – GBA)

Vaati retorna em Four Swords, apenas para ser derrotado por Link mais uma vez. Ele tem que usar a Four Sowrd para derrotar uam versão maligna de si mesmo e salvar Zelda e suas Donzelas Acompanhantes de suas prisões em cristais.

Ocarina Of Time (1998 – N64)

A versão de Link de Ocarina of Time é criada pelo Great Deku Tree e pelo povo Kokiri. Ganondorf, o espírito de Demise reencarnado em um homem Gerudo, amaldiçoa a Grande Árvore Deku na tentativa de roubar dela uma das três Pedras Espirituais necessárias para acessar a Master Sword, o que lhe permitiria quebrar o selo do Reino Sagrado.

Em seu esforço para frustrá-lo, Link e Zelda involuntariamente ajudam Ganondorf a ganhar o poder que ele procura, e Link é selado por sete anos, permitindo que Ganondorf assuma o controle de Hyrule e transforme o Reino Sagrado no Reino do Mal. Este salto no tempo de sete anos, combinado com a viagem no tempo de Link, Ocarina of Time cria três ramificações separadas para a linha do tempo da série Zelda, cada uma das quais é discutida abaixo.

Linha do Tempo “Herói Derrotado”

A linha do tempo “Hero Defeated” parece ser baseada na possibilidade do jogador desistir, não conseguindo terminar Ocarina of Time. Ganondorf derrota Link, dando-lhe liberdade para governar o mundo. Essa linha do tempo consiste em constantes reencarnações, derrotas e ressurreições do espírito de Demise e, portanto, é a mais repetitiva e sem sentido das ramificações da linha do tempo.

Imediatamente após a derrota de Link em Ocarina of Time, os poderosos Sete Sábios que ajudaram Link em Ocarina selaram Ganondorf dentro do Reino Sagrado, que se tornou conhecido como o Mundo das Trevas. Em A Link to the Past, Ganon (uma encarnação mais bestial do espírito de Demise do que Ganondorf) tenta ganhar o controle tanto do Mundo das Trevas quanto de Hyrule enganando o povo de Hyrule na forma de um mago chamado Agahnim. Ele acaba sendo derrotado por Link que usa a Triforce para restaurar a Hyrule arruinada de volta ao normal.

O mesmo Link de A Link to the Past embarca em uma aventura na Ilha Koholint em Link’s Awakening, apenas para descobrir que tudo foi um sonho. No final das contas, não acrescenta muito a linha do tempo, sendo só uma aventura do mesmo herói.

Oracle of Seasons & Oracle of Ages (2001 – GBC)

Os jogos da série Oracle estrelam o mesmo Link de A Link to the Past, mais uma vez. Ele é transportado para as terras de Holodrum e Labrynna pela Triforce, onde derrota um Ganon ainda mais bestial revivido por duas bruxas. Em algum momento após os jogos da Oracle, a Triforce é dividida em três partes – as Triforces of Courage, Wisdom e Power.

A história de A Link Between Worlds se parece muito com a de A Link to the Past, mas se passa muito depois. Hyrule começa a ser superada por uma invasão de Lorule, uma versão sombria de Hyrule que se assemelha ao Mundo Sombrio de Link to the PastPast, mas, na verdade, é um lugar separado.

A princesa de Lorule, Hilda, tenta roubar a Triforce de Hyrule para restaurar Lorule à sua antiga glória, mas não consegue. Link e Zelda devolvem a Triforce a Hyrule, e Link deseja que Hyrule e Lorule vivam paz e prosperidade.

Tri Force Heroes (2015 – 3DS)

No que é provavelmente o menos importante dos jogos Zelda, Tri Force Heroes leva o Link de A Link Between Worlds para a terra de Hytopia, um reino cujos cidadãos são obcecados por moda. A princesa Styla tem um grande poder sobre Hytopia até que uma bruxa conhecida como “The Lady” a amaldiçoa, forçando-a usar um macacão marrom irremovível. O Rei Tuft, governante de Hytopia e pai de Styla, fica devastado pela maldição e envia um chamado para um herói que possa eliminá-la.

The Legend of Zelda (1987 – NES)

| game boy, legend of zelda, link, multiplayer, nintendo, nintendo switch, nintendo wii, singleplayer, super nintendo, zelda | conheça a linha do tempo de legend of zelda e seus 18 jogos | 9f4b67ff zelda | dicas/guias
The Legend of Zelda

Anos depois de A Link Between Worlds, um preocupado rei de Hyrule separa as três partes da Triforce e as esconde. A filha do rei, uma das reencarnações de Zelda, é colocada em um sono mágico antes de informar seu irmão sobre a localização da Triforce of Courage. Sem o poder total da Triforce, Hyrule declina até ser “reduzida a um pequeno reino regional”.

Alguns anos depois disso, Ganon retorna mais uma vez e rouba a Triforce of Power. Uma segunda princesa Zelda, descendente do irmão da primeira princesa, divide a Triforce da Sabedoria em oito pedaços para protegê-la de Ganon. Um novo Link então recupera essas peças da Triforce da Sabedoria e derrota Ganon.

O mesmo Link de The Legend of Zelda ouve falar da primeira e adormecida Princesa Zelda desse jogo e se propõe a recuperar a Triforce of Courage e salvá-la. Como continuação direta do Primeiro Legend of Zelda, Ganon morreu e seus servos estão sendo liderados por Link’s Shadow, um guerreiro que possui as mesmas qualidades que Link. Link’s Shadow e seus monstros buscam ressuscitar Ganon. Ele faz isso, e a paz é trazida para Hyrule.

[amazon bestseller=”hyrule historia” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

Linha do Tempo “Herói Triunfante” – Ramificação infantil

Ambas as linhas do tempo “Hero Triumphant – Child” e “Adult” ocorrem após o verdadeiro final de Ocarina of Time. A forma adulta de Link derrota Ganondorf com sucesso, e Zelda devolve Link à sua infância para deixá-lo viver seus anos perdidos em paz. Os jogos na linha do tempo Child exploram o que acontece em uma realidade em que Ganondorf nunca controlou Hyrule, mas ainda viveu, bem como a realidade em que Link era como qualquer outra criança.

Majora’s Mask (2000 – N64)

Em Majora’s Mask, o Link de Ocarina of Time deixa Hyrule em busca de sua amiga fada Navi, que partiu no final de Ocarina. Ele chega em uma terra chamada Termina, que ele salva de Skull Kid que está jogando a lua contra o mundo. A morte deste Link nunca é mostrada, mas seu fantasma mais tarde aparece como a Sombra do Herói, que ensina o combate ao Link da Twilight Princess.

Twilight Princess (2006 – GameCube, Wii)

Embora ele nunca tenha subido ao poder, o salto no tempo na conclusão de Ocarina of Time significou que o Ganondorf do jogo viveu para ver os eventos de Twilight Princess. Os Sete Sábios estavam cientes de seu espírito maligno e de seus crimes na linha do tempo do futuro e eles tentaram executá-lo.

Mas os deuses concederam a Ganondorf a Triforce do Poder, permitindo que ele sobrevivesse à execução, e os Sábios foram forçados a bani-lo para o Reino do Crepúsculo. Lá, Ganondorf concedeu seus poderes ao vilão de Twilight Princess, Zant, um Twili descendente dos feiticeiros que Zelda baniu para o Reino do Crepúsculo após Skyward Sword.

Zant toma o trono Twili da Princesa Midna, que viaja para Hyrule e procura a ajuda de Link. Os dois derrotam as Bestas Sombrias do Reino do Crepúsculo invasoras, Zant e Ganondorf, e Midna quebra o Espelho do Crepúsculo que conecta os dois reinos.

Four Swords Adventures (2004 – GameCube)

Muito depois de Twilight Princess, outro Ganondorf é reencarnado em Four Swords Adventures. Ele usa o Dark Mirror (diferente do Mirror of Twilight, aparentemente) para criar um exército de demônios, fazendo com que Link inadvertidamente liberte o demônio Vaati ao tirar a Four Sword de seu pedestal. Link então destrói Vaati e sela Ganondorf na Four Sword.

Linha do Tempo “Herói Triunfante” – Ramificação adulto

O nome da linha do tempo “Herói Triunfante – Adulto” é um pouco mentirosa. Como Link é sempre enviado de volta à sua infância no final de Ocarina of Time, não há versão dessa história em que um Link adulto continua depois de derrotar Ganondorf. Em vez disso, a linha do tempo Adulta explora o que acontece na realidade adulta que Link deixou para trás – uma onde Ganondorf corrompeu Hyrule, mas foi selado no Reino Sagrado, e outra onde não há mais herói para reencarnar.

The Wind Waker (2002 – Game Cube)

Com Link retornando à sua infância em uma realidade diferente, o espírito do herói deixa de ser passado para outros Links, então não há ninguém para impedir Ganon de escapar do Reino Sagrado. Ele finalmente faz isso e usa a Triforce do Poder para corromper Hyrule, forçando os deuses a inundar o reino para selá-lo sob o oceano.

Isso cria o Grande Mar e as ilhas que o pontilham. Em The Wind Waker, Ganondorf emerge de seu selo oceânico, e Link – um heróico menino Hylian que não descende do sangue do herói, mas ainda capaz de empunhar a Master Sword – embarca em uma missão para derrotá-lo. Eventualmente, Ganondorf é derrotado, e Hyrule afunda no oceano para sempre. Link e uma Zelda de sangue real, disfarçada de Tetra, viajam pelo oceano para encontrar um novo continente para se estabelecer.

Phantom Hourglass (2007 – DS)

Em Phantom Hourglass, a viagem de Link e Zelda é interrompida quando eles chegam ao Mundo do Rei do Oceano. Lá, eles finalmente derrotam o demoníaco Bellum, devolvem o Rei do Oceano (que pode ser um dos esqueletos de leviatã de Breath of the Wild ) à sua verdadeira forma e continuam em sua busca.

Spirit Tracks (2009 – DS)

Em algum momento, Link e Zelda descobriram Nova Hyrule, um continente coberto pelos trilhos de trem que dão nome a Spirit Tracks. Cem anos após sua descoberta, um Zelda e Link diferentes derrotam um vilão chamado Malladus, que possui o corpo de Zelda depois de separar seu espírito dele. A paz é então restaurada em Nova Hyrule.

Você pode jogar a série Zelda exclusivamente em seu Nintendo Switch

[amazon bestseller=”nintendo switch” tracking_id=”mg-paulo-20″ grid=”3″ items=”3″]

E Breath of the Wild? Onde se encaixa?

Depois de muita especulação, a Nintendo finalmente revelou como Breath of the Wild se encaixa na linha do tempo em meados de 2018. A resposta confundiu muitos fãs, no entanto, desde que a Nintendo anunciou que Breath of the Wild (2017 – Wii U, Switch) ocorre no final de todos os três ramos da linha do tempo.

Isso levanta mais perguntas do que respostas: Qual Ganondorf é mencionado em Breath of the Wild e qual Ganondorf retorna em Breath of the Wild 2 ? Como pode uma Hyrule com o Temple of Time existir em todas as três linhas do tempo, quando a velha Hyrule foi inundada em The Wind Waker? E, o mais importante, como é possível que três linhas de tempo separadas convirjam?

Uma maneira de ver isso é que as histórias dos jogos anteriores são realmente apenas histórias. Chama-se “The Legend of Zelda”e não “The Truth of Zelda”, então há espaço para alguma especulação. Talvez todos os jogos antes de Breath of the Wild sejam apenas representações do ciclo do bem contra o mal em que Hyrule está preso, e os detalhes exatos de como os eventos se desenrolaram são só imaginação.

Ainda assim, é difícil acreditar que a Nintendo criaria com tanto cuidado sua linha do tempo de três caminhos se não tivesse uma continuidade exata em mente. Uma explicação melhor pode ser que, em um universo com três realidades diferentes correndo paralelas entre si, existe a possibilidade de infinitas realidades subsequentes serem criadas pelas escolhas dos personagens em cada linha do tempo.

Também é uma possibilidade que Breath of the Wild 2 responda essas dúvidas com alguma boa história e que, existe também uma chance da Nintendo tentar fundir as três linhas do tempo e criar apenas uma linha unificada novamente, para dar uma continuação a Zelda de forma que ela não carregue tanto peso histórico de games antigos. Pode ser que isso seja um reboot da franquia Zelda? Para que novos jogadores possam entrar nesse mundo sem precisar ir atrás de jogos tão antigos.

A Nintendo poderia também apenas mostrar aos fãs as realidades que considera mais interessantes entre essas linhas do tempo infinitas. Talvez a morte cíclica e o renascimento de Hyrule sejam tão reais e tão intermináveis que se repetiram o suficiente para trazer todas as três linhas do tempo para a mesma realidade final. E talvez isso signifique que em breve será hora de Ganon ser derrotado de uma vez por todas também.

Agora, deixe nos comentários se você curtiu conhecer toda a história dos jogos de Legend of Zelda. Gosta de algum dos jogos? Tem algum que é o seu favorito? Fale conosco e aproveite para ler mais sobre a Nintendo no nosso site.

Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente
Saiba mais sobre IA para Personagens de Jogos 3D e veja como ela pode tornar seus inimigos mais desafiadores
Conheça os Princípios do Design de Jogos e como aplicá-los em seus games
Aprenda como criar níveis envolventes em jogos
Descubra as principais Técnicas de Storytelling em Jogos
Entenda mais sobre como Fazer o Design de Personagens para Jogos 2D