Pesquisar
Close this search box.

Especialista explica atual cenário dos jogos NFT e os limites legais envolvidos

Especialista explica atual cenário dos jogos NFT e os limites legais envolvidos

A popularidade dos jogos NFT é um assunto que está no topo das discussões da bilionária indústria dos videogames. A jogatina com os “tokens não-fungíveis” — em tradução livre — é mais uma iniciativa dessa indústria, que se reinventou várias vezes ao longo de sua história para atrair jogadores e criar novas relações de consumo.

Mas a adoção de criptomoedas em videogames de grande orçamento ainda não é unanimidade, sendo esperado com ansiedade por parte da comunidade, mas repelida por outra, que não acham que seja boa ideia a inserção da especulação financeira no mundo dos jogos. Entre as preocupações da indústria é a incerteza de como a chegada dos NFTs pode alterar as atuais configurações das comunidades de jogos online ou influenciar o processo criativo de desenvolvimento ou preço de skins e outros itens.

Segundo o advogado especializado em Games e eSports Marcelo Mattoso Ferreira, sócio do escritório Barcellos Tucunduva Advogados (BTLaw), esse ainda é um tema muito contestável. “As grandes desenvolvedoras já sinalizaram o seu interesse nesse novo modelo de negócio e estão estudando como introduzir as NFTs no mercado em que elas atuam.

Leia Também:
Gosta de pôquer e criptomoedas? Conheça Polker
34 melhores jogos para ganhar criptomoedas
Criptokitties, conheça os gatinhos que valem dinheiro
Guia para iniciantes de Axie Infinity
Jogos parecidos com Axie Infinity

Cenário dos jogos nft
NFT

Como o cenário dos jogos NFT ainda são incertos

Mas ainda há muita incerteza de como elas podem, de fato, mudar o mercado já consolidado, pois os jogos eletrônicos possuem características próprias e alguns deles demoram anos para serem produzidos. A forma como as NFTs devem impactar todo esse ciclo ainda é muito nebulosa”, aponta Marcelo.

Segundo o especialista, os NFTs, tanto nos investimentos quanto nos games, utilizam a mesma tecnologia blockchain e representam algo único e não fracionável. “É exatamente essa exclusividade do ativo digital que torna o NFT valioso no mercado.

Por enquanto, o que os games em NFT estão fazendo é criar uma forma de tentar monetizar a jogatina dos usuários e já se cunhou o termo do “play-to-earn” (jogue para ganhar). Estão agregando conceitos de alguns jogos e inserindo NFT neles. Como jogo, ainda está muito incipiente e os usuários estão vendo esse movimento mais como investimento do que como entretenimento”, explica. 

Leia Também: Os principais golpes NFT e como evitá-los

Sobre a legislação para os jogos NFT, que possa abordar a venda de itens, a participação de menores de idade, entre outros aspectos importantes, o advogado explica que não há regulação no Brasil específica para o mercado de jogos eletrônicos, sendo aplicadas as leis já existentes, entre elas o Código Civil, o Código do Consumidor, a Lei de Propriedade Industrial, a Lei de Software, a classificação indicativa do Ministério da Justiça e o Marco Civil da Internet.

“Também não existe regulação brasileira sobre NFTs ou criptoativos, mas temos projetos de lei em trâmite para tentar regulamentar essa questão. Além disso, a CVM emite regularmente alertas sobre criptoativos, deixando claro que se tais ativos possuírem características de Valores Mobiliários, a sua oferta no mercado necessita de autorização prévia do órgão”, finaliza. 

O que é NFT?

NFT é uma sigla que significa non-fungible token (em tradução livre, “tokens não-fungíveis”. O dono de um NFT é proprietário de uma espécie de certificado de propriedade intelectual, o que garante sua autenticidade. Ao contrário de outros criptoativos, os tokens não-fungíveis são ativos que não podem ser trocados, devido suas especificações individuais, por isso possuem valores indefinidos. Mesmo que existam cópias, o NFT original é único.

Fonte: Marcelo Mattoso Ferreira — advogado especializado em Games e eSports — sócio do escritório BTLaw – Graduado em Direito pela UNESA — LL.M. em Direito, Inovação e Tecnologia, na Escola de Direito da FGV/RJ.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba mais sobre como Escrever Press Releases para Jogos
Saiba quais as Melhores Práticas para Lojas In-Game e monetize seu jogo com sucesso
Veja o processo de Criação de Sprites para Jogos passo-a-passo
Conheça os principais serviços e Modelos de Assinatura em Jogos e se você deve colocar seu indie lá
Aprenda a Como Promover Jogos Indie e as principais estratégias de divulgação
Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente