NotíciasRPG

Conheça o RPG de mesa sobre a pandemia, President Evil

President Evil é um RPG de mesa gratuito onde os jogadores têm que enfrentar a pandemia do coronavírus, em um mundo onde as ruas estão abandonadas e os políticos pouco se importam com a população. O jogo foi criado por Paola Giometti que se inspirou na atual situação global e do Brasil.

Capa do RPG de mesa President Evil

Inspirações

Paola Giometti disse que a sua inspiração em grande parte foi as declarações feitas pelo atual governo do Brasil em relação à pandemia.

“Foi um modo de satirizar quem estava me atacando e ao próprio presidente. Foram dois dias inteiros criando as classes de personagens baseadas nas bizarrices e na realidade que vemos por aí. Foi um trabalho intenso, mas que valeu muito a pena”. Entre os personagens, existe um “holístico que veio para salvar os fracos, o nadador de esgoto com alta imunidade”

A criadora declarou que sempre gostou de RPG, por isso criou o jogo, sendo uma resposta as críticas recebidas por ter rebatido declarações do presidente Jair Bolsonaro.

“Foi um modo de satirizar quem estava me atacando e ao próprio presidente. Foram dois dias inteiros criando as classes de personagens baseadas nas bizarrices e na realidade que vemos por aí. Foi um trabalho intenso, mas que valeu muito a pena”. Entre os personagens, existe um “holístico que veio para salvar os fracos, o nadador de esgoto com alta imunidade”

Criadora de President Evil

O jogo

A princípio dentro de jogo os jogadores irão encontrar as ruas do Brasil abandonadas e uma economia totalmente falida restando apenas alguns sobreviventes da pandemia. Tendo como objetivo fazer as pessoas se conscientizar sobre a situação de forma indireta e por meio do entretenimento.

“Imaginei que fazendo o jogo as pessoas poderiam se colocar no lugar de personagens num cenário muito ruim, e até mesmo sentir um pouco a importância de se proteger e proteger ao próximo numa pandemia. Ele simula a vida real de um modo lúdico”, explica a criadora. “Você tem que ficar de quarentena, caso necessário. Tem que manter a imunidade se alimentando bem, escolher ajudar o próximo ou não, pois alguns recebem o subsídio do governo e podem comprar alguma comida ou máscaras de qualidade, álcool em gel, podem até mesmo tomar o ‘tal’ medicamento duvidoso, que pode na sorte te salvar ou não.” 

President Evil

Como já deu para reparar o nome do jogo é um trocadilho com o nome de Resident Evil, sendo que o nome President Evil foi escolhido através de votação popular nas redes sociais.

“Centenas de pessoas sugeriram nomes e votaram. Havia Pandemonium, Health Hunters, Quarenteners… Mas President Evil, uma sugestão do Thiago Lima, ganhou disparado”

Paola deixou claro que o jogo não está desmerecendo a gravidade, o perigo e as vítimas do coronavírus.

“Ao mesmo tempo que o jogo faz a sátira ao presidente, ela não faz a sátira ou pouco caso do coronavírus, que é o grande vilão do jogo. Você deve manter a sua imunidade e caso esteja infectado, deve decidir entre ficar em quarentena ou contaminar seus amigos, e caso ainda apresente os graves sintomas, deverá contar com a ajuda deles para que tentem salvar você. No fundo, acho que traz um treino de empatia e conscientização através do entretenimento do RPG.”

Como jogar President Evil

O jogo pode ser baixado gratuitamente pelo site oficial da Paola Giometti, onde todo mundo pode baixar o PDF que contem todas as instruções necessária. Como a maioria dos RPGs não se precisa de muito para que possa ser jogado, precisando apenas de um lápis, borracha, folhas e alguns dados.

Você gosta de RPGs? Que tal jogar President Evil online com seus amigos? Conte para nós o que achou do jogo.

Veja também: Lançamentos da semana 1-7 de junho de 2020.

Taina Quini
O autorTaina Quini
Redatora / Designer
Designer e Redatora Web, com muitas horas perdidas em Dofus, esquecida no universo tentando resolver os puzzles da vida.