Pesquisar
Close this search box.

Grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim

O novo jogo da Obsidian Entertainment, Grounded, se parece muito com outros jogos de sobrevivência à primeira vista, embora seja em um estilo de Lucas – Um Intruso no Formigueiro, o jogo te coloca em uma escala super pequena em comparação com títulos como Minecraft ou The Forest. Assim como nesses jogos, você ainda precisa beber água e comer comida para se manter vivo, construir abrigos e fabricar equipamentos para ajudá-lo a se manter vivo e sobreviver em seu novo ambiente, assim cumprindo seu objetivo.

Embora Grounded tenha muito em comum com outros jogos do gênero, sua abordagem de tamanho reduzido em um quintal junto ao gênero de sobrevivência significa que ele tem algumas peculiaridades. Desde como você vai descobrir receitas de artesanato, até as criaturas interessadas em comer você que vive no quintal, há muitas coisas para entender. Aqui está 12 dicas importantes que ajudarão você a se adaptar à vida no gramado.

1- Analise tudo que encontrar

Uma das primeiras coisas que você encontrará ao iniciar um jogo de Grounded é uma estranha e pequena instalação científica chamada Field Station. Esta é a sua pista de que há algo maior acontecendo aqui do que apenas um sonho estranho. Dentro de cada Field Station existe um item chamado Analyzer, é extremamente útil.

Estação de campo em grounded
Field station e analyzer

Como outros jogos de sobrevivência, você pode pegar praticamente tudo no Grounded, e a maioria desses objetos, como sprigs, grass planks, plant fibers, e sap (raminhos, tábuas de grama, fibras de plantas e seiva), pode ser usada para fazer outras coisas.

Você obterá algumas receitas de artesanato apenas escolhendo objetos por aí, mas as Field Station são essenciais para desbloquear ainda mais. Use o analisador em seus materiais para descobrir mais sobre eles e para encontrar novas receitas de artesanato que você pode usar eles.

Os itens tem usos limitados e precisa ser recarregado após a digitalização de alguns itens, mas à medida que você explora, você encontrará Field Station em todo o lugar e todas elas têm a maquina para analisar os itens, o Analyzer.

2- Crie ferramentas

Você não vai sobreviver por muito tempo sem criar algumas ferramentas para ajudá-lo a enfrentar as criaturas que vagam no quintal gigante de Grounded.

Se você está apenas começando precisa então tem que garantir que você tenha as ferramentas certas para o trabalho quando estiver cortando plantas e se defendendo de insetos enormes.

Grounded | grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim | 8c779fc6 3 | notícias
Mantenha seu machado em bom estado

O Pebblet Axe ou Machado é uma ferramenta básica que pode ser usada para cortar grama e outras plantas. Ele também funciona como uma arma enquanto você ainda não tem uma lança. Ele é uma das primeiras ferramentas que você pode criar no Grounded, pois os itens necessários para sua construção estão localizados perto de sua estação de campo.

3- Um bom lugar para sua base

Você iniciará o jogo possuindo as missões da história lhe darão algumas coisas para mantê-lo ocupado enquanto você se acostuma com o jogo, mas embora tenha muito a fazer no primeiro dia, a sobrevivência ainda é sua principal preocupação.

Depois de um tempo, o sol vai se pôr em Grounded, e é aí que a vida no quintal se torna ainda mais perigosa do que já é. Você vai querer criar uma base relativamente cedo, mesmo que seja bem rudimentar, então você terá um lugar para dormir “seguro” durante a noite.

Construindo uma base em grounded
Construa uma base logo no primeiro dia

Um bom ponto é logo no início, chegando perto da Máquina Misteriosa, já que você passará muito tempo nessa área. Você também não pode errar construindo perto de um ponto referencial, como a caixa de suco caída ou mesmo dentro de uma lata de refrigerante.

Nesses locais, você pode ter vantagem para conseguir aguá e alimentos, bem como fornece cobertura e proteção natural e pode facilitar a construção de bases, então aproveite-as. Você precisará de um machado para cortar a grama e criar paredes; lembre-se disso ao criar.

Mas, no mínimo, construa uma inclinação bastante cedo para ter um local para dormir e reaparecer. Você também pode criar notas explicativas no mundo para alterar seu ponto de respawn, mas certifique-se de construí-las em áreas protegidas.

4- Evite aranhas

A maioria dos insetos encontrados nas primeiras horas do Grounded não vai te incomodar. Os ácaros do gramado são um pouco agressivos, mas são minúsculos e facilmente mortos, e insetos como formigas e joaninhas são curiosas, talvez fiquem te encarando, mas logo vão cuidar da própria vida, desde que você não as ataque. Mas alguns insetos, como besouros, ficam agressivos logo que te avistam e alguns, como aranhas, são predadores mortais.

Grounded | grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim | 35a2a9a0 grounded orb weaver spider combat 2 | notícias
Cuidado com as aranhas

Você encontrará aranhas antes de se aproximar do carvalho, e elas podem ser seriamente assustadoras e extremamente mortais. A armadura o ajudará a sobreviver a quaisquer desentendimentos, mas até você obter armas melhores do que a lança que você pode criar no início, você deve manter distância. Quando uma aranha te ver os olhos dela ficam vermelhos, aí ela começa ir atrás de você.

A boa notícia é que você pode fugir de praticamente qualquer encontro, correndo para escapar. Você também pode avistar e evitar elas à distância, observando quando a grama está tremendo como se algo grande estivesse se movendo através delas, assim corra para outro lugar.

5- Tenha uma armadura

Em pouco tempo, você terá que lutar contra diversos tipos de insetos e provavelmente descobrirá rapidamente que a proteção é algo muito importante. Em geral, o combate não é muito difícil, mas sem ajuda, você sofrerá muitos danos, mesmo de pequenos insetos, e pode ser difícil se recuperar em caso de emergência.

Portanto, a armadura deve ser uma prioridade logo no começo do jogo. Você precisará construir uma bancada de trabalho perto da sua base, para poder começar a construir armaduras com o que encontrar.

Grounded | grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim | 09fc633c 3715780 groundedmakearmor | notícias
Crie uma armadura

A armadura também traz vantagens diferentes, dependendo do que é feita. Algumas armaduras podem oferecer mais benefícios quando você come comida, enquanto outras podem fazer você correr mais rápido.

Preste atenção nas vantagens listadas em sua armadura no menu para saber como usá-la com mais eficiência. (As armas também têm vantagens que você deve prestar atenção, porque ter o equipamento certo pode lhe dar grandes vantagens.)

6- Encontre Água

Já que estamos falando de um jogo de sobrevivência, significa que você precisa se manter alimentado e hidratado para permanecer vivo por qualquer período de tempo. A comida é bem fácil de encontrar, como o tutorial do jogo dirá, há muitos cogumelos crescendo no quintal que você pode comer, e eles vão mantê-lo ativo até você começar a descobrir como criar os itens que deseja, como cozinhar carne de inseto. 

Já água, por outro lado, não é tão fácil. Você encontrará muitas poças no quintal, mas beber essa água não é uma boa ideia. A água da poça deixa você um pouco enjoado, fazendo com que sua sede diminua, mas também irá diminuir sua vida. Isso significa que você deve levar comida extra caso precise bembe água em uma poça suja. 

Grounded | grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim | 190904a8 3715782 groundeddew | notícias
Tome água limpa de orvalhos

Você pode contornar esse problema encontrando água limpa, geralmente em gotas de orvalho. As gotas de orvalho não são impossíveis de encontrar, mas são um pouco mais raras do que poças e podem ser difíceis de ver. Procure por elas nas lâminas de grama acima de você, elas são facilmente derrubadas jogando uma pedra ou outro objeto neles, bem como você pode bater na grama. 

Preste atenção e beba todas as gotas de orvalho sempre que puder para não ficar com sede, e não ter colaterais. Observe os menus de criação para criar objetos que capturam água na sua base, para que você não precise procura-las.

7- Habilidades de combate

Lutar no Grounded é sobre gerenciamento de resistência. Quanto mais vezes você ataca ou bloqueia um ataque, mais sua resistência se esgota, portanto, tenha cuidado para não exagerar ao atacar um inimigo.

Enquanto isso, os insetos desviam seus ataques muito óbvios, e tendem a variar entre golpes pesados e golpes menores e mais rápidos. Uma vez que um inimigo faz a animação para desviar de um ataque, muitas vezes você pode se esticar para os lados, já que eles não vão virar depois de executar o desvio.

Grounded | grounded | 11 dicas de como sobreviver no jardim | d5fc8761 3715783 groundedcombat | notícias
Escolha suas batalhas

Você também pode bloquear ataques, o que é essencial para se manter vivo. O bloqueio reduz o dano recebido e, se você conseguir apertar o botão de bloqueio no instante em que um ataque cair, poderá desviar e não levar quase nenhum dano. Tente ficar bom em desviar os ataques dos inimigos.

Tente ser observador, se tiver problemas, muitas vezes pode enganar os insetos para lutarem entre si e ter a chance de se reagrupar com os aliados, curar ou escapar de uma batalha. Preste atenção em quais insetos são agressivos um com o outro e você pode usar o comportamento deles ao seu favor.

8- Use os marcadores de pontos de interesse

O quintal do Grounded é enorme e é muito fácil se perder nele. Ao explorar, você descobrirá locais importantes, como um pedaço de madeira caído ou várias caixas de suco derrubadas, que podem ajudá-lo a se localizar com mais facilidade, mas abrir o mapa constantemente coloca você em desvantagem e deixa você vulnerável a ataques.

Marque pontos de interesse em grounded
Marque pontos de interesse

Você pode marcar seus próprios pontos de referência personalizados que aparecem na tela enquanto você está andando, isso irá ajudar a encontrar as coisas com mais facilidade sem precisar ficar abrindo o mapa. Marque locais sempre que encontrar algo que valha a pena lembrar para poder encontrá-lo facilmente novamente.

Os waypoints são chamados de Trail Markers no menu de criação, e você precisará de folhas de trevo para construí-las. Tente mante-los sempre prontos para usar a qualquer momento, para marcar um local com recursos úteis ou qualquer outra coisa digna de nota.

Coloque uma ao lado de suas bases para encontrá-las facilmente quando terminar de explorar. O uso inteligente e organizado dos Marcadores de Trilha facilita muito o mapeamento do quintal, por isso adquira o hábito de usa-los.

9- Escale

Pode ser dificil ver o que está ao redor com toda a grama em seu caminho, assim você pode escalar vários objetos para ter uma visão aérea do quintal, o que pode ajudar a se localizar também. A maioria dos objetos irão aguentar o seu peso, mas alguns não, então cuidado.

Se manter no alto pode ser uma boa vantagem contra alguns insetos em grounded
Se manter no alto pode ser uma boa vantagem contra alguns insetos

Lâminas de grama tortas, raízes de árvores, folhas e até trevos são plataformas úteis. Os insetos não irão atrás de você lá geralmente, e você pode até mesmo construir em locais elevados para proteção adicional.

Além disso, com altura suficiente, você pode tornar a viagem mais rápida e fácil ao usar o dente-de-leão para planar, o qual falaremos mais na próxima dica.

10- O dente-de-leão

Você sofrerá danos por queda, embora sair do solo tenha seus benefícios, pode ser fácil cair de objetos e se machucar. Um planador é um item muito importante do equipamento que você pode fazer e te ajudar nisso com a altura.

Mas ao invés de criar um, você pode conseguir um planador de maneira rápida e fácil, agarrando um daqueles tufos de dente-de-leão branco que caem perto das plantas de vez em quando. Pegue-o e adicione-o ao local “Glider” na sua lista de equipamentos no lado direito do seu inventário, e você poderá usar ele com a tecla shift sempre que estiver caindo.

Plane usando dente-de-leão em grounded
Plane usando dente-de-leão

Embora um planador o salve de ferimentos, é ainda melhor como meio de travessia. Suba alto o suficiente e você poderá usar o planador para viajar uma longa distância sem correr no chão e correr o risco de ser atacado. Pegue um planador-leão cedo e reduza o seu tempo de viagem.

11- Encontre os Raw Science

Depois de ir ao carvalho como parte das missões da história em Grounded, você descobrirá um laboratório escondido abaixo dele. Dentro está o Burg-L, um robô que sabe algo sobre o experimento que o encolheu.

Além de te dar mais missões para mantê-lo ocupado e ajudá-lo a explorar o mundo de Grounded. Burg-L responderá a algumas perguntas sobre o que está acontecendo e venderá novas receitas de artesanato, mas apenas se você reunir um novo recurso chamado Raw Science.

Raw science no burg. L. Em grounded
Use raw science no burg. L.

Em Grounded ainda não há uma explicação real do que Raw Science realmente é, mas você o encontrará em Grounded, andando em lugares estranhos, ele é uma bolha de gosma rosa, por mais estranha que seja, pegue as bolhas rosas sempre que as encontrar.

Completar missões e criar novos itens também dará o Raw Science como recompensa, então é bom continuar brincando e tentando coisas novas. A Raw Science é essencialmente uma moeda que você pode usar no Burg.L. para comprar coisas da lojinha dele, então você se juntá-las quando puder e ficar de olho no seu suprimento.

Sobre Grounded

Como Grounded é exclusivo da Microsoft, o jogo está incluído no Xbox Game Pass para Xbox One e PC. Como alternativa, ele pode ser comprado diretamente por R$ 129,95 na Steam e na loja da Microsoft. Confira a página oficial. 

Veja também: Grounded atinge mais de 1 milhão de jogadores.

Saiba mais sobre como Escrever Press Releases para Jogos
Saiba quais as Melhores Práticas para Lojas In-Game e monetize seu jogo com sucesso
Veja o processo de Criação de Sprites para Jogos passo-a-passo
Conheça os principais serviços e Modelos de Assinatura em Jogos e se você deve colocar seu indie lá
Aprenda a Como Promover Jogos Indie e as principais estratégias de divulgação
Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente