Pesquisar
Close this search box.

Ghost of Tsushima: Tudo que você precisa saber

A princípio a Sony e a Sucker Punch Productions, desenvolvedora de Ghost of Tsushima vem relevando muitos detalhes sobre o jogo, vamos colocar aqui tudo que você precisa saber sobre Ghost of Tsushima, lançamento, personagens e detalhes sobre a Edição Especial.

A princípio o lançamento de Ghost of Tsushima será  no dia 17 de julho, sendo ele um jogo exclusivo do Playstation 4; bem como talvez seja lançado para Playstation 5 também. 

Muitos jogadores estão no hype para Ghost of Tsushima, mas se você ainda não sabe muito sobre o jogo então você está no lugar certo; bem como se você já conhece o jogo, pois terá muitos detalhes.

O jogo vem recebendo muitos novos detalhes, aqui tem tudo que você precisa saber sobre ghost of tsushima, data de lançamento e personagens.
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Sobre Ghost of Tsushima

Durante o final do século XIII, o Império Mongol conseguiu destruir nações inteiras com o objetivo de conquistar o Oritente. Porém, existia uma pequena ilha chamada Tsushima; que estava entre o Japão e uma enorme destruição causada pelos Mongóis e seu ardiloso líder; Khotun Khan.

Nessa ilha devastada vivia Jin Sekai, um samurai que era um dos últimos do seu clã. Jin Sekai está convencido de fazer o que for necessário para ajudar o seu povo a proteger seu lar. Mas para isso Jin irá precisar de lado, tradições que o moldaram durante sua vida eu construir um novo caminho novo, como fantasma e lutar pela liberdade de Tsushima. Jin foi treinado sua vida toda para seguir os caminhos dos samurais.

Sendo assim quando os mongóis destroem os exércitos a vila entra em colapso. Diante disso Jin precisa escolher entre honrar as tradições samurai, lutando uma batalha que não pode vencer ou vencer o inimigo a qualquer custo. Apesar disso ele precisa buscar conselhos e alguns novos aliados que em outros momentos seriam muito improvável.

Alguns personagens de Ghost of Tsushima.

Confira alguns detalhes dos principais personagens de Ghost of Tsushima.

Jin Sakai

Jin sekai é o principal personagem de ghost of tsushima
Jin Sekai é o principal personagem de Ghost of Tsushima

Você inicia o jogo com Jin sendo um samurai honrado, mas ao longo do tempo para poder derrotar os inimigos ele irá adquirir novas habilidades e táticas, formando uma nova identidade, sendo O Fantasma. Conforme o jogador avança na história mais detalhes serão revelados sobre a vida de Jin, seus inimigos e os aliados; que o ajudarão em sua jornada.

Shimura

O personagem shimura é o tio de jin
O personagem shimura é o tio de jin

Este por sua vez, é o jito ou senhor de Tsushima. Shimura além de samurai é quem cuidou de Jin, sendo tio e figura paterna para ele. Sendo Shimura quem ensinou Jin desde a infância tudo como ser um samurai; assim começando a se preocupar com as novas táticas que Jin começa a adotar para derrotar seus inimigos a todo custo.

Khotun Khan

Ghost of tsushima | ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | e71ed7f4 ghost of tsushima khan column image 01 ps4 en 27apr20 | notícias
O personagem khotun khan é o principal inimigo de jin

Este é o temível e implacável líder do exército mongol que está invadindo a Ilha de Tsushima. Sendo ele impiedoso e astutos, usando tudo o que sabe sobre samurais contra eles de modo a destruí-los por completo. Com isso Jin logo aprende que não deve subestima-lo.

Tempo de duração de Ghost of Tsushima

A duração do jogo foi algo muito questionado pelos fans. Nate Fox, o diretor-criativo da aventura, deu uma resposta bem empolgante em relação a isso dizendo que o tempo de duração do jogo pode ter uma média de 30 a 50 horas, dependendo do estilo de jogo de cada um.

Nate pede para que os jogadores não fiquem focados apenas nas missões principais, mas que se desviem para a exploração da ilha e missões secundárias; pois há muito para explorar em Tsushima. Fazer alguns desvios durante a viagem podem ser vantajosos.

A exploração será muito importante, sendo assim não se esqueça de entrar em edifícios e casa abandonadas.

Sendo assim quem gosta de explorar e apreciar paisagens, terá incontáveis horas de jogo; não precisará se preocupar com um joguinho novo tão cedo, fazendo o investimento valer a pena.

Destalhes do HUD

Fãs notaram algumas bolinhas douradas acima da barra de vida; foi explicado tembém por Nate Fox que as esferas douradas são como “reserva” para Jin; podendo ser usadas para recuperar um pouco de vida, também podendo ser usadas para ataques mais fortes e concentrados.

Cada um decidirá a melhor forma de usa-las. Tornando real que os ataques em câmera lenta sejam em uma espécie de combo. Vale lembrar que o jogo permitirá que os jogadores desabilitem o HUD para proporcionar uma experiência mais imersiva.

Dublagem

Será possível jogar Ghost of Tsushima com dublagem em Inglês ou em Japonês. Tendo como objetivo ser uma representação precisa do japão e da história. A dublagem de Jin em inglês será feita por Daisuke Tsuji; que já participou de Death Stranding, Prey e CoD: Black Ops4.

Ghost of tsushima | ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | dd00c8f8 unnamed | notícias

O detalhe mais incrível sobre a dublagem em japonês é que o dublador de Jin Sekai, o personagem principal, é o mesmo dublador do Roronoa Zoro de One Piece, Kazuya Nakai. Imagina se em algum momento Jin manda um Santoryu durante o jogo.

Ghost of Tsushima em japonês

Jogabilidade de Ghost of Tsushima

Aparentemente não a níveis no jogo, mas sim arvore de habilidades e atributos. Itens são escassos e difíceis de encontrar, então tenha controle para não gastar demais.

Detalhes da gameplay

Indicadores de missões

A princípio Ghost of Tsushima não terá indicares de missões, essa medida foi tomada com objetivo de incentivar os jogadores a explorarem o mapa e seu mundo aberto de forma natural. Sendo assim seria um tanto difícil ignorar prédios em chamas e casas abandonadas.

Sendo assim o jogo também terá pontos de referência no mapa, respeitando as decisões de curiosidades dos jogadores sem aqueles marcadores de missões e referências chatos incomodando; assim defendendo a liberdade do jogador.

Segundo as informações já apresentadas sobre o jogo, o vento é o que guiará Jin Sekai durante sua aventura. Além do vento os jogadores devem ficar atentos aos arredores para que não percam detalhes como missões secundárias e pontos ocultos de história. Através de colunas de fumaça no horizonte, árvores quebradas ou animasi tentando chamar sua atenção.

A importância das raposas

Sempre faça carinho nas raposas de ghost of tsushima
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Sempre faça carinhos nas raposas que você encontrar! Algumas raposas são especiais, elas vão guiar o jogador para templos onde será possível encontrar atributos bônus; bem como ser usados como pontos de fast travel. Santuários também irão aumentar o número de equipáveis ao serem liberados. Os templos são bem escondidos, mas essas belas raposinhas irão guiar Jin até lá.

Outros animais

Assim como a raposa pode te ajudar, outros animais também podem, como um passarinho amarelo que aparentemente te leva para uma missão secundária; já outros pássaros te levam a locais abandonados. Sendo assim não se esqueça de prestar atenção aos animais, eles são importantes.

Animais selvagens

Animais selvagens podem tentar atacar Jin durante sua jornada, existe um marcador que mostra quando um animal selvagem como um urso estará alvejando Jin.

Animais selvagens poderão atacar em ghost of tsushima
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Níveis de dificuldade

O diretor criativo Jason Connell disse que o jogo terá vários níveis de dificuldade; proporcionando uma experiência agradável para todos os tipos de jogadores.

Connell diz que o jogo não pode ser tão difícil para que o jogador queira desistir nos primeiros 15 minutos; sendo assim se você acha que está sendo fácil é possível aumentar a dificuldade; do mesmo modo se você pensar que está muito difícil você poderá diminuir a dificuldade.

O objetivo é que tanto os jogadores casuais quanto os hardcore se divirtam e tenham uma excelente experiência; mas que o jogo não deixará de “honrar a letalidade da espada”, porém isso não se aplica aos modos mais fáceis, onde os jogadores terão mais facilidade de limitar o dano recebido.

Progressão dos equipamentos

Progressão dos equipamentos de ghost of tsushima
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

O diretor criativo Nate Fox deu uma notícia que pode atrair muitos jogadores de The Legend of Zelda, um jogo que sempre teve um sistema de progressão focado nos equipamentos e não em níveis como a maioria do RPGs.

Os equipamentos e ferramentas descobertas por Jin é o que irá indicar ao longo de sua viagem o avanço que foi feito, incluindo ter mais armas.

Nate diz que Jin encontrará novas armas conforme avança no jogo. Assim sua transformação de samurai para Ghost vai permitir que ele use armas diferentes. Bem como a Kunai que é usada na forma de Ghost; isso mostra que a progressão de Jin se trata de ser mais poderoso, capaz de causar mais dano e ter diferentes formas de abordagens. Além disso, essa progressão muda a forma como Jin interage com o ambiente.

Limpando o sangue

Ghost of Tsushima permitirá que o jogador limpe o sangue de sua espada. Dentro de jogo existe um botão para guardar e puxar a espada, assim se ela estiver suja de sangue Jin fara movimentos legais e rápidos para limpar o sangue de sua espada.

Porém, essa movimentação também será feita de forma automática, assim quando Jin fica um tempo parado ele irá realizar esses movimentos sozinho e guardará sua espada. Possivelmente Jin também limpara o sangue durante alguns combates corpo a corpo, ele é bem rápido.

Armas além da katana

Até o momento sabemos que Jin poderá usar as espadas, arco e flechas, kunais e provavelmente algum outro tipo de arma que ainda não foi revelado.

Ghost of tsushima terá arcos
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Armaduras

As armaduras terão diferentes vantagens e desvantagens; bem como algumas armaduras reforçam um estilo de jogo especifico, para se adaptar melhor ao seu estilo de jogo; ou seja, você não poderá ser um samurai furtivo com uma armadura branca ou colorida, sua armadura mudará como será a gameplay.

Amuletos

Amuleto de ghost of tsushima
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Os amuletos tem como objetivo aprimorar o seu personagem, como melhorar a regeneração de vida e envenenamento dos inimigos. Você poderá encontrar diferentes amuletos com diferentes objetivos durante sua jornada.

Combates

Bom já sabemos que cada jogador poderá escolher a forma que mais te agradar de jogar, seja lutando como um samurai honrado ou como um fantasma pelas sombras. Mas aqui vai alguns detalhes sobre isso.

Vale mencionar aqui que não importa o quão forte e avançado você esteja, sempre sera possível morrer para o inimigo mais fraco de todos.

Nate Foz explicou o mongol mais baixo do jogo sempre poderá matar Jin rapidamente, mesmo que já esteja muito forte e com novas habilidades, por isso nunca subestime nenhum inimigo. Você ter se tornado forte não torna as coisas dentro de jogo mais fácil.

Duelos

Duelos são confrontos com um inimigo, onde lutam até a morte. Sendo assim é um combate de agilidade, o jogador terá que desferir golpes no momento certo, para que não seja morto por um erro simples.

Desvio de ataques

É possível bloquear e desviar a maioria dos ataques dos inimigos, mas isso se você for rápido o suficiente. Ao usar o desvio de ataques de forma correta é permitido aplicar golpes fatais em seus inimigos.

Posições de combate

Como já vimos em Nioh, os samurais têm varias posições de combate, aparentemente em Ghost of Tsushima também. Sendo assim Jin tem posições de combate com sua katana, provavelmente cada posição tem suas vantagens e desvantagens dependendo do inimigo e estilo de jogo.

Posições de combate com katana

Honra e respeito pelos inimigos

Ao eliminar um inimigo como um honrado samurai é possível que você preste honra a eles ao fazer uma reverência de respeito. Porém, ainda não foi revelado se isso terá impacto em algo.

Honra e respeito pelos inimigos
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Modo furtivo, o fantasma

Você pode andar de modo furtivo pelas sombras, bem como no telhado de casas e outros locais, cair dando golpes surpreendendo os inimigos; ou simplesmente passar por eles em silêncio.

Como fantasma você pode agir pelas sombras de modo silencioso, usando algumas artimanhas para atrair o inimigo, como fogos de artifício, bombas de fumaça, bem como outros itens.

O jogador poderá assassinar seus inimigos de forma silenciosa, podendo criar um corrente de assassinatos, assim matando seus inimigos em sequência.

Modo furtivo em ghost of tsushima
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

O medo

Assim que a fama de Jin vai crescendo é possível fazer com que os inimigos sintam medo, incapacitando alguns deles, fazendo com que não consigam enfrentar Jin em um combate.

Progresso de lenda

Como já vimos Jin irá fazer de tudo para defender seu povo, se tornando a lenda do fantas de Tsushima; mas durante esse processo você poderá saber o quão lendário você está, como está sua fama. Uma das formas de aumentar sua fama é destruindo fortalezas inimigas.

Ghost of tsushima | ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | 7c4cb0e6 a 15174126295377 | notícias

Veja uma entrevista com os desenvolvedores onde falam sobre esses detalhes do jogo.

Lançamento, preço, pré-venda e edição especial de Ghost of Tsushima

Lançamento

O lançamento de Ghost of Tsushima será no dia 17 de julho de 2020; sendo exclusivo para Playstation 4, não tendo previsão de versão para PC confirmada.

Preço

A princípio o preço recomendado da Edição Padrão é de R$ 249,90 ou R$ 199 a vista. Já a Edição Deluxe de Ghost of Tsushima é de R$ 289 ou R$ 231,20 a vista. Sendo assim pagando a vista qualquer versão tem 20% de desconto. Confira a página oficial do jogo.

Pré-venda

Querer comprar qualquer versão do jogo durante a pré-venda irá ganhar conteúdos exclusivos. Sendo eles um avatar do Jin, Tema Dinâmico para PS4 baseado na arte de capa e trilha sonoras digital com faixas selecionadas do jogo. A pré-venda das versões físicas do jogo estão com 20% de desconto no Brasil.

Edições de Ghost of Tsushima

A Edição Padrão tem apenas o jogo base e bônus de pré-venda, caso seja adquirido durante o período da pré-venda.

Edição deluxe

A Edição Deluxe de Ghost of Tsushima, vem com um conjunto de skins Hero of Tsushima, que inclui: um cavalo, uma sela, máscara, espada e uma armadura, sendo tudo para Jin; bem como dois itens chamados Charm of Hachiman’s Favor, ponto de habilidade, Tema Dinâmico para PS4, livro de arte digital da Dark Horse; assim como comentários do diretor, onde a equipe criativa do jogo conversa com um historiador japonês sobre o mundo de Ghost of Tsushima.

Edição deluxe de ghost of tsushima
Edição deluxe de ghost of tsushima

Edição Especial

Além disso, a versão física da Edição Especial vem com uma embalagem steelbook, voucher para a skin de máscara e espada Hero of Tsushima, Charm of Hachiman’s Favor, comentários do diretor e o livro de arte digital.

Versão física da edição especial
Versão física da edição especial

Temas dinâmico de Ghost of Tsushima

Foi divulgado pela desenvolvedora que o jogo terá dois temas dinâmicos, um que estará incluído na Edição Especial e na Edição Deluxe e outro para quem comprar qualquer versão do jogo durante a pré-venda. Veja o post do Twitter que monstra os temas.

O tema que vem com a Edição Especial e Deluxe possui uma trilha sonora e um estilo mais artístico. Já o tema para pré-venda possui sons de vento e a foto de Jin.

Modos especiais

A influência de Akira Kurosawa

Ghost of tsushima | ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | 364b9afd 13 samurai showdown 02. 0 | notícias
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

Akira Kurosawa é um dos mais famosos e importantes do cinema japonês. Ele foi grande influência em Ghost of Tsushima e inspirou um dos modos especiais que é o Samurai Cinema.

Neste modo adiciona um filtro preto e branco, chuvas e vento para dar um tom mais dramático ao jogo; assim criando cenas incríveis dignas de um filme de samurai.

Modo fotografia

Ghost of tsushima | ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | 53d3ac2e chrome 2020 05 14 18 24 24 | notícias
Ghost of tsushima: tudo que você precisa saber | ghost of tsushima

O modo foto é um dos recursos que já foram confirmados pela desenvolvedora. Dentro deste modo você poderá escolher a direção do vendo da imagem e partículas do cenário. Bem como é possível criar animações com trilha sonora e algumas outras ferramentas.

Veja também: Ghost of Tsushima ganha novo vídeo de gameplay.

Assim conforme tivermos mais novidades sobre o lançamento de Ghost of Tsushima iremos atualizando este post. O que você está achando de Ghost of Tsushima até agora ?

Saiba mais sobre a Criação de Sistemas de Partículas em Jogos
Conheça as melhores mais práticas ferramentas de IA para Desenvolvimento de Jogos
Saiba como fazer uma Campanhas de Sucesso para Jogos
Torne-se um desenvolvedor de sucesso construindo Uma Base de Fãs para Jogos Indie
Já se perguntou em como Como Criar Física Realista em Jogos? Então saiba tudo o que você precisa saber para fazer isso
Veja como ter seu game com uma performance incrível com essas Técnicas de Otimização para Jogos 2D