Pesquisar
Close this search box.

Insiders poderão testar Xbox Cloud Gaming para PC no app em Windows 10 e 11

A Microsoft anunciou que os participantes do programa Insider do Xbox finalmente poderão jogar na nuvem utilizando o aplicativo que suporta o Xbox Cloud Gaming para Windows 10 e 11, sem a necessidade de navegadores, como era anteriormente. Porém, por enquanto apenas 22 países terão acesso oficiais. Infelizmente, o recurso não está disponível para o Brasil.

Insiders poderão testar xbox cloud gaming para pc no app em windows 10 e 11
Insiders poderão testa xbox cloud gaming para pc no app em windows 10 e 11

Anteriormente chamado de Projeto xCloud, o serviço deu as caras como uma plataforma de streaming podendo jogar games de PC através dos celulares. Porém, só era permitido se funcionasse através dos navegadores. Permissão dada pela Microsoft para que os insiders pudessem conhecer o novo recurso. Após ultrapassar o período de testes em julho, os insiders poderão fazer o teste diretamente do aplicativo do Xbox.

A partir da atualização mais recentes, os insiders poderão jogar também jogos de console, desde que os títulos estejam disponíveis para Xbox Cloud. O indicado que a pessoa tenha uma boa conexão de internet, seja WIFI ou rede móveis, e também um controle oficial da Microsoft, mas também é possível utilizar teclado e mouse.

Por enquanto, o Brasil está fora da festa. Apenas 22 países tiverem o recurso liberado para os testes dentro do aplicativo através de uma parcela da assinatura do programa de sucesso Xbox Game Pass Ultimate. Até o momento, a Microsoft não nos deixou pista de quando a função chegará ao nosso país, porém as expectativas é que não demore muito por conta do estágio avançado de testes. e que, se tudo der certo, até final do ano tenhamos este recurso.

O que é o Projeto xCloud?

Com o Projeto xCloud (visualização), os jogadores podem jogar jogos do Xbox no celular ou tablet diretamente da nuvem, incluindo favoritos como Devil May Cry 5, Tekken 7, Forza Horizon 4 e muito mais – sem esperar os downloads.

Como ativar o xCloud?

Obtenha o aplicativo Xbox Game Streaming (visualização)

Depois de ser aceito, instale o aplicativo no seu dispositivo móvel, vá para a seção do Projeto xCloud do aplicativo e faça login com a conta que você usou para se registrar para a visualização.

Quais dispositivos compatíveis?

Para participar do Project xCloud (visualização), você precisará de um dispositivo móvel compatível (telefone ou tablet) E de um controle compatível com Bluetooth.
Dispositivos móveis compatíveis:
O Projeto xCloud (visualização) requer dispositivos móveis com Android versão 6.0 ou superior e Bluetooth versão 4.0 – verifique as configurações do dispositivo se não tiver certeza.
Controles Xbox compatíveis:
Observe que nem todos os controles do Xbox são compatíveis com Bluetooth.

Quais países o Xcloud está disponível?

Aplataforma de jogo na nuvem está disponível em 22 países até o momento, sendo: 
– Áustria
– Bélgica
– Canadá
– República Tcheca
– Dinamarca
– Finlândia
– França
– Alemanha
– Hungria
– Irlanda
– Itália
– Coreia
– Holanda
– Noruega
– Polônia
– Portugal
– Eslováquia
– Espanha
– Suécia
– Suíça
– Reino Unido
– Estados Unidos. 
Em 2020, a Microsoft planeja adicionar mais países ao longo do tempo. Em novembro de 2020, a Microsoft começou a receber aplicativos de usuários para participar de testes em outros países, como México, Brasil, Austrália e Japão.

Mais sobre Xbox Cloud Gaming

Xbox Cloud Gaming (formalmente anunciado como Project xCloud e anteriormente conhecido como xCloud) é o título em trabalho do serviço do Xbox de jogos em nuvem da Microsoft. Inicialmente lançado em teste beta em novembro de 2019, o serviço foi lançado posteriormente para assinantes do Xbox Game Pass Ultimate em 15 de setembro de 2020. O jogo na nuvem do Xbox Game Pass é fornecido aos assinantes do Ultimate sem custo adicional.

A compatibilidade com versões anteriores do Xbox Series X permite que o xCloud retenha a biblioteca existente de jogos do Xbox enquanto adiciona novos jogos do Xbox Series X. A Xbox Game Pass Library lista atualmente 264 jogos habilitados para nuvem. A lista inclui Halo: The Master Chief Collection, Destiny 2, Forza Horizon 4, The Outer Worlds e Yakuza Kiwami 2. Hellblade: Senua’s Sacrifice é o primeiro jogo que suporta controles de toque total.

Informações: Wiki e Microsoft

Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente
Saiba mais sobre IA para Personagens de Jogos 3D e veja como ela pode tornar seus inimigos mais desafiadores
Conheça os Princípios do Design de Jogos e como aplicá-los em seus games
Aprenda como criar níveis envolventes em jogos
Descubra as principais Técnicas de Storytelling em Jogos
Entenda mais sobre como Fazer o Design de Personagens para Jogos 2D