Mod de Mass Effect irá restaurar romances descartados

Áudios gravados e encontrados nos arquivos da versão Legendary Edition mostram que o game teria diversas opções de romances e Mod de Mass Effect irá restaurá-los

Mass effect 3 | femshep & tali full romance/sex scene [modded] ᴴᴰ - youtube
Tali é uma das opões descartadas

O lançamento recente de Mass Effect: Legendary Edition veio com várias novidades sobre a história da série e algumas mudanças em relação ao original, como elementos que foram cortados, DLCs que não puderam ser restauradas por perda do código e alguns detalhes que não foram inclusos no produto final e uns pequenos ajustes que você provavelmente nem notará.

Porém, entre todas as novidades, uma das grandes descobertas no código fonte do jogo, feita por data miners, foram que certas opções de romance entre personagens do mesmo sexo foram planejadas para inclusão durante o desenvolvimento da remasterizarão, mas não apareceram no produto final, já que os scripts com diálogos existem nos arquivos do jogo.

Parte disso se resume ao fato de que durante o desenvolvimento de um jogo desta escala que envolvem escolhas do jogador, os dubladores sempre gravam muito mais falas do que as que são usadas, simplesmente porque é muito mais fácil ter as opções disponíveis prontas do que ter que voltar ao estúdio e regravar. Mas, como o ex-animador da Bioware, Jonathan Cooper, revelou no início deste ano, alguns elementos de romance entre pessoas do mesmo sexo foram removidos dos jogos por razões muito duvidosas.

“Você não vai conseguir namorar Jack como Femshep em Mass Effect 2. Eu animei ambas as cenas, para Masculino e Feminino. Nós previmos até Jacob como uma opção male/male, usando Brokeback Mountain, cena a cena, como modelo. Foi dito na época que ‘a América não está pronta para isso’. Talvez ainda não seja” e continuou “Usamos (o filme) Brokeback Mountain para que não fosse inaceitável – mas as regras são diferentes para filmes e jogos, eu acho. Pessoalmente, ainda acredito que foi uma decisão errada cortar, como protestamos na época. Pessoas com problemas (com isso) podem ir se foder – elas não merecem jogar nossos jogos.”

-- Publicidade --

Um Mod de Mass Effect virá para nos ajudar

Mas, uma reportagem da Gamer que falou com o criador de mod de Mass Effect, Ryan ‘Audemus’ Ainsworth, uma figura renomada nesta comunidade, comentou sobre quais opções de romance entre pessoas do mesmo sexo já existem nos arquivos da Legendary Edition. Segundo Ainsworth há diálogos relacionados aos personagens Jack, Jacob, Kaidan, Ashley, Miranda, Thane e Tali.

“Há um diálogo presente para todos esses personagens, sim”, diz Ainsworth, embora em vários estágios: alguns romances cortados, como aquele entre Ashley e Kaidan em Mass Effect 1, estão totalmente presentes nos arquivos. Já em Mass Effect 2, os diálogos para romances não utilizados estão parcialmente presentes, mas faltando cenas posteriores.

Ainsworth dá o exemplo desse romance entre a versão feminina de Shephard e Miranda, restaurando linhas de áudio dos arquivos do jogo entre as personagens e divulgando-os em um vídeo com imagens do mod romance FemShep /Miranda da trilogia original, onde entre 32:45 a 33: 20 ele usa o áudio oficial encontrado nos arquivos do jogo como parte do romance restaurado. A próxima cena, no entanto, usa uma técnica chamada FOVO para gerar padrões de áudio e sincronização labial de outras conversas no jogo.

“Essa era a única maneira de fazer isso para Mass Effect 2, porque não podíamos adicionar novo áudio”, diz Ainsworth. “Para a versão dos mods da Legendary Edition, podemos ser muito mais criativos na maneira como implementamos novos diálogos para essas cenas, já que poderemos adicionar novo áudio.”

-- Publicidade --

Mas, em resumo, os modders já podem começar a restaurar os (atualmente) sete romances entre personagens do mesmo sexo encontrados nos arquivos do jogo e, na maioria dos casos, com um áudio ‘oficial’ para trabalhar. “O fato de que toda a narração de romance entre pessoas do mesmo sexo não utilizada ainda estão presentes nos arquivos da Legendary Edition”, diz Ainsworth. “este mod de Mass Effect não estão apenas em planejamento – quase certamente eles serão feitos.”

A Jornada de Mass Effect

Mod de mass effect irá restaurar romances descartados | 73e279f4 imagem 2021 05 26 121820 | married games notícias | bioware, eletronic arts, mass effect legendary edition, pc, playstation 4, playstation 5, singleplayer, xbox, xbox series s, xbox series x | mod de mass effect
Existem mod de Mass Effect para todo tipo de romance

O primeiro jogo da franquia foi lançado em 2007, pela Bioware com exclusividade para o Xbox 360 e portado para Pc pela Demiurge Studios (também responsável pelo DLC Pinnacle Station) e para PlayStation 3 pela Edge of Reality, e nasceu graças ao fim da licença do uso dos personagens da franquia Star Wars.

A série Knights of the Old Republic foi um sucesso e um terceiro game estava planejado, mas, devido ao fim do licenciamento, a empresa resolveu forcar em uma IP própria. O destaque ficava por conta do sistema de moralidade do personagem que era muito simples em Kotor, oscilando apenas entre o lado sombrio ou luminoso da Força.

Em Mass Effect os desenvolvedores queriam ir além do bem e do mal, permitindo que suas decisões refletissem nos seus relacionamentos com os NPCs e com seus companheiros durante a sua jornada. Matar ou poupar um inimigo pode ter consequências no futuro bem como socar ou não uma repórter intrometida pode garantir apoio ou reprovação para as atitudes do protagonista.

Shepard, teve seu nome escolhido em homenagem a Alan Bartlett Shepard, Jr., a segunda pessoa e o primeiro estadunidense no espaço (5 de maio de 1961). Mais tarde, ele comandou a missão Apollo 14, em 1971, e se tornou a quinta pessoa a andar na lua. O rosto do Shepard homem é baseado no modelo holandês Mark Vanderloo.

-- Publicidade --

As vozes dos personagens são feitas pelos atores Mark Meer, que já atuou em jogos das franquias Baldur’s Gate, Dragon Age, Neverwinter Nights, e Jennifer Hale, que já trabalhou em Metal Gear Solid, Metroid Prime, Bioshoch Infinity, Overwatch, além de série de TV como a Avatar: último Mestre do ar e a Lenda de Korra e Meninas Superpoderosas.

E, apesar das polêmicas a respeito de “quem é o Shepard canônico” e a versão masculina do personagem estampar as capas dos primeiros game, Shepard nasceu como uma mulher. Jonathan Cooper, animador, divulgou imagens dos primeiros testes de movimentação eram usados com base em um modelo feminino retirado do jogo Jade Empire.

Outro destaque da série Mass Effect, bem como de vários outros jogos da Bioware, é a possibilidade do jogador se envolver romanticamente com pessoas e aliens de ambos os gêneros. Um jogador pode escolher entre diversos NPC para desenvolver um romance, sendo que alguns podem se relacionar somente com um Shepard homem ou mulher ou ambos, o que permite uma infinidade de possibilidades de finais diferentes, dependendo do relacionamento do seu Shepard com os NPCs da nave Normandy.

Com versões para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC, Mass Effect Legendary Edition chegou às lojas no dia 14 de maio.

E então, está empolgado com esse mod de Mass Effect? Tem algum romance que você sempre quis no jogo e não pode realizar? Fale conosco nos comentários e aproveite para ler mais sobre Mass Effect no nosso site.

-- Publicidade --
Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.