Vale a pena comprar um notebook usado?

De acordo com um levantamento do IDC Brasil, em 2021, os preços dos Notebooks subiram mais de 17% no País. A alta pode estar relacionada ao crescimento do home office e as aulas à distância, que aumentaram a procura e, consequentemente, os valores. 

O especialista em compra e venda de itens usados da Já Vendeu, Lucas Navarro, explica se vale a pena investir em um item de segunda mão. Além disso, o que deve ser observado para não ter dor de cabeça ao optar por esse tipo de compra.

Leia Também:
Saiba Qual Melhor Processador Para Notebooks Gamers
Saiba Como Escolher O Melhor Notebook Gamer
As Melhores Webcams Em 2021
5 Dicas Infalíveis Para Saber Se O Jogo Roda No PC
19 Melhores Mouses Gamer Com E Sem Fio Em 2021

Notebook usado
Comprar um notebook usado é um bom negócio?

1 — Muito mais barato

Um notebook usado custa cerca de, pelo menos, 30% mais barato que um novo. Em meio à crise econômica que o Brasil enfrenta, esse tipo de comércio vem crescendo, principalmente por conta da economia. Dados recentes do Sebrae, por exemplo, afirmam que o mercado de itens usados cresceu 48% em 2021. Sendo assim, é uma ótima opção para quem busca um bom produto com menor preço.

2 — Cuidado com os golpes 

Todos os dias acompanhamos novos golpes, principalmente na internet. Investir em um computador usado é uma ótima ideia, mas é preciso se certificar que o vendedor realmente existe, que é uma loja ou plataforma confiável e com boa reputação, e que o item está em bom estado. Caso não consiga achar histórico de avaliações do vendedor, não arrisque.

3 — Como escolher o melhor notebook usado

Busque informações básicas como o modelo, processador e memória. Depois, atente-se ao estado da bateria e, claro, ao lado de fora. Verifique se o invólucro não tem marcas de impactos, especialmente nos cantos, onde pode estar mais deteriorado. Também é importante analisar se há rachaduras na tela, se falta teclas ou alguma peça. Se o vendedor não oferece nenhum tipo de garantia ou suporte pós-venda, não compre!

4 — Bom para o bolso e para o meio ambiente

Comprar um item usado, principalmente um eletrônico, desde que seja uma plataforma/loja confiável, traz muitos benefícios. Além do cliente pagar muito menos em um item de qualidade, faz a economia circular funcionar e contribuiu com o meio ambiente, pois prolonga a vida útil de um item que poderia ser descartado antes da hora. Atente-se aos detalhes e faça uma boa compra!

Para saber mais, acesse o site. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.