Pesquisar
Close this search box.

O Steam Deck Valve rodará o Windows 11? A AMD está trabalhando nisso

Uma das maiores questões relacionadas ao Steam Deck Valve é a compatibilidade do Windows. A Valve deixou claro que o Windows 10 funcionará, mas o Windows 11 era um ponto de interrogação. No entanto, a empresa está trabalhando com a AMD para garantir que o dispositivo funcione com o Windows 11.

Steam deck valve

O que é Steam Deck Valve?

O Steam Deck é um computador portátil para jogos criado pela Valve. Imagine um Nintendo Switch com hardware de PC padrão rodando jogos de PC padrão e você terá uma boa ideia do que esperar.

O Steam Deck Valve é basicamente apenas um PC. Ele usa hardware de PC padrão e executa sistemas operacionais de PC padrão, como Linux e Windows – chegaremos ao software em instantes.

Pierre-Loup Griffais, da Valve, revelou especificações de hardware para IGN. Cada Steam Deck Valve usa a arquitetura de CPU AMD Zen 2 e GPU RDNA 2, e todos vêm com 16 GB de RAM. E, claro, tem Wi-Fi e Bluetooth.

O Steam Deck Valve é um dispositivo portátil com controles integrados – quer você prefira touchpads ou joysticks, o Steam Deck os tem. Ele tem uma tela de sete polegadas com resolução de 1280 × 800 (que é uma proporção de 16:10). A tela tem sensores de luz ambiente para ajustar automaticamente o brilho, assim como um dispositivo móvel moderno.

A Valve diz que você terá entre duas e oito horas de duração da bateria, dependendo do que estiver fazendo. Ele vem com uma maleta de transporte para portabilidade também.

Windows 11 no Steam Deck

O Steam Deck Valve virá com uma versão customizada do Linux chamada SteamOS , mas o dispositivo é apenas um computador em seu núcleo. Isso significa que ele executará todos os tipos de sistemas operacionais, incluindo o Windows.

Sabíamos que o Windows 10 não seria um problema para o dispositivo, mas com o Windows 11 chegando, os fãs e jogadores da Microsoft estavam curiosos para saber se a versão mais recente do sistema operacional funcionaria.

Você pensaria que se o Windows 10 fosse executado, o Windows 11 não seria um problema. No entanto, graças ao fato de a Microsoft exigir o TPM 2.0 para Windows 11 para ser executado, não é tão simples.

Confira também:

A Valve e a AMD estão cientes disso e as empresas estão trabalhando nisso. Em uma entrevista para a PC Gamer, o designer da Valve Steam Deck, Greg Coomer, disse que: “Há setores olhando para o TPM agora. Nós nos concentramos tanto no Windows 10, até agora, que ainda não chegamos tão longe nisso. Nossa expectativa é que possamos atender a demanda.”

Como mencionado, não depende apenas da Valve, já que a AMD fabrica o chip do Steam Deck, ela também deve estar envolvida no processo.

Quando questionado sobre o suporte TPM 2.0, Coomer disse: “É também uma conversa que está acontecendo com a AMD. Para ter certeza de que, no nível do BIOS, podemos acomodar isso. Portanto, ainda não há nada que nos indique que haverá algum problema com o Windows 11.’’

Você deve executar o Windows 11 no Steam Deck?

Não parece que a questão é se você pode ou não executar o Windows 11 em um Steam Deck, mas se você deve ou não. Teremos que esperar para ver se a experiência de jogo do SteamOS padrão está à altura. Se for esse o caso, instalar o Windows pode ser uma perda de tempo.

Relacionado

Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores
Aprenda Como Criar Cenários Envolventes em Jogos 2D
Saiba mais sobre a Implementação de Som 3D em Jogos
Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado