Pesquisar
Close this search box.

Overwatch: Mudanças de gameplay com o lançamento de Overwatch 2

Desde o anúncio de Overwatch 2, a maioria dos jogadores se perguntam quais serão as principais mudanças de gameplay que ocorrerá com o lançamento da sequência de Overwatch.

Essa dúvida paira sobre a mente dos players por conta da quantidade de informação que os desenvolvedores da Blizzard colocam em seus fóruns respondendo algumas perguntas de fãs.

Terei que comprar a sequência? Vale a pena gastar meu dinheiro? As mudanças no gameplay serão realmente significativas entre o Overwatch 1 e o Overwatch 2? Essas, e muitas outras perguntas serão esclarecidas nesse artigo.

Overwatch 2 é uma continuação ou uma expansão?

O Overwatch é um jogo que foi lançado no dia 27 de outubro de 2015. Com o anúncio da sequência, é natural que os jogadores entendam que o primeiro jogo seja “abandonado” para que todos os jogadores migrem para a sua continuação, para terem acesso a novos conteúdos e atualizações, certo?

Errado!

Mas se pararmos para analisar por alguns segundos, a Blizzard não funciona dessa maneira. Diferente de suas concorrentes, a empresa costuma manter suas franquias ativas com atualizações e novidades durante muitos anos. Podemos observar isso com um exemplo muito popular da empresa, o jogo World of Warcraft, que foi lançado em 23 de novembro de 2004 e continua recebendo atualizações até hoje.

World of warcraft

Dito isso, é um pouco difícil de acreditar que a Blizzard lançaria uma sequência de Overwatch com tanto potencial disponível para exploração, tanto pela quantidade de jogadores que compraram o jogo, quanto pela quantidade de conteúdos que eles têm para oferecer.

Vamos olhar então para essa continuação com um olhar mais crítico. E se o Overwatch 2 não fosse um jogo novo, e sim uma expansão? Igual os outros jogos da empresa.

Exatamente aí que entramos para analisar o nosso ponto! Esse é o motivo para entender o porquê haverá alterações de jogabilidade com o lançamento de Overwatch 2, pois o jogo não é uma continuação do primeiro game, mas sim, uma grande atualização da franquia para uma nova era e novos players.

O Overwatch 1 continuará existindo após o lançamento de Overwatch 2?

Overwatch 2

A resposta para essa pergunta é bem simples, a resposta é: não!

Mas calma, não há motivos para ter pânico. O jogo não vai simplesmente desaparecer do seu computador ou do seu videogame. O jogo irá se transformar no Overwatch 2. Exatamente! Você que possui o primeiro jogo, irá ganhar a sequência de graça! Só que calma lá, somente o multiplayer competitivo.

Vamos entender isso melhor!

No momento do lançamento da sequência, o Overwatch 1 irá se fundir ao Overwatch 2, trazendo todas as estatísticas de jogo, skins, dinheiro e tudo aquilo que você já conquistou no primeiro game. Você vai ganhar todas as atualizações de gameplay e todos os novos heróis sem ter que pagar nada por isso!

Mas então… Se eu vou ganhar tudo de graça, não preciso comprar a sequência, certo?

Excelente pergunta, meu jovem curioso! E a resposta também é simples! Conforma havia dito lá em cima, o primeiro jogo será absorvido pelo segundo, contudo, isso não quer dizer que o Overwatch 2 será apenas o multiplayer, conforme é o Overwatch 1. Junto com o lançamento da sequência, a Blizzard está trazendo uma campanha singleplayer para dentro da franquia, com histórias similares aos eventos de Arquivos, só que com muito mais profundidade de narrativa e muitas horas de gameplay. E é assim que a empresa irá lucrar, pois essa parte do jogo será vendida separadamente por um valor de um jogo novo.

Quais serão as mudanças de Gameplay de Overwatch 2?

Para os jogadores que possuem o Overwatch 1, com o lançamento de Overwatch 2, irá ter:

  • 4 Novos mapas;
  • 4 Novos heróis;
  • Novo modo de jogo;
  • Modos atuais do jogo redesenhados.

Vamos esclarecer melhor aqui quais são as mudanças que irão afetar você, jogador que já possui o primeiro game da franquia e não pretende comprar a continuação.

Novos mapas de overwatch

No lançamento da sequência, o jogo irá introduzir 4 novos mapas, sendo eles:

  • Rio de Janeiro;
  • Toronto;
  • Gotemburgo;
  • Monte Carlo.

Além do lançamento desses mapas, os desenvolvedores estão trabalhando em um novo modo de jogo chamado “avanço”, onde as duas equipes irão disputar uma mesma “carga” pelo mapa. E eu digo “carga” entre aspas pois na verdade o jogador vai controlar um robô gigante que irá empurrar um pilar e não uma carga propriamente dita.

Cada equipe empurra essa “carga” para um lado do mapa, quando as duas equipes estiverem batalhando na carga, ela irá ficar parada, no momento que só tiver uma equipe na carga ela irá se movimentar. E equipe que conseguir empurrar a “carga” mais longe, ganha a partida. Você pode conferir uma gameplay do novo modo que foi disponibilizado pela Blizzard para àqueles que estiveram na Blizzcon de 2019 no vídeo abaixo:

Os modos existentes de Overwatch, vão ser diferentes?

Tudo indica que não, contudo, recentemente os desenvolvedores do jogo fizeram um Q&A no Reddit e debateram sobre uma restruturação do modo de assalto do jogo, que são os modos de mapas como Hanamura, Colônia Lunar Horizon, Indústrias Volskaya, Templo de Anúbis e Paris.

As mudanças que eles estão testando atualmente no modo experimental do jogo são:

  • Equipes irão capturar cada ponto em rounds diferentes;
  • O ponto A e o ponto B serão capturados uma vez cada, por rodada;
  • Cada equipe terá 6 minutos para fazer o máximo de pontos que conseguirem;
  • Cada vez que o ponto for capturado a equipe irá ganhar 1 ponto;
  • Depois que os dois pontos forem capturados, os times irão trocar de lado no mapa;
  • Cada vez que um time capturar o ponto B, o outro terá o restante do tempo para tentar capturar novamente o ponto A e depois o B até que o tempo do relógio seja extinguido;
  • O time com a maior pontuação vence;
  • Tempo máximo do jogo reajustado para 6 minutos de ataque para cada time.

Essas alterações de gameplay estão sendo testadas agora mesmo no modo experimental no jogo, você pode testar e tirar suas próprias conclusões se essa mudança deve ou não seguir para o jogo no futuro.
O diretor do jogo Jeff Kaplan, junto com o diretor de heróis Geoff Goofman e outros integrantes da equipe de desenvolvimento de Overwatch responderam diversas perguntas no Reddit sobre essa mudança, se você entende um pouco de inglês, pode conferir mais detalhes aqui.

Vale destacar que nenhuma dessas mudanças são uma certeza de que entrarão no jogo, o diretor de Overwatch disse que essa foi apenas uma de diversas mudanças no gameplay do modo de jogo assalto. Conforme você pode ver o que o Jeff Kaplan disse no fórum abaixo, explicando algumas das tentativas que eles testaram nos servidores particulares da Blizzard:

Jeff Kaplan – Diretor de Overwatch

Nós tentamos uma grande quantidade de mudanças ao longo dos anos:

Mudamos os pontos de captura para parecerem um pouco mais com os pontos de controle;
Adicionamos uma sala de renascimento próxima do ponto A para a defesa;
Adicionamos um ponto extra de captura entre o ponto A e o ponto B;
Movemos a sala de renascimento de volta para o ponto B;
Fazer isso fez com que a captura acontecesse independentemente de os defensores estarem ou não no ponto.

Nenhuma dessas mudanças são fixas e certas de entrar no jogo, contudo, já da para perceber que os desenvolvedores estão se mexendo para o lançamento de Overwatch 2, pensando em como realizar melhorias de gameplay e aprimorar os modos de jogo já existentes no primeiro game para o lançamento da sequência, novas mecânicas, novos heróis, mudanças em modos já conhecidos, reworks em mapas e até mesmo novas regras de jogo.

O jogo está parado há um tempo, mas não quer dizer que os desenvolvedores não estejam preparando o terreno para o lançamento de Overwatch 2, transformando o Overwatch 1 na sequência aos poucos, com pequenas alterações de modos, heróis, mapas e jogabilidade. Para quando a sequência seja finalmente lançada, o jogo receba uma nova vida e possa atrair novos players apresentando novos conteúdos.

Além dessas novidades, podemos entrar em debate diversas outras alterações de gameplay no modo campanha do jogo como arvores de habilidades, evolução de heróis, multiplayer cooperativo e muitos outros, que em breve iremos conversar mais a fundo sobre essas novidades em um outro artigo, por isso não entrei em detalhes aqui.

Fica atento aos nossos posts, que em breve iremos postar aqui mais um post detalhando melhor quais serão as novidades do Overwatch 2 de uma forma mais aprofundada e com muito mais detalhes, para que possamos ficar ansiosos juntos pelo lançamento da sequência.

E ai? O que achou dessas mudanças que estão sendo testadas? Acha que com o lançamento do Overwatch 2, a Blizzard vai conseguir alcançar o mesmo sucesso do Overwatch em seu auge? Conta pra mim aqui embaixo e vamos debater sobre esse assunto.

Veja também: Grounded atinge mais de 1 milhão de jogadores.

Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores
Aprenda Como Criar Cenários Envolventes em Jogos 2D
Saiba mais sobre a Implementação de Som 3D em Jogos
Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado