Pesquisar
Close this search box.

PlayStation Store: PS Store de algumas plataformas saem do ar

PlayStation Store sairá do ar para as plataformas PS3, PSP e PS Vita.

Páginas da loja virtual para PlayStation 3, PlayStation Portable e PlayStation Portátil Vita sairá do ar e encerrá serviços de venda de jogos.

Desde o começo do mês de março haviam rumores de que a Sony encerraria a PlayStation Store de algumas de suas plataformas mais antigas, como o PlayStation 3, lançado em 2008, e no dia 29, a Sony confirmou que essas lojas serão desativadas. Porém, isso não é o fim do mundo como alguns estavam temendo.

Segundo o comunicado no site oficial da Sony, as lojas online do PlayStation 3 s PSP serão encerradas no dia 2 de julho de 2021 e, um mês e meio depois, a loja para PS Vita será encerrada em 27 de agosto. A partir destas datas não será possível acessar alguns recursos como a compra de novos jogos ou resgatar vouchers de fundos da carteira PSN para comprar novos jogos para as plataformas mencionadas.

Playstation store
Playstation Store

Contudo, a Sony confirmou que ainda será possível baixar o conteúdo já adquirido anteriormente normalmente, mesmo depois do fechamento das lojas. Conteúdo de mídia, como vídeos, e DLCs também continuarão disponíveis para serem resgatados. Para os assinantes da PlayStation Plus, você ainda poderá acessar todos os recursos e download de jogos e recursos de mídia, desde que continue com a assinatura.

Quais recursos posso usar após o encerramento da PlayStation Store?

Segundo o comunicado oficial, a lista de recursos que você ainda poderá acessar é a seguinte:

  • Você ainda poderá baixar novamente e jogar títulos de jogos comprados anteriormente. Você ainda poderá acessar o conteúdo de vídeo / mídia adquirido anteriormente.
  • Você ainda poderá resgatar vouchers de jogo e PlayStation Plus.
  • Você ainda poderá baixar novamente e jogar títulos de jogos reivindicados por meio do PlayStation Plus, contanto que continue sendo um membro do serviço.

Já os recursos aos quais você perderá acesso são listados abaixo:

  • Você não poderá mais comprar conteúdo digital para PS3, PS Vita e PSP, incluindo jogos e conteúdo de vídeo.
  • Você não poderá mais fazer compras no jogo por meio de jogos no PS3, PS Vita e PSP.
  • Você não poderá mais resgatar vouchers de fundos da carteira PSN (por exemplo, cartões-presente) em dispositivos PS3, PS Vita ou PSP assim que a PlayStation Store e a funcionalidade de compra para esses dispositivos fecharem. Os fundos de sua carteira PSN permanecerão em sua conta PSN, mas você só poderá usar os fundos de sua carteira para comprar produtos PS4 e PS5 na PlayStation Store na web, PlayStationApp ou em consoles PS4 e PS5.

Como acesso os jogos comprados na PlayStation Store?

Você poderá baixar o conteúdo que já comprou para o seu PS3, PS Vita ou PSP acessando a Lista de Downloads no aparelho, como faz normalmente. Jogos multiplayer, que ainda possuem servidores ativos, continuam no ar normalmente, pelo menos, por enquanto. E quaisquer fundos que você tenha na sua carteira PSN continuam disponíveis e serão transferidos para compra de jogo ou conteúdo do PS4 ou PS5, caso o jogador migre para esses sistemas.

Não há informações a respeito de reembolso ou devolução caso o jogador não vá adquirir um novo console da Sony, então, se esse for o seu caso, melhor procurar uma promoção legal ou comprar aquele jogo que você estava namorando a um tempo.

Uma url que direcionava os jogadores a um antigo site da PlayStation Store para conteúdos de PS1, PS2, PS3, PS Vita e PSP também foi desativada e agora direciona o jogador direto para a home oficial do PlayStation.

O que você achou da notícia? Vai migrar de sistema ou aproveitará a sua conta do PS3 até o último momento? Conte para nós nos comentários e leia mais sobre o PlayStation no nosso site.

Fonte: Eurogamer

Aprenda como Criar seus Jogos e todas as etapas do desenvolvimento
Saiba mais sobre a função do Modificador Boolean no Blender
Descubra o que faz, quanto ganha e como se tornar um Desenvolvedor de Games Profissional
Saiba mais sobre as Melhores Práticas de Level Design
Você sabe que é possível fazer jogos com JavaScript pode ser usada para fazer jogos? Mas, surge a questão de saber se ela é boa para essa tarefa.
Dicas valiosas para quem quem quer começar a fazer Arte para Jogos 2D