O jogo Pokemon Go, feito pela desenvolvedora Niantic teve seu melhor ano de vendas em 2019. Segundo cálculos feitos pelo Sensor Tower Store Intelligence, 2019 superou até mesmo a febre do ano de lançamento do jogo em vendas e arrecadou US$894 milhões em comprar in-game.
Segundo os dados, o game arrecadou US$832 milhões no ano de seu lançamento (2016); US$589 milhões em 2017, onde houve uma queda; US$816 milhões em 2018 onde houve uma recuperação; e US$894 milhões em 2019, batendo o seu recorde. No seu total, o game já rendeu a bagatela de US$3.1 bilhões.
Mas como o Pokemon Go vendeu tanto?
Apesar de muitos terem abandonado o game, os consumidores fiéis da franquia recebem atualizações frequentes da empresa, fazendo com que movimente mais recursos para aproveitar melhor os eventos e os pokemon novos que são lançados.
Durante o ano de 2019 tiveram os eventos da Equipe Go Rocket e os novos pokemons de Unova.
Em geral, os Estados Unidos contribuíram com 38% do total, contabilizando US$ 335 milhões. Logo depois foi o Japão com US$ 286 milhões, e em terceiro a Alemanha, com US$ 54 milhões.
Além disso, o game ainda ficou US$ 693 milhões na frente do segundo game baseado em geolocalização. Confira o gráfico abaixo.
O outro game lançado pela Niantic: Harry Potter: Wizards Unite não foi tão bem quanto seu irmão mais velho, alcançando apenas US$23 milhões de dólares durante 2019. O segundo colocado, Dragon Quest Walk, faturou menos da metade, com US$201 milhões. O jogo é muito popular em países asiáticos, mas pouco conhecido no ocidente.
Outros números do game
Em termos de download, Pokemon GO acumulou mais de 55 milhões de downloads apenas no ano de 2019, sendo 10 milhões dos Estados Unidos, 5 milhões do Brasil e 3 milhões da Índia;
Pokemon GO está disponível gratuitamente para Android e iOS e pode ser baixado aqui.