Procon notifica Netflix na sexta-feira (18). A nota foi feita para que a empresa de streaming preste esclarecimentos sobre o anúncio de acrescentar uma taxa para assinantes que compartilham conta. Essa ideia chamou a atenção do Procon-SP, que prontamente notificou a empresa.
Na quinta-feira (17), a Netflix anunciou que faria testes de cobrança em países como Chile, Costa Rica e Peru. A ideia é que os clientes que compartilham conta, terão de pagar uma taxa na assinatura mensal de US$ 3, no Chile e na Costa Rica, e de US$ 2,12, no Peru, para acrescentar até duas contas ao seu perfil.
A prática já vinha sido estudada nos EUA, e a ideia é aplica-la no Brasil também. Em notificação a empresa de streaming, o Procon solicita os critérios a serem utilizados para escolha dos assinantes testados. O questionamento é se os consumidores foram informados e como a empresa comprovará que o acesso está sendo realizado fora da residência do assinante, além de existir o conflito para pessoas que viajam muito ou não possuem residência fixa.
Você também pode gostar:
- 15 Incríveis Filmes Do Leonardo DiCaprio Que Você Precisa Assistir
- 10 Séries Novas Para Dar Uma Chance E Parar De Assistir Séries Comfort
- 15 Filmes Atuais Que Você Precisa Conhecer
Procon notifica Netflix
De acordo com a notificação feita pelo Procon, a Netflix terá que informar até o dia 22 de março como e em quais localidades foram feitos os testes, bem como, quais são os critérios da escolha dos assinantes que passaram pela análise e se eles foram avisados previamente de que isso seria feito.
Na lista de exigências estão também:
- Como a Netflix pretende comprovar que o acesso está sendo realizado fora da residência do assinante
- Quais procedimentos são aplicados para coibir que terceiros se utilizem do acesso do assinante sem seu consentimento ou autorização
- Se e quando a empresa pretende aplicar a cobrança adicional no Brasil
- Qual será o valor da taxa
Você também pode se interessar
- 20 Filmes Baseados Em Fatos Que Você Precisa Conhecer
- Chegou No Streaming: Homem Aranha Sem Volta Para Casa No Prime Video
- Servant Of The People: Série De Zelensky Estará Na Netflix
Porque a Netflix decidiu fazer a cobrança?
Em busca de deixar o valor do pacote “menos salgado”, muitos usuários optam pelo compartilhamento de contas na Netflix, ou mesmo emprestam a conta de bom coração para que um amigo ou parente assista enquanto não pode ou não tem interesse de pagar por um pacote.
Apesar de esse hábito ser extremamente comum, a prática é proibida pela Netflix, porém a plataforma não possuí tantos recursos para barrar esse tipo de uso. A algum tempo, a vermelhinha passou a exibir um aviso que dizia “Se você não mora com o proprietário desta conta, precisa de sua própria conta para continuar visualizando”. O aviso foi exibido para alguns usuários dos Estados Unidos que ficaram chocados.
Em abril de 2021, alguns meses depois do aviso vir a público, o CEO da Netflix, Reed Hastings, veio a público com a seguinte aspa: “Continuaremos a trabalhar em acessibilidade em todos os países que atendemos. Ao fazê-lo, queremos garantir que as pessoas que usam uma conta Netflix, que acessam, estejam autorizadas a fazer isto”.
Veja mais no nosso post mais antigo: Não Pode Mais Dividir Senha? Compartilhamento De Contas Na Netflix Pode Ser Dificultado Nas Próximas Atualizações
Confira alguns títulos originais Netflix
E ai, gostou? Não vai ficar de fora desses monte de conteúdo incríveis que a gente tem por aqui né? Você também pode gostar desses assuntos:
- Assinaturas: Star Plus Vale A Pena?
- Tudo O Que Sabemos Sobre A Nova Série Senhor Dos Anéis
- Tudo O Que Sabemos Sobre A Nova Temporada De Peaky Blinders
Ah, também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais!
Deixe um comentário