NotíciasHardwareMobileTecnologia

Rumores da AMD mostram Cézanne como nome da próxima geração de CPU Mobile

A AMD acaba de lançar seus Ryzen 4000 ‘Renoir’ CPUs, mas os detalhes de sua próxima geração Ryzen 5000 APUs já começaram a vazar. Os detalhes mais recentes vêm da Dell cujos documentos listam os processadores de próxima geração da AMD para a parte de mobilidade que substituirá as CPUs Ryzen 4000 em 2021. A linha terá o nome de AMD Cézanne

Confira também: GeForce RTX 3070 e RTX 3080 podem ser lançadas ainda esse ano

Vazam os processadores AMD Ryzen 5000 de Cezanne da próxima geração da AMD – APUs com CPU Zen 3 e núcleos de GPU RDNA2

Documentos publicados

Os documentos foram publicados nos membros do Fórum Anandtech (via Rogame & Uzzi38). Parece que a AMD já começou a trabalhar em sua linha de APU de última geração e isso é esperado desde que o desenvolvimento do núcleo Zen 3 tenha terminado e estaremos recebendo os primeiros processadores baseados nele ainda este ano. Mas enquanto o Zen 3 seria inicialmente implantado em plataformas de desktop e servidor, o mercado de mobilidade terá que esperar até 2021 desde que o Ryzen 4000 acabou de ser lançado este mês. Mas, como a família Ryzen 4000, a AMD tentará novamente interromper o segmento de notebooks com mais desempenho e maior eficiência, como nunca antes.

De acordo com os documentos, a próxima geração de APUs (Ryzen 5000 Mobility CPU) será conhecida como Cezanne e seria implantada na quarta geração. Atualmente, a AMD se refere à sua nova linha Ryzen 4000 (Mobile) como 3a geração, simplesmente porque é baseada na arquitetura Zen 2, enquanto o restante dos processadores Ryzen 4000 (Desktop) será referido como quarta geração, uma vez que serão baseados no Zen 3 arquitetura. O mesmo seria o caso das CPUs Ryzen 5000, que seriam chamadas de quarta geração, uma vez que fará uso da arquitetura principal do Zen 3.

As CPUs AMD Ryzen 5000 Cezanne terão os núcleos Zen 3 e RDNA2_1

amd ryzen cézanne

Como a programação deste ano, a programação de Cezanne seria dividida em dois segmentos, o Cezanne-H de alto desempenho e o Cezanne-U de baixa potência. Os processadores apresentarão o pacote FP6, que é o mesmo que os chips existentes. É uma plataforma BGA e ajudará definitivamente os fabricantes de laptops, pois mantém o mesmo design.

Desempenho Geral da linha AMD Cézanne

Em desempenho geral, a linha Cezanne seria uma grande melhoria em relação às CPUs Ryzen 4000 existentes, devido a várias razões. Primeiro, a arquitetura Zen 3, como já detalhada, traz grandes melhorias no IPC e algumas alterações importantes no design que melhorariam a latência de núcleo a núcleo e o desempenho do chip. Em segundo lugar, a arquitetura Zen 3 estaria utilizando um nó de processo avançado de 7 nm; que ajudaria a AMD a alavancar ainda mais sua liderança em eficiência sobre seus principais concorrentes no segmento de laptops. Já vimos o Ryzen 4000 postar números surpreendentes de desempenho / watt em testes, rivalizando com o desempenho das CPUs de desktop em projetos de 15 a 35W.

Mas a maior melhoria geral seria a mudança da AMD para a arquitetura Navi GPU. Também é afirmado que a GPU RDNA2 da AMD seria fundida com os núcleos Zen 3, marcando um grande salto em relação aos núcleos de GPU Vega de 7nm. Diz-se que o iGPU dentro da CPU Cezanne se baseia na arquitetura gráfica RDNA2, mas os designs de laptops também apresentariam GPUs Navi 23 discretas. A GPU Navi 23 foi anteriormente sugerida como a GPU ‘NVIDIA Killer’ que muitos seguidores da AMD Radeon esperavam há tanto tempo; mas é possível que uma variação do chip, menor, que apresenta atualizações de arquitetura semelhantes, possa ser inserida nos CPUs Ryzen 5000.

Outros detalhes

Além desses detalhes, os documentos da Dell mencionaram pelo menos quatro configurações de laptop de 15,6 “que utilizariam as CPUs Cezanne-H ‘Ryzen 5000’ de alto desempenho 35-45W. Entre elas, estão:

  • F HD 120 Hz, 250 nits, 45% NTSC
  • FHD 165 Hz, sRGB-100%, 3 ms
  • FHD 360 Hz, sRGB-100%, 1 ms
  • QHD 240 Hz, DCI-P3 90% (HDR), 1 ms

Diz-se que todos esses modelos possuem Freesync (painéis eDP). Ainda não temos outros detalhes sobre essas configurações de laptop, mas é bom ver que a nova geração de laptops já está sendo preparada. A família de processadores AMD Cezanne Ryzen 5000 enfrentaria a linha Tiger Lake da Intel, principalmente a série H, que estaria disponível em pleno andamento até 2021.

Via: wccftech

Lucas Votto
O autorLucas Votto
Redator
Estudante de Jogos Digitais e aspirante a programador. Viciado por jogos de LEGO e estratégia.

Deixe uma resposta