Pesquisar
Close this search box.

Tibia Comemora aniversário de 25 anos

Tibia Comemora aniversário de 25 anos adicionando efeitos sonoros. Game que já foi jogado por 32 milhões de players

Hoje a CipSoft comemora o 25º aniversário de Tibia anunciando que o jogo receberá efeitos sonoros em 2022! O MMORPG foi lançado online pela primeira vez em 7 de janeiro de 1997, junto a jogos como o primeiro Tomb Raider, e segue ativo até hoje, com atualizações regulares e um fluxo constante de novos conteúdos. Isso faz com que Tibia seja um dos jogos online mais antigos do mundo que ainda se mantém vivo. No entanto, Tibia nunca teve tanto sucesso quanto hoje. Nos últimos anos, o jogo quebrou vários recordes de vendas e gerou uma receita total de mais de 1,2 bilhões de reais até o momento.

No Brasil, Tibia ainda conta com uma forte legião de seguidores fiéis e o país se tornou o mercado mais importante para o jogo ao longo do tempo. O estúdio alemão Cipsoft conquistou o coração dos jogadores brasileiros com o seu trabalho aprimorando o jogo e cuidando da comunidade, que é especialmente ativa no país, e também, das interações em constante evolução que surgem entre grupos de jogadores.

Tibia Comemora aniversário com mais de 180 mil brasileiros na festa

Só em 2021, o Tibia foi jogado por 185.000 jogadores brasileiros, nesse mesmo ano foram adicionados quatro novos servidores, dois deles na América Latina: um na configuração “Optional PvP” Reinobra (SA); e outro “Retro Open PvP” Mudabra (SA).

Uma história como a de Tibia é rara em nossa indústria”, diz Stephan Vogler, um dos CEOs e fundadores da CipSoft. “Nosso projeto de hobby se tornou um sucesso duradouro com muitos jogadores dedicados. Estou extremamente grato por fazer parte desta história.” Ulrich Schlott, assim como Vogler, CEO e fundador da empresa, acrescenta:

Tibia segue ativo com mais sucesso do que nunca, em parte devido à nossa estreita cooperação com nossa comunidade. Após 25 anos, ainda temos muitas ideias para trazer novos conteúdos para o mundo do Tibia.” 

Para a CipSoft, há outro motivo para comemorar: a empresa por trás do Tibia foi premiada pelo “Great Place to Work” como uma das melhores empregadoras da Baviera, Alemanha.

No futuro, a CipSoft continuará a se concentrar em mundos de jogos online animados e se vê bem posicionada para isso com seu novo processo de incubação: “Todos os funcionários agora têm a oportunidade de gastar 20 por cento do seu tempo de trabalho na implementação de suas próprias ideias de jogos. Nós também estamos seguindo nossa sugestão da história de sucesso de Tibia: pequenos times que compartilham uma visão comum e têm a maior liberdade possível para implementá-la”, disse Stephan Vogler.

Dados interessantes sobre o Tibia, no mundo e no Brasil

Em comparação histórica, o número de jogadores online atingiu seu pico máximo de 64.028 jogadores simultâneos em 2007 com a CipSoft relatando mais de 250.000 jogadores ativos, ainda em 2020 teve um pico de 41.000 jogadores, o que mostra como o jogo consegue se manter ao longo do tempo. De acordo com uma pesquisa de 2009 conduzida pela CipSoft, os jogadores vieram de uma ampla gama de países, a maior parte vivendo no Brasil (26,56%, aproximadamente 75.000) e na Polônia (24,38%) indicando que a sua popularidade vai durar por muito mais anos. A CipSoft confirmou que, ainda hoje, o Brasil continua sendo o principal pais em número de jogadores ativos do Tibia.

Tibia comemora aniversário
Tibia

SOBRE O TIBIA

Em 1997, o primeiro servidor público permanente foi configurado para hospedar o Tibia Alpha 1.0. Seus desenvolvedores, quatro estudantes de Ratisbona, na Baviera, inspiraram-se nos jogos de computador MUD para multijogadores e nas possibilidades técnicas oferecidas pelas tecnologias emergentes de Internet.

O Tibia difere significativamente de outros conceitos de MMO ao usar regras severas nas partidas: por exemplo, se os personagens morrem, eles perdem uma grande parte da experiência adquirida, e não há level cap. Em agosto de 2016, um usuário bateu todos os recordes e atingiu o nível 999.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente
Saiba mais sobre IA para Personagens de Jogos 3D e veja como ela pode tornar seus inimigos mais desafiadores
Conheça os Princípios do Design de Jogos e como aplicá-los em seus games
Aprenda como criar níveis envolventes em jogos
Descubra as principais Técnicas de Storytelling em Jogos
Entenda mais sobre como Fazer o Design de Personagens para Jogos 2D