Pesquisar
Close this search box.

Windows 11: Como instalar o Node.js corretamente 2022

Aprenda a instalar o Node.js de maneira rápida e prática.

Desde muito tempo até hoje em dia em 2022, ainda é inegável que o Node.js é um dos softwares essenciais para se começar um novo projeto de programação, pois será hoje que irei te ensinar passo-a-passo como instalar o Node.js no seu Windows 11 sem cometer nenhum erro e até como resolver esses erros, caso aconteça. Então já prepara um café e uma bolacha que o guia de hoje é bem simples e rápido, sem mistérios e sem enrolação.

Node. Js | chocolatey, framework, javascript, node, node. Js, nodejs, windows, windows 10, windows 11 | windows 11: como instalar o node. Js corretamente 2022 | 872d28fa nodejs2 | notícias
Windows 11: Como instalar o Node.js corretamente 2022 | Imagem Promocional do Node.js

Site oficial do Node

Primeiramente precisamos acessar o site oficial do Node para poder baixar com segurança o executável de instalação, mas o primeiro ponto de atenção é usar sempre a versão LTS que significa Long Term Support (suporte de longo prazo) sendo assim teremos um suporte bem melhor e uma estabilidade para trabalhar nesta versão.

Site oficial do node. Js
Site oficial do Node.JS

Caso você for trabalhar apenas com Node.js e não com outro framework, você pode ir diretamente nesse botão e pular para o passo a passo da instalação do Node.

Frameworks no Node.js Windows

No caso de frameworks, como no nosso exemplo aqui, o Nuxt, ele suporta somente até a versão 14 por conta de um dependência chamada Fibers.js que compõe parte do framework e ainda não suporta as versões 15 e 16 do Node, então vou te mostrar como encontrar essa versão, mas o processo vale para qualquer uma que não estiver presente na tela inicial.

Primeiro iremos acessar a página de “Previous Releases” (distribuições anteriores) no site do Node.js, posteriormente agora veremos uma tabela com várias versões. Não tem muito mistério e essa tela por si só se auto explica bem o que está acontecendo e onde podemos escolher a versão que desejamos do Node.js…

Tabela de versões do node windows
Tabela de versões do Node Windows

Então no campo de busca da tabela acima, você irá apenas digitar a versão que você deseja e não precisa ser completa, como por exemplo no nosso caso apenas “14.” já é o bastante para encontrarmos a versão mais recente já no segundo resultado a lista.

Tabela de versões do node windows
Tabela de versões do Node Windows

Por fim nesta tela, nós iremos clicar no botão de “Downloads” da versão que desejamos e seremos direcionado para uma página como essa, onde podemos ver uma lista enorme de informações, mas não se preocupe.

Tabela de atualizações da versão 14 do node
Tabela de atualizações da versão 14 do Node

Instalando o Node no Windows.

Esta é uma tela bem simples de se entender, precisamos apenas de paciência e lembrarmos o que queremos, neste caso como estamos no Windows, vamos desejar o instalador de pacotes (MSI) e a versão de arquitetura x64, não x86, porque é apenas para computadores mais antigos e até pode ser útil se você estiver usando Windows 7 ou 8. Mas vamos clicar no “node-v14.18.3-x64.msi” para fazer download exato do que estamos desejando, o instalador do NodeJS.

Executando o instalador teremos a seguinte tela:

Aqui podemos ver uma tela de boas-vindas ao instalador do Node.js, nada demais e bem objetiva, porque remos basicamente clicar em “Next” que significa avançar e partiremos para a segunda tela.

Tela inicial do instalador do node. Js windows
Tela inicial do instalador do Node.js Windows

Agora nesta segunda tela, nós podemos personalizar o local da instalação, caso queira salvar em outro HD/SSD, ou até mesmo deixar em um caminho diferente, fica a seu critério, vamos seguir com o padrão apenas clicando em “Next”.

Tela de local de instalação do instalador do node. Js windows
Tela de local de instalação do instalador do Node.js Windows

Essa próxima tela, é um passo opicional, você não precisa instalar o Chocolatey, mas nós gostamos de usar por facilitar a instalação de diversas coisas que usamos no dia a dia, isso também fica a seu critério e para passar de tela basta clicar em “Next” novamente.

Tela de recursos do instalador do node. Js windows
Tela de recursos do instalador do Node.js Windows

Já estamos bem próximos de finalizar a instalação, sendo assim nesta próxima janela é vemos apenas uma confirmação da instalação, simplesmente basta ir no “Install” e ele vai pedir a confirmação para você, basta responder “Sim” e tudo irá prosseguir para a instalaçao do Node.js.

Tela de confirmação do instalador
Tela de confirmação do instalador

Por fim, aguarde o processo finalizar e clique em “Finish”, vai aparecer uma janela escrito “Pressione uma tecla para continuar…”, aqui você pode pressionar qualquer tecla que irá prosseguir, então nesta mesma janela irá pedir para avançar novamente, basta pressionar novamente qualquer tecla.

Tela de instalação final
Tela de instalação final

Enquanto isso…

Bem enquanto o Node.js faz a sua instalação no seu computador pode ser que esse seja o momento perfeito para você aproveitar e ativar o seu Windows 10 caso ainda não tenha ativado! Então já da uma olhada nessa dica logo abaixo, o preço está bem barato e pela utilidade que é ter o seu Windows ativo está valendo muito a pena sem dúdiva alguma.

[amazon box=”B09RJKXD9F” template=”horizontal” tracking_id=”mg-sergio-20″]

Recursos adicionais, Chocolatey em Node Windows.

Após isso, uma nova janela do Windows aparecerá de “sim” ou “não”, confirmando se você autoriza a instalação dos recursos adicionais, pode clicar no “Sim” tranquilamente. Então o processo de instalação do Chocolatey se iniciará em uma janela azul dessa vez (isso só acontecerá se você marcou a caixa um pouco antes lembra?). Lembrando que esse processo pode levar um tempo, é aqui que entra o café e as bolachas hahaha.

Tela de instalação dos recursos
Tela de instalação dos recursos

Quando finalizado, esta janela vai te dar um resumo e perdir para você pressionar Enter para terminar a instalação de vez.

Tela final de instalação dos recursos
Tela final de instalação dos recursos

Conferindo a versão do Node.

Extremamente importante que a gente de uma conferida sobre como foi instalado o Node.js e o Chocolatey, caso também tenha o adicionado, pois isso evita futuros problemas e também para confirmarmos se tudo andou como deveria. Então basta rodar o seguinte comando no PowerShell:

node --version

Deverá aparecer mais ou menos o seguinte na sua tela, mudando apenas a versão provavelmente e mais nada, pode acontecer de não aparecer nada e retornar um erro em vermelho no seu PowerShell, provavelmente precisaremos fazer todo o processo do instalador novamente.

Tela exibindo a versão do node
Tela exibindo a versão do Node

FAQ Rápido.

Qual a linguagem do Node.js?

Basicamente o Node.js se baseia em um ambiente de execução em JavaScript ou ECMAScript ou ES seguido do ano da versão, como era originalmente chamado. Com o Node.js o usuário pode criar websites e aplicações na porta 80 sem necessitar que o navegador faça esse trabalho.

Por que usar o Node.js?

Usamos o Node.js em ocasiões onde temos muitas requisições, pois o Node.js consegue interpretar loops de eventos em uma única thread, sendo tudo de forma assíncrona em vez de sequencial.

Qual a diferença entre Node.js e AngularJS?

Resumidamente o AngularJS é um serviço que roda em “client side”, ele irá apenas conversar com seu navegador. Por outro lado o Node.js faz um serviço cruzado entre “client e server side”, o que faz uma vinculação de dados bidirecionais.

Simples, rápido e prático

Resumidamente é apenas isso, todo o processo de baixar e instalar do Node.js é bem simples mas pode ser que tenha alguns detalhes importantes que passem despercebidos como o Chocolatey, que por sinal é uma ferramenta extremamente interessante para uma matéria apenas sobre o Chocolatey… mas isso logo logo sai também.

Bom por hoje e isso e me diga você o que achou do nosso guia rápido sobre como instalar o Node no Windows 11 ou inferior, comenta logo em baixo se o post ficou bom, se ficou alguma dúvida, se também consegui solucionar algum problema que você estava tendo ou até mesmo se a matéria ficou fraca, seu comentário é importante!

Saiba como acabar de vez com o erro OpenGL no Blender
Sua carreira do sonhos é ganhar muito dinheiro Criando Jogos? Então veja como dar os primeiros passos
Jogo de ação com múltiplas batalhas superpoderosas apresenta narrativa inédita ambientada no mundo dos quadrinhos de Invincible, da Skybound Comics
Desenvolvedores independentes e artistas podem inscrever seus projetos gratuitamente para participar do BIG Festival 2024 e Artists' Alley, na gamescom latam 2024
Conheça Sites para Criar Jogos e crie seus games sem baixar ou instalar nada
Quer saber como Desenvolver Jogos no Celular? Veja esses aplicativos