Como expandir seu armazenamento no PlayStation 5

Sony permitirá que você instale o seu próprio SSD para expandir a capacidade de armazenamento no PlayStation 5. Veja como fazer

Como expandir seu armazenamento no playstation 5 | 3364d1ef 153152 games news new exciting playstation 5 featured revealed in leak image1 | married games tecnologia | hd, playstation, sony, ssd, tecnologia | armazenamento no playstation 5

De acordo com a Sony, em breve, o novo console da empresa, o PlayStation 5, permitirá que você adicione um SSD M.2 NVMe extra ao seu console por meio de um slot interno, e o recurso já está em teste beta. Ao contrário da solução da Microsoft, que é uma placa de expansão proprietária da Seagate conectada na parte traseira, a Sony oferece a opção de várias unidades diferentes de fabricantes terceiros, permitindo que você escolha (dentro das especificações) a melhor opção para você.

A abordagem da Sony permite mais flexibilidade em como você expande o armazenamento do PS5, mas é limitada por uma lista de especificações que a empresa aprovou antecipadamente. Isso é para garantir que o SSD que você comprará corresponda à largura de banda mínima de 5,5 GB / s, oferecida apenas por SSDs PCIe 4.0 novos que empresas como Samsung e Western Digital começaram a produzir.

Veja os requisitos para expandir seu armazenamento no PlayStation 5

Vídeo oficial da Sony ensinando a fazer o procedimento

Apesar de já ter saído, a Sony ainda não anunciou nenhum SSD compatível para o PS5. Nós sabemos as especificações exigidas para as unidades, mas não podemos dizer, com certeza, se as unidades que atendem a estes requisitos funcionarão no sistema até que tenham sido testadas e aprovadas pela própria Sony.

Os painéis laterais do PS5 podem facilmente se soltar sem ferramentas, revelando um slot SSD vazio de um lado. Esse slot oferece suporte para toda a gama de unidades de SSD, incluindo os 2230, 2242, 2260 e 2280 tamanhos padrão. Você deve usar um dissipador de calor com a unidade de sua escolha, pré-instalada pelo fabricante ou instalada por você. A página de suporte da Sony inclui diagramas mostrando dissipadores de calor integrados, bem como dissipadores de calor unilateral e bilateral.

-- Publicidade --

Requisitos de SSD do PS5 M.2

A seguinte lista de requisitos vem diretamente da Sony

Interface: SSD PCIe Gen4 x4 M.2 NVMe

Capacidade: 250 GB – 4 TB

Estrutura de resfriamento: Usar um SSD M.2 com seu console PS5 requer dissipação de calor eficaz com uma estrutura de resfriamento, como um dissipador de calor. Você mesmo pode anexar um ao seu SSD M.2, tanto no formato de um lado quanto no formato de dois lados. Existem também SSDs M.2 que possuem estruturas de resfriamento (como dissipadores de calor) embutidas.

Velocidade de leitura sequencial: 5.500 MB / s ou mais rápido é recomendado

-- Publicidade --

Largura do módulo: largura de 22 mm (largura de 25 mm não é compatível)

Fator de forma: Tipo M.2 2230, 2242, 2260, 2280 e 22110.

Esses números podem ser encontrados em listagens de varejo para dispositivos SSD M.2. Os primeiros dois dígitos referem-se à largura, os dígitos restantes ao comprimento.

Tipo de soquete: Soquete 3 (chave M)

Tamanho total, incluindo estrutura de resfriamento:

-- Publicidade --

Em milímetros: menor que 110 mm (C) x 25 mm (L) x 11,25 mm (A).

Em polegadas: menor que 4,33 pol. (C) x 0,984 pol. (L) x 0,442 pol. (H).

Veja abaixo os requisitos completos.

Comprimento

Os seguintes comprimentos de SSD M.2 são compatíveis com consoles PS5:

30 mm, 42 mm, 60 mm, 80 mm, 110 mm (correspondendo ao tipo de fator de forma, conforme acima).

Largura

É necessário um módulo SSD M.2 de 22 mm de largura.

-- Publicidade --

A estrutura total (incluindo uma estrutura de resfriamento adicionada) não pode exceder 25 mm (0,984 pol.).

Altura

A altura total do SSD M.2 e sua estrutura de resfriamento (como um dissipador de calor) – seja embutido ou separado – deve ser inferior a 11,25 mm (0,442 pol.).

A altura também deve estar no lugar certo, em relação à placa de circuito do SSD M.2:

O tamanho abaixo da placa deve ser inferior a 2,45 mm (0,096 pol.).

O tamanho total acima da placa deve ser inferior a 8 mm (0,314 pol.).

-- Publicidade --

(Observação: medições em milímetros são o padrão técnico e são mais precisas do que polegadas. Recomendamos verificar duas vezes se as dimensões totais do SSD M.2 e dos produtos de dissipador de calor que você está considerando atendem aos requisitos de milímetros antes de comprar)

Armazenamento no playstation 5
Como expandir seu armazenamento no playstation 5 | 7b5e4dc0 ps52 | married games tecnologia | hd, playstation, sony, ssd, tecnologia | armazenamento no playstation 5
Como expandir seu armazenamento no playstation 5 | b5b2199d ps53 | married games tecnologia | hd, playstation, sony, ssd, tecnologia | armazenamento no playstation 5

Instalando M.2 SDD no PS5

A instalação do seu M.2 variará um pouco dependendo do modelo que você selecionou, mas certifique-se de que seu sistema esteja atualizado e, como está disponível apenas em beta no momento, certifique-se de que a versão beta mais recente esteja instalada. Desligue o sistema, desconecte-o, remova o painel externo com o slot de disco se estiver em um sistema normal ou o “certo” em um console digital, e você verá o slot da unidade abaixo do ventilador.

Remova os parafusos, ajuste o espaçador com base no tamanho da sua própria unidade e, em seguida, insira a unidade diagonalmente antes de abaixá-la no orifício do parafuso. Feito isso, aparafuse-o no lugar, recoloque a tampa com cuidado e coloque o painel externo de volta no console antes de ligar o sistema novamente. Você terá que formatar sua unidade na inicialização, assim como faria com qualquer outra unidade.

Em “Configurações” e “Armazenamento” em seu PS5, você verá uma opção de “local de instalação” com o M.2 instalado corretamente. Isso permitirá que você escolha baixar os jogos diretamente para lá e também pode mover os jogos do armazenamento interno que veio com o sistema ou de uma unidade USB externa.

Como instalar e gerenciar o software do sistema PS5 beta

Com odito acima, este sistema para a Expansão do Armazenamento com uma unidade SSD está em Beta e, para fazer isso, você deve se inscrever no programa de software Beta da Sony. O programa beta oferece acesso antecipado aos novos recursos do console PS5. Ao se inscrever, você pode ser um dos primeiros a testar novos recursos e fornecer feedback essencial que ajudará a orientar seu desenvolvimento.

-- Publicidade --

Como se inscrever para ter acesso ao software do sistema PS5 beta

As inscrições estão abertas a jogadores maiores de 18 anos nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, Alemanha e França. Para se inscrever, você precisará de um console PS5 com conexão à Internet e de uma conta da PlayStation Network.

Como atualizar para o software do sistema PS5 beta

Observe que apenas contas adultas qualificadas aprovadas para o programa beta podem atualizar seu software de sistema para a versão beta. Usuários convidados, contas de crianças e usuários offline não podem atualizar para o software do sistema beta. Sempre faça backup de seus dados antes de usar uma versão beta do software do sistema.

Vá para Configurações > Sistema > Software do sistema > Atualização e configurações do software do sistema. Selecione Atualizar software do sistema (beta) > Atualizar. Esta opção será exibida apenas durante o período beta do PS5 para jogadores que receberam um convite para o programa beta.

Você verá a lista de recursos do beta do software do sistema. Aceite o Contrato Beta do software do sistema PlayStation 5.

Se uma nova versão do beta for lançada e seu console tiver atualizações automáticas habilitadas, ele será atualizado automaticamente. Para atualizar manualmente o beta do software do sistema para a versão mais recente, siga as etapas acima. Se uma nova versão estiver disponível, você verá Atualização disponível próximo a Atualizar software do sistema (beta).

-- Publicidade --
Como expandir seu armazenamento no playstation 5 | 684835ec ps54 | married games tecnologia | hd, playstation, sony, ssd, tecnologia | armazenamento no playstation 5
Slot M.2 NVMe no PS5

Como reverter para a última versão oficial do software do sistema

Vá para Configurações > Sistema > Software do sistema > Atualização e configurações do software do sistema > Parar de usar a versão beta.

Como encerrar o programa beta

Assim que o programa beta terminar, você precisará atualizar o software do sistema para a versão oficial do software do sistema. Se o seu console tiver atualizações automáticas habilitadas, ele será atualizado automaticamente.

Vá para Configurações > Sistema > Software do sistema > Atualização e configurações do software do sistema > Atualizar software do sistema.

Dúvidas Frequentes da Sony sobre o Programa

A Sony também lançou uma lista de Perguntas Frequentes sobre o programa e a instalação da Unidade SSD.

Posso inserir uma unidade SATA no console PS5?

Não.

-- Publicidade --

Devo remover o SSD M.2 se enviar meu console PS5 para reparo?

Sim. Remova o SSD M.2 antes de enviá-lo para reparo.

Posso formatar parte do SSD M.2 para uso no console PS5?

Não, você deve formatar todo o SSD M.2.

Posso instalar um dissipador de calor em um SSD M.2 com um dissipador de calor embutido?

Não. Se o seu SSD M.2 tiver um dissipador de calor embutido, não recomendamos adicionar dissipadores de calor adicionais. Isso pode reduzir a eficácia dos dissipadores de calor embutidos.

Qual é a diferença entre um SSD M.2 e o armazenamento estendido USB em consoles PS5?

Os jogos PS5 podem ser reproduzidos no armazenamento M.2 SSD.
Os jogos PS5 podem ser baixados diretamente para o armazenamento M.2 SSD.
Os jogos PS5 podem ser atualizados no armazenamento M.2 SSD.

É possível armazenar parte de um jogo no armazenamento M.2 SSD?

Não.

-- Publicidade --

O que devo fazer se tiver problemas de jogo ao jogar jogos armazenados em um SSD M.2?

Pressione o botão PS em seu controlador para ir para o centro de controle e selecione Downloads / Uploads. Pause todos os downloads em andamento. Se você está tentando jogar um jogo em disco, aguarde a conclusão da instalação completa. Se você ainda estiver tendo problemas, mova o jogo do armazenamento M.2 SSD para o armazenamento do console.

Os consoles PS5 oferecem suporte ao buffer de memória do host?

Não. Além disso, os dispositivos SSD M.2 que oferecem suporte a HMB (Host Memory Buffer) podem ter um desempenho mais lento do que o esperado porque o PS5 não oferece suporte a HMB.

Agora, deixe ai nos comentários: O que achou da iniciativa da Sony? Já tem um PlayStation 5? Vai arriscar fazer essas instalação? Aproveite para ler mais sobre o PlayStation no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.