BlenderDicasTecnologiaVideos

Blender: Manipular objetos – 4 Hacks de forma ilustrada

Visualizações

A manipulação de objetos no Blender é um componente primordial quando lidamos com 3D, pode parecer obvio demais, mas por muitas vezes, algo simples, é mais complexo do que aparenta!
Confuso né? Também não entendeu nada? Tudo bem, vem comigo que você já vai entender.

Selecionando objetos no Blender

Para selecionar é bem simples e direto, basta clicar com o botão esquerdo do mouse sob o objeto desejado, e se ele ficar com uma linha de destaque laranja (como o cubo na imagem abaixo) significa que a seleção já está ativa.

Cubo selecionado - Blender: Manipular objetos
Cubo selecionado – Blender: Manipular objetos

No post sobre a Interface do Blender nos falamos sobre as ferramentas básicas, então não vou entrar em detalhes nisso aqui ok? Vou focar apenas na manipulação de fato!

Manipulando o objetos no Blender

Essa parte garante que você ira entender como manipular objetos no Blender, não apenas de forma correta, mas também de forma fácil, garantindo alguns hacks que vão te ajudar bastante no dia a dia

Quando temos nosso objeto selecionado, seja escala, rotação ou transformação podemos manipular ele de 4 formas.
A mais comum é fixar em um eixo, X, Y ou Z, geralmente é realizada usando a tecla de ação que desejamos S para Escalar, R para Rotacionar e G para Transformar (que vem de Grab) e em seguida pressionar a tecla do eixo desejado.
Entretanto, a segunda forma é NEGAR o eixo, sim, você inverte, ao invés de mover o eixo X, você nega o eixo segurando o Shift + {Eixo:X,Y ou Z} isso vai negar o eixo, e você poderá mover simultaneamente nos eixos Y e Z.
A terceira é travar em uma “view” ou visualização, essa infelizmente funciona para transformação apenas. Se você está na visão frontal quando pressiona a tecla 1 você pode mover livremente nos eixos X e Z deixando o eixo Y travado.

Visão do topo mostrando os eixos de ação - Blender: Manipular objetos
Visão do topo mostrando os eixos de ação – Blender: Manipular objetos

Como é possível ver na imagem no canto esquerdo estamos na visão frontal e no canto direito vemos os eixos que podemos mover.

A quarta forma é a livre, não recomendo muito pois nunca funciona direito e muito raramente você vai atingir seu objetivo, é basicamente apertar o botão de ação e mandar ver com o mouse.

E então, agora está fácil não é mesmo? Acho que manipular objetos com o Blender nunca pareceu tão fácil hehehe

O próximo passo com o Blender?

Bom temos muito conteúdo ainda pela frente, mas vou te dar um spoiler aqui:

Na próxima publicação/vídeo, nós vamos modelar um Barril de madeira, naquele estilo pirata mesmo sabe? Passo a passo, tudo bem explicadinho para você acompanhar!

Se você ainda tiver alguma dúvida, deixe uma mensagem aqui em baixo nos comentários ou acesse o nosso Discord, lá nos temos uma área dedicada ao Blender.

E se curtiu esse tutorial, deixe seu nome e e-mail no formulário abaixo para receber todas as próximas publicações que faremos sobre esse assunto.

Sempre que uma nova aula ou tutorial de Blender for publicada nós te notificaremos e nada mais.

Caso queira baixar o Blender, você pode acessar o site oficial do Blender. Ou então acessar o nosso tutorial de como baixar em instalar o Blender no Windows, Linux e MacOS.

JuanxCursed
O autorJuanxCursed
Fundador/SEO/Redator
Empresário, 29 anos, fundador da Married Games, desenvolvedor, gamer, entusiasta e um completo NERD, Juan ainda gosta de pegar a sua guitarra e tirar um bom som no Rocksmith.

Deixe uma resposta


Receba uma vez por semana um resumão de noticias das mais populales.