Blender: Como instalar o Screencast keys

O sistema de Screencast keys do Blender, te ajuda muito quando você quer gravar uma aula, ou até mesmo registrar para você mesmo, como você fez aquele processo para voltar, analisar seus passos e ver como pode melhorar. Nessa publicação estarei te mostrando um passo a passo completo de como instalar esse addon no seu Blender de forma simples e objetiva.

O Que é o Screencast Keys

Screencast é um sistema que exibe na tela, quais teclas, comandos e botões estão sendo pressionados de acordo com que o usuário está executando naquele dado momento. Ele exibe até mesmo combinações de teclas como “Ctrl + B” ou “Alt + LMB (Left mouse button, traduzindo seria botão esquerdo do mouse).

Essa mecânica tem uma infinidade de aplicações e não estão limitadas ao Blender em si, mas veja algumas formas que você pode usar isso a seu favor.

Cursos e tutoriais

A primeira eu diria que é a mais comum, é ver esse recurso em cursos, principalmente em canais no Youtube onde o apresentador vai produzindo algo e te explicando enquanto o próprio sistema vai te exibindo quais teclas são pressionadas em tempo real. Claro, quando o apresentador te fala também ajuda bastante não é mesmo? hahaha

Speedmodeling

Speedmodeling é similar aqueles vídeos onde você vê alguém fazendo um desenho de forma muita acelerada, mas nesse caso é uma modelagem que está sendo feita.

Nesse caso é bem comum que no vídeo fique no canto os comandos pressionados enquanto o objeto 3D vai tomando forma.

Para sua própria análise e melhoria

Não sei se muita gente faz isso, mas eu gosto bastante de gravar quando estou modelando, seja um personagem, um cenário ou até mesmo algum tipo de prop que vai compor uma cena, e ao finalizar o objeto (o que geralmente leva muitas horas) eu volto para assistir o meu processo de criação.

Pode parecer perda de tempo, mas não é, você aprende muito com seus próprios erros, por exemplo, percebendo oportunidades de chegar naquele mesmo objetivo, de uma forma muito mais rápida do que como você fez na gravação, ou as vezes, até uma parte onde vc trava para fazer algo e leva um bom tempo para entender como resolver. Nesse momento você pode ver o que te levou a esse erro.

Quero aprender mais sobre Blender

Nós estamos preparando um curso de Blender especialmente para você que quer entrar no mercado de 3D e trabalhar desde jogos, animações, visualização arquitetônica (Arch-Viz) ou até mesmo no cinema cara. Já pensou?
Nós queremos entender de você, o que você espera desse curso e também em troca te dar a possibilidade de adquirir ele gratuitamente.
Então entra nesse formulário e responde a algumas perguntas porque esse curso vai ficar gratuito apenas nas primeiras 6 horas, e eu tenho certeza que você não irá querer ficar fora dessa.

Os salários para quem trabalha na área de 3D podem chegar até R$ 22.000 de acordo com o cargo, que pode ir desde um Prop Artist, um Tech artist, Modelador de personagens, de níveis e por ai vai, as opções são realmente infinitas e não estão limitadas ao mundo dos jogos, cinema e até empresas estão inclusas nesse meio.
Aliás, se você estiver procurando por vagas na área você pode dar uma olhada aqui na Jooble (Trabalhar com 3D) que é o maior site de empregos da américa latina.

Quando ou não usar o Screencastkeys

Tem uma coisa que você deve se atentar ao usar extensões é com relação à performance.

Cada extensão (addon) que você coloca no Blender, você aumenta a carga exercida no seu PC, então tome muito cuidado ao exagerar em coisas que você não vai efetivamente usar.

Tendo isso em mente, siga em frente e vai na fé o/

Como instalar o Screencast no Blender (2.8/2.9)

Vamos ao que interessa, o passo a passo de como instalar esse add-on no seu Blender. Você vai ver como é simples, e esse processo, vale para praticamente qualquer add-on que você quiser instalar no Blender.

Caso prefira, você pode acompanhar o processo de instalação do Screencast keys do Blender 2.9 por vídeo:

1. Baixar o addon do Github

O primeiro passo é baixar o zip que está disponível na página do github do Screencast Keys.

Primeiro clique em “releases” do lado direito da página, como na imagem abaixo:

Como baixar o screencast keys do blender pelo github
Como baixar o screencast keys do blender pelo github

Agora você precisa se atendar a 2 partes, uma telas é o texto “Lastest Release” e o outro é o que termina com .zip, veja na imagem abaixo nesse caso como ficaria:

Marcador de lastest release e download do zip do add-on
Marcador de lastest release e download do zip do add-on

Agora é só clicar em screencast_keys.zip que o download se iniciará automaticamente.

2. Adicionando o Add-on no Blender 2.8/2.9

Fica tranquilo que é bem simples, o processo é bem direto ao ponto, e dificilmente vai dar errado ok?
Então vamos lá, primeiro de tudo você precisa do Blender aberto (meio obvio né, mas vai que).

Agora que o Blender está aberto, você vai clicar no menu “Edit” e então em “Preferences” como na imagem abaixo:

Acessando as configurações do blender
Acessando as configurações do blender

Agora você vai navegar até o menu lateral “Add-ons” e clicar no botão “Install” veja como:

Onde instalar um add-on no blender
Onde instalar um add-on no blender

Agora você só precisa navegar até onde baixou o arquivo .zip, que provavelmente é a sua pasta de downloads, e selecionar o arquivo e clicar em “Install Add-on”.

Instalando o add-on usando o blender
Instalando o add-on usando o blender

Agora o Blender faz o restante para você e já te apresenta o resultado da página de configuração, agora basta habilitar o Add-on e usá-lo a vontade.

Se você ainda ficou com qualquer dúvida ou tem alguma pergunta, deixe ai embaixo nos comentários que iremos te ajudar com o maior prazer.

E se quiser se juntar a uma comunidade incrível de Blender visite o nosso Discord, temos um canal dedicado a isso e você é mais que bem vindo.

Avatar of juanxcursed

Empresário, 29 anos, fundador da Married Games, desenvolvedor, gamer, entusiasta e um completo NERD, Juan ainda gosta de pegar a sua guitarra e tirar um bom som no Rocksmith.

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.
Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.