Como formatar o Windows? Quem não se lembra da época em que formatar o Windows era uma das tarefas mais chatas de fazer? Antigamente, você precisava de um disco de instalação, baixar programas e paciência pra fazer algo que hoje é super simples e você consegue fazer do jeito mais rápido usando apenas seu próprio PC ou Notebook. Além disso, você vai aprender também como salvar suas coisas pelo Google Drive, iCloud, Amazon Prime e OneDrive para não ter nenhum tipo de dor de cabeça!
Lembrando que: Se você é leigo quando se trata de Windows, não se preocupe em seguir os passos seguintes porque esse método é totalmente confiável. Apenas se organize e salve tudo que tem pra salvar pra não perder nada, seja fotos, vídeos, documentos etc.
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Como fazer backup na nuvem
Google Drive
Há várias ferramentas que lhe permite fazer o backup de seu PC ao querer formatar, mas um se destaca no meio de tantos, o que é o caso do Google Drive, que possui um recurso chamado “Backup & Sincronização” que faz você passar tudo o que você tem no seu PC para o drive, sem a necessidade de escolher manualmente cada pasta ou arquivo. Isso ajuda a otimizar o tempo de trabalho.
Segue o tutorial:
Passo 1: acesse o link para download do Backup e Sincronização, e clique em “Fazer o download” na aba “Pessoal”.
Passo 2: clique em “Concordar e fazer o download” para aceitar os termos de segurança de Serviços do Google.
Passo 3: espere o download do programa ser concluído. O procedimento pode demorar alguns minutos.
Passo 4: espere o programa ser instalado. O procedimento também pode demorar alguns minutos.
Passo 5: após o programa ser instalado, inicialize-o e clique na opção “Primeiros Passos”.
Passo 6: efetue o login na sua conta do Google Drive, colocando seu e-mail, senha e clicando na opção “Próximo”.
Passo 7: o programa irá efetuar uma análise em seu PC para verificar quais pastas estão disponíveis. Clique em “Ok” para continuar.
Passo 8: o programa irá detectar pastas como “Computador”, “Documentos” e “Imagens”, porém você pode desmarcá-las caso não queira fazer o backup delas. Caso queira fazer o backup de uma pasta específica no Google Drive, clique em “Escolher Pasta”.
Passo 9: com os ajustes das pastas feitos, clique em “Próxima” para continuar. Você ainda pode ajustar a qualidade dos documentos que serão enviados para as pastas do Google Drive, com as opções “Alta qualidade” ou “Qualidade original”.
Passo 10: caso você queira baixar todos os arquivos que já estão no Google Drive para o seu PC, você pode selecionar todas as pastas e todos os documentos. Após concluir as edições, clique em “Iniciar”.
Passo 11: o download e o upload dos arquivos serão efetuados automaticamente. Para visualizar o andamento, basta clicar no ícone do Backup e Sincronização situado ao lado da Hora e Data do Windows. Os documentos que foram baixados estarão em uma pasta chamada “Google Drive”.
Passo 12: para garantir que o backup de um arquivo foi efetuado com sucesso, basta ir na pasta que ele está localizado e verificar se há o ícone de confirmação. O mesmo irá acontecer para a pasta do Google Drive. É importante lembrar que, para realizar o backup automático, é necessário colocar todos os documentos nestas pastas.
Passo 13: para acessar a pasta do backup que você realizou, basta ir à opção “Computadores”, situado no menu esquerdo do Google Drive. Em seguida, vá à pasta “Meu modelo Laptop” para ver todas as pastas de backup que foram realizados.
Retirado do site: CanalTech
OneDrive
Em uma atualização do ano passado, chegou para o Windows 10 uma possibilidade de fazer backup pelo próprio sistema de forma integrada, veja como:
- Abra o aplicativo “Configurações”
- Clique em “Atualização e Segurança”
- Na parte esquerda, clique em “Backup”
- No meio das opções, encontre a Fazer Backup de arquivos no OneDrive e clique em “Fazer backup de arquivos“
iCloud
O serviço de nuvem da Apple não se aplica somente aos seus aparelhos, dá para configurar para Windows e funciona muito bem para quem é familiarizado com a nuvem. Caso você não saiba como fazer, confira abaixo:
- Baixe o iCloud para Windows no PC.
- Windows 10: acesse a Microsoft Store para baixar o iCloud para Windows.
- Versões anteriores do Windows: baixe o iCloud para Windows
- Caso não seja instalado automaticamente, acesse o “Explorador de Arquivos” e abra “Configuração do iCloud”.
- Reinicie o computador.
- Verifique se o iCloud para Windows está aberto. Caso não seja aberto automaticamente, acesse Iniciar, abra Apps ou Programas e o iCloud para Windows.
- Insira o ID Apple para iniciar a sessão no iCloud.
- Escolha os recursos e o conteúdo que você deseja manter atualizados nos seus dispositivos.
Via: Apple
Amazon Drive
Passo 1. Acesse o site Amazon Drive e pressione o botão “Faça login”, no canto superior direito;
Passo 2. Faça login em sua conta da Amazon para prosseguir;
Passo 3. Note que três pastas são criadas automaticamente assim que você acessa o serviço pela primeira vez. É nelas que você vai organizar seus arquivos. Na tela inicial do drive na nuvem, selecione a opção “Carregar” e vá até “Arquivos”;
Passo 4. Use o explorador de arquivos para selecionar o arquivo em seu computador que deseja salvar na nuvem e assinale a opção “Abrir”;
Passo 5. Você pode criar uma nova pasta ou usar uma das pastas disponíveis em seu drive. Para esse exemplo, utilizaremos a opção “Imagens”;
Passo 6. Para realizar o upload do arquivo, confirme a escolha da pasta com o botão “Adicionar a Imagens”;
Passo 7. Uma janela no canto inferior esquerdo da tela apresentará detalhes sobre o andamento do upload e informará que o arquivo estará disponível em celulares e no app do Amazon Drive para PC ou celular;
Passo 8. Para ver detalhes sobre capacidade de uso no serviço, selecione seu nome no canto superior direito da tela e acesse a opção “Gerenciar armazenamento”;
Passo 9. Em “Seu plano de armazenamento”, confira o gráfico para saber quanto do armazenamento gratuito está em uso no momento;
Passo 10. Volte para a tela inicial do drive e acesse uma das pastas para ver os arquivos armazenados;
Passo 11. Assinale o ícone de visto à esquerda da miniatura de um arquivo armazenado;
Passo 12. Com o arquivo selecionado, confira as opções na parte superior da tela. Você pode usar opções de compartilhamento, baixar o arquivo, renomeá-los, movê-los para outra pasta ou deletá-los do drive;
Passo 13. Selecione um dos arquivos para que ele seja aberto;
Passo 14. Feito isso, use as opções na parte superior da tela para baixar o arquivo, compartilhar, mover para outra pasta ou excluir do drive.
Via: TechTudo
Tutorial de como formatar o Windows 10
Passo 1
O primeiro passo é você entrar no “Iniciar” do Windows, seja clicando no botão que fica no canto inferior esquerdo ou apertando a tecla de Windows do seu teclado. Após feito isso, vá em “configurações” no famoso ícone de engrenagem.
Passo 2
Após clicar em “configurações”, você será redirecionado para uma tela onde irá clicar em “atualização e segurança”, assim como na imagem abaixo:
Passo 3
Após o último passo, você irá para outra tela, onde você irá dessa vez em “Recuperação”
Passo 4
Na guia de “recuperação”, você vai clicar na primeira opção de três disponíveis: “Restaurar o PC”.
Passo 5
Esse é o passo mais importante. Aqui nesse passo, você pode escolher entre deixar seus arquivos no PC ou deseja excluir literalmente tudo que tem dentro da sua máquina. Escolhe bem a opção e apenas siga adiante.
Após selecionar uma das opções acima, você apenas concluir quando necessário e você terá seu PC ou notebook zerado. Você só terá mais três telas: Uma confirmando os aplicativos que serão excluídos; as consequências da formatação e, por último, se você deseja limpar somente os seus dados ou as unidades do pc, essa última torna mais difícil a recuperação dos arquivos. Lembrando que o processo pode demorar um tempinho, mas será recompensador lá no final quando seu PC rodar da mesma forma como tivesse saído da fábrica!
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