Como tirar teclas do teclado: keycaps e como trocá-las

Keycaps são uma ótima forma de você personalizar seu teclado

As keycaps são as coberturas de plástico na parte superior do teclado, que ficam entre os seus dedos e o mecanismo de ativação, identificando a letra ou símbolo que pode ser inserido no computador. Geralmente chamadas de ‘‘teclas’’, os usuários normais se contentam com as padrões, as que já vêm no periférico mecânico, mas os entusiastas costumam trocá-las e personalizar seu teclado da forma que mais gostar. Então, como tirar teclas do teclado, as chamadas keycaps, sem danificar seu periférico?

Heavy users de periféricos, como jogadores profissionais, por exemplo, preferem utilizar teclados mecânicos, ao invés dos de membrana, pois apresentam melhor tecnologia, com interruptores e contatos individuais em cada tecla, grande durabilidade e sensação prazerosa ao toque.

Keycaps no teclado mecânico
Keycaps são comuns em teclados mecânicos (Imagem via Denner Perazzo

Tipos de teclado

Tanto o teclado mecânico quanto o teclado de membrana são apropriados para digitação, mas a maioria dos usuários preferem a experiência de utilizar os mecânicos. A sensação, o som dos interruptores e o estilo são um chamariz perfeito para os fãs da tecnologia de periféricos.

-- Publicidade --

As placas mecânicas também oferecem muitos switches diferentes para escolher, permitindo aos usuários melhorar sua precisão e velocidade com base em suas preferências de switch.

Diferenciar os dois tipos é importante se você deseja personalizar seu teclado no futuro. Os teclados mecânicos permitem mais personalização, como tirar teclas. O desgaste regular danifica as teclas com o tempo, mas trocá-las é relativamente fácil na maioria dos teclados.

Tipos de keycaps

A maioria das keycaps são compatíveis com todos os teclados, mas há algumas diferenças a serem consideradas. No geral, keycaps são feitas de ABS ou PBT, dois tipos de plástico com propriedades químicas diferentes. Os teclados mecânicos tradicionalmente usam interruptores no estilo Cherry MX, mas algumas empresas usam seus próprios interruptores.

Por exemplo, os keycaps projetados para interruptores MX podem não se encaixar corretamente em diferentes tipos de interruptores, portanto, verifique quais são os da sua placa antes de comprar um novo conjunto.

Além disso, o layout do teclado também é um fator importante na hora de ver a compatibilidade. Na hora de escolher as keycaps, fique atento se seu teclado é full-size, tenkeyless, 60% ou de outro tipo. Há de se considerar também a região onde você mora. No Brasil,  temos o layout chamado de ABNT2, que contém o famoso “ç” (cedilha) e a tecla “+” em tamanho menor, junto as teclas numéricas no lado direito do teclado.

-- Publicidade --

Valores e onde comprar

Infelizmente, ainda é um pouco difícil encontrar vendedores especializados em keycaps no Brasil, tornando as melhores opções importar da China, através no Aliexpress, ou dos EUA, através da BangGood e sites especializados. Alguns varejistas online têm muitas opções disponíveis em uma variedade de designs e cores. Mas muitos artistas criam conjuntos personalizados de keycapss, as chamadas artesanais, que só estão disponíveis por meio de compras em grupo e revenda.

Conjunto de keycaps
Conjunto personalizado de Keycaps (Captura de tela via Omnitype)

De acordo com a sua qualidade e design, o preço das keycaps podem variar bastante. Conjuntos exclusivos ou limitados podem custar centenas de reais, enquanto keycaps produzidos em massa são baratos.

Os keycaps são uma excelente maneira de personalizar a aparência da configuração do seu setup. Lembre-se de fazer uma vasta pesquisa antes de comprar um novo conjunto e tenha cuidado ao remover as tampas das teclas para evitar danos.

Como tirar teclas e trocar as keycaps

A remoção das keycaps é um processo simples e fácil. Às vezes, os keycaps ficam gastos ou quebrados após o uso intenso, e substituí-los é uma atualização necessária. Na primeira vez, você pode demorar mais, mas com a prática você pega logo o jeito.

A maioria dos teclados mecânicos vêm com um extrator de keycap, mas também podem ser adquiridos separadamente. Existem diferentes tipos de extratores, mas todas as opções de qualidade são eficazes na remoção de teclas.

-- Publicidade --
Extrator de keycaps
Há vários modelos de extrator de keycaps (Imagem via Denner Perazzo)

Eu utilizo o teclado mecânico BlitzWolf BW-KB1 e ele veio com um extrator muito fácil de utilizar, possibilitando a retirada precisa das keycaps, sem causar danos a ela e a meu teclado.

Como tirar teclas? Segure o teclado firmemente com uma mão e pressione a ferramenta. Certifique-se de que a ferramenta esteja bem segura sob a keycap. Puxe para cima quando a ferramenta agarrar a parte inferior da keycap. Evite puxar a tecla na diagonal, porque pode danificar a chave e a haste. Confira nas imagens a seguir:

Depois de remover a keycap, pressione a que você vai utilizar na haste até sentir que travou no lugar.

A remoção das keycaps também permite que você limpe a poeira e outros detritos que podem se acumular sob as teclas com o uso doa dia a dia. Certifique-se de limpar essa área suavemente com um pano seco depois de retirar as keycaps. Fazer isso regularmente mantém seu teclado limpo e higiênico.

-- Publicidade --
Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.