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5 Problemas de conteúdo duplicado no WordPress e como corrigi-los

Resolva os problemas de conteúdo duplicado no WordPress e melhore o seu site nos resultados de busca

Os problemas de duplicação de conteúdo duplicado no WordPress que podem afetar a sua classificação no SEO e são fáceis de detectar e resolver. Veja como corrigi-los.

O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo livre que facilita a vida de pequenas empresas, blogueiros e grandes sites de notícias, um trabalho que antes era feito apenas por profissionais especializados e que cobravam bem caro para fazer isso, inviabilizado que pequenas empresas e criadores de conteúdos tivessem acesso a criar e distribuir conteúdo.

Em outras palavras, o WordPress ajuda você a criar um site e começar a usá-lo para divulgar informações, notícias e o que mais você com muito mais facilidade. Você tem diversos materiais na internet explicando as melhores práticas que podem ser aplicadas automaticamente em muitos casos, como links canônicos, e há plug-ins para fazer sozinhos praticamente tudo o que você precisa. Mas, existe ai um problema em tanta facilidade.

Conteúdo duplicado no wordpress
Conteúdo duplicado no WordPress atrapalha no seu SEO

Conteúdo Duplicado no WordPress e como Resolver

Mas, com a grande facilidade de publicar conteúdo e designs na web, você também tem um novo problema: Conteúdo duplicado. A duplicação de conteúdo é uma das razões mais comuns pela qual um site em WordPress não é classificado. Quer dizer, com o tanto de conteúdo que criamos diariamente, é difícil não repetir temas ao longo do tempo.

Pense em um site como um site de dicas de compras. Todos os anos temos o Dia das Mães, dia dos Pais, Natal e outros feriados em que os sites aparecem com uma enxurrada de postagens sobre “sugestões de presentes”, “como agradar o namorado” ou coisas que são, basicamente, as mesmas dicas do ano passado: Perfume, massagem, roupa íntima ou coisas assim que estamos cansados de saber que funcionam como presentes. Então, como diferenciar esse conteúdo do conteúdo do ano passado?

Embora seja diferente do que tradicionalmente conhecemos em SEO como conteúdo duplicado (uma replicação exata do conteúdo do texto para o código), estes casos são semelhantes e precisam ser abordados. Aqui estão os cinco tipos mais comuns de problemas de conteúdo duplicado no WordPress e como corrigi-los.

Tags

As tags são um grande problema para muitos sites WordPress. Quando você marca um artigo, ele cria uma página exclusiva cheia de outros conteúdos que você considera relevante. E isso pode gerar uma grande quantidade de Conteúdo Duplicado no WordPress.

A página apresentará trechos de artigos ou artigos completos. Se a Tag for igual a uma categoria ou página principal em seu site principal (presumindo que não seja um blog), você criou um concorrente para essa página em seu próprio site.

Conteúdo duplicado no wordpress
Conteúdo duplicado pode ser um grande problema para o seu site

As tags também são geralmente versões modificadas de si mesmas, o que cria um conteúdo incrivelmente semelhante que competirá consigo mesmo. Quando isso acontece, nenhuma das páginas será classificada e isso pode potencialmente desvalorizar o site.

A parte boa é que esse é um problema fácil de resolver. Você pode se livrar das tags por completo ou pode adicionar um meta robots (um código de HTML colocado na head do site que controla como os mecanismos de pesquisa rastreiam e indexam o seu site) ‘noindex dofollow’. Esta tag dirá aos mecanismos de pesquisa que esta é uma “página fina” (aquele com pouco conteúdo para o usuário), mas que siga os links e continue a rastrear e indexar o seu site.

Agora os motores de busca saberão que a página não é tão útil quanto as outras que você mostrou a eles e eles descobriram o seu bom conteúdo – as postagens e páginas individuais.

Categorias

As páginas de categoria tendem a apresentar vários posts e artigos como uma tag.

Eles terão tags H1 que são as mesmas dos artigos, mas nem sempre respondem a uma pergunta ou fornecem uma boa solução, pois são trechos de artigos e podem não ser bons para mostrar para pessoas em busca de respostas. É por isso que geralmente são considerados “páginas finas”. Porém, há uma exceção.

O Search Engine Journal, por exemplo, é um site WordPress onde as categorias são dedicadas a canais e nichos dentro de um canal. Um usuário que busca informações em um canal, em geral, pode achar uma categoria muito útil. Por causa disso, você deseja abordá-lo de forma diferente do que faria com uma tag.

Nesse caso, você adiciona um índice de meta robots e tags dofollow, mas também cria títulos e cópias exclusivos para a categoria para apresentá-los – e, se o esquema for relevante, adicione-os também. Agora você ajudou a definir os tipos de consultas e pessoas para as quais quer mostrar a página.

Você pode ser recompensado pelos motores de busca por isso. Apenas certifique-se de que eles não sejam competitivos com as páginas principais do seu site se você for uma empresa.

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Tópicos concorrentes

O próximo problema a ser considerado é a falta de conteúdo exclusivo. Vamos pensar em blogueiros de comida. Sim, esquema de receita e outras coisas ajudarão a diferenciar as receitas, mas e se você não estiver usando isso ou não souber disso desde o início?

Se você tem 20 receitas de biscoitos de chocolate, é provável que muitas delas estejam usando palavras e ingredientes semelhantes, o que pode estar criando uma concorrência entre elas. Cada receita é única e pode servir a um propósito diferente, mas se você não colocar um trabalho extra, elas podem não aparecer porque estão competindo entre si.

Nesse caso, você pode querer criar uma categoria ou subcategoria para os “biscoitos”. Se você não puder, revise-os e adicione modificadores (por exemplo, picante, salgado, mastigável, para festas, para grupos grandes).

Em seguida, comece a adicionar informações (não necessariamente no topo do texto, porque você quer que o usuário veja a receita que procurou ou ele vai embora) sobre o produto final. Certifique-se de que essas informações permaneçam relevantes para o tópico e mostre como e onde exata nova receita é diferente das outras.

Precisa de outros exemplos? Lembra do que dissemos acima sobre o conteúdo duplicado no WordPress?

Você fez um guia de presentes temáticos ou uma postagem de um feriado especial? Alguma coisa mudou além do ano? Ideias de artesanato para o Dia das Mães? Presentes românticos dos namorados para XYZ? Eles não são únicos o suficiente e, se você tiver vários posts sobre o assunto, todos eles podem competir.

Se você adicionar um ano ao seu título (por exemplo, 2016, 2018 ou 2021), as pessoas podem passar por você nos motores de busca por não serem relevantes este ano. Afinal, quem garante que elas já não seguiram as suas dicas no ano anterior? Então, dê um jeito de mostrar a elas que suas dicas são novas, atuais e relevantes.

Não só as pessoas têm que saber disso, mas os mecanismos de pesquisa também tem que entender isso, ou eles não vão mostrar sua pesquisa para quem está procurando. É aí que as estratégias acima podem ajudar.

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URLs da caixa de pesquisa

Eu não encontrei esse com tanta frequência, mas as caixas de pesquisa em sites WordPress podem gerar URLs. Se alguém criar um link externo para um desses URLs, ou se os mecanismos de pesquisa puderem rastreá-los e encontrá-los, eles podem ser indexáveis. Embora você possa tentar adicionar automaticamente um meta robots “noindex dofollow” como nas tags, isso provavelmente não será suficiente.

Para resolver isso, você precisa encontrar o identificador exclusivo que os URLs da caixa de pesquisa têm em comum. Geralmente é um “?” após o URL principal. Agora vá em seu robots.txt e adicione um disallow a este parâmetro. Em teoria, e se feito corretamente, isso ajudará a reduzir os problemas de conteúdo limitado ou duplicado.

Outros

Com sistemas que automatizam muito trabalho e tornam a vida mais fácil, podem surgir outros problemas que criam problemas de conteúdo duplicado no WordPress ou limitado. Plugins e outros métodos de criação de conteúdos automatizados podem gerar esse problema. então, olhe para o seu site e veja se você tem outros conteúdo duplicado no WordPress.

Eles podem incluir a criação de versões em PDF de conteúdo para impressão, que também são indexáveis, ou versões alternativas entre aspas, que podem ser ruins para postagens curtas. Você pode ter um feed RSS que posta páginas de conteúdo em vez de snippets e apenas alimenta títulos ou descrições e conteúdo duplicado no WordPress. São problemas que podem atrapalhar bastante o seu site na hora de ser indexado por mecanismos de busca.

Problema de Conteúdo Duplicado no WordPress resolvido

No geral, a maioria desses problemas do WordPress são fáceis de detectar e resolver usando as estratégias acima. Ao eliminar o conteúdo duplicado, você deve obter as classificações de busca orgânica que deseja. Tente sempre diferenciar em alguma coisa o seu conteúdo para que você não se torne o seu pior concorrente nas pesquisas. Fique atento aos detalhes que listamos e você terá sucesso nos mecanismos de busca em seu SEO.

Agora, diga para nós nos comentários se essas dicas ajudaram o seu site ou blog a melhorar nos resultados de buscas. Tem outras dicas para sites em WordPress? Deixe nos comentários também! Aproveite e leia mais sobre tecnologia no nosso site.

Fonte: Search Engine Journal

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