HardwareTecnologia

Intel Ponte Vecchio: GPU de 7nm está em pre-alpha testing

Visualizações

Em novembro, a Intel detalhou sua ambição de supercomputador com Ponte Vecchio – uma GPU de 7 nm construída com a arquitetura Intel Xe. Agora, a nova placa gráfica de data center da Intel apareceu na forma pré-alfa, de acordo com um registro na EEC, bem à frente da janela de lançamento de 2021.

Confira também: Vigor: Jogo de sobrevivencia chega ao Switch

A GPU Ponte Vecchio RVP (plataforma de validação de referência) provavelmente está muito longe do chip Xe que um dia chegará ao supercomputador Aurora do Departamento de Energia dos EUA em 2021; – equipado com os processadores Intel Xe, OneAPI e Sapphire Rapids Xeon. Ainda não é possível dizer em que estado está Ponte Vecchio. Tudo o que sabemos é que a Intel está trabalhando na versão “V5” da possível GPU.

A listagem EEC confirma três variantes de uma placa AIC Ponte Vecchio RVP: GAPV3KI2TC, GAPV4KI2TC e GAPV5KE2TC. Todos os três estão listados como “pré-alfa”.

No núcleo de Ponte Vecchio está o Intel Xe, a arquitetura gráfica abrangente definida para seu primeiro lançamento público com os chips Tiger Lake e, provavelmente, uma GPU discreta, ainda este ano.

O Intel Ponte Vecchio será um produto viável para o consumidor?

Ponte Vecchio difere dessas partes de consumidor de duas maneiras, no entanto. Por um lado, ele foi construído usando a arquitetura Intel Xe-HPC completa; em oposição aos subconjuntos da arquitetura Xe-HP e Xe-LP para aplicativos profissionais e de jogos. É especializado em modelagem, simulação e cargas de trabalho de IA.

E enquanto a Intel Tiger Lake e seus amigos estiverem planejados para o nó do processo de 10 nm, Ponte Vecchio será de 7 nm. Então, ele também deve incorporar muitas das tecnologias em desenvolvimento da Intel; como a tecnologia de empacotamento Foveros 3D e EMIB e a interconexão Xe Link baseada em CXL.

Evidentemente, a Intel estabeleceu metas elevadas para o Intel Xe, combinando muitas tecnologias ainda não testadas e não testadas em um único produto e estabelecendo uma breve janela para fazê-lo. Mas, seja qual for o estado em que Ponte Vecchio possa estar hoje, essas placas pré-alfa são um sinal de movimento da equipe gráfica Xe; após um patch silencioso na esteira da CES.

Lucas Votto
O autorLucas Votto
Redator
Estudante de Jogos Digitais e aspirante a programador. Viciado por jogos de LEGO e estratégia.


Receba uma vez por semana um resumão de noticias das mais populales.