SATA vs M2 NVMe: Qual tecnologia SSD é mais rápida?

Entenda qual melhor atende suas necessidades

As unidades NVMe são um grande negócio quando o assunto é o armazenamento de seu computador, e por um bom motivo. Não apenas o solid-state drive (SSD) NVMe deixa a maioria dos SSDs mais antigos comendo poeira, mas também é extremamente rápido em comparação com as unidades padrão de 3,5 e 2,5 polegadas.

No mercado há várias opções com essa tecnologia. A maioria das lojas apresentam essas duas opções, mas não deixam claro quais as vantagens e desvantagens de uma ou de outra. Então, SATA vs M2? Qual você deve escolher? É nisso que tentaremos lhe ajudar.

Sata vs m2 nvme: qual tecnologia ssd é mais rápida? | 51e2814f imagem via nvm express inc. | married games tecnologia, análises, dicas/guias | hardware, nvme, pc, sata, ssd, tecnologia | sata vs m2
Imagem via NVM Express, Inc.

SATA vs M2

Tome, por exemplo, o Samsung 870 de 8 TB, um SSD de 2,5 polegadas com velocidade máxima de leitura sequencial de 530 MB/s. Seu sucessor, o 980 Pro baseado em NVMe, é quase dez vezes mais rápido do que isso, com velocidade máxima de 5000 MB/s.

-- Publicidade --

Isso ocorre porque os drives pré-NVMe se conectam a um PC via SATA III, a terceira revisão da interface de barramento de computador Serial ATA. NVMe, por sua vez, é a interface do controlador de host para SSDs mais recentes e avançados.

SATA III e NVMe são os termos mais comumente usados ​​para diferenciar entre os discos antigos e os novos que todos desejam. NVMe não é, no entanto, o mesmo tipo de tecnologia que SATA III.

Veremos por que usamos os termos “SATA III” e “NVMe” para comparar as tecnologias posteriormente e o porque de SATA vs M2.

O que é SATA III?

Em 2000, o SATA foi introduzido para substituir o padrão Parallel ATA que o precedeu. SATA oferece conexões de velocidade mais alta, o que significa um desempenho muito melhor em comparação com seu antecessor. O SATA III foi lançado oito anos depois com uma taxa de transferência máxima de 600 MB/s.

Os componentes SATA III usam um tipo específico de conector para encaixar em um notebook e um tipo específico de cabo para conectar a uma placa-mãe de PC desktop.

-- Publicidade --

Depois que uma unidade é conectada ao sistema do computador via SATA III, o trabalho fica apenas pela metade. Para que a unidade realmente se comunique com o sistema, ela precisa de uma interface de controlador de host. Esse trabalho pertence à AHCI, que é a maneira mais comum de unidades SATA III se comunicarem com um sistema de computador.

Nvme vs sata
Conector SATA III

Por muitos anos, o SATA III e o AHCI tiveram um desempenho admirável, inclusive durante os primeiros dias dos SSDs. No entanto, o AHCI foi otimizado para mídia rotativa de alta latência, não de baixa latência, armazenamento não volátil como SSDs, explica a fabricante de drives Kingston.

Aqui vai uma dica: se você esta à procura de um SSD SATA de alta performance, recomendamos o SSD A400 da Kingston, nas versões de 240GB ou 480GB, com velocidade de leitura de 500MB/s, garantindo um melhor desempenho de seu sistema operacional, programas e jogos.

Os drives de estado sólido tornaram-se tão rápidos que eventualmente saturaram a conexão SATA III. SATA III e AHCI simplesmente não podiam fornecer largura de banda suficiente para SSDS cada vez mais capazes.

Com as velocidades de movimentação e as capacidades em expansão, a busca por uma alternativa melhor começou. E, felizmente, já estava em uso em PCs.

-- Publicidade --

O que é PCIe?

PCIe é outra interface de hardware. É mais conhecido como o modo como a placa de vídeo se encaixa em um PC de mesa, mas também é usado para placas de som, placas de expansão Thunderbolt e unidades M.2 (mais sobre isso posteriormente).

Sata vs m2 nvme: qual tecnologia ssd é mais rápida? | 40ed2974 imagem via gigabyte | married games tecnologia, análises, dicas/guias | hardware, nvme, pc, sata, ssd, tecnologia | sata vs m2
Imagem via Gigabyte

Se você olhar em uma placa-mãe (veja acima), poderá ver facilmente onde estão os slots PCIe. Eles vêm principalmente em variantes x16, x8, x4 e x1. Esses números indicam quantas vias de transmissão de dados um slot possui. Quanto maior o número de vias, mais dados você pode mover a qualquer momento, razão pela qual as placas gráficas usam slots x16.

Também há um slot M.2 na imagem acima, logo abaixo do slot x16 superior. Os slots M.2 podem usar até quatro vias, portanto, são x4.

Os principais slots PCIe em qualquer computador têm vias conectadas à CPU para o melhor desempenho possível. O resto dos slots PCIe se conectam ao chipset. Isso também suporta uma conexão bastante rápida com a CPU, mas não tão rápida quanto as conexões diretas.

Atualmente, existem duas gerações de PCIe em uso: 3.0 (o mais comum) e 4.0. A versão 4, como é de se esperar, é mais rápida.

-- Publicidade --

Em meados de 2019, o PCIe 4.0 era totalmente novo e compatível apenas com os processadores Ryzen 3000 e placas mãe X570 da AMD. Hoje em dia, os Ryzen 4000 e 5000 também são compatíveis. Vale ressaltar que o chipset X570 é o único que suporta o PCIe 4.0, sendo que o B550 e o A320 não.

No entanto, a maioria dos componentes ainda não estão saturando a largura de banda máxima do PCIe 3.0. Portanto, embora o PCIe 4.0 seja impressionante, ainda não é uma necessidade para os computadores modernos.

Tá querendo comprar um monitor insano? Confira nosso review: Setup INSANO! Três monitores Curvos 144Hz de 24″ 1080p da Acer o monstro XZ242Q (Unboxing e Review)

NVMe sobre PCIe

PCIe, então, é como SATA III: ambos são usados ​​para conectar componentes individuais a um sistema de computador. Assim como o SATA III precisa de AHCI antes que um disco rígido ou SSD possa se comunicar com um sistema de computador, as unidades baseadas em PCIe contam com um controlador host, chamado de memória não volátil expressa (NVMe).

Mas por que então falamos de SATA vs M2, ao invés de falarmos sobre drives SATA III vs PCIe, ou AHCI vs NVMe? O motivo é bastante simples. Sempre nos referimos às unidades como sendo baseadas em SATA, como SATA, SATA II e SATA III – nenhuma surpresa nisso. Logo, é comum vermos por ai SATA vs M2.

-- Publicidade --

No entanto, a indústria não tinha nenhum padrão para se apoiar como tinha com as unidades SATA. Em vez disso, como explicou a Western Digital, as empresas usaram AHCI e criaram seus próprios drivers e firmware para executar essas unidades.

Confira também: SSD Ou HD? Qual Devo Comprar?

Isso foi uma bagunça, e o AHCI ainda não era bom o suficiente. Também era mais difícil para as pessoas adotar unidades mais rápidas do que SATA porque, em vez de uma experiência plug-and-play, elas também tinham que instalar drivers especiais.

Eventualmente, a indústria se reuniu em torno do padrão que se tornou o NVMe e substituiu o AHCI. O novo padrão era muito melhor e fazia sentido começar a falar sobre NVMe. E o resto, como eles falam, é história. Daí começou o SATA vs M2.

O NVMe foi construído com SSDs baseados em PCIe modernos em mente. Os drives NVMe são capazes de aceitar muito mais comandos ao mesmo tempo do que os discos rígidos mecânicos SATA III ou SSDs. Isso, combinado com a latência mais baixa, torna os drives NVMe mais rápidos e responsivos.

-- Publicidade --

Como são as unidades NVMe?

Se você vai comprar um drive baseado em NVMe hoje, o que você quer é um M.2.  M.2 descreve o fator de conexão do drive – ou, para nossos propósitos, sua aparência. As unidades M.2 geralmente têm cerca de 1 TB de armazenamento, mas são pequenas o suficiente para segurar entre o polegar e o indicador.

Sata vs m2 nvme: qual tecnologia ssd é mais rápida? | 9acd5b8a ssd kingston a2000 1tb nvme | married games tecnologia, análises, dicas/guias | hardware, nvme, pc, sata, ssd, tecnologia | sata vs m2
O SSD Kingston A2000 é uma ótima opção

Aqui vai uma dica: se você quer um SSD barato e de alto desempenho, nós indicamos o SSD Kingston A2000 NVMe M2, que tem velocidade de leitura de 2200MB/s e de gravação 2000MB/s, servindo tanto para PC, quanto para notebook.

As unidades M.2 se conectam a slots PCIe M.2 especiais que suportam até quatro vias de transferência de dados. Essas unidades geralmente são baseadas em NVMe, mas você também pode encontrar unidades M.2 que usam SATA III – basta ler a embalagem com atenção.

M.2s baseados em SATA III não são tão comuns hoje em dia, mas existem. Um exemplo popular é o SSD Hyper X Fury.

-- Publicidade --

O que é M2?

 O formato de conexão M2 foi projetado para que os fabricantes substituam uma variedade de dispositivos específicos, em um espaço minúsculo e requerem muito pouca energia. Anteriormente conhecido como Next Generation Form Factor (NGFF), o formato M2 é tecnicamente um substituto para o padrão mSATA, que era popular entre os fabricantes de notebooks supercompactos e outros pequenos dispositivos.

O M.2 é um slot que pode fazer interface com SATA 3.0 (o cabo que provavelmente está conectado à unidade de armazenamento do seu PC agora), PCI Express 3.0 (a interface padrão para placas de vídeo e outros dispositivos de expansão importantes) e até mesmo USB 3.0.

Na versão de formato M2 com interface SATA 3.0, o SSD Kingston A400, de 480GB, é uma excelente opção. Esse bichão conta com velocidade de 500MB/s para leitura e 450MB/s para gravação. Utilizar seu dispositivo, seja PC ou notebook, se tornará muito rápido e eficaz.

Os dispositivos M2 podem transferir dados de 50% a aproximadamente 650% mais rápido do que o SATA padrão, dependendo dos recursos da placa-mãe e da própria placa M2. Se você tiver a oportunidade de usar um SSD M2 em uma placa-mãe que suporte PCI de 3ª geração, ele pode ser significativamente mais rápido do que uma unidade SATA normal.

Sata vs m2 nvme: qual tecnologia ssd é mais rápida? | 2bcc3d57 ssd kingston kc2000 | married games tecnologia, análises, dicas/guias | hardware, nvme, pc, sata, ssd, tecnologia | sata vs m2
SSD Kingston KC2000: armazenamento de alta performance

No momento, o M.2 é usado principalmente como uma interface para SSDs super-rápidos, tanto em notebooks, quanto em desktops. Mas os M2 vêm com duas variáveis ​​de compatibilidade principais: comprimento e chave. A primeira é bastante óbvia – seu computador precisa ter espaço físico suficiente para suportar o comprimento da placa que você deseja usar. A segunda variável – como a placa é codificada – significa apenas que o conector da placa deve corresponder ao slot ao qual você o conectará.

-- Publicidade --

Todos os drives M2 usam a mesma largura determinada pela conexão. O “tamanho” é expresso no seguinte formato. Verifique a compatibilidade com o seu notebook ou placa-mãe ao escolher um:

LarguraComprimento
M2 223022 milímetros30 milímetros
M2 224222 milímetros42 milímetros
M2 226022 milímetros60 milímetros
M2 228022 milímetros80 milímetros
M2 221022 milímetros110 milímetros

SATA vs M2: vale a pena?

Mas, então, o que eu escolho no SATA vs M2? Embora o M2 seja fantástico, não há razão para desistir dos discos SATA III ainda. Apesar das limitações do SATA III, ainda é uma boa escolha para armazenamento secundário.

Qualquer pessoa que esteja montando um novo PC, por exemplo, faria bem em usar uma unidade M.2 NVMe como unidade de inicialização e armazenamento primário. Eles poderiam então adicionar um disco rígido mais barato ou SSD de 2,5 polegadas com maior capacidade como armazenamento secundário.

Sata vs m2 nvme: qual tecnologia ssd é mais rápida? | f05f7639 ssd hyper x fury | married games tecnologia, análises, dicas/guias | hardware, nvme, pc, sata, ssd, tecnologia | sata vs m2
Uma excelente opção SATA III é o SSD Hyper X Fury

Pode ser uma boa ideia ter todo o seu armazenamento rodando em PCIe. No entanto, no momento, as unidades M2 NVMe são limitadas a cerca de 2 TB. Capacidades mais altas também são proibitivamente caras. Um disco rígido de 1 TB, M2 NVMe normalmente custa cerca de R$1500,00 (mais ou menos o dobro do que custa um disco rígido SATA III de 2 TB de alto desempenho). Por isso muita gente fica em dúvida em relação a SATA vs M2.

O preço, é claro, pode mudar à medida que obtemos unidades M.2 com capacidade ainda maior. A Kingston disse que podemos esperar ver unidades M.2 com capacidades de 4 e 8 TB por volta deste início de ano. Até então, a combinação do M2 com SSDs secundários e discos rígidos é a melhor opção.

-- Publicidade --

Se ainda assim você prefira um HD convencional, recomendamos o HD Seagate Barracuda, nas versões de 500GB, 1TB ou 2TB.

Velocidade (Leitura-Escrita)ArmazenamentoValor
HD140MB/s – 136MB/s80GB – 8TBR$65,00 – R$1650,00
SSD SATA III540MB/s – 500MB/s240GB – 2TBR$275,00 – R$1400,00
SSD NVMe6500MB/s – 4000MB/s240GB – 2TBR$375,00 – R$2700,00

A mesma ideia se aplica a notebooks. Se você estiver comprando um novo equipamento, procure um com armazenamento flash NVMe e uma baia sobressalente de 2,5 polegadas para um disco rígido SATA III ou SSD. No entanto, nem todos os drives M2 NVMe são criados iguais. Definitivamente vale a pena ler as avaliações sobre o seu drive de destino antes de comprar um.

Dependendo da sua ideia de setup e, claro, do seu orçamento, é sempre bom pesquisar quais opções disponíveis no mercado. Espero que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas sobre SATA vs M2 e lhe ajude na sua escolha. Para mais, deixe nos comentários!

Avatar of denner perazzo

Jornalista, 26 anos. Apaixonado pelo que faço e sobre o que escrevo.