Saiba Qual Melhor Processador Para Notebooks Gamers em 2021

Depois de escolher a melhor opção de GPU, vamos pensar no coração do seu computador para jogos e falar sobre o processador para notebooks gamers

-- Publicidade --
Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | 5162cb92 cpu2 | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
Pense bem na hora de escolher a sua cpu

Jogar em um computador lhe dá algumas vantagens em relação a um console. Além de jogos (um pouco) mais baratos, os pcs ainda tem acesso a games indie que podem ser baixados e jogados até gratuitamente. A desvantagem fica por conta da obsolescência periódica que as peças de um computador sofrem em um ciclo de vida muito mais curto do que o dos consoles.

Enquanto um console, como o PlayStation 4, foi lançado em 2016 e todos os jogos lançados para o console nesse período eram plenamente compatíveis com seu hardware. Enquanto um PC recebe atualizações em suas placas de vídeo ou processadores melhores e mais rápidos quase anualmente. E com isso, o jogos vão ficando cada vez mais exigentes e fica complicado para que os jogadores tenham sempre o melhor equipamento a sua disposição para jogar todos os lançamentos.

Se isso já é difícil para quem tem um PC gamer, imagine então para quem opta por notebooks gamers fica numa situação ainda mais complexa, pois, no geral, não é possível trocar as peças antigas por novas, como em um computador. Se você opta por jogar em um notebook essa é uma decisão que lhe acompanhará por muito tempo. Então, a melhor coisa é escolher com cuidado as peças que farão parte da sua máquina, para que elas durem por muito tempo.

Falamos bastante sobre como escolher a melhor placa de vídeo para notebooks gamers e demos algumas indicações de quais são os melhores modelos no mercado para quem quer jogar com qualidade em um computador fino e portátil. Porém, além da sua Placa de Vídeo, outra coisa crucial na hora de escolher é o processador. Então, como escolher um bom processador para o seu computador.

Aproveite que está vendo sobre notebooks, e já saiba como escolher um mouse gamer para você jogar.

Como escolher uma CPU em notebooks gamers

O processador é o coração de um PC e, na maioria dos notebooks gamers lançados em 2020, você provavelmente encontrará os processadores do tipo Intel Core série H de 10ª geração (também apelidados de “Comet Lake-H”). Você ainda verá muitos desses processadores disponíveis em 2021 (bem como o ocasional chip mais antigo), embora eles não sejam mais, tecnicamente, as melhores e mais recentes opções.

A Intel lançou sua primeira geração de processadores de 11° geração, chamados “Tiger Lake-H”, no início de 2021 (frequentemente apelidado de classe “H35”), e algumas atualizações mais novas e mais potentes chegando ao mercado em maio. Os primeiros modelos incluíam “apenas” quatro núcleos e oito threads (a função do processador que permite que ele realize mais tarefas ao mesmo tempo), mas graças às melhorias na tecnologia de fabricação da Intel, menos threads nem sempre significa menos potência, especialmente em tarefas que não exigem multi-threaded. Esses processadores também têm a vantagem de usar menos energia e não esquentarem tanto.

Notebooks gamers
Quer um notebook para rodar jogos e trabalhar?

Ainda melhor para os jogadores, a segunda versão dos chips Tiger Lake-H está chegando a uma variedade de notebooks gamers na segunda metade de 2021. Eles incluem CPUs Core i9 equipamentos de nível entusiasta, processadores Core i7 para notebooks de jogos finos e leves e novo chip Core i5 para máquinas de menor orçamento. Ao contrário dos processadores da versão inicial, esses chips mais potentes têm, no mínimo, seis núcleos e 12 threads, e as unidades Core i7 e i9 possuem oito núcleos e 16 threads.

Em geral, mais núcleos e velocidade de clock mais altas trazem melhor eficiência no geral e desempenho muito aprimorado em tarefas multi-thread, como projetos de vídeo, mas não é tão vital para jogos, tornando a família Tiger Lake H35 de quatro núcleos uma boa opção de processador para os seus notebooks gamers. Os jogos não exigem, no geral, tarefas multi-thread como a renderização de um vídeo ou projeto em softwares como o Blender, mas também não fazem mal.

CPU x GPU? Qual Priorizar?

Teoricamente, você ainda pode encontrar notebooks gamers com um processador Intel Core i3, mas esses são incomuns. Sistemas com Intel Core i3 ou processadores AMD de nível básico certamente são capazes de rodar muitos jogos, mas por que se limitar ao básico? Dito isso, se você tiver que escolher entre uma CPU top de linha ou uma GPU top de linha, escolha a GPU.

Por exemplo, se você pode comprar um processador Core i5, em vez de um Core i7, e o dinheiro economizado puder ir para uma GPU Nvidia GeForce RTX 3070 (em vez de uma RTX 3060), então faça isso. Gastar dinheiro na GPU faz mais sentido do que gastá-lo na CPU se jogar for sua principal utilização.

Procure processadores Intel Core i5 em sistemas de médio orçamento e com processadores Core i7 H, HQ e HK em notebooks gamers de última geração. Os processadores da série H tem maior potência e tendem a aparecer em notebooks gamers mais caros, enquanto os chips da série U, de menor potência, são projetados para máquinas mais finas e portáteis.

Eles são bem diferentes, em termos de perfil térmico, bem como potencial de desempenho geral; um processador Core i7 da série U pode não ter o mesmo número de núcleos de processamento que um chip Core i7 da série H. (A Intel começou a usar um sufixo “G” em seus chips da série U em sua 11ª geração para denotar os gráficos integrados aprimorados, mas eles ainda são, essencialmente, processadores da série U). Os chips da série U são incomuns em verdadeiros notebooks gamers, mas você ainda pode encontrá-los por aí. A série H é a melhor. E a mais cara.

Está procurando um bom fone? Veja essas dicas para escolher a melhor opção em fones de ouvido gamer.

E os Processadores da AMD?

Do lado da AMD, os tempos estão mudando. Anteriormente, as versões para computadores portáteis dos processadores Ryzen 5 e Ryzen 7 da empresa ocupavam o segundo lugar em relação aos seus concorrentes, como a Intel. Eles têm suas próprias vantagens de desempenho em desktops e notebooks, mas, tradicionalmente, são muito menos comuns de se encontrar em notebooks gamers do que os produtos da Intel. Em 2020, porém, a AMD lançou sua nova geração de processadores para notebooks baseados na arquitetura Zen 2, que tem sido um enorme sucesso nos desktops.

Comparados aos equivalentes da Intel, esses chips tiveram melhor desempenho em tarefas de mídia e ofereceram desempenho de jogos comparável a um custo menor. Cada vez mais notebooks gamers, especialmente aqueles mais compactos, estão optando pelas soluções em processadores da AMD, embora eles ainda sejam amplamente superados em números pelos notebooks gamers com processadores Intel.

Além disso, eles não simplesmente deixaram de anunciar novidades, começando o ano com o lançamento dos chips da série Ryzen 5000, baseados na nova arquitetura Zen 3. Eles têm sido considerados incrivelmente rápidos, dando um forte sinal de um desempenho ainda melhor que os anteriores, mostrando que a AMD luta para desbancar o domínio da Intel em notebooks, notebooks gamers e desktops.

Melhores Notebooks Gamers

Asus ROG Zephyrus G15

Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | 8d0a8bb4 asus | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
CPU:AMD Ryzen 9 5900HS
GPU:Nvidia RTX 3070
RAM:16GB RAM
Tela:15.6 QHD (1440p), 165Hz
Armazenamento:1TB SSD
Bateria:90 WHr
Dimensões:355 x 243.5 x 19.9 mm

No nosso outro post falamos do Asus ROG Zephyrus G14 e sobre como ele era uma máquina poderosa para quem procurava notebooks gamers de respeito. Bom, se a Asus tinha alguma carta na manga para melhorar o que já era bom, então ela as jogou no Asus ROG Zephyrus G15.

O Zephyrus G15 é um dos notebooks gamers de 15 polegadas mais leves que você pode comprar. Mas esse tamanho e leveza não comprometem a sua performance, já que ele tem as melhores CPU e GPU que a AMD e a Nvidia têm a oferecer e ainda inclui uma tela QHD (1440p) de 165 Hz super-rápida. Juntos, esses componentes podem lidar até mesmo com os jogos triple A mais pesado em resolução QHD. A tela também tem excelente reprodução de cores, então seus jogos ficarão ainda mais bonitos.

Mas não é apenas os jogos; quase tudo o mais no G15 também é ótimo. O áudio (extraído de uma matriz de seis alto-falantes) tem percussão e baixo fortes, o teclado e o touchpad têm um clique satisfatório e a bateria pode durar por absurdas oito horas e meia.

O G15 não será o notebook para todo mundo. Não tem webcam, seu preço é algo que pode impactar na hora da compra e alguns podem querer algo mais chamativo. Mas como um conjunto, o G15 é o atual topo da linha e é o que os concorrentes devem tentar superar. Não é apenas um dos melhores notebooks gamers que você pode comprar, é um dos melhores notebooks gamers que você pode comprar no geral!

ASUS - ROG Zephyrus 15.6" QHD Gaming Laptop - AMD Ryzen 9 - 16GB de memória - NVIDIA GeForce RTX 3070 - 1TB SSD - Eclipse Gray - Eclipse Grey
  • O Windows 10 traz de volta o menu Iniciar do Windows 7 e introduz novos recursos, como o navegador Edge Web que permite marcar páginas da Web na sua tela.
  • Tela QHD de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 165 Hz. A resolução de 2560 x 1440 com DCI-P3 apresenta cores e clareza impressionantes. Retroiluminação LED com eficiência energética.
  • 16 GB de memória do sistema para multitarefas intensas e jogos. Resmas de RAM DDR4 de alta largura de banda para executar suavemente seus jogos de computador pesados e aplicativos de edição de vídeo, bem como vários programas e abas de navegador ao mesmo tempo.
  • Unidade de estado sólido de 1 TB (PCI-e). Salve arquivos rapidamente e armazene mais dados. Com enormes quantidades de armazenamento e potência de comunicação avançada, os SSDs PCI-e são ótimos para grandes aplicativos de jogos, vários servidores, backups diários e muito mais.
  • Gráficos NVIDIA GeForce RTX 3070. Apoiado por 8 GB de memória de vídeo dedicada GDDR6 para uma GPU ultrarrápida e avançada para alimentar seus jogos.

Razer Blade Pro 17

Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | 962c351a razer | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
CPU:Intel Core i7-10875H
GPU:Nvidia GeForce RTX 2080 Super (Max-Q)
RAM:16GB RAM
Tela:17,3 Full HD
Armazenamento:1TB SSD
Bateria:70.5WHr
Dimensões:19.9 mm x 260 mm x 395 mm

O Blade Pro 17 oferece o melhor desempenho em jogos que você pode encontrar em um notebook – mas isso nem é o mais importante. O que torna o carro-chefe de 17 polegadas da Razer tão impressionante é que ele embala todo esse poder inacreditável em um chassi fino e atraente. Tem apenas 0,8 polegadas de espessura, portanto, você pode carregá-lo em uma mochila ou pasta sem comprometer o espaço.

Os entusiastas de jogos podem optar por um modelo com tela de 300 Hz – a taxa de atualização mais alta que você pode obter em um notebook – enquanto as pessoas que querem jogar alguns jogos e fazer algum trabalho criativo podem optar por uma configuração com tela de toque de 120 Hz. Ambos os modelos vêm com um teclado RGB personalizável por tecla, que adiciona um toque de cor ao design do Pro sem ser muito chamativo para um escritório.

O Blade Pro 17 certamente não é barato, mas é um dos notebooks gamers indicados se você quiser ter o melhor dos melhores.

Razer Blade 15 Advanced Gaming Laptop 2021: Intel Core i7-10875H 8-Core, NVIDIA GeForce RTX 3070, 15,6" 360Hz Full HD, 16GB RAM, 1TB SSD - Alumínio CNC - Chroma RGB - Áudio THX Spatial - Thunderbolt 3
  • GeForce RTX 3070: RTX de 2ª geração da NVIDIA — com novos núcleos RT, núcleos tensor e multiprocessadores de streaming para dar os gráficos traçados por raios mais realistas e melhor desempenho.
  • Mais energia, mais núcleos: o processador Intel Core i7-10875H de 10ª geração oferece o melhor nível de desempenho com até 5,1 GHz Max Turbo.
  • Fino e compacto: a estrutura de alumínio CNC abriga um desempenho incrível na base mais compacta possível, permanecendo extremamente durável e com apenas 1,7 cm de espessura.
  • Resfriamento inovador: uma câmara de vapor de cobre selada a vácuo, preenchida com líquido, que abrange os componentes geradores de calor e é a chave para obter o máximo de desempenho e conforto do usuário em um design compacto e fino.
  • Faça o seu: personalize a cor da luz de fundo do teclado com Razer Chroma, e expanda a memória e o armazenamento, tornando o Razer Blade 15 exclusivamente seu.

Dell G5 15 SE

Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | fb4f2957 dell | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
CPU:AMD Ryzen 7 4000 Series
GPU:AMD Radeon RX 5600M
RAM:8GB RAM
Tela:15.6 Full HD
Armazenamento:512GB SSD
Bateria:51Whr
Dimensões:14,4 x 10 x 0,85 polegadas

O Dell G5 15 SE oferece uma ótima experiência para jogos e uma faixa de preço muito inferior aos seus concorrentes. É o melhor notebook para jogos de baixo custo e não exige muitas concessões por esse preço. Embora venha apenas com uma tela de 60 Hz, o hardware interno (especialmente o processador Ryzen 7 da AMD) é capaz de compensar isso em todos os tipos de jogos exigentes com resolução nativa de 1080p, para que você possa esperar uma experiência de jogo confiável de seus títulos favoritos.

Ele também tem conectividade de G5 e ainda inclui um Mini DisplayPort, um HDMI e um conector Ethernet – todas as portas que você não vê mais em notebooks na sua faixa de preço. No geral, se você está procurando um ótimo valor pelo seu dinheiro, o G5 é sua melhor aposta.

Notebook Inspiron 15 3000, I15-3583-A30P, 8ª Geração Intel Core I7-8565U, 8 Gb Ram, Hd 2Tb, Amd Radeon 520 2G Gddr5, Tela 15.6" Led, Windows 10, Dell, 4, AMD Radeon, Preto
  • Ideal para Tarefas do dia a dia
  • Processador: 8ª Geração de Processadores Intel Core i7-8565U (8MB Cache, 1. 8 Ghz até 4. 6 Ghz)
  • Memória RAM: 8GB, DDR4, 2666MHz (8Gx1)
  • Disco rígido (HD): 2TB 5400 rpm 2. 5" SATA
  • Placa de vídeo: AMD Radeon 520 2G GDDR5

Asus Rog Strix Scar 15

Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | c4fb5949 | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
CPU:Intel Core i7-9750h 9ª geração
GPU:Nvidia GeForce RTX 2070
RAM:16 GB DDR4
Tela:Tela IPS 240Hz 15,6″ 1920×1080
Armazenamento:1 TB SSD
Bateria:66Whr
Dimensões:36.07 x 27.43 x 2.49 cm

Se você está procurando notebooks gamers premium “que pareça Gamer”, com aquele estilo colorido e chamativo, o ROG Strix Scar 15 é para você. O teclado do Strix não é apenas um dos mais confortáveis em um notebook para jogos; ele também tem algumas das melhores luzes RGB por tecla com todos os tipos de efeitos. Há também uma faixa de luz colorida enrolada na frente do deck (personalizável também) e um logotipo colorido brilhante na tampa. Resumindo: se você usar isso em público, as pessoas vão notar.

Claro, o Strix é ótimo por dentro também, oferecendo algumas das melhores taxas de quadros que você encontrará em um lnotebook de 15 polegadas com os melhores chips da Intel e da Nvidia. Você também terá todos os benefícios de sua potência com uma opção de tela de 300 Hz. E o Strix vem com vários programas pré-instalados para ajudar a personalizar sua experiência de jogo. Você pode personalizar perfis de cores, alocação de largura de banda e muito mais com base no tipo de jogo que está jogando.

Laptop para jogos ASUS ROG Strix Scar II 17,3" FHD 144Hz 2019, Intel Six-Core i7-8750H até 3,9GHz, 16GB RAM, 1024GB SSD, NVIDIA GeForce GTX 1060 6GB, teclado retroiluminado, Windows 10
  • Processador Intel Core i7-8750H de 8ª geração (6 núcleos, 9 MB de cache, 2,2 GHz até 3,9 GHz), 16 GB de memória DDR4, 1024 GB de SSD
  • Monitor de taxa de atualização 17,3 polegadas Full HD IPS LCD 144 Hz (1920 x 1080), NVIDIA GeForce GTX 1060 6 GB
  • Ethernet 10/100/1000Mbps, 802_11_AC, Bluetooth 5.0, leitor de cartão, áudio HD com alto-falantes estéreos, webcam.
  • 3 USB Tipo-A 3.1 Geração 1, 1 USB Tipo-A 3.1 Geração 2, 1 USB tipo-C 3.1 Geração 2, 1 HDMI, 1 Mini DisplayPort, 1 RJ-45, 1 conector combo de fone de ouvido/microfone.
  • Teclado retroiluminado estilo ilha de tamanho completo com teclado numérico, Windows 10 Home 64 bits, 66WHr 4 células de lítio_ion, 2,9 kg, preto

Razer Blade Stealth 13

Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | 3ce77c82 razerstealth | married games tecnologia, hardware | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
Saiba qual melhor processador para notebooks gamers em 2021 | amd, cpu, hardware, intel, notebook, pc, processadores, tecnologia | notebooks gamers
CPU:Intel Core i7-1065G7
GPU:Nvidia GeForce GTX 1650 Ti
RAM:16 GB
Tela:13.3
Armazenamento:512 GB SSD
Bateria:53.1 Whr
Dimensões:30.45 x 21.01 x 1.52 cm

O Blade Stealth 13 está longe de ser o equipamento de jogos mais poderoso que existe, mas é um dos poucos notebooks gamers que vêm em um chassi de 13 polegadas, tornando ele uma máquina potente e compacta. O Stealth pode rodar títulos AAA em resolução nativa e vem com uma tela de 120 Hz, mas é comparável em tamanho e peso a um MacBook Pro. Use-o em uma reunião ou sala de aula, e quem estiver olhando podem não ter ideia de que é um notebook para jogos.

Além de seus chips poderosos, o Stealth vem com um teclado colorido, uma construção robusta e uma webcam decente. Até a duração da bateria é muito boa. Se você estiver procurando por um notebook pequeno, mas poderoso, o Stealth fará o trabalho como uma plataforma de jogos e máquina de produtividade em um.

Razer Blade Stealth 13 Ultrabook Gaming Laptop: Intel Core i7-1165G7 4 Core, NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti Max-Q, 13,3" 1080p 120Hz, 16GB RAM, SSD 512GB, alumínio CNC, Chroma RGB, Thunderbolt 4
  • Crie jogos e conteúdos – Nvidia geforce gtx 1650 ti 4GB de gráficos vram, processador quad-core 11ª geração Intel Core i7-1165g7 e memória de canal duplo de 16 GB.
  • Projetado para mobilidade: ultrafino, leve e incrivelmente durável, com uma estrutura de alumínio cnc e longa vida útil da bateria.
  • Tela fina Full HD de 120 Hz: Tela Full HD super rápida de 120 Hz que permite visuais suaves em jogos, com espaço de cor 100% sRGB.
  • Teclado Razer chroma e touchpad de precisão: teclado com iluminação RGB de zona única com 16,8 milhões de opções de cores e um touchpad de vidro de precisão.
  • Conectividade completa — Inclui Thunderbolt 4, USB-C, USB-A, AX sem fio, webcam HD utilizando Windows Hello, e microfones de 4 matrizes.

O que mais devo pesquisar?

Com os dois artigos, sobre a CPU e GPU, cobrimos os dois aspectos mais importantes dos notebooks gamers que você deve pensar na hora de comprar um computador portátil para jogos. Ainda há algumas informações que precisam ser ditas, para que você tenha uma boa experiência jogando como o teclado e mouse, afinal, você terá que interagir com o jogo de alguma forma. Vamos falar sobre isso ainda no futuro e também continuaremos dando boas alternativas para que você escolha o seu laptop com base nas nossas dicas.

Falamos então sobre os processadores para notebooks gamers, mas ainda vamos nos aprofundar em outros aspectos como a tela e o teclado em um próximo artigo. Continue nos acompanhando e conte nos comentários o que achou das opções? Você tem um bom notebook gamer? Aproveite para ler mais sobre tecnologia e hardware no nosso site.

Avatar of paulo fabris

Paulo Fabris é um jornalista, escritor, RPGista, gamer, cosplayer, nerd e fã de animes desde a época da TV Manchete.