TecnologiaDicasHardwareNotícias

SSD ou HD? Qual devo comprar?

Beleza, montou o computador todo, né? escolheu placa mãe, placa de vídeo, memória, enfim, tudo; mas agora ficou travado na hora do armazenamento, SSD ou HD? certo? Não sabe se compra HD, SSD, quantos GB e etc.

Confira também: Próximo SSD 980 Pro da Samsung terá velocidade de 7000MB/s

Bom, fica calmo que nesse guia a gente vai te dar um passo a passo de como escolher o seu pra comprar, desde o mais básico até o mais avançado.

Perguntas que você deve se fazer na hora de comprar um SSD ou HD:

  • Quanto de armazenamento preciso?
  • Preciso de velocidade ou espaço?
  • Tem que ser algo duradouro?
  • Até onde meu orçamento permite?

SSD ou HD?

Quanto de armazenamento eu preciso?

Essa é uma pergunta muito importante, já que a disparidade de preços entre os modelos ainda é muito grande no Brasil. Portanto, com o preço de um HD de 1TB de armazenamento você conseguiria um SSD com mais ou menos metade da capacidade; então, pense muito bem no seu orçamento e no quanto você precisa de armazenamento.

Além disso, muitos HDs chegam em espaço de armazenamento que os SSD’s ainda não tem capacidade. por exemplo: caso você precise de realmente MUITO armazenamento, existem HD’s com espaço de armazenamento de 10TB, por exemplo. Os SSD’s chegam até 2TB e são muito, muito mais caros que um HD.

Preciso de velocidade ou espaço?

O SSD muitas vezes é utilizado paralelamente a um HD apenas para iniciar o sistema operacional ou abrir alguns softwares mais pesados para diminuir o tempo de carregamento. Portanto, ao invés de pagar caro em um SSD grande, pense na possibilidade de comprar um SSD pequeno juntamente a um HD com maior capacidade. Os SSD’s de 120GB costumam ser aliados de HD’s de 500GB ou 1TB para uma utilização normal de pessoas que lidem com arquivos, vídeos ou imagens.

Tem que ser algo duradouro?

Por ser uma tecnologia mais antiga, HD’s utilizam um disco físico com um leitor que é extremamente frágil. Portanto, pode acabar quebrando muito mais facilmente do que um SSD em algum possível transporte de máquina ou periféricos. Esse disco físico também desgasta com o tempo, o que acaba dando uma menor vida útil ao produto. No SSD, esse problema não existe, já que o armazenamento não depende deste disco físico. Portanto, isso faz com que o SSD também gaste menos energia e seja mais silencioso dentro do seu computador.

Até onde meu orçamento permite?

Infelizmente o preço dos SSD’s no Brasil ainda está muito fora da realidade da maioria da população. Os modelos de SATA começam em cerca de 150 reais por 120gb e o modelo NVMe começa em 200 reais pelo mesmo armazenamento. Porém, no mesmo valor, você consegue um HD SATA com média de 500GB de armazenamento. Então, considere todas as perguntas anteriores, para depois ver até onde o seu orçamento permite.

De qualquer forma, é injusto comparar os HD’s com SSD’s, já que a tecnologia utilizada é de fato, muito melhor. Caso você queira um SSD apenas para colocar o sistema operacional e alguns arquivos ou programas mais pesados, recomendo fortemente que compre um SSD de 120gb ou 256gb para isso. SSD ou HD? De verdade, a diferença de velocidade é muito grande e você com certeza irá sentir e nunca mais conseguirá utilizar um computador com HD novamente hahaha.

Lucas Votto
O autorLucas Votto
Redator
Estudante de Jogos Digitais e aspirante a programador. Viciado por jogos de LEGO e estratégia.