Pesquisar
Close this search box.

Adoção do Windows 11 ainda não superou o Windows 10

Novo sistema da Microsoft ainda não é popular o baste e adoção do Windows 11 fica abaixo do antecessor

Parece que a adoção do Windows 11 ainda não alcançou a mesma marca que o Windows 10. Isso vem de dados mensais adquiridos pela rede de anúncios AdDuplex, que mostra que em cerca de 60 mil PCs executando software e usando sua tecnologia de anúncios em vários aplicativos ainda estão com o Win 10. Essa não é a maior amostragem de todos os tempos, mas certamente é uma boa indicação de onde estamos em termos de adaptação do sistema operacional.

A rede de anúncios descobriu que, embora o Windows 11 tenha atingido um marco decente para seu lançamento, ainda há um longo caminho pela frente para o sistema operacional mais recente da Microsoft. No momento, é a atualização do Windows 10 21H2 ganhou a maior parte dos usuários de atualização, com 21%. No entanto, a adoção do Windows 11 não está muito atrás, com 19,3%, de acordo com os dados.

Adoção do windows 11
Windows 11

Adoção do Windows 11 tende a crescer com o tempo

O Windows 11 certamente superará o Windows 10 eventualmente, mas, como os desenvolvedores do XDA observam, o número de usuários do Windows 11 cresceu apenas uma pequena porcentagem no mês passado. Em janeiro, a participação de uso do Windows 11 foi de 16,1%, representando um aumento de 3,2% nos usuários em fevereiro. Enquanto isso, a atualização do Windows 10 21H2 estava em apenas 12,1% dos usuários em janeiro, que subiu para 21% em fevereiro.

Fevereiro 2202Janeiro 2022
Windows 1119.3%16.1%
Windows 11 Insiders0.3%0.4%
Windows 10 21H221,00%12.1%
Windows 10 21H127.5%28.6%
Windows 10 20H217.9%26.3%

Os Windows 11 Insiders representam mais 0,3% de participação, embora as muitas versões ativas do Windows 10 representem a maior fatia do bolo: o Windows 10 21H1 ainda detém 27,5% de participação e a atualização do Windows 10 20H2 de 2020 detém outros 17,9%. Existem até alguns usuários que ainda estão usando as atualizações do Windows 10 de 2018 ou mais antigas, com 2,4%.

Olhando para o histórico de adoção da versão do Windows, você pode realmente ver que – de acordo com os dados do AdDuplex desde 2016 – a atualização do Windows 10 20H2 foi tão lenta quanto a do Windows 11 nos primeiros meses de sua vida. Em seguida, ele pegou rapidamente, o que quase certamente se alinha com a forma como a Microsoft escalona suas atualizações entre dispositivos e usuários hoje em dia.

O Windows 11 também recebeu um tratamento semelhante: a primeira onda de dispositivos oferecidos ao sistema operacional era bastante reduzida, depois foi gradualmente oferecida a mais e mais usuários. Embora não esteja claro se o Windows 11 terá um aumento tão acentuado ou prolongado na adoção como as versões anteriores do Windows 10.

Claramente, atualizar mais de um bilhão de PCs Windows ativos para um novo sistema operacional sempre seria lento, mas o Windows 11 tem outro motivo de preocupação quando se trata de taxas de adoção: o novo sistema operacional tem requisitos de sistema um pouco restritivos.

[amazon box=”B09TNDC1ZT” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Qual o motivo da adoção mais lenta do Windows 11?

O Windows 11 não oferece suporte a todas as CPUs que abrangem os PCs mais antigos. Em vez disso, os parâmetros de suporte da CPU e da plataforma são definidos pela Microsoft, principalmente em nome da segurança. O que isso significa é que algumas CPUs comuns em PCs para jogos, como CPUs AMD Ryzen de primeira geração ou chips Intel 7th Gen ou mais antigos, não são compatíveis com o sistema operacional.

Portanto, existem muitas máquinas que nunca darão o salto para o Windows 11 como está hoje. A Microsoft continuará a oferecer suporte ao Windows 10 até 2025, portanto, espere mais lançamentos para esse sistema operacional no futuro, ou seja, atualizações de segurança. Depois disso, algumas máquinas ficarão sem remo.

Ainda assim, isso não deve impedir que alguns dispositivos sejam atualizados para o Windows 11 antes disso. Milhões de máquinas serão compatíveis e quase todos os novos dispositivos fabricados hoje atingirão a marca.

Alguns usuários com máquinas compatíveis podem estar esperando por um motivo mais convincente para atualizar para o Windows 11. Não é o sistema operacional mais atraente lançado hoje, embora esteja melhorando com novas atualizações. Talvez todos nós tenhamos mais motivos para fazer a mudança em algum momento, porque agora a atualização é mais ou menos uma decisão baseada em estilo e preferência do que qualquer coisa funcional.

Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: PC Gamer

Saiba como Instalar Mesa Digitalizadora sem Strees
Existem diversas Ferramentas de Desenvolvimento Jogos 2D, mas trouxemos para você só as melhores
Aprenda Como Criar Cenários Envolventes em Jogos 2D
Saiba mais sobre a Implementação de Som 3D em Jogos
Saiba quais são as principais Técnicas Avançadas de Shading em Jogos 3D
Conheça a Unreal Engine e todas as ferramentas que fazem dessa uma das melhores engines no mercado