Pesquisar
Close this search box.

Otimizações para jogos em janela no Windows 11 chega aos Insiders

Atualização para os insaders traz melhorias para os jogos em janela no Windows 11

A grande lista de recursos da Microsoft para o Windows 11 inclui algumas otimizações e melhorias importantes nos bastidores para jogos e jogadores de PC. A gigante do software está planejando trazer seu aplicativo Xbox HDR Game Calibration para o Windows 11 e fazer com que jogos mais antigos sejam executados com menos latência, HDR automático e taxa de atualização variável (VRR) para jogos em janela no Windows 11 em vez de tela cheia.

O próximo aplicativo Windows HDR Calibration permitirá que os jogadores de PC melhorem a precisão das cores e a consistência de uma tela HDR, assim como no Xbox. Ele incluirá três padrões de teste para calibrar o HDR com eficiência, e os testadores do Windows 11 poderão acessar o aplicativo logo antes de seu lançamento geral.

Windows 11
Windows 11

Jogos em janela no Windows 11 terão melhor desempenho

O Windows 11 foi lançando com o recurso Auto HDR dos consoles Xbox Series X / S, e a Microsoft agora está fazendo algumas otimizações para jogos em janela que permitirão suporte a Auto HDR e VRR. As otimizações também podem “melhorar significativamente a latência” para jogos mais antigos rodando no modo de janela, de acordo com a Microsoft.

Uma nova configuração “Otimizações para jogos em janela” aparecerá na parte gráfica da interface de Configurações do Windows 11 e será aplicada a jogos DirectX 10 e DirectX 11 mais antigos. Embora você normalmente tenha que executar jogos em tela cheia no passado para obter todos os benefícios de latência e desempenho, a Microsoft fez alterações no DirectX no Windows 10 e agora no Windows 11 para aumentar os jogos executados no modo de janela.

Esta nova otimização se aplica especificamente a jogos com janelas e sem bordas porque quando você está rodando em tela cheia, já existe uma otimização semelhante, e essa nova configuração traz uma experiência consistente, não importa em qual modo você esteja rodando”, explica Hannah Fisher, um gerente de programa na equipe de gráficos e DirectX da Microsoft. “Você não precisa se preocupar com jogos DirectX 12, pois eles já aproveitam o novo modo de apresentação.”

[amazon box=”B09RKRZPPL” template=”horizontal” tracking_id=”mg-paulo-20″]

Essas novas otimizações essencialmente atualizam a forma como um jogo é apresentado em uma tela para um modelo mais moderno. Isso é conhecido como o modelo flip moderno e, embora muitos jogos já usem isso, milhares não. A Bungie está apenas movendo Destiny 2 para este modelo flip moderno com a próxima expansão Witch Queen na próxima semana, permitindo que os jogadores obtenham o mesmo desempenho no modo de janela e ativem o HDR.

Embora recursos como esse pareçam promissores para jogos mais antigos, pode haver bugs e problemas. A Microsoft está permitindo que os jogadores de PC optem por essas otimizações nas compilações de teste do Windows 11 esta semana, e você poderá até excluir jogos ou aplicativos específicos se notar algum problema. “Desativamos aplicativos que têm problemas conhecidos por padrão para garantir que você tenha as melhores configurações sem ter que adivinhar o que pode estar errado”, diz Fisher.

Para habilitar otimizações para jogos em janela você precisará do programa Windows Insider (canal dev) build 22545 ou superior para encontrar essas configurações antes que elas cheguem a uma versão mais estável do Windows 11 em um futuro próximo. Uma captura de tela de uma configuração do Windows 11 para otimizações para jogos em janela:

Otimizações para jogos em janela no windows 11
Otimizações no Windows 11
  • Vá para as configurações;
  • Vá para Sistema -> Tela -> Gráficos;
  • Em seguida, vá para Configurações gráficas padrão;
  • Role para baixo até Otimizações para jogos em janela e ative a configuração;
  • Você precisará reiniciar todos os jogos em execução antes que as alterações entrem em vigor;

A Microsoft acabou de começar a testar essas novas adições de jogos ao Windows 11, portanto, pode levar meses até que estejam totalmente disponíveis para todos os usuários. A fabricante de software revelou no início desta semana que agora planeja fornecer novos recursos do Windows 11 com mais regularidade, em vez de uma grande queda anual cheia de mudanças.

Isso é uma boa notícia para aqueles que, como eu, preferem jogar em modo janela do que em tela cheia (alguns traumas com o computador travando me fizeram preferir o modo janela do que o tela cheia). Deixe nos comentários se você já tem o Windows 11 ou se pretende migrar. Fale conosco nos comentários e diga se curtiu essa novidade e aproveite para ler mais notícias no nosso site.

Fonte: DirectX Developer Blog

Saiba mais sobre como Escrever Press Releases para Jogos
Saiba quais as Melhores Práticas para Lojas In-Game e monetize seu jogo com sucesso
Veja o processo de Criação de Sprites para Jogos passo-a-passo
Conheça os principais serviços e Modelos de Assinatura em Jogos e se você deve colocar seu indie lá
Aprenda a Como Promover Jogos Indie e as principais estratégias de divulgação
Saiba mais sobre Design de UI/UX para Jogos Móveis e como fazê-lo de forma eficiente