PGB 74,5 指出,巴西的電子遊戲觀眾增長至 2022%

XNUMXª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB) revela que a população gamer no país cresceu XNUMX pontos percentuais em comparação a XNUMX, registrando sua maior marca histórica;

A XNUMXª edição da Pesquisa Game Brasil (PGB), levantamento anual consolidado sobre o consumo de jogos eletrônicos no país, mostra que cerca de XNUMX em cada XNUMX brasileiros jogam jogos eletrônicos. Trata-se de um crescimento de XNUMX pontos percentuais em relação ao ano anterior, alcançando sua maior marca histórica com XNUMX% da população do Brasil afirmando jogar games em XNUMX.

O engajamento do público brasileiro com jogos eletrônicos aparece ainda mais forte quando se observa que, para XNUMX% dos gamers, os jogos eletrônicos são a principal forma de entretenimento. Este número apresenta um aumento progressivo: registrou XNUMX% em XNUMX e XNUMX% em XNUMX, totalizando um aumento de XNUMX pontos percentuais nesta XNUMXª edição.

A PGB é desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM. Em XNUMX, o estudo ouviu XNUMX pessoas em XNUMX estados e no Distrito Federal entre os dias XNUMX de fevereiro e XNUMX de março. “Os jogos eletrônicos se solidificam cada vez mais em sua significativa importância na vida dos brasileiros, independente de sexo, idade ou até mesmo classe social, como uma das plataformas de entretenimento mais relevantes”, conta Guilherme Camargo, sócio do Sioux Group e professor na pós-graduação da ESPM.

Um hábito para diversos perfis da população

Assim como em edições anteriores do levantamento, a PGB 2022 mostra que as mulheres são maioria entre o público de jogos eletrônicos no Brasil. Nesta XNUMXª edição, elas representam XNUMX% dos brasileiros que jogam games. “Essa predominância se relaciona aos smartphones, plataforma com mais adeptos de jogos no Brasil e com volume ainda maior do público feminino (XNUMX%), mas também com as características gerais da população do Brasil”, complementa Camargo.

Público de jogos eletrônicos

Em relação à etnia dos jogadores, a XNUMXª edição da pesquisa mostra que a maior parcela do público gamer se identifica como parda ou preta (XNUMX%, na soma), seguida por pessoas que se declaram brancas (XNUMX%). Já sobre a idade dos jogadores, pessoas de XNUMX a XNUMX anos são a maioria entre este público no Brasil, com XNUMX%. Na sequência, a PGB 2022 mostra que o hábito de jogar games é mais comum entre adolescentes de XNUMX a XNUMX anos (XNUMX%) e pessoas de XNUMX a XNUMX anos (XNUMX%). 

“Ainda assim, o que o levantamento nos diz é que não existe idade para jogar jogos eletrônicos, uma vez que a diferença percentual entre as mais variadas faixas de idades é equilibrada. Pessoas entre XNUMX e XNUMX anos, por exemplo, representam XNUMX% dos jogadores no Brasil, e quem tem de XNUMX a XNUMX anos representa XNUMX% do público”, acrescenta Carlos Silva, sócio da GoGamers.

Por fim, no que diz respeito à classe social, a maioria dos jogadores são de classe média (BXNUMX, CXNUMX e CXNUMX), com XNUMX%. Pessoas de classe média alta (BXNUMX) representam XNUMX% do público, procedidas pela classe A, que representa XNUMX%, e pela base da pirâmide (classes D e E) com XNUMX%. Este dado condiz com a renda familiar média dos jogadores no Brasil: a maioria (XNUMX%) possui uma renda de entre R$ XNUMX à R$ XNUMX, procedida por pessoas que recebem até R$ XNUMX (XNUMX%). O público com renda de R$ XNUMX à R$ XNUMX é de XNUMX%.

“Computadores e consoles para jogar apresentam custos elevados para os padrões da maioria dos brasileiros. No entanto, os smartphones democratizam este hábito, uma vez que existem em maior quantidade do que a própria população do Brasil. Outro aspecto é que o brasileiro sempre encontra uma forma de driblar os altos preços, seja estendendo a vida útil das gerações antigas de consoles ou se dedicando a poucos jogos”, comenta Silva.

Público de jogos eletrônicos: Do controle à tela na mão

O smartphone já aparecia como a plataforma favorita dos jogadores brasileiros em edições anteriores do estudo, e agora ele se isola ainda mais, com XNUMX% da preferência do público segundo a PGB 2022 — crescimento de XNUMX pontos percentuais. Computadores aparecem no XNUMXº lugar, com XNUMX% (na soma entre desktops e notebooks), e os consoles domésticos ficam em XNUMXº, XNUMX%.

Além dos celulares serem os preferidos, também são os dispositivos no qual os jogadores mais jogam. De acordo com o estudo, é nas telinhas que a maioria do público joga todos os dias (XNUMX%). Nos computadores, quem joga diariamente representa XNUMX% dos jogadores do país, e nos consoles, XNUMX%. No entanto, sessões mais longas de jogatinas, como de uma a três horas seguidas, são mais praticadas em computadores (XNUMX%) e consoles (XNUMX%). Nos celulares, este dado é de XNUMX%, enquanto que jogar por até uma hora é costume de XNUMX% do público dos smartphones.

Independentemente da plataforma, um costume cada vez mais comum entre os adeptos de games no Brasil é jogar online. São poucos os que não jogam conectados em rede, compartilhando a experiência com outros jogadores (XNUMX%) quando comparados com XNUMX% do público gamer que joga diariamente online e XNUMX% que joga online entre três a seis dias da semana.

Impactos da pandemia e poder de compra

Um dos fatores que pode ter contribuído no fortalecimento da relação dos brasileiros com os jogos eletrônicos foi o isolamento social provocado pela pandemia de COVID-XNUMX. Segundo a pesquisa, XNUMX% dos gamers brasileiros afirmam terem jogado mais durante o período, e XNUMX% marcaram mais sessões de partidas online com amigos quando ficavam em casa.

Outro dado em consonância com o fortalecimento da relação dos brasileiros com jogos eletrônicos durante este período se refere ao comportamento de consumo da comunidade gamer. “Isto reforça a ideia de que o período de isolamento social fortaleceu a relação dos brasileiros com jogos eletrônicos, especialmente através do consumo de conteúdo midiático de games em vídeos, streams e redes sociais” afirma Mauro Berimbau da Go Gamers e professor da ESPM.

Comprar jogos eletrônicos também foi um comportamento que se manteve entre o público, com a maioria (XNUMX%) afirmando ter adquirido até três títulos no último ano. Entre o público que opta por não pagar por jogos, XNUMX% apontam os valores elevados como principal motivo.

E por mais que XNUMX% dos jogadores tenham afirmado que não gastaram nada em equipamentos para jogos ao longo do último ano, há ainda parcela quase correlata (XNUMX%) que investiu, pelo menos, até R$ XNUMX em produtos gamers, e outro público considerável (XNUMX%) que gastou entre R$ XNUMX e R$XNUMX em equipamentos para games.

A PGB 2022 ainda expandiu seu mapeamento em relação ao comportamento financeiro dos jogadores no Brasil e mostra que XNUMX% deste público possui cartão de crédito. A comunidade também realiza investimentos, optando majoritariamente pela poupança (XNUMX%) e renda fixa (XNUMX%), enquanto XNUMX% dos jogadores não investem. Criptomoedas também são fonte de investimento para boa parcela dos gamers brasileiros (XNUMX%), e nesta moeda o Bitcoin prevalece com folga entre o público (XNUMX%).

Público de jogos eletrônicos sobe para XNUMX% no brasil, aponta a pgb XNUMX | XNUMXaXNUMXa pgb XNUMX perfil gamer metaverso | consoles, mobile, pesquisa, pgb XNUMX | público de jogos eletrônicos notícias

eSports, NFT e Metaverso: por dentro das novidades destes segmentos

Com rápida progressão entre o conhecimento dos jogadores brasileiros, ano após ano de levantamento, os eSports agora são conhecidos por XNUMX% dos gamers no Brasil, segundo a PGB 2022 — crescimento de XNUMX pontos percentuais em comparação com a edição de XNUMX. 

“A consolidação desta modalidade de jogo, no entanto, não quer dizer que as novidades no segmento se encerraram, e a PGB 2022 buscou mapear o awareness do público brasileiro a respeito de diversas outras novas tecnologias e conceitos que permeiam o ecossistema de games”, adianta Silva. 

Um dos fatores são funções de acessibilidade nos games, utilizados por quase um terço dos jogadores no Brasil (XNUMX%) — mesmo com um volume menor (XNUMX%) de jogadores brasileiros que afirmam possuir algum tipo de deficiência que limita sua experiência de jogo. Os NFTs (Tokens Não Fungíveis) são outra novidade presente entre o segmento, e um pouco mais da metade dos gamers no Brasil (XNUMX%) ainda não sabem a respeito dos itens não fungíveis. Entre quem está por dentro do conceito, XNUMX% possuem NFTs.

Já o conceito de metaverso aparece com mais popularidade entre os jogadores do Brasil, sendo conhecido por XNUMX% da comunidade. Há, ainda, uma parcela considerável de jogadores favoráveis a atividades relacionadas ao conceito de metaverso — XNUMX% do público gosta da ideia de ter eventos sociais dentro dos jogos, como assistir a filmes dentro de um jogo, enquanto XNUMX% simpatizam com marcas que aparecem dentro dos jogos.

Por fim, outro dado inédito da PGB 2022 é em relação aos animais de estimação. De acordo com o levantamento, XNUMX% do público de games no Brasil afirma possuir algum tipo de pet, como cachorro, gato e outros. Acesse o site oficial da Pesquisa Game Brasil para baixar a versão gratuita do estudo.

在評論中與我們聯繫,如果您喜歡這條新聞,請告訴我們並藉此機會閱讀更多 新聞 在我們的網站上。

保羅工廠的頭像

Paulo Fabris 從 TV Manchete 時代起就是一名記者、作家、角色扮演遊戲玩家、遊戲玩家、角色扮演者、書呆子和動漫迷。