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Como Fazer Jogos 2D: Mergulhando no Desenvolvimento de Jogos Clássicos

Quer aprender Como Fazer Jogos 2D? Veja como fazer isso com códigos práticos e funcionais

Falamos aqui sobre o desenvolvimento de jogos 2D na Unity antes, mas e a criação de jogos 2D em outras engines, como Godot (site oficial), Unreal Engine (site oficial) ou GameMaker (site oficial)? é muito difícil fazer jogos 2D nelas?

Na verdade, por sorte, o principio é praticamente o mesmo em todas elas e, se você quer ser um criador de jogos, podemos ajudar bastante nessa jornada! Se você está sonhando em criar seu próprio jogo mas não sabe por onde começar, este guia é o seu ponto de partida.

Vamos explorar as ferramentas, técnicas e dicas essenciais para transformar sua visão criativa em uma realidade interativa e, se ficar com dúvidas, é só deixar um comentário.

Como fazer jogos 2d
Como Fazer Jogos 2D

Escolhendo a Engine Certa

Desenvolver um jogo 2D é uma jornada fascinante que combina criatividade com habilidades técnicas. Vamos mergulhar nos aspectos mais detalhados da criação de jogos, focando em programação, escolha de engines e obtenção de recursos como assets e músicas.

Godot:

A Godot (site oficial) oferece uma abordagem única para desenvolvimento de jogos com seu sistema de nós e cenas. Sua linguagem de script, GDScript, é fácil de aprender, especialmente se você já tem experiência com Python. Vamos explorar como configurar um projeto básico em Godot e iniciar a codificação.

extends KinematicBody2D

var speed = 200
var velocity = Vector2()

func _physics_process(delta):
    velocity.x = 0
    
    if Input.is_action_pressed('ui_right'):
        velocity.x += speed
    if Input.is_action_pressed('ui_left'):
        velocity.x -= speed

    velocity = move_and_slide(velocity)

Este script GDScript move um personagem para a esquerda e para a direita quando as teclas correspondentes são pressionadas.

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GameMaker Studio

GameMaker Studio é uma escolha popular para jogos 2D, especialmente para aqueles que preferem uma abordagem mais visual. A engine funciona com um sistema tão simples como usar o sistema de Drag-and-Drop e também como utilizar o GML (GameMaker Language) para mais controle e complexidade.

Usando o Phaser para criar jogos 2D

A Phaser (site oficial) é uma framework para jogos 2D para a web. É ideal para quem quer focar em jogos HTML5. Exploraremos como iniciar um projeto com Phaser e como a programação JavaScript pode ser usada para criar jogos interativos.

var config = {
    type: Phaser.AUTO,
    width: 800,
    height: 600,
    physics: {
        default: 'arcade',
        arcade: {
            gravity: { y: 300 },
            debug: false
        }
    },
    scene: {
        preload: preload,
        create: create,
        update: update
    }
};

var player;
var cursors;

var game = new Phaser.Game(config);

function preload () {
    this.load.image('sky', 'assets/sky.png');
    this.load.image('ground', 'assets/platform.png');
    this.load.image('star', 'assets/star.png');
    this.load.spritesheet('dude', 
        'assets/dude.png',
        { frameWidth: 32, frameHeight: 48 }
    );
}

function create () {
    // ... (código para criar o mundo)
    player = this.physics.add.sprite(100, 450, 'dude');
    player.setBounce(0.2);
    player.setCollideWorldBounds(true);

    cursors = this.input.keyboard.createCursorKeys();
}

function update () {
    if (cursors.left.isDown) {
        player.setVelocityX(-160);
    }
    else if (cursors.right.isDown) {
        player.setVelocityX(160);
    }
    else {
        player.setVelocityX(0);
    }

    if (cursors.up.isDown && player.body.touching.down) {
        player.setVelocityY(-330);
    }
}

Este exemplo define um ambiente simples onde um personagem pode correr e pular usando as setas do teclado.

Mergulhando na Programação

Entender lógica, loops, variáveis e funções é essencial. Discutiremos como esses conceitos se aplicam especificamente ao desenvolvimento de jogos, como controlar personagens, gerenciar estados de jogo e implementar física básica.

Como fazer um jogo 2D na prática

Vamos passar por um exemplo de código que ilustra como criar um personagem simples que pode andar e pular em um desses engines. Discutiremos como lidar com entrada do usuário, movimento e colisões.

Abaixo está um exemplo básico de como você poderia criar um personagem que anda e pula usando a engine Phaser, que é uma opção popular para jogos 2D HTML5. Este exemplo pressupõe que você tenha um conhecimento básico de HTML e JavaScript.

Primeiro, você precisará ter o Phaser incluído em seu projeto. Para um projeto simples, você pode simplesmente incluir o seguinte em seu arquivo HTML:

<!DOCTYPE html>
<html>
<head>
    <title>Meu Jogo 2D</title>
    <script src="https://cdn.jsdelivr.net/npm/phaser@3/dist/phaser.min.js"></script>
</head>
<body>

<script src="game.js"></script>

</body>
</html>

Agora, em seu arquivo game.js, você pode começar a escrever o código para o jogo:

var config = {
    type: Phaser.AUTO,
    width: 800,
    height: 600,
    physics: {
        default: 'arcade',
        arcade: {
            gravity: { y: 300 },
            debug: false
        }
    },
    scene: {
        preload: preload,
        create: create,
        update: update
    }
};

var player;
var platforms;
var cursors;

var game = new Phaser.Game(config);

function preload() {
    this.load.image('sky', 'assets/sky.png'); // Substitua pelo caminho do seu asset
    this.load.image('ground', 'assets/platform.png'); // Substitua pelo caminho do seu asset
    this.load.spritesheet('dude', 'assets/dude.png', { frameWidth: 32, frameHeight: 48 }); // Substitua pelo caminho do seu asset
}

function create() {
    // Adicionando o céu e plataformas
    this.add.image(400, 300, 'sky');
    platforms = this.physics.add.staticGroup();
    platforms.create(400, 568, 'ground').setScale(2).refreshBody();
    platforms.create(600, 400, 'ground');
    platforms.create(50, 250, 'ground');
    platforms.create(750, 220, 'ground');

    // Criando o jogador
    player = this.physics.add.sprite(100, 450, 'dude');
    player.setBounce(0.2);
    player.setCollideWorldBounds(true);
    this.physics.add.collider(player, platforms);

    // Animações do jogador
    this.anims.create({
        key: 'left',
        frames: this.anims.generateFrameNumbers('dude', { start: 0, end: 3 }),
        frameRate: 10,
        repeat: -1
    });

    this.anims.create({
        key: 'turn',
        frames: [ { key: 'dude', frame: 4 } ],
        frameRate: 20
    });

    this.anims.create({
        key: 'right',
        frames: this.anims.generateFrameNumbers('dude', { start: 5, end: 8 }),
        frameRate: 10,
        repeat: -1
    });

    cursors = this.input.keyboard.createCursorKeys();
}

function update() {
    // Movimentação do jogador
    if (cursors.left.isDown) {
        player.setVelocityX(-160);
        player.anims.play('left', true);
    }
    else if (cursors.right.isDown) {
        player.setVelocityX(160);
        player.anims.play('right', true);
    }
    else {
        player.setVelocityX(0);
        player.anims.play('turn');
    }

    if (cursors.up.isDown && player.body.touching.down) {
        player.setVelocityY(-330);
    }
}

Neste código, você cria um mundo simples com um céu de fundo e algumas plataformas. O personagem, chamado ‘player’, é um sprite que pode se mover para a esquerda e para a direita com as setas do teclado e pular com a seta para cima. A gravidade e as colisões são tratadas automaticamente pela física do Phaser.

Aproveitando que estamos conversando, deixa eu te fazer um convite:

Imagine um lugar onde sua paixão por jogos se torna o alicerce de uma carreira empolgante. Imaginou? Então chega de imaginar e vem para onde isso é real: É a nossa Super-Aula ao vivo, exclusiva para entusiastas de jogos como você, que desejam dar o próximo grande passo. 

Nesta super aula do Studio Married Games, vamos juntos descobrir como transformar ideias em realidade, superar qualquer desafio técnico e explorar ferramentas que farão seus projetos ganharem vida.

Se você está procurando um sinal para começar, este é ele. Estamos preparando tudo, mas você já pode guardar um lugar para você! Tá esperando o que?

Junte-se a uma comunidade de criadores apaixonados e dê o primeiro passo em direção a uma carreira de sucesso no desenvolvimento de jogos. Seu futuro no mundo dos jogos começa com esta aula. A aventura está apenas começando. Vamos nessa? 🎮🚀

Como fazer jogos 2d
Seu jogo pode ficar assim

Lembre-se, este é um exemplo muito básico. Criar jogos completos com movimentos suaves, física, colisões e mais características levará muito mais código e compreensão. Mas todos começam de algum lugar, e jogos simples como este são um ótimo primeiro passo!

Para ver esse código em ação, você precisará de imagens para o céu, a plataforma e o personagem (dude). Você pode encontrar muitos desses recursos gratuitamente online ou criar os seus próprios. Substitua os caminhos nos métodos this.load.image e this.load.spritesheet pelos caminhos dos seus próprios arquivos.

Encontrando Assets e Músicas

Sites como OpenGameArt e Itch.io oferecem uma ampla variedade de assets gratuitos e pagos que você pode usar em seus jogos. Discutiremos como escolher assets que se encaixam no estilo e na atmosfera do seu jogo.

A música e os efeitos sonoros desempenham um papel crucial na definição do tom do seu jogo. Sites como Free Music Archive e SoundBible oferecem recursos sonoros que podem ser usados para enriquecer a experiência do seu jogo.

Testando e Iterando

Testar seu jogo é crucial para identificar bugs e áreas de melhoria. Discutiremos estratégias para testar eficientemente e como coletar e implementar feedback.

A fase final do desenvolvimento envolve polir seu jogo. Isso inclui ajustar a jogabilidade, melhorar gráficos e sons, e garantir que tudo funciona perfeitamente.

Sua Jornada no Desenvolvimento de Jogos começa Agora

Criar jogos 2D é uma jornada emocionante e criativa. Com as ferramentas e plataformas certas, qualquer pessoa pode transformar uma ideia em um jogo envolvente. Lembre-se de focar na qualidade, teste extensivamente e ouça o feedback dos jogadores para melhorar e refinar seu jogo. Seja você um iniciante ou um desenvolvedor experiente, o mundo dos jogos online está esperando por sua próxima grande criação. Boa sorte!

Está pronto para começar a aprender a fazer jogos 2D? Então, não perde tempo e corre para conhecer um curso que pode transformar você de um entusiasta em um desenvolvedor de jogos profissional! Com ensino avançado das principais engines como a Godot, Unity e Unreal, e estratégias certas, sua visão pode se tornar um jogo que as pessoas ao redor do mundo adorarão jogar.

A indústria dos jogos está em constante expansão, oferecendo uma vasta gama de oportunidades profissionais. Se você busca uma carreira emocionante e criativa, o desenvolvimento de jogos é o caminho certo. Mas como entrar nesse mundo competitivo e dinâmico?

O Curso Game.Dev de Desenvolvimento de Jogos 2D é a resposta. Projetado para equipar você com as habilidades e conhecimentos essenciais, este curso é sua porta de entrada para o mercado de trabalho dos jogos. Desde a criação de sprites até técnicas avançadas de codificação, otimização e muito mais, você aprenderá tudo o que precisa para se destacar. Inscreva-se agora e comece sua jornada para se tornar um desenvolvedor de jogos de sucesso!

Desenvolver um jogo 2D é uma jornada emocionante e desafiadora. Com as ferramentas certas, um entendimento sólido da programação e acesso a uma variedade de recursos, você pode transformar sua ideia em um jogo envolvente e divertido. Lembre-se de que a prática leva à perfeição e que cada jogo que você cria contribui para sua experiência e habilidades. Boa sorte em sua jornada de desenvolvimento!

FAQ Rápido sobre Como Fazer Jogos 2D

Que linguagem de programação devo usar para jogos 2D?

Python com Pygame e JavaScript com Phaser são ótimas para iniciantes, enquanto C# com Godot é ideal para usuários intermediários.

Preciso saber desenhar para fazer um jogo 2D?

Não é necessário, você pode usar assets pré-fabricados de sites como OpenGameArt, mas habilidades básicas de design ajudam.

Quanto tempo leva para fazer um jogo 2D?

Um jogo simples pode levar horas ou dias para ser feito, enquanto jogos mais complexos podem levar meses ou até mais.

Posso criar um jogo 2D sozinho?

Sim, muitos desenvolvedores criam jogos sozinhos, mas ter habilidades em programação, design e música é benéfico.

Fale conosco nos comentários e diga oque achou dessa matéria e aproveite para ler mais notícias e matérias, como por exemplo, sobre Motivos para usar a Unity, no nosso site.

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